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Como concorrer com os e-commerces internacionais de massa?

Uma das maiores vantagens das vendas on-line é a possibilidade de fazer negócios sem limitações geográficas e vender mais ao alcançar públicos do mundo inteiro. O problema é que, da mesma forma que você pode atingir consumidores de outros países, os e-commerces internacionais também deixam a concorrência mais acirrada por aqui.

Mas olha: não precisa se desesperar e declarar derrota antes da hora, viu? Na verdade, apesar da concorrência ferrenha, existem estratégias para garantir não apenas a sobrevivência, mas também a prosperidade do comércio eletrônico brasileiros.

A seguir, vamos dar algumas dicas para conquistar a preferência dos compradores e sair em vantagem perante os e-commerces internacionais. Olha só!

Porque os brasileiros compram em e-commerces internacionais

Antes de falarmos dos motivos, precisamos trazer um panorama sobre a atuação dos e-commerces internacionais aqui no Brasil.

Só para você ter uma ideia da relevância dos portais, dados da Receita Federal revelaram que as compras de e-commerces internacionais cresceram 150% nos últimos 5 anos. Aliás, entre os queridinhos estão: AliExpress, Shein, Shopee, Amazon e Wish.

68% dos consumidores realizaram compras em sites internacionais ao longo do primeiro semestre de 2023
Dados da 48ª edição da pesquisa Webshoppers, elaborada pela NIQ Ebit

E não foi uma vez apenas para experimentar, viu? Ainda conforme dados da 48ª edição da pesquisa Webshoppers, elaborada pela NIQ Ebit:

  • cerca de 40% consumidores compraram de 2 a 3 vezes;
  • 27% realizaram compras uma única vez;
  • 18% compraram de 4 a 5 vezes;
  • 8% de 6 a 10 vezes e;
  • 6% mais de 10 vezes.

Mas a pergunta que não quer calar é: porque os e-commerces internacionais fazem tanto sucesso por aqui? De antemão, já vamos avisar que os motivos são variados. Entenda!

Preço

Conforme dados da pesquisa “Preferências do Consumidor na Economia Digital-First”, conduzida pela Mirakl, cerca de 93% dos consumidores brasileiros preferem as compras on-line — em vez das presenciais — devido aos preços mais em conta. Aliás, os gastos internacionais entram nesse pacote.

Afinal de contas, os itens vendidos em comércios internacionais — em especial os asiáticos — costumam ser mais baratos que a mercadoria nacional. Essa redução de preço acontece porque eles produzem em larga escala, as leis trabalhistas por lá são mais frouxas, a mão de obra é mais barata, e a carga tributária é reduzida.

De toda forma, quando a mercadoria chega em território brasileiro, muitas vezes, ela é taxada pela Receita Federal para cumprir com as regras de importação — com exceção das empresas que aderiram ao programa do governo Remessa Conforme.

Frete grátis

A China fica do outro lado do mundo — cerca de 17 mil quilômetros daqui. Mesmo assim, os e-commerces de lá conseguem entregar no Brasil sem taxas.

Como eles costumam trabalhar com volumes bem elevados, as empresas têm grandes convênios com companhias aéreas e de navegação. Isto é, além do preço dos produtos camaradas, o consumidor ainda compra com frete grátis.

Veja também: Drones são o futuro das entregas no e-commerce.

Variedade de produtos

De modo geral, os e-commerces internacionais oferecem uma ampla gama de produtos e marcas de todo o mundo. Sem contar naqueles itens “diferentões” que são bem difíceis de encontrar por aqui. Isso atrai consumidores em busca de algo único e inovador.

Tendências

Marcas internacionais, frequentemente, lançam suas novas coleções e produtos em outros países antes de disponibilizá-los no mercado brasileiro. Isso significa que os consumidores que buscam as últimas tendências em roupas, calçados, acessórios e outros itens de moda podem encontrá-los primeiro em e-commerces internacionais.

Em resumo: são várias as motivações dos consumidores brasileiros ao optar por compras internacionais. E apesar da grande concorrência, existem alternativas para chamar a atenção do consumidor e incentivar as conversões em lojas tupiniquins. É justamente sobre isso que vamos falar a seguir.

Como destacar o seu negócio dos e-commerces internacionais

A gente sabe muito bem que a concorrência dos e-commerces internacionais é quase desleal. Afinal de contas, com a carga tributária mais baixa e produção em larga escala, eles conseguem praticar preços mais atrativos. Os consumidores ficam tentados a fazer as importações para economizar.

De toda forma, não podemos desmerecer o mercado nacional. O comércio brasileiro é muito forte e tem diversas vantagens perante os e-commerces internacionais.

A grande questão aqui é que você precisa mostrar todos esses benefícios aos consumidores para conquistar a preferência deles. A seguir, vamos dar 9 dicas para destacar o seu e-commerce. Olha só!

1. Estude o comportamento do consumidor

Por mais que o mercado internacional traga alguns itens inovadores, ninguém entende melhor o brasileiro que o próprio brasileiro. Afinal de contas, como lidamos com o consumidor nacional no dia a dia, temos uma certa facilidade para coletar dados e obter insights valiosos sobre o comportamento do cliente, sabe?

Por exemplo: nem sempre aquele e-commerce chinês vai oferecer uma calça jeans que se adapte perfeitamente aos corpos das brasileiras. O mesmo vale para os cosméticos que podem não atender muito bem as peles oleosas que são mais comuns por aqui, as maquiagens que não têm tons mais escuros e por aí vai.

Sendo assim, use essa vantagem competitiva para personalizar a oferta de produtos e serviços para atender especificamente às preferências locais.

Vale a leitura: Marcas memoráveis — como criar conexão emocional com o cliente?

2. Garanta entregas rápidas

Quem costuma comprar pela internet sabe muito bem a alegria que é receber um pedido mais rápido do que esperado. O fato é que a velocidade de entrega tem um impacto significativo na experiência e na satisfação do consumidor.

De modo geral, e-commerces internacionais têm prazos de entrega mais longos devido à distância. Além do transporte internacional, tem questões relacionadas à fiscalização aduaneira que podem estender ainda mais os prazos. Enquanto isso, empresas locais têm a vantagem de poder oferecer prazos de entrega mais curtos, o que pode ser um grande diferencial.

Então, faça uma boa gestão de logística para acelerar as entregas e ganhar vantagem perante os e-commerces internacionais.

Veja também: Entrega atrasada — até quanto vale a pena esperar?

3. Disponibilize produtos de qualidade

Um fone de ouvido comprado em um e-commerce internacional, por exemplo, costuma ser bem baratinho. Por outro lado, o produto pode apresentar defeito em pouco tempo de uso.

Veja bem: essa não é uma regra. No entanto, de modo geral, esses itens feitos em grandes quantidades podem deixar a desejar em termos de qualidade.

Para se diferenciar, portanto, é fundamental fazer uma boa escolha de fornecedores e vender itens de qualidade. Nesse contexto, vale disponibilizar no seu e-commerce produtos originais e duráveis para atender as expectativas dos consumidores locais.

Aliás, se você trabalha no mercado D2C e fabrica seus próprios produtos, também precisa cuidar da qualidade, viu? Em outras palavras, é importante realizar testes de desempenho, avaliações de conformidade com padrões de segurança e regulamentações, fazer inspeções e por aí vai.

4. Ofereça garantias

Quem já precisou acionar a garantia de produtos no Brasil sabe muito bem que o processo pode ser estressante. Agora, imagina só o trabalhão para fazer trocas e devoluções internacionais. A cabeça começa a doer só de pensar, não é mesmo?

Só para esclarecer, os e-commerces estrangeiros são seguros e você pode solicitar o reembolso em caso de recebimento de itens com defeito, viu? No entanto, se a falha for constatada após o prazo estipulado pelo e-commerce para as devoluções, o consumidor pode ficar no prejuízo.

Em contrapartida, no Brasil, produtos duráveis têm garantias legais de 90 dias. Ainda assim, os fabricantes costumam estender esse prazo e oferecer um suporte no período de um ano após o recebimento do produto. Se um celular apresentar defeito depois de 6 meses de uso, por exemplo, dá para acionar a garantia para solicitar reparo ou troca, entende?

Além disso, temos o direito do arrependimento que permite que o consumidor devolva um item em perfeitas condições em até 7 dias úteis sem prejuízos.

Moral da história: informe sobre as garantias e direitos do consumidor no seu e-commerce. Dessa forma, é possível agregar valor ao produto ou serviço vendido e chamar a atenção dos consumidores que valorizam segurança e qualidade.

5. Proporcione um atendimento ao cliente excepcional

Lembra que já falamos por aqui que as empresas locais têm vantagem em relação à compreensão única do nosso mercado e de nossa cultura? Pois bem, esse conhecimento envolve mais uma questão bem importante: a língua.

Apesar de todas as ferramentas de tradução simultânea, a gente sabe muito bem que não é a mesma coisa. Afinal de contas, todos os idiomas têm algumas nuances que podem gerar erros de interpretação.

Por outro lado, o atendimento ao cliente na língua materna facilita a comunicação direta e clara, de modo a eliminar barreiras linguísticas. Sendo assim, o simples fato de oferecer atendimento em português já garante um diferencial competitivo.

Mas olha: isso não basta, viu? O ideal é trabalhar com uma abordagem empática e personalizada para atender as necessidades específicas de cada cliente.

Outro ponto importante é o atendimento no Reclame AQUI. Como nem todos os e-commerces internacionais oferecem um suporte de qualidade por lá, você pode investir em estratégias para se destacar na plataforma e conquistar a confiança do cliente.

Vale a leitura: Tendências de atendimento para o futuro do e-commerce.

6. Abra espaços para reviews no e-commerce

Já pensou em exibir reviews no seu e-commerce?
Leia mais sobre os benefícios dos reviews no e-commerce

Os reviews são relatos de consumidores reais a respeito da experiência com determinado produto, serviço ou marca. Funciona mais ou menos assim: o cliente compra uma mercadoria, recebe em casa e, após experimentar, deixa a sua opinião na loja virtual.

Na oportunidade, o comprador pode falar sobre material, se o tamanho corresponde às descrições, qualidade, utilidade e por aí vai. Aliás, os e-commerces internacionais usam bastante o recurso para gerar prova social e aumentar as conversões.

Então, que tal aplicar a estratégia no seu comércio eletrônico também? Além de gerar credibilidade para a loja virtual, esses depoimentos influenciam decisões de consumo de outros clientes.

Saiba mais: Conheça a RA Trustvox — a solução brasileira de reviews parceira oficial do Google.

7. Invista em marketing

Como as pessoas vão saber que a sua empresa existe sem investir em estratégias de divulgação? Difícil, não é mesmo? Sendo assim, use diversas táticas de marketing para destacar a sua empresa.

Com as técnicas de SEO, por exemplo, é possível garantir boas posições no ranqueamento do Google e gerar tráfego orgânico para o e-commerce.

Outra estratégia importante é a presença nas redes sociais. Além de criar consciência de marca, a interação com os consumidores nas mídias é bem legal para gerar engajamento e incentivar as vendas.

Por último, mas não menos importante, vale investir em mídia paga. Afinal de contas, com os anúncios, você aumenta ainda mais a visibilidade das suas ações. Nesse contexto, entram: Google Ads, RA Ads, TikTok Ads, Meta Ad Manager e por aí vai.

8. Ofereça benefícios

Os e-commerces de fora oferecem uma série de benefícios para os compradores. Basta entrar em algum site internacional por aí para ver os cupons de desconto pipocarem na tela. Então, que tal aproveitar a ideia e aplicar algumas das estratégias no seu negócio?

Nesse contexto, além dos cupons de desconto, vale implementar programas de cashback, clube de fidelidade, jogos exclusivos para ganhar pontos, frete grátis, troca grátis, descontos progressivos etc.

9. Lembre-se do pós-venda

O relacionamento não acaba assim que o consumidor faz o pagamento. Na verdade, a nova jornada do consumidor é bem mais ampla que isso e inclui engajamento pós-compra, fidelização, indicações e mais.

Sendo assim, lembre-se de manter o contato com o cliente no pós-venda. Na oportunidade, vale fazer pesquisas de satisfação, solicitar reviews, oferecer novos benefícios, incentivar compras recorrentes etc.

Para fechar

Concorrer com os e-commerces internacionais é um desafio, mas é possível destacar o seu negócio com as estratégias certas. Nesse contexto, vale usar todo o seu conhecimento sobre a cultura local e o comportamento do consumidor para oferecer produtos e serviços personalizados. Conquistar a confiança do consumidor por meio de um atendimento excepcional e com os reviews também faz toda a diferença.

Gostou do nosso artigo e quer conhecer mais algumas táticas para garantir vantagem competitiva ao seu e-commerce? Então, saiba como fortalecer o branding com a ajuda do Reclame AQUI.

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