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Técnicas para analisar dados de um e-commerce

Uma coisa a gente não pode negar: ficar de olho nos KPIs fundamentais para o e-commerce é crucial para o sucesso do negócio. No entanto, muito mais que apenas olhar para os números, é importante saber analisar os dados. Afinal de contas, é o conhecimento extraído desse amontoado de informações que vai orientar o processo de decisão da empresa.

Aliás, por meio de tudo isso, ainda é possível entender o comportamento do consumidor, perceber padrões de compra, antecipar tendências, identificar falhas nos processos, mitigar riscos e por aí vai. E como a gente sabe que esse assunto gera muitas dúvidas, resolvemos criar este conteúdo.

Veja, a seguir, o que é análise de dados e saiba quais ferramentas usar para produzir inteligência de negócios. Boa leitura!

O que é análise de dados?

Basicamente, a análise de dados é um processo que usa técnicas de estatística e lógica para interpretar informações. Daí, você transforma tudo em conhecimento útil para tomar decisões mais embasadas, entende?

Na prática, analisar dados significa pegar aquelas métricas e buscar entender o que os números têm a dizer. Só para esclarecer, esses dados devem vir de diversas fontes, como:

  • dados financeiros;
  • vendas com séries temporais;
  • dados demográficos;
  • itens mais vendidos;
  • itens comprados juntos;
  • valores praticados;
  • páginas mais acessadas;
  • canais de origem;
  • redes sociais.

Veja também: Descubra como extrair mais dados do seu e-commerce.

Qual é a importância de analisar dados no e-commerce?

Veja bem: a análise de dados permite que você melhore a eficiência operacional e tenha melhores resultados no negócio. Simples assim!

Imagine, por exemplo, a taxa de conversão do e-commerce. Se durante o mês inteiro apenas um consumidor entrou no site e efetuou uma compra, em teoria, a métrica estaria perfeita (100%), não é mesmo? Mas pensa bem: esse resultado não parece muito promissor, não é mesmo? Pois é: o dado sozinho não significa nada.

Afinal de contas, é importante correlacionar uma série de informações para obter inteligência de negócio. É por isso que é importante coletar e, acima de tudo, analisar os dados do e-commerce.

Vamos até listar algumas vantagens por aqui só para você ficar com aquele gostinho de quero mais!

Experiência do cliente

Em primeiro lugar, a experiência do cliente — ou customer experience (CX) — é resultado de várias percepções que o consumidor acumula a respeito da empresa.

Se o usuário lê um comentário negativo nas redes sociais da marca, por exemplo, ele já começa a jornada com uma experiência negativa — mesmo sem nunca ter comprado algo da empresa, sabe?

Mas a pergunta que não quer calar é: como a análise de dados entra nessa história? Pois bem, analisar dados é importante para entender melhor o comportamento do consumidor. Dessa forma, é possível criar soluções mais alinhadas aos gostos e desejos do cliente, de modo a melhorar a experiência.

Vale a leitura: 5 dicas para valorizar os dados dos seus clientes.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é o cartão de visitas de uma empresa. Então, qualquer falha nesse processo pode fazer o consumidor desistir de uma compra e não voltar nunca mais.

E assim como os dados ajudam a melhorar a experiência do cliente, eles também podem ser usados para personalizar e aumentar a qualidade do serviço.

Aliás, a lógica vale para as interações em diversos canais, como telefone, e-mail, chat, redes sociais, Reclame AQUI, entre outros.

Aprofunde-se no assunto: Saiba como usar dados para melhorar o atendimento ao cliente.

Vendas

Sabe quando você abre a página de um produto no e-commerce e vê, lá embaixo, uma sessão com itens relacionados? Essa estratégia é conhecida como cross selling e é bem interessante para aumentar o ticket médio.

A análise de dados entra nesse contexto para identificar padrões de compra, conhecer as preferências dos consumidores e criar ações personalizadas. O resultado disso pode ser visto no aumento de vendas e receita.

Saiba mais: 5 dicas para aumentar o ticket médio da sua loja.

Custos

Só para esclarecer, um dos objetivos da análise de dados é identificar falhas nos processos para implementar melhorias. A redução de custos é uma consequência do uso de toda essa inteligência, sabe?

Nesse contexto, entram as ações para otimizar o processo de logística, melhorar a gestão de estoque, automatizar o atendimento ao cliente e por aí vai.

Por falar em atendimento automatizado, vale conferir o artigo a seguir: A importância de investir em autoatendimento na sua marca.

Oportunidades de negócios

A análise de dados pode ajudar as empresas a identificar oportunidades de negócios, permitindo que elas expandam sua presença no mercado e alcancem novos clientes.

Por exemplo: ao perceber uma mudança significativa no comportamento do consumidor, você pode fazer ajustes na estratégia para atender as expectativas do cliente e sair na frente da concorrência.

O mesmo vale para previsão de demanda e abastecimento de estoque, identificação de tendências, investimentos em inovações, novos concorrentes etc.

Riscos

Olha só: da mesma forma que a análise de dados fornece informações relevantes para a empresa crescer, ela também pode apontar para ameaças que podem pôr em xeque a sobrevivência do negócio.

Por outro lado, se você conhecer os possíveis cenários negativos com antecedência, pode fazer ajustes nas estratégias para mitigar os riscos, entende? Sendo assim, a coleta e análise de dados é importante para identificar ameaças e agir antes que seja tarde demais.

Aliás, esse assunto tem tudo a ver com o artigo a seguir: Risco de negócio — o que é, os 10 principais e como reconhecê-los.

Quais são as principais técnicas para analisar dados no e-commerce?

Já falamos e vamos repetir: analisar dados não significa reunir um monte de informações soltas. Na verdade, é necessário transformar todos esses números em conhecimento estratégico. É aí que entram as técnicas de análise de dados.

Mas já vamos adiantar que o assunto é um pouco complexo, viu? De toda forma, existem ferramentas que fazem esse trabalho de forma automatizada para facilitar a sua vida. Mas vamos deixar o papo sobre tecnologias para daqui a pouco, combinado?

Por hora, veja por aqui as principais técnicas de análise de dados para você entender melhor como o processo funciona.

Análise descritiva

A técnica descritiva é uma espécie de pontapé inicial para análise de dados. Isso porque o método visa reunir, organizar, resumir e, como o próprio nome sugere, descrever os aspectos mais importantes das informações coletadas. De modo geral, a metodologia é mais usada para relatar comportamentos e tendências a partir dos dados.

Análise preditiva

Já a análise preditiva possibilita prever o futuro com base em dados históricos e padrões de comportamento. Por exemplo: dependendo do nicho do seu e-commerce, existem picos de vendas em datas sazonais, não é mesmo?

Hoje, esses períodos já são bem conhecidos, mas a oportunidade foi identificada com base no estudo de dados de anos anteriores, entende? Então, essa técnica é bem interessante para a previsão de demanda.

Além disso, dá para identificar indícios de insatisfação do consumidor e agir antes que ele, de fato, fique frustrado com a empresa e vire um cliente detrator. A metodologia também pode ser usada para estratégias de marketing, precificação de produtos, fidelização de clientes e por aí vai.

Aliás, o mercado financeiro também usa muito a análise preditiva para evitar fraudes. Sabe quando você faz uma compra na internet em um site diferente e o banco recusa a transação? Apesar de frustrante, essa é uma medida de segurança baseada em análise preditiva, pois a financeira identifica comportamentos suspeitos a partir de análises históricas.

Por falar em segurança, veja algumas dicas para não cair em ciladas: Tem conta no banco? Cuidado com o golpe do falso funcionário.

Análise prescritiva

Pensa bem: para que serve uma prescrição médica? Para recomendar os remédios ideais para resolver ou amenizar sintomas de saúde, não é mesmo? Pois saiba que lógica da análise prescritiva é a mesma.

Basicamente, o método é usado para auxiliar o processo de tomada de decisões. Em vez de apenas descrever um problema ou cenário, por exemplo, a análise prescritiva apresenta soluções e as consequências que determinada decisão pode trazer.

Análise diagnóstica

Por outro lado, a análise diagnóstica é uma abordagem que busca a raiz de um problema. Se você quer saber por que o tráfego do e-commerce caiu, por exemplo, essa é a técnica mais recomendada. Afinal de contas, a análise diagnóstica identifica relações entre dados.

Aliás, uma ferramenta bem conhecida no marketing que usa a análise diagnóstica é o teste A/B. Funciona mais ou menos assim: você faz disparos de duas versões de um e-mail marketing, por exemplo, e a ferramenta mostra qual delas obteve melhor resultado. A partir desse teste, você prossegue a estratégia com a alternativa com maior potencial de conversão, entende?

Quais são as melhores ferramentas para análise de dados?

Já deu para perceber que apesar de ser fundamental, analisar os dados do e-commerce não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Aliás, se você for fazer esse processo de forma manual, tudo fica ainda mais difícil.

Imagina só ter que anotar em um caderninho cada venda e fazer o cálculo das métricas com a calculadora? Além de não ser tão preciso devido às falhas humanas, você gastaria muito tempo nesse processo.

Sendo assim, o ideal é usar ferramentas especializadas para facilitar todo o processo. A seguir, vamos listar algumas tecnologias importantes para a análise de dados. Olha só!

Sistemas de gestão

Em primeiro lugar, vale ressaltar que diversas plataformas de e-commerce fornecem esses dados de mão beijada. O problema é que muitos donos de e-commerce não sabem o que fazer com eles.

Por meio de softwares de gestão, dá para obter informações de tráfego, comportamento de compra, dados dos clientes, produtos mais vendidos, vendas atribuídas ao marketing e por aí vai.

Aliás, existem sistemas que emitem alertas de risco como estoque baixo e cliente insatisfeito. Então, vale a pena ficar de olho nas funcionalidades do seu sistema para ver se ele oferece relatórios analíticos.

Planilhas

Excel, Google Sheets, LibreOffice, Numbers by Apple e por aí vai. São várias as ferramentas de planilhas acessíveis que permitem fazer análise de dados. De toda forma, não podemos negar que o programa mais conhecido é o Microsoft Excel.

E não poderia ser diferente: com a ferramenta é possível criar tabelas dinâmicas, gráficos, aplicar formas estatísticas, análise de regressão e mais. A única questão aqui é que você precisa ter um bom conhecimento de Excel para criar relatórios do zero e conseguir extrair dados ricos deles.

Para se inspirar: Filmes para empreendedores no Oscar 2023.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita para analisar dados do e-commerce. Sobretudo, por meio dela, é possível ter informações de acesso do site, origem do tráfego, páginas mais acessadas, tempo de permanência, churn, taxa de conversão, entre outras métricas importantes. E o legal é que os dados aparecem bem mastigados na tela.

Aliás, se você quiser se aprofundar nas funcionalidades da plataforma, vale até investir em cursos e certificações oferecidas pelo próprio Google, viu? Assim, fica mais fácil analisar os resultados e transformar essas informações em conhecimento estratégico.

Veja também: Saiba como destacar um produto ou serviço no Google.

Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta de business intelligence. Na prática, a plataforma transforma aqueles dados coletados no Analytics em gráficos e esquemas visuais para facilitar a interpretação. Além disso, os relatórios são interativos e personalizáveis para que você consiga adaptar as informações com base na realidade do seu negócio. Legal, né?

Microsoft Power BI

Assim como o Google Data Studio, o Power BI é uma ferramenta de business intelligence que transforma dados não relacionados em conhecimento estratégico. Aliás, os relatórios também são dinâmicos para facilitar a interpretação. Além disso, dá para integrar o sistema com outras ferramentas de análise como o Excel.

Moral da história: analisar dados do e-commerce é fundamental para tomar melhores decisões de negócios e sair na frente da concorrência. Afinal de contas, o conhecimento proporcionado pela interpretação dessas informações ajuda a compreender o comportamento do consumidor, identificar tendências de consumo, prever crises e até propor soluções. E aí, gostou do nosso artigo e quer mais algumas dicas para alavancar o seu negócio? Então, acompanhe também os dados de cliques no Reclame AQUI.

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