User Generated Content é um termo que ficou conhecido no meio digital a partir de 2005, com a popularização da internet e, consequentemente, do diálogo entre consumidores e marcas no ambiente digital. A sigla que vem do inglês, pode ser traduzida por conteúdo gerado pelo usuário.
Esse conteúdo pode ser qualquer tipo de mídia, ou seja, fotos, comentários, vídeos que o cliente produz de forma espontânea para a empresa. Um bom exemplo de conteúdo gerado pelo usuário podem ser os comentários de posts e avaliações de produtos, feita pelos próprios clientes.
Quem é produtor de conteúdo sabe das dificuldades diárias, em pensar sobre bons conteúdos que precisam agradar, entreter e engajar a audiência.
Contudo, uma coisa que a internet nos trouxe é que todo consumidor, é também um criador e distribuidor. Ou seja, não importa o tamanho da audiência, todos os usuários da internet estão o tempo todo impactando pessoas.
No momento em que as empresas passaram a entender isso, se abriu ali uma oportunidade de fazer com que as pessoas compartilhem suas experiências sobre a marca, assim influenciando outras e deixando o negócio mais humano e próximo do público.
Leia também: Estratégias para transmitir confiança aos seus clientes
Benefícios do conteúdo gerado pelo usuário
Atualmente, o que se vê é cada vez mais empresas investindo e estimulando campanhas e influenciadores que geram conteúdo relevante e genuíno, ou seja, conteúdo gerado pelo usuário. Os cases mostram uma ampla variedade de benefícios que aprimoram as estratégias, o alcance e o engajamento do Marketing de Conteúdo.
O melhor sobre o conteúdo gerado pelo usuário, é que ele não exige muito tempo e esforço de uma equipe de marketing. Tendo esta, apenas a função de formatar e impulsionar esses conteúdos.
Os benefícios também incluem a melhora no ranqueamento do Google, isso porque se tantas pessoas estão falando sobre você, o Google percebe isso.
5 razões para usar a estratégia de conteúdo gerado pelo usuário
Impulsiona o SEO
E as vantagens não são só para as redes sociais não! Quanto mais gente fala bem da sua marca e gerando links para os seus conteúdos, mais ela se consolida como autoridade na web.
Aos olhos do Google, isso é sinal de que a marca é confiável, tem boa reputação e merece uma boa posição nos resultados das buscas.
Impacta o número de vendas
Os conteúdos gerados pelo usuário influenciam demais a quem está tomando a decisão de compra. A experiência compartilhada por um consumidor, deixa as outras pessoas mais seguras e confiantes, assim a deixando mais adiante em sua jornada de compra.
Nesse cenário, os clientes podem ser comparados com nano influenciadores, ajudando a aumentar as vendas!
Confiança do cliente
Segundo pesquisa realizada pela Nielsen, 92% dos clientes confiam mais no conteúdo espontâneo gerado pelo usuário do que em um anúncio tradicional.
Um resultado super expressivo, não é mesmo? E faz sentido, pois os clientes sabem que os anúncios são produzidos para passar apenas o melhor. Já quando queremos saber sobre um produto, buscamos análises e opiniões de quem o comprou. Pedimos indicações para as pessoas em quem confiamos.
Com uma estratégia de conteúdo gerado pelo usuário alimentando esse tipo de material de forma constante, você cria autoridade e valor no mercado.
Ajuda a traçar o perfil da persona
Ao produzir o conteúdo, os usuários dizem muito sobre os seus interesses, desejos, dores e dúvidas. Sendo assim, ao monitorar esse conteúdo você consegue captar essas informações e traçar um perfil mais preciso da persona.
Gera Insights para novos conteúdos
Captar o que as pessoas estão falando sobre a sua marca também gera Insights para novos conteúdos. Um elogio, uma crítica ou uma dúvida que aparecem no conteúdo podem trazer ideias de posts que se comuniquem com a audiência, já que o Insight partiu de lá.
Onde usar o conteúdo gerado pelo usuário?
Redes sociais
O marketing de conteúdo é perfeito para as redes sociais, é um lugar onde facilmente você se conecta com sua audiência, amplifica seu alcance e ainda consegue medir tudo isso.
Aqui o pulo do gato, está em transformar os promotores espontâneos de sua marca em criadores de conteúdo para a mesma.
Você pode fazer isso através de hashtags, criando um concurso ou campanha específica e oferecendo recompensas.
Avaliações e Reviews
Sim, as avaliações também podem ser vistas como conteúdo gerado pelo usuário. Esse tipo de conteúdo agrega valor como uma opinião direta sobre um produto ou serviço.
Deve ser visto como um conteúdo muito rico e honesto. A regra de ouro é nunca mudar o que a pessoa está dizendo em sua avaliação. Na maioria das vezes, não é nem mesmo sobre o que está sendo dito, mas como você o apresenta.
Avaliações ruins podem ser um ótimo conteúdo quando associadas a pontos informativos e objetivos. Você pode explicar por que a experiência não foi boa e como a empresa está sempre aprendendo e melhorando.
Conteúdo em vídeo
Os conteúdos em vídeo tem viralizado e se tornado os queridinhos do público e é um dos bons canais para promover conteúdo gerado pelo usuário. O youtube ainda pode ser uma ótima ferramenta, entretanto o poder de maior alcance e compartilhamento está nos vídeos curtos para plataformas como Tik Tok e Stories do Instagram.
Você pode usar as mesmas estratégias, como hashtags especiais, campanhas e concursos, para criar grande valor pelo conteúdo gerado.
Que tal começar a usar essas estratégias no seu e-commerce? Clique e saiba mais!