Quem pensa que Inbound Marketing se resume apenas ao funil de vendas, não sabe o quão interessante é esse modo de fazer marketing digital.

Por isso, veja neste post alguns conceitos que fazem com que o Inbound Marketing, no final, vire uma grande obra de arte, que envolve redação, estratégia, inteligência, retórica, tecnologia, design e muito mais. Acompanhe. 🙂

Conceito de Inbound Marketing

Em sua essência, o Inbound Marketing é toda e qualquer ação de marketing que tem o objetivo de atrair novos leads (ou possíveis clientes) para uma empresa.

Para isso, são criadas algumas estratégias para chamar a atenção de visitantes e atraí-los para a empresa, assim como um imã. É por conta desse conceito que o nome “inbound” é adicionado ao termo.

Fora, claro, a própria representação de imã, que também foi adotada como símbolo de Inbound Marketing no mercado.

Conceito de funil

O funil de vendas entra como parte estratégica de uma ação de Inbound Marketing. Porém, é erro associar o funil como sendo sinônimo de marketing de atração. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Dito isso, um funil de vendas, portanto, busca guiar o lead (que foi captado em alguma ação inicial) por meio de uma sequência de outras ações, até que ele chegue, finalmente, ao fundo do funil, ou seja, até que receba efetivamente uma oferta direta de um produto ou serviço.

Conteúdo rico

É muito importante, para uma campanha de Inbound Marketing, que o conteúdo seja levado em consideração no momento da criação de alguma estratégia.

Por conta disso, pensar em conteúdo que, acima de tudo, seja um referencial, com capacidade de educar o mercado de atuação da empresa, é fundamental e atrai a atenção de quem for pesquisar sobre você.

Pense em conteúdos como ebooks, whitepapers, infográficos, blog posts, vídeos, entre outras mídias, para engajar o público.

As pessoas precisam te achar: use técnicas de SEO!

Todo mundo que está na internet usa ferramentas de pesquisa, como o próprio Google, para procurar alguma coisa, seja ela o que for.

Nesse cenário, em meio a tantos resultados, os que sempre são escolhidos pelo público estão, em sua esmagadora maioria, na primeira página do Google.

Claro, para ficar na tão sonhada primeira página do Google, de uma forma orgânica, além de ter um conteúdo de qualidade, é necessário saber aplicar algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Você pode entender melhor o que é SEO neste texto aqui: SEO: entenda tudo sobre a otimização nos motores de busca!

Por meio do SEO, você otimiza o seu conteúdo, para ficar mais fácil de te encontrar, efetivando assim a sua campanha de Inbound Marketing.

Inteligência de dados e métricas

Depois que tudo estiver rodando, é preciso saber lidar com os números que chegam para sua empresa.

No Inbound Marketing, assim que um visitante se torna um lead, é importante alimentá-lo com conteúdos relevantes para o perfil dele. 

Quando ele recebe todas as informações necessárias para entender o conceito da sua empresa e do seu produto, é a oportunidade para fazer a oferta perfeita e transformá-lo em MQL (Marketing Qualified Lead).

Desse modo, saber lidar com os números que fizeram um visitante chegar ao status de MQL é uma tarefa indispensável. 

Por esse motivo, entenda quantos cliques você teve em um e-mail marketing, quantas conversões a sua Landing Page recebeu, quantos leads chegaram até o final do funil, e por aí vai. 

Você pode entender mais sobre cálculo de métricas neste whitepaper aqui: 

Whitepaper: Entenda como calcular KPI

Tecnologia

No mercado, existem algumas ferramentas que já automatizam alguns processos de Inbound Marketing, facilitando, dessa forma, a criação de algumas ações que antes eram preciso fazer manualmente.

Por meio da tecnologia, você pode automatizar envio de e-mails, gerar relatórios diários, entre tantas outras ações.

Leia também: Martech: o futuro do marketing com foco em muitos dados e tecnologia

Viu só?

Existem muitos fatores que contribuem para o Inbound Marketing além do próprio funil de vendas.

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