Que tal começar esse conteúdo sobre storytelling no e-commerce de uma forma mais nostálgica, voltando lá para nossos tempos de criança? Primeiramente, pense no seu conto de fadas preferido ou naquele livro que gostava de ler. Agora, imagine aquele desenho animado que você adorava e, até hoje, lembra do enredo direitinho.
Confessa: foi gostoso lembrar de tudo isso, não é mesmo? Pois bem, você também pode despertar essas sensações no seu consumidor por meio do storytelling. Afinal de contas, a técnica é baseada na contação de histórias com personagens, conflitos, viradas, recompensas e mensagens. Com isso, é possível emocionar o cliente e gerar identificação para conquistar mais vendas.
Gostou da ideia e quer saber mais sobre storytelling? Se a resposta for sim, este conteúdo é para você! A seguir, vamos explicar melhor o conceito e dar dicas para a usar a estratégia no e-commerce. Bora lá!
O que é storytelling?
Em primeiro lugar, no sentido literal da palavra, storytelling quer dizer: contar histórias. No entanto, muito mais que passar mensagens por meio de uma narrativa, a estratégia é baseada em técnicas para envolver o consumidor e despertar emoções.
Se você pensar na forma que os filmes são construídos, por exemplo, vai entender melhor como o storytelling funciona. Pensa bem: de modo geral, as produções cinematográficas prendem a nossa atenção de uma forma impressionante, não é mesmo?
Existem recursos para assustar, surpreender, arrancar risadas, encharcar lencinhos com lágrimas e por aí vai. Aliás, seja lá qual for o gênero, as histórias utilizam os seguintes elementos:
- personagens: não importa se é mocinho ou vilão. Os personagens são fundamentais porque são responsáveis por contar a história;
- ambiente: o cenário onde a trama se passa;
- conflitos: reviravoltas e desafios enfrentados pelos personagens durante a jornada;
- mensagem: essa é uma espécie de “moral da história”. Isto é, a lição que a produção precisa ensinar.
Viu só? O storytelling no e-commerce segue essa mesma linha onde histórias são construídas para chamar a atenção do consumidor, vender e fidelizar.
Vale a leitura: Tudo sobre a arte de fidelização de clientes.
Por que contar histórias é importante para vender?
Acima de tudo, as histórias são responsáveis por criar conexões entre marcas e consumidores. Aliás, esse é o primeiro passo para conquistar a confiança do cliente e vender.
O fato é que, muitas vezes, contar histórias é até mais importante que exibir os produtos propriamente ditos. Pense em um anúncio de maquiagem, por exemplo.
É melhor ver a foto da embalagem com o preço ou imagens de pessoas reais usando o produto? Ambas estratégias têm o seu valor, mas a história envolve mais o consumidor e aumenta o potencial de conversão, entende?
A seguir, explicamos melhor o papel do storytelling nas vendas. Confira!
Humaniza a marca
Você já deve ter ouvido por aí diversos relatos de empresários famosos que quebraram algumas vezes antes de alcançar o sucesso, não é mesmo? Essas histórias de superação são interessantes porque mostram que celebridades são gente como a gente, sabe?
A essência do storytelling é justamente essa: dar rosto às empresas e mostrar que elas também têm suas fragilidades. Ao humanizar a marca, é possível despertar a sensação de proximidade e criar vínculos com o público.
Veja também: Qual é a importância do atendimento humanizado no setor imobiliário?
Gera identificação com o cliente
Você sofre com dores nas costas, fadiga persistente e reações alérgicas constantes que não sabe de onde vem? Mais: acorda com a sensação de que correu uma maratona durante a madrugada? Esses são alguns sinais de que está na hora de trocar o seu colchão.
Agora, você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com storytelling? Será que o pessoal do blog se enganou e colocou o trecho de uma propaganda por aqui? Não, você não leu errado!
Trouxemos aqui um exemplo que pode gerar identificação. Quem sofre com todos os sintomas que citamos ali em cima, certamente, ficou curioso para saber qual seria a solução para o problema.
Pois bem, a lógica é essa mesmo. Com o storytelling é possível criar uma narrativa que envolva o consumidor por meio da identificação. Isto é, você mostra que diversas outras pessoas têm a mesma dor, chama a atenção do cliente, apresenta seu produto e, quem sabe, realiza uma venda.
Vale a pena conferir: Emma Sleep Colchões é case de sucesso no Reclame AQUI.
Promove o reconhecimento de marca
Você se lembra de alguma história ou até matéria da escola na época de criança? Geralmente, o conhecimento é melhor fixado quando é passado por meio de storytelling.
É por isso que, em especial para as crianças, muitos ensinamentos são passados por meios de contos e fábulas. É assim que ela aprende a não jogar lixo no chão, preservar o meio ambiente, cuidar dos animais, respeitar os mais velhos e por aí vai.
Trazendo esse conceito para o mundo dos negócios, a tática tem um propósito semelhante: deixar uma marca fixada na memória do consumidor. Aliás, mesmo que o objetivo final seja uma venda, nem sempre, o storytelling é focado em exibir produtos e serviços.
Veja as campanhas da Coca-Cola, por exemplo. De modo geral, as peças publicitárias têm uma pegada mais institucional com histórias de confraternizações entre amigos, família, amor e por aí vai. Isso gera um reconhecimento de marca bacana que vai refletir nas decisões de consumo mais tarde.
Saiba mais: 7 dicas para ter mais sucesso nas campanhas de fim de ano.
Deixa as emoções à flor da pele
Trazer dados e estatísticas para a comunicação de vendas é fundamental para provar a eficiência de um produto ou serviço. No entanto, nem sempre, isso é suficiente para vender. Muitas vezes, as pessoas tomam decisões baseadas em emoções e o storytelling é bem legal para despertar sentimentos nos consumidores.
Pense em uma propaganda de perfume, por exemplo. Não adianta falar sobre família olfativa, concentração, fixação, notas de topo, coração e fundo para pessoas que não entendem muito de fragrâncias.
Veja só a campanha do Dia das Mães de 2022 de O Boticário. Com o tema “maternidade sem julgamentos” o filme traz uma mãe enfrentando um tribunal devido aos supostos erros cometidos na criação da filha como dar chupeta, doces, liberar o uso de telas, passar o dia inteiro longe do bebê por causa do trabalho etc.
Não vamos dar spoiler, mas podemos adiantar que o final é emocionante. De toda forma, diversas mães se sentiram representadas na propaganda. Essa é uma boa forma de cativar o consumidor para depois vender.
Afinal, como vender mais usando o storytelling no e-commerce?
De antemão, já deu para perceber como o storytelling é legal para as vendas, não é mesmo? Aliás, trouxemos por aqui diversos exemplos de peças publicitárias em formato de vídeo, mas a estratégia pode ser aplicada a qualquer tipo de conteúdo.
Em vez de focar apenas nas características de um produto, por exemplo, você pode fazer descrições diferenciadas baseadas em storytelling. É uma boa forma de aumentar o potencial de conversões e destacar o seu e-commerce da concorrência.
Mas olha: não é só isso, viu? A seguir, vamos dar algumas dicas para vender mais com o storytelling. Olha só!
Estude o seu público
Lembra que falamos que o storytelling é legal porque o cliente se identifica com a história? Pois bem, para garantir essa aproximação, é importante entender o comportamento do consumidor. Essa é a única forma de reconhecer as principais necessidades dele e criar narrativas envolventes.
Sendo assim, comece com um estudo do seu público alvo. Nesse contexto, é fundamental levantar informações como dores, problemas, objetivos, gostos e por aí vai.
Conte histórias de bastidores
Já dizia Bianca Andrade, a famosa Boca Rosa: storytelling vende mais que uma embalagem bonita. A influencer diz isso porque acredita que contar histórias envolventes é bem mais eficiente para as vendas que a pura e simples exposição do produto.
Pensando bem, ela tem toda a razão. Afinal de contas, publicar stories no Instagram de um produto em promoção nem sempre converte. Por outro lado, o relato de um consumidor ou influenciador sobre como aquele item mudou a sua vida é bem mais interessante.
Logo, invista em estratégias de divulgação diferenciadas. Vale falar sobre como a marca foi criada, o processo de desenvolvimento de produtos, o despacho de mercadorias, o trabalho da equipe de atendimento e assim por diante. O importante é mostrar a realidade para humanizar a marca e gerar aproximação.
Por falar em Boca Rosa, este artigo tem tudo a ver com a influenciadora: Lições de marketing que podemos aprender com o BBB.
Monte cases de sucesso
Quando bate aquela fome, nada mais prático que pedir comida por delivery, não é mesmo? O problema é quando você faz o pedido, mas a refeição nunca chega. A título de esclarecimento, foi isso que aconteceu com um cliente do iFood.
Insatisfeito com o serviço da plataforma, o consumidor contou a sua história no Reclame AQUI. Ao tomar conhecimento do caso, o atendente pediu desculpas e levou, pessoalmente, um almoço ao consumidor para se retratar.
Esse é um caso de sucesso real do iFood no Reclame AQUI construído com base em storytelling. Perceba como a história conta com personagens, cenário, conflitos, mensagem e soluções.
Então, que tal seguir o exemplo e montar o seu case de sucesso? Nossa dica é fazer estudos de caso de atendimento ao cliente porque esse é um tema universal.
Veja também: Por que um caso resolvido no Reclame AQUI pode ser um case de sucesso?
Faça parcerias com influenciadores digitais
As celebridades da internet sabem muito bem como contar histórias e gerar provas sociais. O legal é que o poder de influência deles pode resultar em muitas vendas para a sua loja.
Logo, vale a pena pensar em parcerias para divulgação dos produtos. Contudo, lembre-se de se aliar a personalidades que produzem conteúdos ligados ao seu nicho, viu?
Uma loja de móveis, por exemplo, pode fazer parcerias com influenciadores de decoração e atrair consumidores por meio das histórias contadas. Interessante, né?
Saiba mais: O que é e como funciona o marketing de influência.
Lembre-se das técnicas de SEO
As técnicas de SEO servem para melhorar a qualidade do conteúdo e torná-lo mais atraente aos olhos dos buscadores da internet e dos usuários. Dessa forma, é possível conquistar melhores posições no ranqueamento orgânico e atrair mais tráfego para o seu e-commerce.
Em vista disso, na hora de criar uma narrativa, é importante pensar em otimizações para o buscador. Por exemplo:
- fazer pesquisas de palavra-chave e usá-las de forma natural no conteúdo, inclusive com variações semânticas;
- ter atenção com a hierarquização de informações no conteúdo;
- escrever textos escaneáveis;
- otimizar a URL;
- incluir fotos de qualidade e texto alternativo de imagem;
- acelerar a velocidade de carregamento;
- otimizar as páginas para dispositivos móveis;
- fazer linkagens para outras páginas do seu site;
- conquistar backlinks — links de outros sites que direcionam o usuário para a sua página.
Incentive o consumidor a fazer reviews
Antes de tudo, um review nada mais é que um conteúdo gerado pelo usuário. O que muita gente não sabe é que, quando esse relato é bem construído, também pode entrar na estratégia de storytelling.
Afinal de contas, são depoimentos de consumidores reais a respeito da experiência que tiveram com determinado produto, serviço ou marca. Sem contar que as avaliações melhoram o SEO do e-commerce.
Veja também: Saiba tudo sobre a nova atualização do Google.
No entanto, os comentários precisam ir além do “gostei” ou “não gostei” para envolver os usuários. Na verdade, o ideal é que os consumidores façam uma resenha avaliativa mais completa e cheia de informações ricas para orientar o processo de decisão de outros compradores em potencial.
Sendo assim, é importante incentivar os consumidores a fazer reviews. Nesse contexto, é legal usar a estratégia de gamificação e oferecer recompensas pelas avaliações mais robustas.
Aliás, as informações postadas no campo podem ser usadas para incrementar a descrição de produtos e atrair ainda mais consumidores. Então, pense nisso!
Resumindo: usar o storytelling no e-commerce é uma maneira eficiente de atrair a atenção do consumidor, gerar identificação, fortalecer o nome da marca no mercado e até fidelizar. De toda forma, lembre-se daqueles elementos básicos — personagens, cenário, conflitos e mensagem — para criar uma narrativa envolvente, combinado?E aí, gostou do conteúdo e quer conhecer mais algumas dicas para alavancar o seu negócio? Então, saiba como os reviews influenciam as vendas do e-commerce!