Você sabia que o fortalecer branding vai muito além de um logotipo bonito e um nome criativo? Pois bem, o objetivo da gestão de marca é construir uma imagem positiva da empresa. Nesse contexto, é necessário elaborar uma narrativa consistente considerando todos os atributos, como mensagem, posicionamento, diferenciação e por aí vai.
Aliás, a de mídia paga e os reviews são fundamentais para fortalecer o branding, viu? Afinal de contas, enquanto as avaliações funcionam como carimbos de aprovação dados pelos próprios consumidores, a visibilidade dos anúncios ajuda no reconhecimento de marca.
A seguir, vamos explicar melhor essa relação. Confira!
Branding: a importância da estratégia de marca

Em primeiro lugar, branding é um processo de criação e gestão de marca com o objetivo de estabelecer uma identidade única e positiva no mercado. E são vários os benefícios de fortalecer o branding da sua empresa. Por exemplo:
- reconhecimento de marca: facilita que a sua marca seja prontamente identificada pelos consumidores;
- confiança e credibilidade: marcas bem-estabelecidas e consistentes transmitem mais confiança;
- diferenciação: negócios que se diferenciam dos concorrentes em termos de valores, identidade e experiência do cliente têm uma vantagem competitiva;
- fidelização: um branding bem-feito pode criar um forte vínculo emocional entre a marca e consumidores;
- brand equity: consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de marcas renomadas com valor agregado;
- expansão de linha de produtos: uma marca já estabelecida no mercado encontra menos barreiras para lançamentos. Por exemplo: uma marca de sabão em pó que decide fabricar amaciante de roupas;
- resistência às crises: a confiança dos consumidores na marca pode auxiliar a empresa a se recuperar de situações adversas.
Moral da história: fazer branding é fundamental para fortalecer a marca no mercado e atrair consumidores. E existem diversas estratégias para conseguir isso, como criação da identidade visual, definição de cores, posicionamento, presença nas redes sociais etc.
Nesse contexto, existem duas táticas que se destacam por causa de toda confiança e credibilidade agregada: os reviews e a mídia paga no Reclame AQUI. Vamos explicar melhor essa relação a seguir.
Enquanto isso, confira também: Full Journey — como é a nova jornada do consumidor?
Soluções do Reclame AQUI: como a plataforma contribui para o branding?
O Reclame AQUI você já conhece, não é mesmo? Só para esclarecer, somos referência quando o assunto é reputação, confiança e pesquisa de compra. Nesse contexto, dá para aproveitar a plataforma para potencializar o branding da sua empresa. Entenda!
Mídia paga
A mídia paga é a estratégia que consiste na compra de espaços na internet para veicular campanhas. Com isso, é possível aumentar a visibilidade da empresa, estabelecer autoridade e gerar um maior reconhecimento de marca. É por isso que os anúncios são ferramentas importantes para o branding. Veja alguns dados relevantes sobre o assunto:
- um usuário precisa de 5 a 7 impressões para começar a criar uma consciência de marca (Neil Patel);
- 70% dos consumidores procuram por marcas reconhecidas ao escolher quais resultados clicar durante pesquisas on-line (Search Engine Land);
- um bom trabalho de branding pode aumentar a taxa de clique em anúncios de entre 2 e 3 vezes (WordStream).
Confira também: Capturar leads — 11 dicas para uma estratégia eficiente para e-commerces
Mídia paga com RA Ads
O RA Ads é a ferramenta de anúncios da maior plataforma de reputação, confiança e pesquisa da América Latina. Isto é: enquanto o usuário navega pelo Reclame AQUI em busca de informações sobre a marca, ele pode ser impactado por campanhas de branding para gerar reconhecimento de marca.
Aliás, apenas empresas com boa reputação na plataforma podem contratar a solução, viu? É uma camada extra de segurança que transmite ainda mais confiança ao consumidor.
Veja também: Saiba como integrar mídia paga e mídia orgânica em uma estratégia de marketing.
Reviews
Por outro lado, os reviews são opiniões de consumidores reais a respeito de um produto, serviço ou marca. Ou seja: o cliente compra alguma coisa no e-commerce e depois dá uma nota (de 0 a 5 estrelas) para a mercadoria adquirida e para os serviços prestados pela loja.
A grande questão aqui é que esses relatos transmitem confiança e contribuem para o reconhecimento de marca. Logo, os reviews também podem ser usados nas estratégias de branding.
Para reforçar esse ponto de vista, trouxemos alguns dados interessantes sobre o poder das avaliações. Veja só:
- 97% dos consumidores afirmam que os reviews são mais confiáveis que as propagandas da marca (Nielsen);
- 85,57% dos clientes leem avaliações para tomar uma decisão de compra (Horizon Research Publishing).
Reviews com a RA Trustvox
A RA Trustvox é a ferramenta de reviews do Reclame AQUI que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados.
E como os relatos de consumidores reais são fundamentais para passar credibilidade para a marca, abrir espaço para avaliações no e-commerce é uma forma de transmitir confiança ao consumidor. Além disso, a tática contribui para reafirmar o compromisso da marca com a transparência em todas as transações.
RA Trustvox + RA Ads: combo de sucesso para potencializar o branding

Já pensou em unir as estratégias para passar ainda mais credibilidade ao consumidor? Pois saiba que isso é possível!
Você pode usar os reviews, por exemplo, como argumento de venda nas campanhas de mídia paga. Esse combo tem alto potencial de sucesso, e existem dados que comprova isso:
- anúncios com reviews com estrelas recebem 17% mais cliques (Google Inside AdWords);
- anúncios de empresas locais com reviews podem ter uma taxa de cliques 13,8% maior se comparado com anúncios sem classificação com estrelas (BrightLocal);
- 79% dos consumidores afirmam que o conteúdo gerado pelo usuário — os reviews entram nesse pacote — tem um grande impacto nas suas decisões de compra (Stackla).
Aliás, as avaliações são legais para fazer anúncios dentro e fora do Reclame AQUI, viu?
Por fim…
As estratégias de mídia paga e reviews são ótimas para fortalecer o branding de uma empresa. Afinal de contas, combinar as táticas é uma forma de aumentar a visibilidade da marca e transmitir credibilidade ao mesmo tempo. Sendo assim, vale a pena investir nesse combo de sucesso.
Gostou da ideia e quer conhecer melhor as soluções do Reclame AQUI? Então, entre em contato com a gente para saber mais sobre o RA Ads e a RA Trustvox.