blog reclame aqui

Quais métricas de Customer Experience medir durante a Black Friday?

Durante as frenéticas 24 horas da Black Friday, existe um fator crítico para o sucesso da campanha: a experiência do cliente. Então, é fundamental acompanhar as métricas de CX em tempo real para manter as estratégias nos trilhos e garantir um bom resultado.

Veja bem: a Customer Experience (CX) — ou experiência do cliente, em português — engloba todas as interações e percepções que um cliente tem a respeito da sua empresa. Qualquer situação negativa pode arruinar a imagem que o consumidor tem da marca e prejudicar o desempenho em vendas.

Pensando nisso, trouxemos as principais métricas de CX para ficar de olho durante a Black Friday. Confira!

Importância da experiência do cliente na Black Friday

Em primeiro lugar, a Black Friday não é apenas uma oportunidade de vendas. Na verdade, sua marca pode aproveitar o momento para demonstrar seu compromisso com a satisfação do cliente e construir uma reputação positiva.

Pensa bem: se um consumidor esperar horas por atendimento e, no fim das contas, não conseguir comprar o produto, ele ficará frustrado, não é mesmo? Além de buscar alternativas na concorrência, o cliente terá uma péssima impressão da empresa, entende?

É por isso que os negócios precisam estar preparados para garantir uma excelente experiência do cliente no período. Nesse contexto, medir métricas de CX durante a Black Friday é vital para identificar áreas que precisam de melhoria e garantir que os clientes estejam satisfeitos. Afinal de contas, elas podem fornecer informações para identificar problemas em tempo real e tomar medidas proativas.

Veja também: A diferença entre Customer Success (CS) e Customer Experience (CX).

Métricas de CX para medir durante a Black Friday

Existem diversas métricas de CX. Por exemplo: NPS, churn rate, avaliações e por aí vai. A grande questão é que muitas métricas só podem ser mensuradas e analisadas no pós-Black Friday.

Por aqui, decidimos focar nos indicadores críticos para acompanhar durante todo aquele frenesi das 24 horas, combinado? Dessa forma, é possível ter informações mais pontuais sobre o desempenho da empresa ao longo do dia.

Métricas de CX
Esclarecimentos feitos, confira as principais métricas de CX para ficar de olho!

Acesso à loja

Tanto as lojas físicas quanto as lojas on-line precisam estar preparadas para receber um grande número de visitantes. Se o e-commerce fica lento — ou sair do ar — durante o evento, por exemplo, você perde oportunidades de vendas.

Sendo assim, o acesso à loja é um dos aspectos mais críticos da experiência do cliente durante a Black Friday. Para medir o nível de experiência do cliente nesse contexto, vale acompanhar:

  • tempo médio de espera: período que os clientes têm que esperar para receber atendimento e concluir a compra;
  • tempo de carregamento da página: o tempo que os clientes gastam esperando que as páginas carreguem.

Para garantir um acesso suave e rápido, é essencial preparar infraestrutura adicional, como servidores web, suporte técnico, equipe de atendimento para a Black Friday etc.

Disponibilidade de produto

Durante a Black Friday, os clientes esperam encontrar os produtos que desejam com descontos atraentes, não é mesmo? O problema é que todo mundo está correndo atrás do mesmo objetivo. Então, o estoque pode esgotar rapidinho.

A indisponibilidade de produtos pode resultar em frustração e desistência de compra. Sendo assim, é legal acompanhar as seguintes métricas

  • taxa de estoque: quantidade de produtos em estoque em relação à demanda esperada;
  • produtos esgotados: produtos que se esgotam rapidamente e causam insatisfação.

Nesse contexto, manter um estoque adequado e utilizar sistemas de gestão eficazes é essencial para evitar problemas de disponibilidade de produtos.

Eficácia dos meios de pagamento

Pensa bem: se houver falhas no processo de checkout, o consumidor fica impossibilitado de concluir a compra, concorda? Pois bem, a disponibilidade de meios de pagamento é fundamental para garantir que os clientes possam concluir suas compras de maneira eficaz e segura. Logo, entre as métricas mais relevantes estão:

  • taxa de rejeição de pagamento: percentual de pedidos rejeitados devido a problemas com o processamento de pagamento;
  • tempo médio de processamento de pagamento: tempo que os clientes gastam na conclusão do pagamento.

Moral da história: certificar-se de que todos os sistemas de pagamento estejam funcionando sem problemas é vital para evitar perdas de vendas e proporcionar uma experiência positiva ao cliente.

Vale a leitura: Link de pagamento — mais segurança para a sua empresa.

Tempo de resposta do atendimento ao cliente

Durante a Black Friday, é comum que os clientes tenham dúvidas, preocupações ou problemas que precisam ser resolvidos rapidamente. No entanto, com o pico de atendimento em datas sazonais, o tempo médio de resposta pode ser longo.

Essa espera não é legal para a experiência do cliente, entende? Para medir a eficiência do suporte, portanto, é legal acompanhar:

  • tempo médio de resposta: prazo que os clientes aguardam por uma resposta da equipe de atendimento;
  • taxa de resolução no primeiro contato: percentual de problemas resolvidos logo na primeira interação com o cliente.

E a pergunta que não quer calar é: como garantir um tempo de resposta rápido e resolver as preocupações dos clientes de forma eficaz? Uma boa dica é montar uma equipe de atendimento dedicada para a Black Friday. Aliás, o atendimento no Reclame AQUI entra nesse pacote, combinado?

Monte um time especializado em CX
Veja dicas abaixo

Com montar times dedicados para Black Friday

Para evitar os transtornos que mencionamos por aqui, é importante montar times especializados em experiência do cliente. Afinal de contas, essas equipes podem ser preparadas para abordar questões como problemas de pagamento, questões de estoque e tempo de resposta do atendimento ao cliente e por aí vai.

Confira algumas dicas nesse sentido:

  • reforce as equipes: aumente a equipe com contratações temporárias para dar conta da alta demanda;
  • invista em autoatendimento: implemente soluções como chatbot e FAQs para que os consumidores consigam esclarecer dúvidas de forma autônoma;
  • ofereça treinamentos específicos: prepare a equipe para lidar com situações estressantes, tomar decisões rápidas e resolver problemas complexos. Tudo de maneira amigável e eficiente;
  • faça monitoramento em tempo real: acompanhe as métricas e o desempenho da equipe em tempo real para adotar medidas corretivas no meio da Black Friday.

Para fechar

A Black Friday é um teste de fogo para as empresas, e a experiência do cliente é a chave para o sucesso. Medir métricas de CX em tempo real é fundamental para manter as estratégias nos trilhos e garantir um bom resultado. Portanto, seja qual for a estratégia de vendas que sua empresa escolher adotar na Black Friday, lembre-se de que o cliente está no centro de tudo, e sua satisfação é o verdadeiro prêmio.

Que tal ver mais algumas dicas para conquistar clientes e ter melhores resultados? Então, baixe agora mesmo nosso Guia completo da experiência do cliente.

Deixe uma resposta

%d