Você sabia que as cores usadas nas campanhas de marketing influenciam os resultados das ações? Pois acredite se quiser: os tons são capazes de despertar emoções e sentimentos para gerar reconhecimento de marca, vender e fidelizar. É aí que entra a psicologia das cores.
Basicamente, o estudo explora a reação humana durante a exposição a diferentes cores. Enquanto algumas podem despertar raiva, por exemplo, outras trazem a calmaria. Sendo assim, é necessário escolher a paleta de forma estratégica para otimizar as campanhas.
Achou o assunto interessante e quer entender melhor como as cores influenciam o seu marketing? Vem com a gente que vamos explicar tudo sobre o tema neste artigo. Olha só!
Conceito de psicologia das cores
A psicologia das cores é um estudo a respeito das emoções, percepções, comportamentos e associações que as cores provocam nas pessoas. Nesse contexto, a ciência explora a forma que o cérebro humano processa e interpreta diferentes cores e intensidades.
Só para esclarecer, apesar de ter “psicologia” no nome, essa é uma área interdisciplinar que além da psicologia, combina elementos de neurociência, biologia, design e outras disciplinas
Além disso, o estudo não se limita apenas à análise das cores isoladas. Na verdade, também são consideradas as combinações, a intensidade, o contexto, o contraste e por aí vai. Tudo isso pode alterar significativamente a percepção e o impacto emocional que as cores exercem sobre nós, entende?
Mais: vale lembrar que a percepção das cores também pode ser influenciada por fatores culturais. Por exemplo: enquanto as noivas no Brasil usam branco no dia do casamento, na Índia, a cor simboliza o luto e é usada pelas viúvas. Interessante, né?
Vantagens de usar a psicologia das cores no marketing
Veja bem: algumas cores são estimulantes e incentivam o consumidor a realizar uma ação. Em contrapartida, outras são mais tranquilizantes e são mais propícias para o relaxamento.
Então, usar a psicologia das cores no marketing é legal para despertar as sensações idealizadas na concepção da campanha. Isso vale para o design do e-commerce, da identidade visual de uma marca, embalagens, mídia paga e por aí vai.
De maneira resumida, veja só como a estratégia pode influenciar o marketing:
- conexões emocionais: ao usar cores que se alinham com a mensagem da marca ou produto, é possível criar uma conexão emocional mais forte com os consumidores;
- reconhecimento de marca: cores distintas e memoráveis podem ajudar a marca a se destacar da concorrência;
- credibilidade e confiança: algumas cores são responsáveis por transmitir profissionalismo, honestidade, estabilidade e segurança. Então, elas podem ser usadas em momentos específicos para transmitir confiança;
- influência nas decisões de compra: existem cores que são associadas à urgência e podem ser usadas para induzir o consumidor a realizar alguma ação;
- tempo de permanência: não importa se é uma loja física ou on-line. As cores escolhidas podem encurtar ou aumentar o tempo de permanência no local.

Outras aplicações práticas da psicologia das cores
Antes de tudo, vamos fazer um exercício: pare por um minuto e olhe ao seu redor. Computador, mesa de trabalho, parede do escritório, cadeira, itens decorativos, uniforme, logomarca etc.
De modo geral, a cor de cada um desses elementos é pensada estrategicamente para despertar as sensações planejadas pela marca. A seguir, vamos listar algumas aplicações práticas da tática para você entender melhor como ela pode ser usada.
Moda
As cores usadas em roupas, calçados e acessórios refletem o estilo, personalidade e até humor das pessoas. Nesse sentido, a psicologia das cores é usada para o desenvolvimento de coleções e para consultorias de imagem e estilo.
Arquitetura e decoração
Enquanto algumas cores incentivam o relaxamento, outras trazem alegria e disposição. Logo, elas também são usadas de forma estratégica nos projetos de design de interiores conforme o objetivo de cada ambiente.
Terapias complementares
A cromoterapia, por exemplo, é uma terapia complementar que utiliza cores básicas para melhorar o bem-estar físico e emocional das pessoas.
Educação
Quando aplicada ao ambiente educacional, a psicologia das cores contribui para melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos. Não é à toa que as salas de aula infantis, por exemplo, são repletas de cores vibrantes porque estimulam a criatividade.
Só para concluir esse tópico, vale lembrar que todas essas aplicações práticas da psicologia das cores que trouxemos aqui também podem ser aproveitadas pelo marketing. Afinal de contas, em uma campanha para televisão, por exemplo, todo detalhe importa: as roupas usadas pela garota propaganda, o cenário, os itens decorativos etc.
As cores e suas associações emocionais
Chegou a hora de entender quais são os sentimentos que cada cor desperta. Mas olha: apesar de cada uma delas ter o seu significado, é legal deixar claro que é necessário analisar o contexto. Afinal de contas, de modo geral, as marcas investem em um mix de cores para equilibrar a mensagem. Entenda!
Vermelho
Você já percebeu que, de modo geral, as promoções são repletas de elementos em vermelho? Pois bem, o vermelho é uma cor estimulante e traz um mix de sentimentos que, de alguma forma, estão ligados à exaltação. Por exemplo: raiva, perigo, energia, desejo, paixão, calor, sangue, violência, entre outros.
Apesar de ter tanto sensações positivas quanto negativas, a cor é bem legal para incentivar a ação. Então, é uma boa cor para CTAs e até aquele botão do e-commerce para colocar um item no carrinho.
Exemplos de marcas que usam o vermelho: iFood e Netflix.
Azul
Já o azul está mais associado à tranquilidade, confiança, segurança, limpeza, entre outros. Sendo assim, é uma boa opção para garantir uma certa sobriedade para o ambiente corporativo, sabe?
Exemplos de marcas que usam o azul: Oral-B, Electrolux e Emma Sleep Colchões.
Amarelo
O amarelo tem tudo a ver com criatividade, curiosidade, otimismo, alegria, imaginação e claridade. Logo, é uma cor muito usada para trazer uma energia positiva para o ambiente e estimular a concentração.
No entanto, ela também tem o seu lado sombrio: desonestidade, traição, engano e até doença. Aliás, é por isso que, muitas vezes, ela é associada a elementos que exigem atenção, como o sinal amarelo do trânsito, os coletes sinalizadores de segurança, o trecho de um livro destacado com caneta marca texto etc.
Exemplos de marcas que usam o amarelo: Mercado Livre, Renault e Ri Happy Brinquedos.
Verde
O verde é a cor que melhor representa natureza, meio ambiente, frescor, saúde, vitalidade, etc. Esses elementos transmitem a sensação de tranquilidade, esperança e equilíbrio para trazer coerência aos negócios.
Exemplos de marcas que usam o verde: Reclame AQUI, Spotify e Starbucks.
Laranja
Assim como o vermelho, o laranja também é uma cor bem vibrante e estimulante. Aliás, ela está bem ligada ao humor, à amigabilidade e à extravagância e leva alegria aos ambientes. Devido ao todo entusiasmo que a cor carrega, as marcas adoram usá-las em campanhas para atrair os usuários e incentivar as vendas on-line.
Exemplos de marcas que usam o laranja: JBL, Banco Itaú e Shopee.
Roxo
Historicamente, o roxo está associado à realeza e nobreza. Isso porque ela era cara de se produzir. Por consequência, apenas quem tinha dinheiro poderia ter itens na coloração.
Mais: a cor ainda tem associações com espiritualidade, transformação e conhecimento. Sendo assim, várias empresas do ramo da beleza e bem-estar a utilizam.
Exemplos de marcas que usam o roxo: Beleza na Web, Netshoes e Petlove.
Aliás, você sabia que a Petlove é uma das aspirantes à Unicórnio 2023? Confira: Como as principais concorrentes ao título de Empresa Unicórnio se comportam no Reclame AQUI.
Rosa
Feminilidade, romantismo, charme, delicadeza, inocência, entre outros. Essas são algumas associações emocionais da cor rosa. É por isso que ela é mais utilizada por marcas voltadas para o universo feminino.
Exemplos de marcas que usam o rosa: Época Cosméticos, Barbie e Marisa.
Cinza
Já o cinza é uma cor mais neutra e traz uma ideia de conservadorismo e formalidade. Apesar disso, é uma cor muito versátil, pois pode ser combinada com várias outras cores, usada para sombrear formatos e dar destaque a outros elementos visuais.
Exemplo de marca que usa o cinza: Karsten.
Marrom
O marrom remete a terra, casa, materialismo, estabilidade e segurança. Aliás, como essa também é a cor do chocolate, marcas que vendem doces usam a cor com frequências.
Exemplos de marcas que usam o marrom: Mãe Terra e Hershey’s.
Preto
A mulherada sabe que, para não errar no look, o pretinho básico é sempre uma boa pedida. O motivo é simples: o preto é uma cor forte que passa uma imagem de poder, sofisticação, elegância e mistério. Não é à toa que diversas marcas de luxo apostam no preto para trazer sobriedade.
Exemplos de marcas que usam o preto: Nike, Chanel e Vivara.
Branco
Por outro lado, o branco é associado à pureza, inocência, simplicidade, limpeza e organização. E como essa é uma espécie de cor base, ela é usada para dar contraste. Uma logomarca bem colorida, por exemplo, geralmente, é disposta em um fundo branco. Em contrapartida, quando as letras são brancas, o fundo pode ser sólido, como o preto.
Exemplos de marcas que usam o branco: Adidas, Insider, Principia Skin.
Mix de cores
São raros os casos de marcas que usam apenas uma cor em sua logomarca e toda comunicação visual. Geralmente, há uma combinação para despertar um monte de sentimentos e até neutralizar os aspectos negativos de uma cor.
A logomarca do Google, por exemplo, é composta pelas cores: azul, vermelho, amarelo e verde. Além do sentimento de cada uma das cores, esse mix traz a ideia de diversidade.
Exemplo de marca que usa várias cores: 123 Milhas.
Veja também: Como colocar minha empresa na primeira página do Google.
Dicas para usar a psicologia das cores no marketing
Agora que você já sabe o significado de cada cor, chegou a hora de entender como aplicar esse conhecimento em suas campanhas de marketing. Vamos dar algumas dicas nesse sentido a seguir. Confira!

Estude comportamento do consumidor
Antes de escolher as cores para sua campanha, é fundamental conhecer de forma profunda o seu público-alvo. Afinal de contas, as associações emocionais com as cores podem variar de acordo com grupos demográficos e culturas diferentes.
Se o seu público é mais jovem e descontraído, por exemplo, vale usar cores alegres nas campanhas, sabe? Por outro lado, ao fazer marketing B2B, vale investir em uma comunicação mais sóbria para transmitir confiança.
Alinhe a comunicação visual com a personalidade da marca
Se você olhar o histórico de marcas que existem há mais de 30 anos no mercado, por exemplo, perceberá que a identidade sofreu mudanças ao longo de sua trajetória. E existem várias razões para essa mudança, como atualização da marca, expansão, recuperação de relevância e até correções de falhas na concepção original.
O fato é que, além do comportamento do consumidor, a comunicação visual precisa estar de acordo com os propósitos da marca. Uma marca mais popular, por exemplo, que quer alcançar um público de maior poder aquisitivo, por exemplo, precisa readequar toda a estratégia de marketing. Nesse contexto, é legal usar a psicologia das cores para fazer rebranding.
Faça testes
Veja bem: vermelho, amarelo e laranja são cores que chamam a atenção, portanto, são excelentes opções para CTAs. No entanto, apesar de a teoria dizer isso, na prática, nem sempre o resultado sai conforme o esperado.
Então, faça testes para avaliar qual é a combinação de cores mais adequada. A lógica vale para o design da loja virtual, botão de adicionar produto no carrinho, logomarca, banners, mídia paga etc.
Aliás, no marketing digital dá para usar ferramentas de automação que fazem testes A/B. Dessa forma, a plataforma identifica a variação que apresenta maior engajamento para otimizar os resultados.
Para fechar…
A psicologia das cores é uma ferramenta poderosa para otimizar o marketing, pois influencia as emoções e comportamentos do público. Dá para usar as cores para transmitir mais confiança, segurança, alegria e até acelerar o processo de decisão de compra. De toda forma, vale lembrar que é necessário estudar o significado das cores e o comportamento do consumidor para criar campanhas alinhadas aos propósitos da marca, combinado?
E aí, gostou do nosso artigo e quer mais algumas dicas para impulsionar o seu negócio? Então, veja também: Mídia paga — como medir e otimizar suas campanhas.