Presença nas redes sociais e uso do selo RA Verificada podem ajudar a impulsionar as vendas. Veja mais dicas de vendas no fim do ano
Que tal para impulsionar as vendas do seu pequeno negócio e fechar o ano com chave de ouro? Apesar de toda a dificuldade de se destacar em meio aos grandes players do mercado, é possível conquistar a confiança do consumidor e gerar mais conversões. É aí que entra o RA Verificada.
O selo do Reclame AQUI atesta que informações de confiabilidade da empresa. Como os negócios passam por processos de verificação mensais para atestar esses pontos, ter o selo é uma forma de demonstrar ao consumidor que a sua marca é confiável. Esse é um diferencial competitivo bem relevante, especialmente para os pequenos negócios.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas simples e práticas para alavancar o seu negócio — com e sem a ajuda do Reclame AQUI. Olha só!
Elabore um planejamento de vendas para o fim de ano
Em primeiro lugar, o planejamento de vendas é um documento que detalha as metas, os objetivos e as estratégias que uma empresa pretende adotar para impulsionar as vendas em um determinado período.
Este plano fornece uma visão abrangente de como a organização procura abordar o mercado, atrair clientes e aumentar as receitas. E olha: essa ferramenta é fundamental para orientar o crescimento e sucesso da empresa, porque traça o caminho a ser seguido para atingir os objetivos comerciais, sabe?
Então, nada de pular essa etapa, combinado? De maneira resumida, o planejamento precisa apresentar:
- metas e objetivos;
- análise de mercado;
- perfil do cliente;
- estratégias de marketing e vendas;
- orçamento;
- indicadores-chave de performance (KPIs);
- cronograma de atividades;
- tecnologias utilizadas.
Veja também: Alta performance em vendas — como alcançar no e-commerce.
Estude o comportamento do consumidor
Veja bem: entender as necessidades e expectativas do seu público-alvo é fundamental para oferecer produtos e serviços que atendam às suas demandas. Para as pequenas empresas, esse cuidado é ainda mais importante, uma vez que negócios desse porte têm recursos limitados.
Sendo assim, conhecer o comportamento do consumidor é uma forma de concentrar os esforços na direção certa. Logo, você não desperdiça tempo e dinheiro com quem não tem potencial para se transformar em cliente, entende?
Aliás, para adquirir esse conhecimento, não tem mistério. A primeira coisa que você pode fazer é analisar o histórico de vendas para identificar padrões de compras e comportamentos semelhantes. Se puder investir ainda mais, vale fazer entrevistas quantitativas, pesquisas de mercado e usar tecnologias de análise de dados.
Acompanhe os passos da concorrência
Identificar como os concorrentes se posicionam no mercado ajuda as pequenas empresas a diferenciarem seus produtos ou serviços. Isso pode ser especialmente valioso em setores onde a concorrência é acirrada.
Mas veja bem: não estamos falando em copiar as estratégias, viu? Esse acompanhamento serve apenas para fins de comparação e inspiração. Com isso, fica mais fácil identificar lacunas no mercado e criar diferenciais competitivos.
Sendo assim, fique de olho nos movimentos dos concorrentes diretos e indiretos para identificar:
- preços praticados;
- estratégias de descontos e promoções;
- mensagens e campanhas de marketing;
- posicionamento de mercado.
Vale a leitura: Benchmarking — o que é e como aplicar na sua empresa.
Atenção com a gestão financeira
À primeira vista, dá até para pensar que a gestão financeira de um negócio pequeno é mais fácil de lidar, uma vez que o volume de negócios não é tão grande, concorda? Pois bem, na verdade, não é bem assim. A administração é bem mais complexa porque, muitas vezes, o empreendedor acumula diversas funções.
Além disso, existe o risco de misturar as despesas pessoais com as do negócio e comprometer as finanças da empresa. Daí, vão faltar recursos para repor estoque, pagar funcionários, investir em marketing e por aí vai. Tudo isso gera impacto direto nas vendas.
É por isso que é importante organizar as contas da empresa e fazer uma boa gestão financeira. Só para esclarecer, esse trabalho envolve:
- definição de metas financeiras;
- elaboração de orçamento detalhado;
- acompanhamento de receitas e despesas;
- precificação estratégica;
- previsão de fluxo de caixa;
- gestão de contas a pagar e receber;
- formação de reserva de emergência;
- planejamento de investimento estratégicos.
Confira também: 8 opções de financiamento para pequenas empresas.
Marque presença nas redes sociais
Não podemos negar que a presença on-line é fundamental para empresas de todos os portes. Afinal de contas, por meio delas, é possível fazer branding, engajar os consumidores e construir relacionamentos significativos.
Sem contar na visibilidade. Isso porque as redes sociais — como Instagram, TikTok e YouTube — apresentam oportunidades para pequenas empresas alcançarem um público bem mais amplo.
Então, que tal marcar presença nas redes e produzir conteúdos valiosos e relevantes por lá? Confira algumas dicas para destacar o seu pequeno negócio nesses ambientes:
- escolha as redes sociais preferidas do seu público;
- humanize a marca;
- seja consistente;
- estimule o engajamento e interaja com a sua audiência;
- garanta um bom atendimento ao cliente nas redes;
- capriche nos conteúdos visuais;
- use hashtags estratégicas;
- faça parcerias e colaborações com marcas e influenciadores;
- invista em anúncios segmentados;
- acompanhe as métricas de desempenho.
Saiba mais: For you — veja como as recomendações de conteúdo podem influenciar o seu negócio.
Planeje promoções
A gente sabe muito bem que o consumidor ainda é muito sensível aos preços. Na prática, isso significa que muitos deles vão comprar na empresa que tiver o melhor custo-benefício. Logo, é importante criar um calendário de promoções atrelados as datas sazonais relevantes, como Natal e Ano-Novo.
Ainda assim, lembre-se de que não vale a pena sacrificar o seu negócio em defesa do preço baixo, viu? Nossa recomendação é fazer um planejamento financeiro bem caprichado para definir percentuais de descontos atrativos para os consumidores e, ao mesmo tempo, rentável para a empresa.
Uma boa estratégia nesse sentido é o desconto progressivo que oferece abatimentos maiores para os consumidores que comprarem mais. Esse tipo de promoção é bem legal para aumentar o ticket médio. Vale ainda investir em brindes, pacotes especiais e programas de fidelidade para estimular a compra recorrente.
Capriche no atendimento ao cliente
A qualidade do atendimento ao cliente é um dos pontos fortes das pequenas empresas. Afinal de contas, devido à natureza mais intimista, é possível oferecer um atendimento mais caloroso e personalizado. Com isso, você cria conexões mais profundas com os clientes e consegue gerar experiências memoráveis.
Sendo assim, dê uma atenção especial ao atendimento ao cliente. Nesse contexto, é importante investir nas seguintes estratégias:
- treinamento do time de atendimento: além de compartilhar informações sobre produtos e serviços, foque no desenvolvimento de habilidades interpessoais, empatia e resolução de problemas;
- personalização das abordagens: use informações pessoais e de comportamento para oferecer opções alinhadas às preferências do consumidor;
- respostas rápidas e efetivas: sem enrolação para resolver as questões do cliente, hein? O ideal é demonstrar agilidade para provar ao consumidor que a sua empresa valoriza o tempo dele;
- comunicação clara: evite jargões técnicos e use uma linguagem clara e compreensível. Certifique-se ainda de que as informações fornecidas sejam precisas e úteis;
- escuta ativa: deixe os clientes expressarem suas preocupações e necessidades sem interrupções;
- abordagem proativa: não espere o consumidor chegar até você para reclamar de alguma coisa. Nesse contexto, é interessante se antecipar às necessidades deles e agir de forma proativa;
- atendimento omnichannel: ofereça uma variedade de canais e integre o atendimento;
- opiniões do consumidor: solicite e valorize feedbacks para identificar pontos fortes e fracos do negócio.
Cumpra as promessas de vendas
Olha só: nada de prometer entrega expressa, por exemplo, e deixar o consumidor esperando semanas pela mercadoria, combinado? Mais: se você diz que vende o melhor produto do mercado, de fato, a qualidade do item precisa ser excepcional, entende?
O consumidor vai guardar aquela promessa de vendas em um potinho e jogar na sua cara a qualquer hora — e com razão. Logo, é fundamental cumprir todas as determinações e nunca prometer o que não pode cumprir.
Aliás, a lógica para resoluções de problemas no Reclame AQUI, prazos de entrega, disponibilidade em estoque, política de trocas e devoluções e por aí vai.
Use o Reclame AQUI a favor do seu negócio
Puxe algumas informações na sua memória e responda: você já usou o Reclame AQUI para buscar a soluções de problemas ou para investigar a reputação das marcas antes de tomar uma decisão de compra? É bem provável que a resposta seja sim.
De fato, todos os dias recebemos milhares de visitas de consumidores em jornada de compra e solução. Afinal de contas, Reclame AQUI é a maior plataforma de reputação, confiança e pesquisa da América Latina.
As informações que os clientes encontram por lá impactam diretamente nas decisões de consumo. Então, se a marca em questão não transmitir segurança, o consumidor vai buscar alternativas mais confiáveis para fazer a compra, sabe?
De toda forma, vale ressaltar que, geralmente, pequenos negócios são menos conhecidos do público amplo. Logo, o Reclame AQUI pode ser determinante para as vendas. É aí que entra o selo RA Verificada.
Conheça o selo RA Verificada
Sabe aquele ícone de verificação que aparece nos perfis de celebridades e influenciadores em diversas redes sociais? Por exemplo: Instagram, TikTok, Facebook, X (antigo Twitter) e até WhatsApp.
Pois bem, esses selos servem para mostrar aos demais usuários que aquela conta, de fato, pertence e é gerenciada pela figura pública. O selo RA Verificada funciona de forma semelhante.
Em outras palavras, o selo RA Verificada é uma funcionalidade criada para comprovar que a empresa cadastrada no Reclame AQUI existe e oferece um bom atendimento.
E o melhor: os consumidores ficam de olho na insígnia na hora de fechar negócio. De acordo com uma pesquisa feita pelo Reclame AQUI, 81,9% dos consumidores afirmam que o selo interfere positivamente na decisão de compra.
Então, ter o selo é uma forma de transmitir confiança e destacar a sua pequena empresa em meio à multidão. Aliás, o selo pode ser exibido na página da empresa no Reclame AQUI e também no seu site. Legal, né?
Saiba mais: Vantagens de ser verificada pelo Reclame AQUI.
Contratação
Veja bem: o selo RA Verificada é uma das funcionalidades da RA Brand Page — solução do Reclame AQUI para personalizar a página da empresa na plataforma. Aliás, a verificação está disponível para os planos iniciante, avançado e premium.
De toda forma, vale destacar o plano iniciante porque é uma boa opção de marketing para pequenas empresas. Afinal de contas, a ferramenta tem aplicações extras legais para conferir credibilidade à empresa, mas sem pesar no bolso.
Além do selo RA Verificada, olha só quais são as informações que você pode personalizar com a RA Brand Page Iniciante:
- logo;
- descrição;
- telefone;
- site Institucional;
- CNPJ;
- endereço;
- canais e horários de atendimento;
- redes Sociais;
- WhatsApp;
- imagens de capa no perfil.
O processo de contratação é bem simples e seguro. Além disso, você pode fechar a compra diretamente na página de checkout.
Finalizando
Por fim: impulsionar um pequeno negócio no final do ano requer estratégias sólidas. E uma boa forma de ganhar destaque em meio aos grandes players do mercado é com o selo RA Verificada. Afinal de contas, a solução do Reclame AQUI atesta que a empresa existe; que os canais de atendimento funcionam; que a saúde financeira está em dia; e que a marca tem boa reputação na plataforma. Então, vale a pena investir.
Gostou da ideia? Então, que tal contratar a RA Brand Page para ter o selo RA Verificada? Entre em contato com a gente agora mesmo e use o Reclame AQUI de forma estratégica para gerar mais credibilidade para a sua pequena empresa!