O Dia dos Namorados é um evento esperado pelos casais apaixonados e pelo comércio. Só para você ter uma ideia da relevância do período, em 2020, por exemplo, a ocasião dedicada para celebrar o amor foi a data sazonal mais lucrativa para o e-commerce — ganhando, inclusive, do Dia das Mães e do Natal.
Apesar disso, em 2023, os lojistas não estão muito animados. Pelo menos, é isso que mostra uma pesquisa feita pelo Instituto Reclame AQUI. De acordo com os dados, 72% das empresas não pretendem fazer campanhas especiais no período. E entre os principais motivos para o desânimo é o desalinhamento da data com o público-alvo do negócio.
Mas olha: estamos aqui para mostrar que, mesmo assim, ainda é possível impulsionar a vendas, viu? Nesse contexto, basta abusar da criatividade e usar o Reclame AQUI de forma estratégica para potencializar as estratégias para o Dia dos Namorados 23.
Gostou da ideia e quer saber como conseguir isso? Continue a leitura que vamos dar algumas dicas valiosas para vender mais na data.
Em primeiro lugar, quando é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil?
No dia 12 de junho. Aliás, não foi coincidência que a data escolhida para celebrar o amor caiu bem na véspera do dia de Santo Antônio — 13 de junho. Afinal de contas, o santo tem fama de casamenteiro. Essa reputação começou porque o religioso falava muito sobre amor e casamento em suas celebrações.
Por causa disso, hoje, tem gente que coloca o santo na geladeira; embaixo da cama; o põe de cabeça para baixo dentro de um copo d’água; amarra uma fita branca em volta da imagem e por aí vai. Tudo para encontrar o grande amor e se casar.
Qual é a história por trás da data?
Apesar de todo esse apelo romântico, o Dia dos Namorados foi instituído no Brasil por puro fins comerciais. Ou seja, um publicitário se inspirou nas comemorações mundo afora — como o Valentine’s Day dos Estados Unidos, comemorado no dia 14 de fevereiro — para impulsionar as vendas de junho por aqui.
E como os brasileiros são bem mais devotos ao Santo Antônio — se comparado ao São Valentim — fazia mais sentido que a celebração do amor acontecesse em junho, sabe? Então, em 1949, o dia 12 de junho entrou para o calendário comercial em comemoração ao Dia dos Namorados.
Veja também: Picos de atendimento em datas sazonais — como se preparar.
Qual é a expectativa das empresas em relação ao Dia dos Namorados 23?
Apesar de toda essa simbologia e importância da data, os comerciantes não estão muito animados com o Dia dos Namorados 23. Chegamos a essa conclusão a partir de uma pesquisa feita pelo Instituto Reclame AQUI.
As perguntas ficaram disponíveis no espaço das empresas nos dias 2 e 3 de maio e, ao todo, receberam 609 respondentes. Veja só o resultado!
Empresas não consideram o Dia dos Namorados 23 interessante para o público
Em primeiro lugar, perguntamos se o negócio tinha a intenção de lançar uma campanha para o Dia dos Namorados.
O resultado foi surpreendente: 72% disseram que não e apenas 28% das empresas afirmaram que investiram em estratégias específicas para a data. Entre os motivos para a negativa estão:

Moda e acessórios é a categoria de produtos preferida pelos lojistas
Para aqueles que pretendem investir em campanhas para o Dia dos Namorados, perguntamos quais categorias de produtos estão contempladas nas ações. Só para esclarecer, os respondentes poderiam selecionar quantas opções quisessem, viu? O resultado foi o seguinte.

Vale a leitura: O que as pessoas mais compram na internet.
Promoção exclusiva para data é o principal diferencial no Dia dos Namorados 23
Roupas, sapatos, cosméticos, viagens, SPA day, jantar e por aí vai. São várias as opções para presentear a pessoa amada. Nesse contexto, as empresas precisam apresentar diferenciais competitivos para destacar seus produtos da concorrência e conquistar a preferência dos clientes. Aliás, a promoção é um bom chamariz, viu?
Pois bem, quando perguntados sobre o principal diferencial da empresa no Dia dos Namorados 23, os respondentes disseram que:

Sugestão de leitura: Churn rate — motivos e dicas para evitar o abandono do seu consumidor.
Mídia paga será o meio de divulgação mais utilizado
Um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma campanha sazonal é a divulgação. Pensa bem: o que adianta ter diferenciais competitivos se o consumidor não conseguir chegar até a sua empresa para conhecê-los?
Logo, é necessário investir em estratégias de marketing para divulgar as campanhas e aumentar o potencial de conversão. E os canais preferidos das empresas são:

Aproveite para conferir: Como integrar mídia paga e mídia orgânica em uma estratégia de marketing.
Vendas em canais digitais serão maioria no Dia dos Namorados 23
A loja física será o principal canal de vendas para 21% das empresas. Os demais negócios vão focar em vendas digitais, seja por e-commerce próprio, redes sociais, app, chat, entre outros. Veja só o percentual de cada canal:

Que tal se aprofundar no assunto? Confira também: 5 canais de vendas para você não perder nenhum negócio.
Como usar essas informações para potencializar suas campanhas?
Veja bem: os dados são como minas de ouro. Afinal de contas, é a partir deles que você consegue identificar oportunidades de negócios, corrigir falhas e aperfeiçoar a sua estratégia.
E é justamente isso que as informações obtidas pela pesquisa de Dia dos Namorados 23 do Reclame AQUI traz: insights para potencializar as suas campanhas. A seguir, vamos dar algumas dicas nesse sentido. Olha só!
Use a criatividade
À primeira vista, pode até parecer que não dá para fazer nada relacionado com o Dia dos Namorados na sua empresa. Por exemplo: é bem improvável que alguém compre pneus para presentear a pessoa amada, não é mesmo?
Mas olha só que ideia legal: que tal oferecer descontos especiais para incentivar aquela viagem romântica a dois? Já pensou que, talvez, o casal precise trocar os pneus do carro para pegar a estrada? Pois bem, basta usar a imaginação para elaborar campanhas criativas e até divertidas.
E mesmo que a ação não esteja diretamente voltada para as vendas, dá para aproveitar a oportunidade para passar uma mensagem para a sua audiência e fortalecer a imagem da marca. Nesse contexto, dá para falar sobre diversidade, igualdade de gênero etc.
Outra dica legal é fazer parcerias com empresas diretamente relacionadas com a data, como floriculturas, restaurantes românticos, serviços de entrega, entre outros. Nesse caso, vale oferecer pacotes especiais e descontos combinados para expandir a base de clientes e agregar valor à sua oferta.
Vale a leitura: ESG — como implantar no e-commerce.
Faça promoções exclusivas
Descontos especiais, brindes, kits personalizados, cupons relacionados a data e por aí vai. O fato é que criar promoções exclusivas para data é uma forma de mostrar ao consumidor que sua loja está em clima de festa.
Sendo assim, invista em ações promocionais para chamar a atenção do cliente. Nesse contexto, vale fazer uma decoração especial na loja física e on-line.
Ofereça condições especiais de pagamento
Para atrair mais clientes, considere oferecer condições de pagamento flexíveis. Por exemplo: parcelamento sem juros, descontos para pagamento à vista no PIX, boleto bancário etc.
Afinal de contas, ao oferecer opções variadas, você amplia as oportunidades de atender às preferências e as necessidades do cliente. Logo, é possível aumentar as chances de conversão.
Veja também: Meios de pagamento — 8 dicas para escolher o ideal para o seu negócio.
Invista em mídia paga
As mídias pagas são nada mais que espaços publicitários em que é necessário investir para veicular campanhas. Entram nesse pacote Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, TikTok Ads, LinkedIn Ads, RA Ads entre outros.
Só para esclarecer, a escolha da plataforma vai depender dos objetivos da campanha e do seu perfil de público. Se a sua empresa tem um público mais maduro que não é adepto ao TikTok, por exemplo, não vale a pena investir em anúncios por lá, entende?
De toda forma, a mídia paga é um canal de divulgação importante por causa do alto alcance, orçamento flexível, segmentação precisa, resultados rápidos e facilidade de mensurar os resultados.
E olha: não queremos puxar a sardinha para o nosso lado, mas precisamos dar destaque para o RA Ads. Afinal de contas, a plataforma de anúncios permite impactar o consumidor em um momento estratégico: durante as pesquisas de reputação no Reclame AQUI.
Saiba mais: RA Ads — Saiba como fazer mídia paga no Reclame AQUI.
Diversifique os canais de vendas
Nossa pesquisa revelou que boa parte das vendas será concentrada nos canais digitais. Nesse contexto, entram: e-commerce, redes sociais, aplicativos, chat, marketplace e WhatsApp.
Então, para garantir que o seu negócio seja competitivo, é necessário ter uma presença forte nesses canais e oferecer uma experiência de compra segura. Mais: integre os canais com a estratégia omnichannel.
Ofereça um atendimento ao cliente impecável
Em primeiro lugar, oferecer um atendimento ao cliente de qualidade significa fornecer um serviço excepcional em todas as interações com os clientes, inclusive no Reclame AQUI — vamos falar mais sobre isso no próximo tópico, combinado?
Continuando, um suporte impecável envolve uma abordagem proativa e empática para lidar com dúvidas, reclamações e demais solicitações dos clientes.
Além disso, como é comum acontecer picos de atendimento em datas sazonais, é importante preparar a empresa para interagir com os consumidores de maneira eficiente e ágil. Nesse contexto, vale investir em:
- autoatendimento;
- treinamentos para a equipe;
- tecnologias para otimizar o trabalho.
Cuide da reputação da marca no Reclame AQUI
Apesar do “reclame” no nome, o Reclame AQUI não é feito apenas de reclamações. Na verdade, o portal é referência quando o assunto é reputação, pesquisa de compras e solução de conflitos.
No Dia dos Namorados 23 — e ao longo de todo o ano — a ferramenta pode ser usada para fazer campanhas de mídia paga, aumentar a visibilidade do negócio, conquistar a confiança do cliente, vender e fidelizar.
Mas olha: tem que usar a ferramenta de forma estratégica, viu? Na prática, isso significa que não basta cadastrar a empresa e responder o consumidor de qualquer jeito. O ideal é dar uma atenção especial para a plataforma e, se possível, montar uma equipe especializada na solução de conflitos.
De modo geral, os consumidores estão irritados no momento da reclamação. O atendente precisa ter boas habilidades interpessoais para contornar a situação e responder da melhor forma na plataforma. Aliás, lembre-se que outros consumidores vão ler os relatos para tomar decisões de compra.
Aliás, você sabia que o Reclame AQUI é a ferramenta preferida entre os consumidores para pesquisar a reputação da empresa na internet? Saiba mais!
Se você puder, vale até investir em algumas soluções do Reclame AQUI para potencializar ainda mais as campanhas na plataforma. Por exemplo:
- RA Verificada: selo de verificação que atesta que a empresa existe, tem boa reputação, que os canais de atendimento funcionam e que a saúde financeira está em dia;
- RA Brand Page: solução para personalizar a página da empresa no Reclame AQUI. Dá até para editar a foto de capa, fazer campanhas sazonais e incluir CTAs para incentivar as conversões;
- RA HugMe: software de atendimento completo com integração ao Reclame AQUI e outros canais de suporte;
- RA Trustvox: solução de reviews que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados. Aliás, as avaliações podem ser espelhadas na página da empresa no Reclame AQUI.
Em resumo: o Dia dos Namorados 23 está chegando e os casais apaixonados estão na corrida por presentes para agradar à pessoa amada. Sua empresa pode aproveitar a oportunidade fortalecer a imagem da marca e vender. Nesse contexto, basta investir em ações específicas e usar o Reclame AQUI de forma estratégica.
Por fim, gostou da ideia e quer saber como a plataforma pode alavancar o seu negócio? Então, saiba como usar o Reclame AQUI a favor da sua empresa!