blog reclame aqui

Dia do Blog: a importância de ter um na sua estratégia

Marcar presença digital é fundamental para aumentar a visibilidade do negócio e engajar os usuários, não é mesmo? Pois bem, o blog é uma ferramenta importante nesse contexto porque contribui para aumentar a autoridade da marca, gerar leads e vender. Aliás, você sabia que no dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Blog?

Devido à importância da tecnologia para as estratégias de marketing digital, resolvemos escrever um artigo bem completinho sobre o assunto. A seguir, você vai entender melhor o que é um blog, os benefícios de usá-lo e como usar a ferramenta para impulsionar a sua empresa. Olha só!

O que é um blog?

O blog nada mais é que um site que funciona como meio de comunicação para compartilhamento de conteúdos diversos. Na prática, é uma espécie de diário digital organizado em ordem cronológica inversa e com atualizações constantes.

Isto é, enquanto as pessoas publicam rotinas pessoais e paixões, as empresas aproveitam o espaço para falar sobre temas de interesse do público-alvo, sabe?

Além disso, por lá, dá para publicar textos, imagens, áudios, vídeos, entre outros recursos visuais que enriquecem a experiência do conteúdo.

Quando a ferramenta surgiu?

Dia do Blog
Entenda a história por trás do Dia do Blog

Veja bem: quem inventou o blog foi o norte-americano Jorn Barger, em 1997. Na ocasião, o primeiro blogueiro da história desenvolveu uma ferramenta on-line — chamada de weblog — para os internautas compartilharem notícias e conteúdos de seu interesse.

Mas foi só em 1999 que a moda pegou com o lançamento do Blogger: uma ferramenta dedicada para a criação e gerenciamento de blogs. No entanto, naquela época, as publicações eram um amontoado de textos em um único link. Isso inviabiliza o compartilhamento de conteúdos específicos, pois era necessário rolar a página eternamente, entende?

Em 2000, o Blogger atualizou a plataforma com os chamados “permalinks”. Na prática, cada post era transformado em uma página única para deixar os sites ainda mais dinâmicos e funcionais.

De lá para cá a ferramenta explodiu e foi aí que surgiram os famosos blogueiros e blogueiras. Aliás, até hoje tem gente que chama influenciadores digitais assim — apesar de, muitos deles, não terem começado suas carreiras com a produção de conteúdo em blogs.

Tem mais: embora a tecnologia tenha feito sucesso para demonstrar interesses pessoais, agora, ela também é usada por empresas. Afinal de contas, hoje, os blogs viraram ferramentas fundamentais para as estratégias de marketing digital.

Veja também: Retail media — o que é e como usar no seu e-commerce.

Por que o dia 31 de agosto é considerado o Dia do Blog?

Não se sabe ao certo a origem da comemoração. No entanto, muito se especula que a data foi escolhida devido à similaridade com a palavra blog. Compare para ver que faz todo o sentido:

  • 3108;
  • BLOG.

Quais são os benefícios de ter um blog?

Conforme já falamos por aqui, ter um blog corporativo é importante para aplicar estratégias de marketing. A seguir, vamos explicar melhor as vantagens de investir na ferramenta. Confira!

Gera autoridade e credibilidade para marca

Para contextualizar, antes, vamos falar um pouco sobre o inbound marketing — uma estratégia para atrair, engajar e conquistar consumidores de maneira não intrusiva.

Em outras palavras, em vez de você correr atrás de clientes, a tática é baseada em fazer com que os usuários cheguem até a empresa de maneira orgânica. Isso é bem legal para atrair uma audiência mais qualificada, sabe?

Dentro desse mesmo universo, ainda temos o marketing de conteúdo que visa chamar a atenção do público-alvo por meio da publicação e compartilhamento de conteúdo relevante

Agora, vamos chegar ao “x” da questão: o blog é uma importante ferramenta para a implementação das estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo.

E o melhor: um blog repleto de conteúdo relevante e com atualizações constantes pode estabelecer sua marca como uma autoridade em um determinado assunto. Dessa forma, é possível construir confiança e credibilidade junto ao público.

Veja também: Use o Reclame AQUI para marketing de conteúdo da sua marca.

Contribui para a educação do público

O blog é uma ferramenta para compartilhar informações específicas sobre seus produtos, serviços e setor. Isso ajuda a educar os consumidores sobre como as suas soluções podem resolver problemas e atender necessidades.

Aumenta a presença on-line

Cada postagem do blog é uma nova página indexável para os motores de busca. Então, quando a gente compara com um site institucional, por exemplo, o blog traz mais oportunidades de indexação. Logo, você tem mais chances de aparecer no Google.

Além do mais, os blogs oferecem uma maneira contínua de criar e compartilhar informações para atrair tráfego orgânico e melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Vale a leitura: Como colocar a minha empresa na primeira página do Google?

Facilita a geração de leads

Gerar leads significa transformar um visitante comum em um consumidor em potencial. E essa transição acontece quando o usuário fornece dados de contato para a empresa. Isso pode ser feito por meio de uma inscrição na newsletter, participação em webinários, download de materiais ricos, entre outros. 

O blog é interessante nesse contexto porque é um espaço para incluir conteúdos do tipo para gerar leads, nutri-los e, claro, convertê-los em clientes pagantes.

Saiba mais: Como fazer nutrição de leads para e-commerce.

Qual é o papel do SEO em um blog?

Em primeiro lugar, SEO é a sigla para Search Engine Optimization — em português, otimização para motores de busca. Na prática, a técnica é composta por uma série de boas práticas para deixar o conteúdo mais atraente aos olhos do Google, e por consequência, conquistar melhores posições no ranqueamento orgânico.

Portanto, para os conteúdos do blog serem bem ranqueados no Google, é fundamental aplicar técnicas de SEO nas páginas. A seguir, vamos trazer alguns aspectos importantes da estratégia.

Palavra-chave

A palavra-chave é um termo ou frase específica utilizada para pesquisar em mecanismos de busca que refletem as intenções e interesses dos usuários. Nesse contexto, é necessário identificar palavras-chave relevantes para que os motores de busca consigam localizar um conteúdo correspondente no seu blog.

Título e meta descrição

O título é um texto clicável que aparece nos resultados de busca. Em termos de SEO, esse campo é importante porque os mecanismos de busca o analisam para determinar a relevância da página. 

Sendo assim, é importante criar pequenos textos relevantes e atraentes para cada página. Outra dica legal é colocar a palavra-chave no título.

Já a meta descrição é um breve resumo ou texto descritivo que acompanha o título nos resultados de pesquisa. Aliás, quando bem elaborada, ela incentiva os cliques, viu?

Conteúdo

Basicamente, o conteúdo propriamente dito precisa responder às intenções de busca e trazer dados relevantes sobre o tema. Além do mais, é necessário ficar de olho na estrutura do conteúdo. Veja alguns aspectos importantes nesse sentido:

  • escaneabilidade: formação que facilitar a leitura rápida e identificação de informações-chave;
  • idade da publicação: de modo geral, o Google prioriza conteúdos mais recentes porque entende que ele está atualizado;
  • linguagem: é fundamental obedecer às regras de ortografia e gramática;
  • originalidade: o Google penaliza conteúdo com indício de plágio. Sendo assim, é importante que todos os textos publicados no blog sejam originais;
  • referências: informações confiáveis são acompanhadas de fontes. Se você fala sobre uma pesquisa específica, por exemplo, é legal referenciar a organização responsável pelo levantamento.

Links internos e externos

Um link nada mais é que uma conexão clicável entre duas páginas. Quando o redirecionamento é feito entre páginas de um mesmo blog, chamamos e links internos. 

Em contrapartida, quando os visitantes chegam à página por causa de uma publicação em sites terceiros, chamamos de links externos. Em todo caso, ambos recursos são legais para aumentar a autoridade do domínio.

Métricas

Já as métricas são medidas quantitativas usadas para avaliar, analisar e acompanhar o desempenho do blog. Por exemplo:

  • tráfego;
  • origem do tráfego;
  • tempo médio de permanência na página;
  • taxa de rejeição;
  • taxa de cliques;
  • posts mais acessados;
  • engajamento com os conteúdos, como compartilhamentos sociais, comentários e curtidas;
  • taxa de conversão.

Quais são os principais tipos de posts para blog?

Blogs permitem uma ampla variedade de formatos, desde postagens escritas até infográficos, vídeos e podcasts. Então, você pode explorar diferentes maneiras de apresentar informações e atrair a atenção dos consumidores, sabe?

Aliás, para ter ideias de conteúdo não tem mistério, viu?  Você pode conversar com o time de vendas e atendimento, por exemplo, para entender quais são as principais dúvidas e objeções dos consumidores. Daí, vale criar um texto educativo sobre o assunto.

Os reviews, as postagens no Reclame AQUI, os comentários nas redes sociais, as tredings no TikTok e assuntos em alta na grande mídia também podem ser usados como inspiração.

De toda forma, a seguir, vamos explicar melhor sobre os principais tipos de posts para blog e dar mais algumas dicas para identificar pautas relevantes.

Atualizações do setor

Surgiu uma nova tecnologia ou lei que vai impactar diretamente o seu setor? Então, vale a pena criar um conteúdo sobre o assunto. Blog posts com temática mais quentes são valorizados pelo Google e podem conquistar boas posições no ranqueamento orgânico.

Confira também: Entenda tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Informações relevantes

Aqui entram os conteúdos educativos sobre o seu nicho. Imagine que você trabalhe com venda de celulares. Nesse contexto, vale criar textos para explicar cada componente do aparelho, como processador, tela, armazenamento e por aí vai.

Essas informações serão úteis para o consumidor escolher o produto ideal de maneira autônoma, sem a necessidade do contato direto com o vendedor.

Por falar em educação, veja só uma ferramenta valiosa para as empresas: o RA Educa. Saiba mais: Quer evoluir a reputação on-line? Aprenda com o RA Educa as oportunidades de crescimento.

Listas e tutoriais

Esse tipo de conteúdo é bem legal porque oferece um valor tangível aos leitores. Afinal de contas, eles são repletos de dicas práticas e passo a passo para realizar tarefas.

Por exemplo: imagine o blog de um salão de beleza. Nesse caso, dá para criar conteúdos com dicas para cuidar de cabelos cacheados, tutorial para fazer hidratação em casa, (X) produtos essenciais para o cronograma capilar e por aí vai.

Estudos de caso

Os estudos de caso são histórias de sucesso que validam a expertise do seu negócio. Se você vende softwares de gestão, por exemplo, a trajetória de uma empresa que consegue otimizar os processos a partir da solução pode inspirar clientes em potencial.

Veja também: Por que um caso resolvido no Reclame AQUI pode ser um case de sucesso?

Entrevistas e colaborações

Que tal convidar especialistas para trazer novas perspectivas para os conteúdos? Pois bem, você pode identificar parceiros estratégicos e solicitar um guest post e fazer um artigo como convidado no blog do stakeholder. 

Dessa forma, ambos se ajudam com a estratégia de link building para gerar autoridade para as páginas.

Como criar um blog de sucesso?

Veja bem: existem diversas ferramentas gratuitas para iniciar um blog e publicar conteúdos por lá. No entanto, para fins comerciais, nossa recomendação é investir em um serviço de hospedagem e pagar por um domínio

Afinal de contas, uma página com final “.blogger”, “.wordpress” ou “.wix”, por exemplo, dá um ar de amadorismo, sabe? Outra dica legal é pensar muito bem no endereço. O ideal é que ele seja criativo e represente muito bem a natureza do negócio, combinado?

Nome definido, hospedagem paga e domínio registrado, você já pode partir para os próximos passos. Veja só algumas dicas para ter um blog de sucesso:

  • defina sua persona: para criar conteúdos que convertam, é fundamental que você entenda quem é o seu público-alvo e quais são seus interesses;
  • faça um planejamento de conteúdo: crie um calendário editorial para manter um fluxo constante de postagens e evitar períodos de inatividade;
  • invista em um design responsivo: certifique-se de que a página se adapte facilmente a diversos formatos de tela;
  • crie um layout atraente e intuitivo: um design limpo e agradável melhora a experiência de navegação;
  • verifique a velocidade de carregamento: os usuários costumam abandonar páginas que levam mais de 3 segundos para carregar. Sendo assim, acelere esse processo para evitar uma alta taxa de rejeição;
  • publique de forma consistente: o segredo do sucesso do blog é a consistência. Isto é, você precisa manter um ritmo regular de postagens para aumentar a relevância da página e manter o público engajado.
Dia do Blog
Dicas para criar um blog de sucesso!

Em conclusão

O dia do blog é comemorado em 31 de agosto e a data merece atenção especial. Afinal de contas, o blog é uma ferramenta fundamental para as estratégias de marketing digital, pois contribui para aumentar a presença on-line, educar o público, gerar leads e até vender. Mas olha: lembre-se de fazer otimizações SEO e planejar muito bem os conteúdos para garantir boas posições nos resultados de busca orgânica, combinado?

Gostou do nosso artigo e quer mais algumas dicas para impulsionar o seu negócio? Então, saiba como identificar potenciais compradores para o seu time comercial com lead scoring.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: