Quais comportamentos do consumidor online podem impactar as vendas da sua empresa no Natal?

Quais comportamentos do consumidor online podem impactar as vendas da sua empresa no Natal?

Na reta final do ano, consumidor está cada vez mais criterioso e exigente em relação ao posicionamento da marca e seu compromisso com os clientes. Veja mais comportamentos do consumidor que podem impactar vendas

O Natal é uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio. Como os consumidores estão generosos e com o bolso cheio de dinheiro com o 13º salário, muitos intensificam a busca por produtos e serviços na internet na hora de ir às compras. Nesse contexto, é fundamental conhecer muito bem o comportamento do consumidor no Natal para impulsionar as vendas.

Mas você sabe como conseguir isso? Pois bem, o nosso objetivo aqui é, justamente, dar algumas orientações para vender mais no Natal a partir dos conhecimentos do comportamento de compra do consumidor on-line. Confira algumas dicas e insights!

Busca por excelência: o consumidor cada vez mais criterioso

Não podemos negar que o preço ainda exerce uma grande influência nas compras em qualquer época do ano, inclusive no Natal. De toda forma, esse não é o único fator que o cliente coloca na balança na hora de escolher um produto ou serviço.

Na verdade, a exigência do consumidor tem atingido patamares inéditos, com uma sensibilidade crescente a respeito do posicionamento das marcas e dos impactos que as decisões de consumo causam na sociedade. É por isso que temas como acessibilidade, inclusão, diversidade e sustentabilidade estão em alta.

Outra questão importante nesse contexto é a experiência. O consumidor mais exigente espera mais que um produto ou serviço de qualidade. Ele quer uma experiência completa que ressoe com seus valores, sabe?

Dicas para as empresas

Essa busca por excelência redefine o cenário do varejo e desafia as marcas a se destacarem em meio a um mar de opções. Sendo assim, é importante adaptar o seu negócio para a nova realidade. Veja algumas dicas para atender esse consumidor, que está cada vez mais exigente:

  • proporcione experiências inesquecíveis;
  • ofereça um atendimento de qualidade — inclusive no Reclame AQUI;
  • implemente o protocolo ESG na empresa.

Vale a leitura: Economia circular — entenda o que é, suas características e benefícios.

Celebração de conquistas: as compras como forma de auto recompensa

Atire a primeira quem nunca fez alguma extravagância com a famosa desculpa: “trabalho muito, então, eu mereço”. É uma festinha aqui, uma blusinha nova, a troca de um celular por um modelo mais moderno e por aí vai.

Durante as festividades de fim de ano, em especial, esse comportamento é ainda mais perceptível. Afinal de contas, o consumidor encara o ato de comprar como uma forma de recompensa pessoal pelas metas alcançadas, objetivos atingidos ou momentos importantes em sua vida.

Aliás, pode ser uma forma de reconhecimento pelo trabalho árduo, uma celebração de uma conquista profissional, ou até mesmo uma maneira de se presentear por alcançar metas de autocuidado.

De toda forma, essa dinâmica vai além de um processo transacional de compra e venda porque também envolve sentimentos, sabe?

Dicas para as empresas

Que tal celebrar as conquistas do consumidor como se elas fossem suas? Essa é uma forma de criar conexões emocionais. Confira, a seguir, algumas estratégias que podem funcionar para o seu negócio:

  • use o storytelling para criar conexões emocionais com o consumidor;
  • crie programas de fidelidade e ofereça benefícios com base nos marcos alcançados;
  • disponibilize cupons de desconto para os aniversariantes.

Interatividade: engajamento como pilar do relacionamento

Foi-se o tempo em que o consumidor aceitava de forma passiva tudo que a empresa dizia. A internet transformou tudo em uma via de mão dupla. Nesse contexto, além de dar voz ao cliente, a inovação tecnológica permitiu a humanização das marcas e facilitou a comunicação.

Logo, o cliente não quer mais apenas ouvir. Ele quer interagir com as marcas de igual para igual, como se fossem amigos próximos. É por isso que o engajamento é um dos pilares do relacionamento marca-consumidor.

Entenda de uma vez por todas: a necessidade de interatividade vai além da simples transação comercial. Na verdade, o consumidor busca experiências envolventes, participativas e memoráveis.

Dicas para as empresas

Antes de tudo, vale lembrar que os consumidores engajados são mais propensos a se tornarem leais à marca, repetindo compras e recomendando a empresa a pessoas próximas. Sem contar que essa proximidade facilita a coleta de feedbacks para adaptar a empresa conforme as mudanças no comportamento do consumidor.

Partindo desse pressuposto, vamos listar algumas estratégias interessantes para incentivar essa troca valiosa:

  • humanize a comunicação da marca;
  • fale a mesma língua do cliente;
  • interaja nas redes sociais com comentários, compartilhamentos e respostas privadas;
  • aposte em ferramentas de interatividade em tempo real, como chat ao vivo;
  • lance desafios no TikTok.
  • valorize o Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC).

Empoderamento: a tomada das rédeas da jornada de compra

Uma das maiores vantagens de fazer compras on-line é a comodidade. Isto é, o consumidor pode comprar o que quiser do conforto de sua casa, sem nem precisar levantar do sofá. 

A grande questão aqui é que toda essa autonomia deixou o consumidor mais empoderado. Agora, ele sabe muito bem que é ele quem manda na própria jornada. Aliás, toda essa centralização no cliente é a base da abordagem full journey.

De qualquer maneira, vale lembrar que essa independência vale para tudo. Em outras palavras, o consumidor tem a liberdade de escolher onde comprar, em qual horário, por meio de qual canal e por aí vai.

Aliás, apesar de essa autonomia ser mais perceptível no ambiente digital, hoje, o consumidor aproveita essa comodidade também em estabelecimentos físicos, com uma experiência phygital.

Um exemplo é o pedido feito na lanchonete de fast food por meio de totem. O mesmo vale para a compra do ingresso de cinema, pagamento do ticket de estacionamento no shopping etc.

Dicas para as empresas

Conforme já explicamos, a independência do consumidor se manifesta no desejo de tomar as rédeas de sua própria jornada de compra. Esse empoderamento dita todas as decisões, desde a pesquisa inicial até o momento da compra.

Logo, as marcas que oferecem informações transparentes, plataformas intuitivas e opções personalizadas facilitam a tomada de decisões informadas e independentes. Veja só algumas dicas para se adaptar a esse tipo de comportamento:

  • forneça informações completas sobre produtos e serviços a venda;
  • enriqueça a experiência com fotos, vídeos e imagens em 3D;
  • invista em design e usabilidade;
  • integre os canais de atendimento;
  • ofereça opções de autoatendimento.

Querer, poder e impressionar: a força das provas sociais

Veja bem: o consumidor moderno é impulsionado por desejos, aspirações e a busca por produtos que satisfaçam suas necessidades emocionais, estilo de vida ou reforcem a expressão da própria identidade.

Por exemplo: uma pessoa pode desejar um novo smartphone não apenas pela funcionalidade, mas também pelo status associado a possuir o último modelo, sabe?

Mas olha: não basta ter o lookinho da moda guardado no armário, viu? O cliente quer se exibir e tem prazer em compartilhar essas aquisições nas redes sociais. Aquela viagem dos sonhos, por exemplo, é mais que uma experiência, mas também uma oportunidade de receber validação social nas redes.

Esse fenômeno é conhecido como prova social. Na prática, isso acontece quando alguém impressiona por meio das redes sociais, e outros consumidores ficam com vontade de adquirir o produto ou serviço para desfrutar da mesma experiência.

Aliás, o compartilhamento também vale para situações negativas. Quando o consumidor não fica satisfeito com um produto ou serviço, ele faz questão de colocar a boca nas redes sociais para influenciar as decisões de outros clientes.

Veja também: Não tenha medo da opinião do consumidor! Use as avaliações para evoluir o seu negócio.

Dicas para as empresas

Já falamos e vamos repetir: o compartilhamento nas redes sociais valida as escolhas do consumidor e proporciona uma sensação de pertencimento. Sem contar que a iniciativa favorece a construção de comunidades, de modo a aumentar as interações, discussões e engajamento com a marca.

Sendo assim, é interessante incentivar os compartilhamentos. Veja algumas dicas nesse sentido:

  • faça parcerias com influenciadores digitais para despertar desejos;
  • crie campanhas de engajamento social, como o compartilhamento de experiências de consumo;
  • invista em anúncios criativos;
  • colete reviews.

Saiba mais: RA Trustvox — a solução brasileira de reviews parceria oficial do Google.

Evolução pessoal: conhecimento como produto

Para impressionar e dar um upgrade na vida, o consumidor não foca apenas na compra de bens materiais. Na verdade, eles investem em si como forma de enriquecimento pessoal.

Por exemplo: um consumidor interessado em tecnologia percebe a leitura de artigos e tutoriais sobre inovações como uma forma de aprender e crescer, entende?

As marcas devem reconhecer o valor do conhecimento como produto e oferecer conteúdos informativos, tutoriais e insights relevantes. Afinal de contas, além da simples promoção de produtos, a estratégia também enfatiza a educação e capacitação do consumidor.

Dicas para as empresas

Reflita: enquanto o consumidor adquire conhecimento, a empresa se beneficia com o aumento da autoridade no mercado e conquista da confiança do cliente, concorda?

Pois bem, o fato é que a oferta de insights relevantes é uma forma de criar uma conexão emocional mais profunda. Isso porque a marca deixa de ser apenas uma fornecedora de produtos e se transforma em uma fonte de crescimento pessoal.

Para contribuir nesse sentido, vale aplicar as seguintes dicas:

  • crie um blog para compartilhar conteúdos educativos, como posts, vídeos, e-books, infográficos etc.;
  • promova eventos interativos como webinars;
  • faça parte de comunidades on-line para compartilhar conhecimentos.

Confira também: Empresa, faça parte da Comunidade do Reclame AQUI.

Pesquisa detalhada: o consumidor como um investigador

Você já percebeu que o consumidor está mais curioso que nunca?  Na prática, ele incorpora o Sherlock Holmes para fazer uma varredura completa na internet antes de tomar uma decisão de compra. E nenhum detalhe fica para trás, viu?

Por exemplo: antes de comprar um notebook, o cliente pesquisa sobre desempenho da bateria, qualidade do processador, espaço de armazenamento, avaliações de usuários, reputação da empresa e por aí vai.

Dicas para as empresas

É fato que o cliente curioso fica de olho em tudo. Então, as marcas que atuam de forma transparente saem em vantagem e conquistam a preferência do consumidor.

Confira algumas dicas para adaptar a sua empresa ao comportamento do consumidor detalhista:

RA Brand Page: a solução perfeita para atender o consumidor no Natal

O Reclame AQUI você já conhece, não é mesmo? Só para esclarecer, somos o maior portal de confiança, reputação e pesquisa da América Latina. Mais: todos os dias recebemos milhares de visitas de consumidores em jornadas de compra e solução.

Afinal de contas, dar aquela passadinha básica na plataforma faz parte do comportamento do consumidor on-line em qualquer época do ano. No entanto, durante as sazonalidades — como o Natal — as buscas na plataforma se intensificam por causa da alta demanda do período.

Então, a sua empresa precisa marcar presença por lá para impactar o consumidor no momento mais crucial da compra: durante as pesquisas de reputação no Reclame AQUI.

É aí que entra a RA Brand Page — a solução para personalizar a página da empresa na plataforma.

Funcionalidades da ferramenta

Com a ferramenta, além de gerenciar as reclamações no site, você pode incluir:

  • imagem de capa;
  • vídeos;
  • CTA;
  • vitrine de produtos;
  • FAQ;
  • conteúdos exclusivos;
  • selo RA Verificada: selo que garante que a empresa existe, que a saúde financeira está em dia e que os canais de atendimento funcionam.

Vale reforçar que essas funcionalidades extras são bem legais para destacar a sua empresa na plataforma. Além do mais, dependendo do plano contratado, você pode ter acesso a um painel analítico com dados ricos de comportamento do consumidor, público-alvo, cliques na página, performance comparativa, entre outros.

Saiba mais: Potencialize sua campanha de natal com a RA Brand Page.

Alinhamento com os comportamentos do consumidor on-line

A RA Brand Page é ideal para atender todos os comportamentos do consumidor on-line. Entenda como os principais insights se alinham à solução do Reclame AQUI.

  • busca por excelência: investir em qualidade do atendimento prestado no Reclame AQUI é uma forma de atender o consumidor moderno, que está cada vez mais exigente;
  • celebração de conquistas: o suporte oferecido na plataforma é legal para criar conexões emocionais com o consumidor;
  • interatividade: responder às reclamações na plataforma é uma maneira de demonstrar ao consumidor que a sua empresa se importa;
  • empoderamento: o consumidor escolhe a hora e o lugar que deseja interagir com a marca;
  • querer, poder e impressionar: o Reclame AQUI é um espaço de transparência para os consumidores expressarem suas insatisfações. A forma que a sua empresa lida com as adversidades vai influenciar decisões de quem está na jornada de compra;
  • evolução pessoal: com a RA Brand Page, é possível compartilhar informações educativas na aba FAQ e conteúdos;
  • pesquisa detalhada: o consumidor curioso vai investigar a reputação da marca antes de fazer negócios para garantir compras certeiras e seguras.

Recapitulando

O Papai Noel está chegando e você precisa compreender o comportamento do consumidor no Natal para vender. E como o consumidor está cada vez mais exigente e detalhista, a RA Brand Page é uma excelente opção para gerar credibilidade para a marca e impactar o cliente de forma positiva.

Gostou da ideia e quer saber mais como contratar a solução? Entre em contato com a gente agora mesmo e saiba como gerar mais confiança com a RA Brand Page.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading