Reputação no site do Reclame AQUI, que pode variar de “Não recomendada” até “RA1000” é resultado das avaliações dadas pelos próprios consumidores
Provavelmente, você que é antenado no site Reclame AQUI já ouviu uma dessas “histórias”: “O Reclame AQUI é que define a reputação das empresas” ou até mesmo: “As empresas pagam para o Reclame AQUI dar uma boa reputação para elas”…
Se você já escutou alguns desses achismos, saiba que nada disso é verdade. E vamos explicar o porquê.
É o próprio consumidor que dá a nota para a empresa quando esta resolve – ou não – o seu problema de consumo.
Após a reclamação ser registrada, o Reclame AQUI orienta que o consumidor avalie o atendimento da empresa reclamada, classificando este retorno como positivo ou negativo. E é daí que surgem as notas das empresas. Por isso é tão importante avaliar: isso é crucial para a construção da reputação!
Quer saber como a nota é calculada? Vem ver este conteúdo que explica direitinho o cálculo da média reputacional.
O Reclame AQUI existe para ajudar o consumidor a ter respostas de determinada empresa e uma resolução se houver algum problema com a sua compra.
Não faria o menor sentido o Reclame AQUI influenciar as notas de reputação de uma empresa que não faz um bom atendimento né?!
Além do mais, nós queremos alertar o consumidor e incentivá-lo a sempre procurar a reputação de uma loja antes da compra, justamente para evitar o desgaste ou estresse que uma compra inadequada pode causar.
O que o Reclame AQUI aconselha
Se você registrou uma reclamação, independentemente se teve um retorno ou não da empresa, AVALIE SEMPRE o atendimento. A sua classificação e avaliação é fundamental para que outros consumidores saibam o desfecho da sua insatisfação.
E é através dessa avaliação que a empresa vai conseguir a sua nota de reputação. Para um péssimo atendimento: avalie também, para que outros consumidores fiquem atentos na hora de comprar com aquela loja.
Para um bom e ótimo atendimento: avalie também para que os outros consumidores sintam-se mais confiantes e seguros na hora de comprar com a empresa que te ajudou a resolver o seu problema.
Leia também: Nada de ciladas! Agora na Extensão Reclame AQUI o consumidor conta com Detector de Site Confiável