Os assinantes da Netflix já estão registrando sua insatisfação nas redes sociais e no Reclame AQUI sobre a decisão tomada na última terça-feira
Você compartilha a sua senha da Netflix com outras pessoas?
Se sim, temos uma má notícia para você e as pessoas que dividem a sua conta na plataforma de séries e filmes: a Netflix decidiu colocar um “basta” nesse compartilhamento.
A empresa de streaming ampliou a sua campanha de repressão ao compartilhamento de senhas no Brasil – e em mais de 100 países – nesta última terça-feira, dia 23 de maio. Sendo assim, avisaram que a senha dos usuários não pode ser divididas com pessoas fora de suas residências.
Essa comunicação já está sendo disparada por e-mail para milhões de assinantes, uma estratégia tomada pela Netflix para conter e frear o compartilhamento gratuito de contas.
Em divulgação, a empresa explica que “a conta Netflix deve ser usada por uma única residência. Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem, seja em casa, na rua, ou enquanto viajam”.
Caso o assinante deseje compartilhar uma conta com alguém que não seja da mesma casa, ele poderá adicionar um membro extra, por uma taxa mensal de R$12,90 (valor praticado no Brasil).

Ainda de acordo com matéria publicada pelo G1, a Netflix estima que 100 milhões de usuários desfrutam de senhas compartilhadas em todo o mundo.

Insatisfações registradas no Reclame AQUI
Os consumidores assinantes do streaming já estão em terra “Reclame AQUI” para apontar o seu descontentamento com a novidade da empresa.
70 reclamações já foram registradas na plataforma do Reclame AQUI entre os dias 23 de maio (quando a medida foi anunciada) e 24 de maio (quando a matéria foi publicada). Entre essas, mais de 25 são relacionadas a cobrança extra dos valores por usuários adicionais. Vale ressaltar também que a Netflix tem uma média de 15 reclamações novas por dia.
Confira algumas reclamações sobre o caso:
Consumidor de Duque de Caxias (RJ):
“Quero entender o motivo de pagar a mais (R$12,90 por perfil extra) em um serviço descrito como ILIMITADO em contrato. Quero na íntegra a atualização do contrato citando a alteração do plano de compartilhamento multi-telas e de acesso instantâneo para que se adeque à cobrança desse valor, assim como quero a solicitação de permissão para acesso à localização de TODOS os dispositivos vinculados à minha conta pra que essa prática possa ser executada [leia na íntegra…]”
Consumidor de Jaraguá do Sul (SC):
Desde 2015 sou assinante Netflix e há anos utilizo a conta Premium para que todos na minha família que não tem condições de assinar possam assistir. Ontem vocês me enviaram a atualização de configurações e novas diretrizes de compartilhamento. Além desse absurdo adicional de R$12,90, o que mais me chocou é que vocês exigem um determinado plano para que possa haver compartilhamento. Ou seja, mesmo que as pessoas optem em pagar o adicional, vocês empurram uma venda casada, o que é vedado do Brasil pelo CDC [leia na íntegra…]
Consumidor de São Bernardo do Campo (SP):
“No mínimo ridículo a Netflix cobrar R$12,90 por acesso de uma conta que tem acesso em 2 ou mais telas. Se eu pago pelo serviço que não é barato por sinal, sendo que os concorrentes os preços estão mais em conta e os conteúdos estão melhores. Eu posso assistir onde eu quiser e quando eu quiser. A própria propaganda da Netflix menciona isso e a empresa age ao contrário, fazendo venda casada de um produto atrelado a conta. Espero um posicionamento correto da empresa nesse sentido, senão serei obrigado a fazer o cancelamento da minha conta. Eu sou o titular da conta e não concordo com isso, tremenda falta de respeito com o consumidor e um belo tiro no pé da Netflix.”
Juntamente com reclamações no Reclame AQUI, o assunto “R$12,90” ficou entre os mais comentados do Twitter. Bem como, gerou diversos comentários em outras redes sociais, como Instagram e Facebook, criticando a nova medida implantada pela empresa.
Por fim, a Netflix possui uma reputação “Ótimo” no Reclame AQUI atualmente. Além disso, recebeu e respondeu mais de 2,7 mil reclamações na nossa plataforma nos últimos seis meses.
Fontes: G1/ CNN Brasil