Em primeiro lugar, não é novidade para ninguém que o e-commerce vive seus dias de glória. O problema é que, com tantas lojas na internet, a sua mercadoria pode se perder no meio da multidão, sabe? Nesse contexto, destacar o seu produto no Google é fundamental para levar vantagem.
Veja bem: investir em estratégias para aparecer no primeiro lugar na busca orgânica é uma forma de aumentar a visibilidade do seu negócio. Dessa forma, é possível melhorar o reconhecimento de marca e vender mais.
Gostou da ideia e quer saber mais? A seguir, vamos dar algumas dicas para colocar o seu produto ou serviço em lugar de destaque no Google. Olha só!
Comece pela análise de dados
Antes de tudo, vale esclarecer que analisar dados significa pegar informações soltas e transformá-las em conhecimento estratégico. É a partir desse resultado que você vai elaborar um plano de ação mais certeiro.
Por exemplo: como destacar um produto no Google se você nem sequer sabe se ele demanda no mercado? Pois bem, para aumentar o potencial de sucesso, é necessário estudar o comportamento do consumidor, entender seus desejos e necessidades, conhecer as tendências para e-commerce e por aí vai.

Nesse sentido, vale coletar dados de diversas fontes, como:
- Reclame AQUI;
- interações e menções à marca nas redes sociais — diretas e indiretas;
- páginas mais acessadas no e-commerce;
- itens mais vendidos;
- canais de aquisição mais eficientes;
- dados demográficos do seu público;
- desempenho da concorrência.
De toda forma, vale lembrar que é importante usar ferramentas especializadas em coleta e análise de dados para conseguir armazenar e processar esse grande volume de informações. Entram nesse pacote: Google Analytics, Google Data Studio, Microsoft Power BI, entre outros.
Veja também: Como extrair mais dados do seu e-commerce.
Cadastre a empresa no Google Meu Negócio
A título de esclarecimento, o Google Meu Negócio é uma plataforma para divulgação de negócios locais. E o melhor: o serviço é gratuito. Então, não custa nada — literalmente! — colocar o seu negócio no mapa.
Nesse sentido, o usuário pesquisa “papelaria na região X”, por exemplo, e o Google exibe uma lista de negócios locais que atendem a intenção de busca. Aliás, nos resultados, aparecem: nome da empresa, endereço, rotas para chegar ao local, horário de funcionamento, contatos, link para o site, fotos e até comentários de consumidores reais.
De qualquer maneira, vale ressaltar que esse recurso é interessante para quem tem loja física.
Mais: para a sua empresa aparecer no mapa, você precisa cadastrar o seu negócio na plataforma. Mas não se preocupe que o processo é bem simples. Confira o passo a passo!
Passo a passo
Primeiramente, acesse a plataforma Google Meu Negócio e faça login. Se você ainda não tiver uma conta Google, basta criá-la. Depois disso, basta seguir as orientações:
- preencha as informações preliminares: nome da empresa, área de cobertura, categoria e informações de contato;
- aguarde o cartão-postal do Google: para garantir que você, de fato, gerencia a empresa que pretende cadastrar, o buscador faz uma verificação de segurança. Na oportunidade, o Google envia um cartão-postal via Correios para o endereço cadastrado com um código de verificação. A correspondência costuma levar uns 15 dias para chegar e você precisará dela para concluir o processo;
- realize a verificação: após receber o cartão-postal, você deve confirmar o seu endereço e usar aquele código para validar o cadastro. A partir daí, a sua empresa já estará listada no Google;
- complete o perfil: essa é a hora de incrementar o cadastro com informações completas e atualizadas. Dá para incluir descrição da empresa, perfil nas redes sociais, endereço do site, fotos do estabelecimento, catálogo de produtos ou serviços disponíveis, entre outros.
Prontinho! Agora a sua empresa já aparecerá de graça no Google.

Use o Google Shopping
Faça um teste aí: digite no Google o termo “ar-condicionado” e observe os resultados. Nesse caso, aparecerão diversos aparelhos com imagem, título do item, preço e nome da loja, certo? Pois bem, essa é uma espécie de vitrine do Google.
Se você mudar para a aba shopping, vai ver mais um monte de opções e funções. Se o usuário quiser filtrar os resultados por preço, por exemplo, é possível. Você pode ainda selecionar produtos com base nas características desejadas, política de frete, avaliações e vendedor.
Aliás, aqui vai mais uma notícia boa: você pode listar seus produtos na aba sem precisar gastar nada. Para isso, basta acessar a plataforma Google Merchant Center e cadastrar o seu inventário de produtos.
Quem quiser dar um destaque ainda maior aos produtos, pode promovê-los com anúncios pagos. Daí, os itens podem aparecer entre os primeiros resultados.
Invista em mídia paga
Para aumentar o alcance das ações e obter resultados mais rápidos, vale a pena reservar um valor no orçamento para fazer anúncios patrocinados na internet.
Nesse contexto, não vale atirar para todo lado, viu? Afinal de contas, uma das maiores vantagens da mídia paga digital é a possibilidade de segmentação. Na prática, isso significa que você pode escolher o público que pretende impactar para otimizar os investimentos.
Ainda assim, existem diversas ferramentas para isso. Por exemplo:
- Google Ads: anúncios na rede de pesquisa do Google, sites, blogs, YouTube e aplicativos;
- RA Ads: ferramenta do Reclame AQUI para anunciar na plataforma. Assim, você impacta o consumidor no momento mais crucial para a decisão de compra — que é durante as pesquisas de reputação;
- Facebook Ads: anúncios no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network;
- TikTok Ads: campanhas pagas na rede social do momento.
Que tal se aprofundar no assunto? Leia também: Guia completo sobre mídia paga.
Aplique técnicas de SEO
As técnicas de SEO são nada mais que uma série de boas práticas para melhorar o posicionamento de uma página nos resultados de busca orgânica. Com isso, é possível destacar o produto no Google, melhorar o tráfego orgânico do e-commerce, reduzir os custos com mídia paga e, claro, vender mais.
E apesar de as otimizações não terem custos diretos com o Google, é importante contar com apoio de um profissional especializado para otimizar o e-commerce.
De toda forma, confira algumas ações importantes para melhorar os conteúdos aos olhos do buscador:
- faça pesquisas de palavra-chave e use-as de forma estratégica nos conteúdos;
- verifique a escaneabilidade;
- inclua a palavra-chave no título e na meta descrição;
- garanta que a URL seja amigável e tenha a palavra-chave;
- invista em fotografias de qualidade e inclua um texto alternativo da imagem;
- faça linkagens internas e externas;
- acelere a velocidade de carregamento;
- otimize as páginas para mobile;
- lembre-se do design e da usabilidade.
Vale a leitura: Experiência do Usuário (UX) — como melhorar no meu e-commerce.
E não se esqueça de ficar de olho nas atualizações do Google, viu? O buscador faz mudanças constantes no algoritmo para deixar a experiência do usuário cada vez mais agradável. O problema é que, muitas vezes, essas atualizações podem impactar o posicionamento do e-commerce nos resultados de busca. Então, acompanhe as novidades e faça adaptações se for necessário.
Otimize a descrição dos produtos
Pensa bem: no e-commerce, o consumidor não pode tocar o produto, nem experimentar o serviço, não é mesmo? Nesse contexto, é a descrição do produto que fornece as informações importantes para entender melhor sobre o item a venda.
Portanto, para orientar o cliente, a página precisa fornecer dados ricos. Aliás, uma boa descrição de produto — usando a palavra-chave de forma estratégica — também é uma técnica de SEO. Mais: um texto bem explicativo passa mais confiança e autoridade aos consumidores de modo a aumentar as conversões.
Mas a pergunta que não quer calar é: como fazer uma boa descrição de produto, afinal? Pois bem, nossa primeira dica é ir além dos textos fornecidos pelos fabricantes e garantir que o conteúdo responda às questões que vamos listar aqui embaixo.
- O que é esse produto ou serviço?
- Para que ele serve e quais problemas ele resolve?
- O que o torna diferente de outros itens da mesma categoria?
- Quais são os benefícios do produto ou serviço?
- Como ele pode ser usado?
- Qual é o material do produto?
- Quais são as medidas/dimensões?
De toda forma, para criar esse texto, é legal soltar a imaginação e abusar do storytelling com o objetivo de envolver o consumidor. Mais: lembre-se de usar uma linguagem leve para facilitar a compreensão, combinado?

Abra espaço para reviews no e-commerce
Em primeiro lugar, é legal esclarecer que os reviews são relatos de consumidores reais a respeito da experiência que tiveram com determinado produto ou serviço.
A grande questão aqui é que esses relatos influenciam as decisões de consumo de outras pessoas. Imagine, por exemplo, um consumidor que comprou um sofá pela internet.
Após receber o produto, o cliente faz a avaliação e elogia o item. Na oportunidade, ele inclui uma foto real do móvel e explica que o tecido é gostoso, as dimensões correspondem ao anúncio, que a entrega foi rápida, que a cor é parecida com a foto e por aí vai.
Nesse contexto, outro consumidor que estava com dúvidas se valia a pena investir no produto, decidiu comprar por causa das opiniões positivas, entende? Sendo assim, a ferramenta é valiosa para aumentar a taxa de conversão do e-commerce.
SEO
Mas não é só isso! Na verdade, os reviews entram nas estratégias de marketing para destacar os produtos no Google. Afinal de contas, as avaliações contribuem para o posicionamento da página de diversas formas.
Veja bem: como os consumidores passam muito tempo lendo reviews antes de tomar decisão, a tendência é que o tempo médio de permanência na página seja mais longo. Esse é um indicador de relevância. Sendo assim, o buscador prioriza páginas assim.
Além disso, as avaliações dão autoridade para o site, reduzem a taxa de rejeição, geram confiança e melhoram a experiência do cliente. Tudo isso gera uma vantagem competitiva perante a concorrência.
Product Review Update
Não é de hoje que o buscador valoriza os reviews. A prova disso é que as avaliações contribuem para o SEO da página — conforme acabamos de explicar.
No entanto, como os usuários estavam reclamando muito da qualidade e confiabilidade das resenhas disponibilizadas na internet, o Google decidiu fazer um update no algoritmo para incentivar análises mais criteriosas.
É aí que entra a Product Review Update. Na prática, isso significa que, desde abril de 2021, o Google trabalha em atualizações no algoritmo para priorizar páginas com avaliações de qualidade nos resultados de buscas orgânicas.
Sendo assim, ao abrir espaço para avaliações de produto no e-commerce, a sua página pode ganhar pontos com o buscador. Nesse contexto, lembre-se de incentivar os consumidores a fazer reviews detalhados, combinado?
Saiba mais sobre a Product Review Update — a nova atualização do Google.
Rich snippets de avaliação
Em tradução literal para o português, rich snippets quer dizer fragmentos ricos. De maneira simplificada, os snippets de avaliação são nada mais que aquelas estrelas amarelas que aparecem abaixo do produto quando você faz buscas no Google, sabe?
O recurso é bem interessante porque auxilia o consumidor a decidir em qual link clicar. Aliás, apesar de aparecer no Google, o buscador não faz a verificação dos reviews.
Na verdade, as estrelas que aparecem na busca orgânica são reflexo das informações coletadas no próprio e-commerce. Daqui a pouco vamos falar sobre a ferramenta ideal para esse processo.
Seller Ratings
Já o seller ratings é a avaliação do vendedor — que também pode aparecer em forma de rich snippets. E assim como as estrelas amarelas atribuídas ao produto, as notas dadas à loja contribuem para gerar credibilidade para a empresa e aumentar o tráfego do e-commerce.

Invista na RA Trustvox para destacar um produto no Google
Não restam dúvidas que os reviews são fundamentais para destacar seu produto ou serviço no Google, concorda? Mas olha: apesar de a ferramenta ser poderosa, vale lembrar que os reviews precisam ser verdadeiros para transmitir confiança. É aí que entra a RA Trustvox.
A RA Trustvox é a plataforma de reviews do Reclame AQUI que coleta, audita e publica avaliações verdadeiras e verificadas. E o melhor: os motores de busca valorizam essa autenticidade.
Veja só os principais recursos da ferramenta:
- Google Seller Rating;
- avaliação de produtos;
- avaliação de empresa;
- avaliação de sellers — ideal para marketplaces;
- selo de reviews verdadeiros;
- estrelas amarelas nas buscas orgânicas;
- assistente inteligente para incentivar avaliações mais detalhadas;
- auditoria com inteligência artificial para bloquear conteúdos ofensivos;
- reviews com fotos;
- enquete customizada;
- coleta de NPS;
- espelhamento das avaliações em diferentes e-commerces da sua marca;
- reviews no Reclame AQUI;
- relatórios de desempenho;
- monitoramento via Google Analytics.
Moral da história: existem diversas estratégias para destacar o seu produto no Google. Os reviews merecem atenção especial porque contribuem para o SEO da página, geram confiança e chamam a atenção do usuário. Então, você pode atrair mais cliques e aumentar as conversões. Que tal? E aí, gostou do nosso artigo e quer potencializar o seu e-commerce com reviews. Então, entre em contato com a gente e saiba mais sobre a RA Trustvox.