Escolher os meios de pagamentos perfeitos para um negócio é uma das decisões mais estratégicas dos empreendedores, visto que esta definição impacta diretamente na rentabilidade e sucesso da empresa.
Há quem pense que quanto mais meios de pagamento oferecidos, mais chances de fechar uma venda. Todavia, é necessário optar por métodos que ofereçam condições especiais para o lojista e garantam uma boa experiência ao consumidor.
Por isso, ao ter que lidar com esta escolha, é necessário analisar alguns pontos. Nesta matéria do Blog do Reclame AQUI, trouxemos dicas importantes para ajudar você a escolher o método de pagamento que melhor se encaixa na sua empresa.
Meios de pagamento disponíveis no Brasil
Primeiramente, veja alguns meios de pagamento disponíveis no país e seus benefícios. Vale ressaltar que esta escolha dependerá de vários fatores, como o tipo de negócio que você possui, o volume de vendas que você espera, a localização geográfica dos seus clientes, entre outros.
- Dinheiro em espécie: é a forma mais simples e direta de pagamento para os consumidores e empresas, pois não exige nenhum equipamento tecnológico para fazer a transação monetária e é aceito em todos os lugares.
- Cartões de crédito: além de oferecerem facilidade e cortesia para as empresas, permitem que os clientes paguem parcelado. Além disso, possuem programas de recompensas que podem atrair mais consumidores, como cashback e milhas.
- Cartões de débito: os pagamentos são confirmados imediatamente e, por isso, oferecem segurança para as empresas.
- Transferências bancárias: meio de pagamento prático para as empresas, pois o dinheiro é recebido diretamente na conta bancária.
- Boleto bancário: também oferecem praticidade para as empresas que vendem produtos ou serviços online, já que permitem que os clientes paguem em dinheiro ou por meio de um saldo bancário.
- Carteiras digitais: permitem que os clientes paguem com apenas alguns cliques no celular.
- Cheques: esta é uma opção de pagamento para clientes que não possuem cartão de crédito ou dinheiro em espécie, porém é um meio de pagamento em desuso e pode apresentar risco de inadimplência.
- PIX: a novidade do país, que está cada vez mais em alta, porque o pagamento cai em poucos segundos para as empresas e não cobra taxas dos consumidores. Assim como o boleto, algumas lojas também oferecem descontos para pagamentos.

8 dicas de como escolher o meio de pagamento perfeito para sua loja
Escolher o meio de pagamento ideal para o seu negócio pode ser um desafio, mas existem algumas considerações que te ajudam a tomar a decisão.
- Veja as opções disponíveis no mercado: pesquise as opções de meios de pagamento que existem. Faça um estudo sobre as taxas cobradas, tempo de processamento, benefícios, vantagens, entre outros.
- Conheça o seu público-alvo: é importante entender o perfil do seu cliente para escolher as opções de pagamento da sua empresa. Por exemplo, se o seu público é formado por pessoas mais jovens, é provável que eles prefiram pagar por meio de aplicativos online;
- Considere as taxas e mensalidade: não deixe de avaliar as taxas que cada meio de pagamento cobra. Perceba que existe pagamento tanto para contratação e mensalidade quanto para processar as transações. Algumas opções possuem taxas mais altas do que outras, o que impacta diretamente o lucro das suas vendas e a saúde financeira do seu negócio;
- Analise a segurança dos métodos: verifique se o meio de pagamento escolhido oferece medidas de segurança, como criptografia e proteção contra fraudes, porque garantir a segurança das transações é fundamental.
- Avalie a facilidade de uso: o meio de pagamento escolhido deve ser fácil de usar para você, os funcionários do seu negócio e clientes. Verifique se é fácil integrar o meio de pagamento ao seu sistema e se o processo de pagamento é simples e intuitivo para os clientes.
- Integração com seu sistema de vendas: o meio de pagamento escolhido precisa ser compatível com seu sistema de vendas. Isso pode facilitar o processamento de pagamentos e evitar a necessidade de entrar manualmente como informações de pagamento.
- Suporte ao cliente no pós-venda: verifique se o provedor de pagamento oferece suporte ao cliente confiável e eficaz para resolver problemas ou responder a perguntas.
- Disponibilidade: o meio de pagamento escolhido para atender sua empresa deve estar disponível nas áreas geográficas dos seus clientes. É importante se atentar a essa informação, visto que algumas opções de pagamento podem não estar disponíveis em todos os países ou regiões.
Lembre-se de que também é possível oferecer mais de uma opção de pagamento para os seus clientes. Assim, eles que decidem o que melhor atende às suas necessidades.
Além disso, esta escolha à medida que seu negócio cresce, provavelmente será ajustada. Todavia, ao considerar esses fatores, você está apto para escolher o meio de pagamento ideal do seu negócio.
Por fim, não deixe de conferir uma outra matéria que fizemos sobre este tema 👉 Tipos de pagamento pela internet: como escolher a melhor opção?