blog reclame aqui

Drones são o futuro das entregas no e-commerce

As inúmeras mudanças que vêm ocorrendo nas tecnologias e no comércio eletrônico, trazem a cada dia mais inovação e abrem novas possibilidades para a otimização de processos. A própria pandemia também foi um marco muito importante para esse setor que vem crescendo em ritmo acelerado e exponencial.

Na busca por otimizar os prazos de entrega e aperfeiçoar cada vez mais a experiência do cliente, os varejistas online estão sempre antenados às possibilidades. A mais recente tecnologia que chegou para revolucionar as entregas são os drones.

Ainda parece meio estranho, mesmo que em 2022 receber entregas por meio de drones. Contudo, as grandes marcas de tecnologia estão encarando os drones como o futuro da entrega no e-commerce.

Segundo a consultoria McKinsey, apenas considerando os voos comerciais, nos últimos três anos mais de 660 mil entregas por drone foram realizadas no mundo.

Como funciona a entrega por drones?

Primeiramente, vale ressaltar que esse tipo de entrega é principalmente útil para pacotes pequenos. Objetos como livros, pequenos pacotes, alimentos, remédios podem ser entregues sem problemas.

Para os vendedores online, esse tipo de entrega, ou seja, por drone é um grande passo devido à precisão que apresenta, ao transporte ser mais sustentável, o tempo de entrega mais curto e a um custo operacional menor do que os métodos tradicionais.

Logo após o pedido ser recebido, o produto já é preparado e embrulhado em um centro de distribuição ali próximo, e enviado por meio de uma embalagem especial. Na sequência, é colocado no drone que parte rumo ao cliente.

Leia também: Saiba mais sobre as tendência de Live Commerce

Fácil acesso a áreas remotas

As populações que hoje vivem em áreas mais afastadas ou rurais, só têm a ganhar com as entregas por drones. Eles dão agilidade na entrega e podem salvar vidas como em casos de pessoas que precisam de algum equipamento específico ou medicamento de forma urgente.

Aumento de satisfação dos clientes

Por não serem um produto terceirizado, os drones levariam o serviço de logística a um novo patamar com entregas muito mais rápidas e descomplicadas. Com o tempo de entrega mais ágil e curto, os clientes terão os produtos em mãos em questão de horas, o que melhora a experiência do cliente.

Entrega ecológia

Eles dirigem com baterias Li-Po, e pesquisas estão sendo feitas para utilizar células de hidrogênio para alimentar drones, o que é ainda melhor para o meio ambiente.

 Desafios para expansão

Mesmo com o forte desenvolvimento do setor nos últimos anos, ainda são múltiplos os obstáculos para que as entregas por drone se proliferam e tornem-se algo cotidiano. As normas regulatórias ainda são muito principiantes e podem delimitar os voos a determinadas áreas, horários e condições climáticas, impactando os custos das operações.

E quanto ao público, esse também precisa ter confiança e acolher o serviço. Segundo pesquisa realizada pela McKinsey em seis países, o resultado mostra que praticamente 60% dos respondentes usariam o serviço de entrega por drones, caso este estivesse à disposição.

O resultado aponta um caminho promissor, contudo acidentes, como no caso do programa piloto da Amazon, e a ameaça com a perda de privacidade são capazes de afetar a opinião pública.

Algo que também não pode ser deixado de lado, são a apreensão com os custos iniciais. A inserção de plataformas de lançamento, ordenando o tráfego de drones com edifícios e espaços operacionais abertos, licenças, instalações de carregamento de baterias, software, tecnologia, treinamento, pesquisa e desenvolvimento, todos esses pontos demandam elevado capital financeiro.

Saiba mais sobre: A nova atualização do Google e como ela impacta no seu e-commerce

Perspectivas para o mercado

As perspectivas são promissoras, estima-se que o mercado global de entregas por drones salte de US$ 1,5 bilhão, em 2021, para US$ 31 bilhões até 2028, o que representa um crescimento anual de 53,94% no período, segundo projeção do Fortune Business Insight.

As principais causas que impulsionam tal crescimento, são a crescente demanda por entrega rápida e eficiente de produtos e serviços, o desenvolvimento tecnológico de plataformas automáticas de transporte pesado, drones de longo alcance e novas empresas de serviços de entrega de pacotes.

Gostou do nosso artigo e quer mais algumas dicas para manter o seu e-commerce atualizado? Então, veja também Alta performance em vendas: como alcançar no e-commerce.

Deixe uma resposta

%d