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Meios de pagamento: 8 dicas para escolher o ideal para o seu negócio

Escolher os meios de pagamentos perfeitos para um negócio é uma das decisões mais estratégicas dos empreendedores, visto que esta definição impacta diretamente na rentabilidade e sucesso da empresa.

Há quem pense que quanto mais meios de pagamento oferecidos, mais chances de fechar uma venda. Todavia, é necessário optar por métodos que ofereçam condições especiais para o lojista e garantam uma boa experiência ao consumidor.

Por isso, ao ter que lidar com esta escolha, é necessário analisar alguns pontos. Nesta matéria do Blog do Reclame AQUI, trouxemos dicas importantes para ajudar você a escolher o método de pagamento que melhor se encaixa na sua empresa.

Meios de pagamento disponíveis no Brasil

Primeiramente, veja alguns meios de pagamento disponíveis no país e seus benefícios. Vale ressaltar que esta escolha dependerá de vários fatores, como o tipo de negócio que você possui, o volume de vendas que você espera, a localização geográfica dos seus clientes, entre outros.

  1. Dinheiro em espécie: é a forma mais simples e direta de pagamento para os consumidores e empresas, pois não exige nenhum equipamento tecnológico para fazer a transação monetária e é aceito em todos os lugares.
  2. Cartões de crédito: além de oferecerem facilidade e cortesia para as empresas, permitem que os clientes paguem parcelado. Além disso, possuem programas de recompensas que podem atrair mais consumidores, como cashback e milhas.
  3. Cartões de débito: os pagamentos são confirmados imediatamente e, por isso, oferecem segurança para as empresas.
  4. Transferências bancárias: meio de pagamento prático para as empresas, pois o dinheiro é recebido diretamente na conta bancária.
  5. Boleto bancário: também oferecem praticidade para as empresas que vendem produtos ou serviços online, já que permitem que os clientes paguem em dinheiro ou por meio de um saldo bancário.
  6. Carteiras digitais: permitem que os clientes paguem com apenas alguns cliques no celular.
  7. Cheques: esta é uma opção de pagamento para clientes que não possuem cartão de crédito ou dinheiro em espécie, porém é um meio de pagamento em desuso e pode apresentar risco de inadimplência.
  8. PIX: a novidade do país, que está cada vez mais em alta, porque o pagamento cai em poucos segundos para as empresas e não cobra taxas dos consumidores. Assim como o boleto, algumas lojas também oferecem descontos para pagamentos.
Imagem do texto sobre meios de pagamento
Abaixo, veja as dicas para escolher meio de pagamento ideal para o seu negócio

8 dicas de como escolher o meio de pagamento perfeito para sua loja

Escolher o meio de pagamento ideal para o seu negócio pode ser um desafio, mas existem algumas considerações que te ajudam a tomar a decisão.

  1. Veja as opções disponíveis no mercado: pesquise as opções de meios de pagamento que existem. Faça um estudo sobre as taxas cobradas, tempo de processamento, benefícios, vantagens, entre outros.
  2. Conheça o seu público-alvo: é importante entender o perfil do seu cliente para escolher as opções de pagamento da sua empresa. Por exemplo, se o seu público é formado por pessoas mais jovens, é provável que eles prefiram pagar por meio de aplicativos online;
  3. Considere as taxas e mensalidade: não deixe de avaliar as taxas que cada meio de pagamento cobra. Perceba que existe pagamento tanto para contratação e mensalidade quanto para processar as transações. Algumas opções possuem taxas mais altas do que outras, o que impacta diretamente o lucro das suas vendas e a saúde financeira do seu negócio;
  4. Analise a segurança dos métodos: verifique se o meio de pagamento escolhido oferece medidas de segurança, como criptografia e proteção contra fraudes, porque garantir a segurança das transações é fundamental.
  5. Avalie a facilidade de uso: o meio de pagamento escolhido deve ser fácil de usar para você, os funcionários do seu negócio e clientes. Verifique se é fácil integrar o meio de pagamento ao seu sistema e se o processo de pagamento é simples e intuitivo para os clientes.
  6. Integração com seu sistema de vendas: o meio de pagamento escolhido precisa ser compatível com seu sistema de vendas. Isso pode facilitar o processamento de pagamentos e evitar a necessidade de entrar manualmente como informações de pagamento.
  7. Suporte ao cliente no pós-venda: verifique se o provedor de pagamento oferece suporte ao cliente confiável e eficaz para resolver problemas ou responder a perguntas.
  8. Disponibilidade: o meio de pagamento escolhido para atender sua empresa deve estar disponível nas áreas geográficas dos seus clientes. É importante se atentar a essa informação, visto que algumas opções de pagamento podem não estar disponíveis em todos os países ou regiões.

Lembre-se de que também é possível oferecer mais de uma opção de pagamento para os seus clientes. Assim, eles que decidem o que melhor atende às suas necessidades.

Além disso, esta escolha à medida que seu negócio cresce, provavelmente será ajustada. Todavia, ao considerar esses fatores, você está apto para escolher o meio de pagamento ideal do seu negócio.

Por fim, não deixe de conferir uma outra matéria que fizemos sobre este tema 👉 Tipos de pagamento pela internet: como escolher a melhor opção?

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