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Entrega atrasada: até quando vale a pena esperar? Conheça os seus direitos!

Comprar online tem as suas vantagens, mas também pode gerar frustrações. Saiba como lidar com a entrega atrasada

Para quem não vive sem uma comprinha online, o atraso na entrega é um velho conhecido. Imprevistos acontecem e não tem jeito, quando a entrega atrasa é preciso saber controlar a ansiedade. 

Mas afinal, existe um prazo máximo para a entrega de uma compra online? Quem responde pelo problema: a loja ou a empresa logística?  E quais são os direitos do consumidor quando em relação ao atraso?

A seguir, você pode esclarecer essas e outras dúvidas sobre entrega atrasada. Veja só:

saiba como lidar com a entrega atrasada
Conheça seus direitos

Atenção ao prazo

Mesmo quando o produto costuma chegar com antecedência, é melhor não contar com a sorte. Por isso, é preciso se atentar ao prazo de entrega antes da finalização da compra.

Acontece que, geralmente, os produtos são enviados em dias úteis, não são contados finais de semana, e nem feriados. E o prazo de entrega só passa a valer mesmo a partir da confirmação de pagamento. 

Se a compra é para uma data especial, fica a dica: faça uma simulação do prazo de entrega. E sempre que possível, compre com antecedência para evitar atrasos. 

Para garantir que não vai rolar nenhuma divergência em relação ao prazo informado, não se esqueça de guardar os comprovantes de compra e até mesmo um print da tela com a data prevista. 

Lembrando que a informação sobre o prazo deve ficar clara ao consumidor no momento da compra, e a empresa deve cumprir com o prazo proposto. 

O produto atrasou mesmo, e agora?

Em casos de atraso, é necessário tentar um contato com a empresa responsável pela venda. Assim, é possível entender se o atraso se deu por problemas de logística junto ao transportador. E a partir daí, entender se há um novo prazo previsto. 

Além disso, você também pode procurar ajuda direto no Reclame AQUI para comunicar o seu problema com a empresa e informar aos outros consumidores que pesquisam.

Nestes casos, é importante que a empresa e o consumidor, acordem um prazo razoável para a solução do problema. 

É importante saber que conforme o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o atraso na entrega se caracteriza como descumprimento da oferta. 

Sendo assim, o consumidor pode exigir o cumprimento do prazo conforme anunciado no momento da compra.  Ou ainda, desistir da compra e ter todo o dinheiro restituído, incluindo o frete

Agora, por exemplo, se for caso de extravio, também é possível escolher outro produto ou equivalente.  

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De quem é a culpa?

Durante a entrega do produto, todas as empresas que fazem parte da cadeia de consumo possuem responsabilidade solidária sobre o produto e são responsáveis pelo prazo de entrega. 

E atenção! Essa responsabilidade também é válida para casos de extravio ou danos causados durante o transporte. 

Por exemplo, ao reclamar no Reclame AQUI, você pode manter a reclamação tanto para a loja online, como também para a empresa logística responsável. Assim, ambas as empresas são comunicadas sobre o problema para que possam atuar na solução. 

Pesquise com antecedência antes de comprar

Quem pesquisa no Reclame AQUI, pode evitar dores de cabeça. Ou seja, fique sempre em alerta com os principais problemas, principalmente quando no ranking de problemas está o atraso e entrega. E, claro, dê preferência por marcas que respondem os consumidores e possuem uma boa reputação. 

Fonte: IDEC

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