Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Marketing

Saiba como aparecer em primeiro lugar na busca orgânica do Google

Descubra os benefícios e principais técnicas de como posicionar seu site ou e-commerce na primeira página do Google.

O sonho de todo empreendedor é ver seu negócio na primeira página de busca orgânica do Google, esta é uma das melhores formas de gerar maior exposição para sua loja e consequentemente muitos interessados pelos seus produtos.

Contudo, essa não é uma tarefa fácil e nem algo que se consegue da noite para o dia, pelo contrário demanda muito trabalho e técnica. E os resultados aparecem no médio e longo prazo.

Segundo pesquisa realizada pela Hubspot, 75% das pessoas nem sequer passam da primeira página ao fazer uma busca no Google. Já o estudo feito pela Zero Limit, identificou que 67.6% dos cliques ficam concentrados nos primeiros cinco resultados da busca orgânica.

De encontro a isso, entre o sexto e o décimo resultados, o percentual cai para apenas 3,73%, com o restante se distribuindo pelas outras posições em percentuais insignificantes.

Logo, podemos concluir que caso o seu site não esteja pelo menos na primeira página, a chance do seu potencial cliente te encontrar é quase que nula.

Sendo assim, para alcançar as primeiras posições com um site é imprescindível um bom trabalho de SEO. Assim, tornando o site relevante para os motores de busca.

O que é SEO?

SEO (search engine optimization, ou, em português, otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas que têm por objetivo levar um site para as primeiras posição nos buscadores como o Google nos resultados de pesquisa.

Quais são algumas das práticas que devem ajudar você a ter um site de sucesso nas buscas do Google? 

Abaixo selecionamos dicas valiosas para você conseguir isso.

1. Como o Google classifica os sites

O que determina a posição de um site nas buscas do Google são uma série de algoritmos, estes levam em consideração variados aspectos como:

  • A estrutura do site em si, o que chamamos de SEO de Estrutura
  • O conteúdo e estrutura de cada página, que chamamos de SEO Onpage
  • O relacionamento do site com outras páginas, que chamamos de SEO Offpage

É importante ressaltar que os resultados do Google, são uma escala de relevância. Sendo assim, para você aparecer nas primeiras posições o buscador precisa perceber o site como relevante.

2. Use boas palavras-chave

As palavras chave, são um dos pontos analisados pelo algoritmo do Google para compreender de que se trata os conteúdos, e assim direcionar esses aos usuários mais apropriados. Ou seja, as palavras chaves são essenciais para levar seu conteúdo ao público alvo.

Sendo assim, utilize as palavras-chaves de forma estratégica, assim superando sua concorrência. Vale ressaltar, nem sempre as palavras chaves mais populares são as melhores justamente por serem muito concorridas. Tente investir em palavras-chave long tail, elas geram menor volume de tráfego, porém alcançam um perfil mais exclusivo de consumidor.

3. Crie conteúdos relevantes e qualificados

Os conteúdos são importantíssimos para o ranqueamento, uma vez que o Google busca sempre oferecer experiências. Sites com bons conteúdos, acabam retendo o leitor por mais tempo e os buscadores estão sempre de olho.

4. Use links internos

Os links internos, comprovam a relevância do site, assim favorecendo o SEO. Pois através deles, o usuário cria um fluxo de tráfego no site e permanece por mais tempo no mesmo.

Outro ponto importante, monitorar o caminho que o visitante fez por dentro do site, a fim de identificar oportunidades de negócio. 

5. Use o alt nas imagens

Ao subir as imagens em seu site, o mais comum é utilizar o alt na HTML para fazer a descrição daquela imagem, quando ela não é carregada. Tal artifício, é super importante para o ranqueamento do site no Google e consequentemente mais acessos. Em todas as imagens que você utilizar em seu site, aborde a tag. Por exemplo, caso você use a imagem de um pneu, em que o arquivo está denominado “5436286.jpg”, você pode nomear o alt como “pneu automotivo aro 13”. Além de melhorar seu site nas buscas, a foto pode aparecer melhor classificada nas buscas de imagens do Google.

6. Meta description

Meta description é aquela descrição/resumo que é exibido abaixo do link para o seu site, ainda no resultado da busca no Google.

Páginas sem meta description deixam o Google decidir o texto que vai ser exibido abaixo do título e, muitas vezes, o buscador acaba exibindo partes do texto completamente sem sentido ou nada instigantes para o usuário que está realizando a busca.

7. Fique de olho em sua concorrência

Acompanhar seus concorrentes deve ser algo presente em sua rotina, através deles você pode tirar bons insigths para melhorar seu posicionamento. Pesquise pela palavra-chave que você definiu. Agora, analise o que seus concorrentes estão fazendo, incluindo as chamadas que estão utilizando. Através de uma análise cautelosa e profunda, observe os termos que não estão sendo explorados por eles e use essas brechas para se destacar.

8. Monitoramento

Conseguir colocar o site em primeiro lugar é maravilhoso, mas o trabalho é árduo e contínuo, principalmente se você quiser mantê-lo lá. Por isso, crie um bom sistema de monitoramento das suas posições e evolução em termos de rankeamento, pois um site é um elemento dinâmico.

No mercado existem várias ferramentas que podem te auxiliar nesta tarefa. A SemRush, é uma delas, ela é ótima para o marketing de busca.

Sabia que os reviews  impactam nas estratégias de SEO?

Além de auxiliarem no processo de consideração, os reviews melhoram o posicionamento do e-commerce nos buscadores e aumentam a credibilidade da loja virtual. Por isso, os depoimentos online são tão importantes para sua estratégia de SEO local como o trabalho de link building, de SEO on-page e outras iniciativas relacionadas.

Leia também: Como reviews no Reclame AQUI ajudam o seu e-commerce 

Por que as revisões são importantes para o SEO local?

Assim como os consumidores levam em conta os comentários dos usuários, os motores de busca também o fazem. Pois, eles precisam ajudar o consumidor a tomar decisões exatas sobre suas futuras compras. Sendo assim, quanto mais assertivo e rápido isso acontecer, maiores são as chances de esse hábito de busca se tornar recorrente.

Segundo a MOZ, cerca de 10% de como Google e outros buscadores decidem classificar os resultados orgânicos vem das opiniões online. Ao primeiro momento, um review pode não ter consequências evidentes, contudo, a longo prazo, e com o acúmulo de comentários positivos, sua classificação terá um aumento significativo.

Leia também: Como o inbound commerce pode potencializar o seu e-commerce

Benefícios dos reviews no SEO

Reviews dão origem a atributos SEO básicos de forma natural

Os atributos básicos para otimização dos motores de busca da web, são as palavras-chave, títulos, backlinks ou links internos.

Sendo assim, quando os clientes começam a publicar reviews para você, eles aumentam a sua estrutura de SEO.

Conteúdo relevante e novo aos motores de busca

Sabemos as dificuldades de tempo e mão de obra para produzir quantidades grandes de novos conteúdos, ainda mais focado exclusivamente em SEO. Logo, os conteúdos criados pelo seu cliente é uma forma de intensificar suas redes sociais e página com conteúdos exclusivos, e sem demandar energia. Tal material gera prova social e expõe como a sua página é especial para os clientes que você atende. E mais, estabelece uma interação e diálogo entre os próprios clientes.

As avaliações potencializam o SEO social

O SEO Social se baseia, em grande medida, no conteúdo criado pelos usuários. Essa é uma otimização específica para as redes sociais. Os conteúdos criados pelos clientes, além de contribuírem para o SEO, também colaboram no SMO, uma vez que normalmente acabam provocando ações como comentários, likes e até mesmo a criação de hashtags para a marca.

Os reviews são vantajosos para a otimização automática ou manual

Na hora de avaliar as páginas da web, os algoritmos automatizados levam em conta os depoimentos e também comentários feitos. Além disso, os analistas de qualidade fazem verificações sobre experiência do cliente, autoridade e confiança.

Os reviews por parte dos usuários dá credibilidade. Portanto, devem ser uma parte vital de qualquer estratégia de SEO local, uma vez que comentários e avaliações tornam mais fácil para se destacar nos resultados dos dispositivos de pesquisa.

Os comentários ajudam a posicionar seu site em palavras-chave de cauda longa

O que são palavras chaves de cauda longa? Nada mais é do que frases específicas com pouca concorrência nas pesquisas e fáceis de se posicionar. O fator mais importante aqui, é saber quais as palavras chave mais favoráveis para sua empresa.

Aproveite sempre os comentários para gerar insights, logo analise como os clientes escrevem e use as principais palavras como palavras chave na sua página. Isso também ajuda a otimizar a mensagem da sua marca nas redes sociais ao usar os termos que seus clientes desejam ouvir.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre como colocar seu site ou loja em primeiro lugar no Google, eu vou te deixar uma dica extra que vai fazer toda a diferença para o seu negócio. Agradar o cliente, garantir que ele volte e que indique a loja é um grande desafio, porém, com a ferramenta certa, essa conquista pode se tornar algo natural.

Por isso é importante lembrar que não é apenas o preço competitivo que conta, seus clientes querem sentir confiança na sua loja.

Deixe uma resposta