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Como melhorar a descrição dos produtos no e-commerce?

Em primeiro lugar, quem trabalha com e-commerce sabe o quanto a descrição dos produtos influencia os resultados do negócio, não é mesmo? Afinal de contas, o texto precisa fazer o papel do vendedor que mostra os benefícios da mercadoria e faz todo aquele trabalho de persuasão para fechar uma venda.

A grande questão aqui é que o conteúdo não pode ficar no básico, isto é, apenas com as informações disponibilizada pelo fornecedor. Na verdade, o ideal é caprichar nas especificações e arrasar na copy para chamar a atenção do consumidor e converter.

Gostou da ideia e quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura que vamos mostrar algumas técnicas para melhorar a descrição dos produtos. Olha só!

Qual é a importância de melhorar a descrição dos produtos no e-commerce?

Veja bem: a descrição do produto é um texto com todas as informações relevantes sobre o produto à venda no e-commerce. Dá até para usar alguns recursos visuais — como fotos e vídeos — para complementar o conteúdo e deixá-lo ainda mais didático.

O fato é que o consumidor usa essas informações para avaliar se o produto ou serviço atende às suas necessidades, sabe? É por isso que é fundamental otimizar o texto para vender mais.

Para você entender melhor sobre a importância da descrição dos produtos, trouxemos uma lista com algumas vantagens de aperfeiçoar esse campo. Veja!

Melhora o SEO da página

Antes de tudo, vale lembrar que a descrição dos produtos faz parte da estratégia de SEO do e-commerce. Nesse contexto, estão o uso de palavras-chave e variações semânticas, a originalidade do texto, as informações úteis para o usuário e por aí vai. Tudo isso contribui para a página ganhar melhores posições no ranqueamento orgânico, aumentar a visibilidade e atrair mais tráfego para o e-commerce.

Veja também: Saiba como aparecer em primeiro lugar na busca orgânica do Google.

Desafoga a equipe de atendimento

Pensa bem: o que o consumidor faz quando tem dúvidas sobre a dimensão de um produto? Entra em contato com o atendimento para esclarecer a questão, não é mesmo? Pois bem, se a informação estiver clara na descrição, o cliente não precisa acionar o suporte para uma demanda tão simples.

Logo, o consumidor poupa tempo, e a empresa consegue capacitar a equipe para demandas mais complexas, entende? Assim sendo, uma boa descrição de produto é legal para aumentar a capacidade de atendimento da empresa.

Por falar em sobrecarga de trabalho, temos um assunto bem interessante sobre o assunto. Que tal dar uma olhadinha? Saiba como se preparar para os picos de atendimento em datas sazonais.

Evita trocas e devoluções

Imagine se você compra um sofá e quando o produto chega em casa percebe que não cabe no ambiente que havia planejado? É bem frustrante, concorda? Nessa situação, é bem provável que o consumidor solicite a troca ou devolução porque o produto não era adequado às suas necessidades.

Por outro lado, uma descrição dos produtos completa e bem-feita pode solucionar essa questão. Afinal de contas, quando o texto apresenta todas as informações sobre a mercadoria à venda, o consumidor tem uma melhor noção do item que receberá em casa.

Contribui para a satisfação do cliente

Sabe aquele meme que a gente vê direto nas redes sociais sobre “expectativa x realidade”? Frequentemente, as compras feitas pela internet são alvo desse tipo de brincadeira. Mas não precisa ser assim!

Quando a descrição do produto é bem completa, o consumidor não se surpreende de forma negativa. Isso porque a expectativa fica bem alinhada com a realidade. Daí, o consumidor fica satisfeito, compra de novo na loja virtual e pode até indicá-la para amigos e familiares.

Vale a leitura: As 3 principais métricas de satisfação para medir o sucesso do cliente.

Aumenta as vendas

Como você pôde perceber, uma boa descrição dos produtos traz diversas vantagens para o e-commerce. Por exemplo: aprimorar o SEO da página, garantir boas experiências aos clientes, gerar satisfação, reduzir trocas e devoluções, além de otimizar o atendimento ao cliente. É claro que o resultado positivo reflete no volume de vendas.

Saiba mais: Como alcançar alta performance em vendas no e-commerce.

Como otimizar a descrição dos produtos para vender mais?

Se você já acompanha o blog do Reclame AQUI, certamente já viu outros conteúdos sobre descrição de produto, não é mesmo? Aliás, nós acreditamos que você já faz um excelente trabalho por aí.

Mas como estamos em constante evolução, não custa nada buscar dicas extras para deixar as especificações ainda mais relevantes. Sendo assim, criamos algumas orientações que vão além do óbvio para você aperfeiçoar a descrição do produto e aumentar o potencial de conversão. Confira!

Estude o comportamento do consumidor

Pensa bem: se você faz uma descrição de produto extremamente técnica para uma pessoa leiga, por exemplo, ela não vai entender nada, concorda? Logo, é fundamental pensar em quem vai ler o texto antes de qualquer coisa.

E para conseguir um profundo conhecimento sobre o seu público-alvo e acertar na linguagem e tom de voz, é importante fazer estudos de comportamento. Dessa forma, é possível identificar preferências e necessidades para nortear a criação do conteúdo.

Por falar nisso: Você conhece as principais mudanças no comportamento do consumidor? Leia o artigo para saber mais!

Faça pesquisas de palavra-chave

Já falamos por aqui que a descrição do produto faz parte da estratégia de SEO, lembra? Pois bem, nesse contexto, é fundamental fazer pesquisas de palavras-chave para desenvolver o conteúdo.

O estudo é importante porque mostra os termos que o consumidor, geralmente, joga no Google ao buscar determinado produto. Por exemplo: não adianta oferecer uma calça jeans destroyed, se o consumidor usa a barra de busca para procurar calça rasgada, entende?

Logo, faça estudos de palavras-chave e suas variações semânticas para orientar a produção do conteúdo. Nesse contexto, vale usar ferramentas, como:

  • Google Trends;
  • Google Keyword Planner;
  • SEMRush;
  • Ubersuggest.

Crie um título atrativo

Antes mesmo de ler a descrição do produto no e-commerce, o consumidor observa o título. Aliás, é essa sentença que vai determinar se o consumidor clicará no link ou não. Portanto, caprichar nesse campo é crucial.

No entanto, não precisa escrever um título longo e cheio de especificações. O ideal é usar a palavra-chave no headline e explicar de forma sucinta o produto.

Mas olha: nada de click baits, viu? O título precisa transmitir claramente o que é o produto e para que ele serve. Se o consumidor busca por roupas plus size, por exemplo, ele não quer ver nos resultados roupas de tamanho normal, entende?

Aliás, essa estratégia pode até atrair tráfego para o e-commerce, mas no longo prazo prejudicar o SEO da página. Afinal de contas, não é um tráfego qualificado, entende?

Explique as características do produto com detalhes

Funcionalidades, benefícios, ingredientes, material, dimensões, volumetria e por aí vai. Nossa recomendação é explicar as características do produto nos mínimos detalhes.

Se você vende calçados, por exemplo, vale falar sobre o material da sola, da tecnologia empregada, do acabamento, do nível de conforto, das indicações de uso etc. Quanto mais informações, mais fácil fica para o consumidor avaliar os benefícios e tomar uma decisão de compra.

Em todo caso, não vale copiar o texto dos concorrentes, nem pegar o conteúdo disponibilizado pelo fabricante, combinado? Para destacar o seu texto dos demais, é interessante criar conteúdos autorais. Além disso, o Google costuma identificar plágios para penalizar a página.

Mais: fique de olho na ortografia dos conteúdos. Erros de português podem dar uma ideia de amadorismo e espantar consumidores, em vez de atrair. Então, faça uma revisão minuciosa, combinado?

Vale a leitura: Diferencial competitivo — 8 dicas para destacar a sua empresa.

Lembre-se da escaneabilidade

Sabe quando você não tem tempo para ler um conteúdo inteiro e dá só olhadinha geral para entender do que se trata? Nesse contexto, a gente lê os intertítulos, as palavras em negrito, as listas numeradas, os bullet points etc., certo?

Pois bem, nós chamamos os conteúdos como esses recursos de “escaneáveis”. Na prática, isso significa que eles são estruturados para facilitar a leitura dinâmica. Então, em vez de escrever um bloco de texto, é legal fragmentar o conteúdo por assuntos para deixar a leitura mais fluida.

Por exemplo: imagine a descrição de um creme antirrugas. Nesse caso, é possível fazer uma descrição geral no início do texto e complementar com tópicos sobre: benefícios, princípios ativos, para quem o produto é recomendado, modo de usar, resultado esperado, entre outros.

Enriqueça o texto com fotos e vídeos

Para deixar a experiência ainda mais imersiva, vale usar recursos visuais como fotos, imagens em 3D, vídeos, animações, gráficos, infográficos e mais. Dessa forma, o consumidor pode visualizar se o produto é tudo aquilo que a descrição diz.

De toda forma, é bom ressaltar que arquivos precisam ter qualidade. Uma foto ruim que não garante nitidez ao dar um zoom, por exemplo, não acrescenta em nada na descrição. Sendo assim, fique de olho nesse aspecto!

Confira também: Fotos na reclamação — como esse recurso pode ajudar você na hora de resolver o seu problema.

Use o storytelling para despertar emoções

Em primeiro lugar, storytelling nada mais é que a arte de contar histórias. A propósito, a técnica é bem eficiente para gerar identificação no consumidor, envolver e vender.

Se você observar as propagandas de perfume, por exemplo, vai entender bem como a estratégia é usada. Em vez de apenas descrever as fragrâncias, os fabricantes costumam contar uma historinha com personagens, ambiente, conflitos e mensagens.

Dá para usar a mesma técnica para escrever a descrição do produto. Nesse contexto, vale usar as dores do consumidor como gancho para apresentar a sua solução, mostrar os bastidores, entre outros.

Aliás, a influenciadora Bianca Andrade usa muito a técnica para vender produtos, viu? Entenda: Case Boca Rosa — estratégias de marketing que funcionam.

Aproveite os feedbacks dos consumidores

Não importa se você conhece profundamente seu produto, se já fez testes, promoveu grupos focais, entre outros. O fato é que depois que o item entra no mercado o consumidor sempre traz novos pontos de vista. O legal é que você pode usar essas informações a seu favor.

Então, aproveite esses feedbacks para aperfeiçoar a descrição dos produtos. Nossa recomendação é coletar dados nas redes sociais, fazer pesquisas de satisfação, observar as avaliações de produto e mais.

Por falar em avaliação, que tal conhecer a atualização do Google que tem tudo a ver com o assunto? Saiba mais sobre a Product Review Update!

Complemente a descrição dos produtos com provas sociais

Só para esclarecer, as provas sociais são espécies de atestados de confiança. Ou seja, alguém usa o produto ou serviço, e outras pessoas ficam com vontade de consumir para ter a mesma experiência, sabe? A estratégia pode ser vista nos reviews, cases de sucesso, depoimentos, parcerias com influenciadores e por aí vai.

No caso do e-commerce, vale abrir um espaço para avaliações para complementar a descrição do produto. Assim, além de ver o texto da própria marca, os consumidores podem ler relatos de consumidores que, de fato, usaram o produto. Daí, dá para ter certeza se a mercadoria é tudo aquilo que a marca diz.

E conforme já mencionamos aqui em cima, esses relatos podem ser usados pela própria marca para aperfeiçoar a descrição do produto. Sendo assim, aproveite sem moderação!

Veja também: O que é e como montar um case de sucesso.

Gere provas sociais com a RA Trustvox

De toda forma, vale lembrar que apenas abrir espaço para avaliações no e-commerce não é suficiente. Afinal de contas, os depoimentos precisam ser escritos por pessoas que, de fato, compraram o produto. 

Aliás, para garantir a autenticidade dos comentários, é fundamental investir em ferramentas de qualidade. É aí que entra a RA Trustvox — a plataforma de reviews do Reclame AQUI que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados.

Funciona mais ou menos assim: o cliente compra o item no e-commerce e a ferramenta recebe dados básicos da transação, como produtos adquiridos, valor da compra e prazo de entrega. 

A partir dessas informações, a plataforma estima e envia a pesquisa automaticamente no dia certo. Em outras palavras, os consumidores só recebem o questionário quando o produto estiver em mãos. Mais: o lojista tem acesso a um relatório rico para entender melhor as necessidades dos consumidores e gerar insights para melhorar as operações. Legal, né?

Viu só como melhorar a descrição do produto é fundamental para potencializar os resultados do e-commerce? Lembre-se de detalhar as características da mercadoria à venda e deixar a criatividade aflorar para chamar a atenção do consumidor. Vale até usar os reviews para coletar feedbacks e complementar o texto. Que tal?

Gostou da ideia e quer investir em reviews para alavancar o seu negócio? Então, entre em contato com a gente e veja como usar a RA Trustvox para transformar seus clientes em seus maiores vendedores.

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