Ao pensar na sua marca, qual a primeira coisa você gostaria que um consumidor lembrasse? Uma aventura, um almoço de domingo em família, praia com os amigos ou que cada pessoa tem uma beleza única?

Aposto que para cada situação hipotética você se lembrou de uma marca e, provavelmente, esta marca está muito bem colocada no mercado pois “já fez a cabeça da galera”. Isso se chama posicionamento de marca. Para entender mais, continue nesse post.

Veja mais: Crie oportunidade de novos negócios com o Reclame AQUI

Para começar: O que é Posicionamento de Marca?

Ao falarmos em “Posicionamento de Marca” estamos falando do lugar que a marca ocupa na mente dos consumidores.

Sendo assim, esta posição destaca bem o reconhecimento das características e valores da marca na mente do consumidor, em relação aos concorrentes. 

Como conquistar espaço na mente do consumidor?

Antes de mais nada, para iniciar o processo de posicionamento da sua marca, é necessário definir bem seu público alvo e segmentar seu negócio. Fatores como idade, sexo, classe social, grau de instrução e mais, devem ser levados em consideração. 

Feito isso, é necessário compreender a dor desse grupo e mostrar como seu produto soluciona esta dor, apresentando diferencial entre a concorrência. A comunicação da marca é fundamental nessa etapa, e ela começará a construir na mente deste grupo uma imagem, que representa a marca. 

Este processo é contínuo, e cabe a marca trabalhar em qualidades técnicas e  valores subjetivos, que sejam relevantes para o público alvo. 

Leia: Sua estratégia de marca passa pela organização de dados?

O maior exemplo disso é a Coca Cola, que mesmo comercializando bebidas e refrigerantes, vende a ideia de felicidade, amizade, familiares e amigos reunidos pois em suas campanhas, utiliza mensagens como “Abra a felicidade”, “Viva o lado Coca Cola da vida” entre outros.

Por outro lado, sabemos que propaganda não é tudo, e é importante encontrar este equilíbrio, afinal, nos dias atuais a experiência do usuário e a reputação da marca são fatores essenciais, principalmente com a onda Digital. 

Em suma, o principal benefício de estar bem posicionado no mercado é ocupar um lugar diferenciado na cabeça e coração do público, e ser a primeira opção de escolha quando este consumidor precisar escolher produtos de alguma marca, se destacando dos concorrentes.

Leia também: Como trazer o Marketing Digital da sua marca para o Reclame AQUI?

Deixe uma resposta