Índice de Atividade Econômica Stone Varejo aponta que o varejo está se recuperando após quedas consecutivas . Confira análise de vendas para o período de Black Friday
O quarto trimestre de 2023 promete ser de reação para o varejo brasileiro. Com a Black Friday e o Natal chegando, épocas fortes de consumo, a 9ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo não poderia chegar em melhor hora. A análise publicada neste mês de outubro aponta crescimento anual de 1,6% do volume de vendas do varejo, “o que conclui a tendência de estabilização apontada em edições anteriores com um indicador positivo, melhorando a expectativa para os próximos meses”, conforme publicou o Blog da Stone.
Os dados compartilhados pelo Índice de Atividade Econômica Stone Varejo vem ao encontro do cenário desenhado pelo Reclame AQUI em meados de agosto, quando foi dado o start no monitoramento de comportamento dos consumidores. A primeira pesquisa do Reclame AQUI, aplicada com os usuários no site e empresas, em parceria com a Linx, já mostrava otimismo e reação para a data.
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Os primeiros dados relacionados à Black Friday mostraram que 55% dos varejistas acreditam que a Black Friday 2023 será melhor em vendas do que a do ano passado.
Em relação aos consumidores, a pesquisa revela que 75% ainda estão indecisos sobre comprar na maior data do varejo brasileiro, o que aponta uma redução da rejeição à data. Existe também a expectativa de crescimento do ticket médio: entre os respondentes que afirmaram que irão comprar na Black Friday 2023, a previsão é de maior gasto em compras este ano em relação à edição passada, resultados que se mostram como grande oportunidade para os varejistas se organizarem e conquistarem esses consumidores até o mês de novembro, apostando principalmente em promoções.
O CEO e Cofundador do Reclame AQUI, Edu Neves, já antecipou que enxerga uma sintonia entre as intenções dos consumidores e o movimento do varejo nesse primeiro momento, o que considera uma boa surpresa.
“O primeiro semestre deste ano foi muito duro, mas, ainda assim, o que vemos é o consumidor menos avesso a compras. Com 75% de indecisos, ainda, em relação à data, este é o menor índice de rejeição de Black Friday nos últimos 3 anos. E o que deve ser observado sobre esses consumidores é: a intenção de compra atrelada à confiabilidade nas empresas, a disposição a gastar e a pesquisa/monitoramento de preços. Levando em consideração que a pesquisa mostra que 76% dos consumidores começaram a monitorar preços há pelo menos 6 meses, ou seja, o consumidor vai pra Black Friday com um bom raio-x de preços do primeiro semestre em mente”, analisa Neves.
O pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, analisa na mesma direção.
“Este resultado consolida a tendência de estabilização que havíamos observado em edições anteriores com um sinal positivo para o setor. É importante destacar, contudo, que após meses de atividade econômica inferior a 2022, o comércio varejista segue ainda pressionado e mais meses de dados são necessários para confirmar o estabelecimento de uma tendência positiva. No entanto, é inegável que esse desempenho recente melhora as nossas perspectivas para o último trimestre do ano, um período importante para o setor, com datas como a Black Friday e o Natal” afirma o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
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De acordo com os resultados do Indicador, entre todos os segmentos, um dos que cresceu no volume de vendas foi o de móveis e eletrodomésticos (1,6%). É importante lembrar que eletrodomésticos e eletroeletrônicos, por exemplo, despontam como os principais itens da intenção de compra na Black Friday pelos brasileiros.
O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague.
Mais informações, clique aqui: https://blog.stone.com.br/indice-stone-varejo-aponta-alta-de-1-6-no-setor-em-setembro-na-comparacao-ano-a-ano/