Você já ouviu falar sobre Marketing B2B (ou seja, Business to Business)? A tradução livre deste termo já explica o seu objetivo: “de empresa para empresa”. Mas caso você ainda não saiba o que é, a matéria de hoje vai explicar o conceito e os pilares e trazer outras informações sobre esta prática.
Primeiramente, é necessário explicar que o Marketing B2B é a estratégia de divulgação que empresas adotam para vender seus produtos ou serviços para outras empresas. Isso mesmo: o consumidor final não é uma pessoa física e sim um outro CNPJ.
Leia mais: Tudo sobre Marketing Digital e dicas para sua marca
Sendo assim, para ter sucesso no Marketing B2B, algumas condutas precisam estar de acordo com as particularidades deste modelo. Vamos ver algumas diferenças?

As ações que conduzem essas estratégias fazem toda a diferença na hora de construir um relacionamento, todavia, implementá-las pode ser um grande desafio. Em outras palavras, por terem outro cliente como foco, as empresas cujo negócio é B2B precisam divulgar seus produtos de uma maneira diferenciada.
Para que uma transação entre empresas seja eficiente, é necessário investir em abordagens que provem que sua empresa tem a solução ideal para o negócio em que elas trabalham, no melhor custo-benefício do mercado. Nesse sentido, trouxemos as perspectivas mais atualizadas para 2023, assim, você consegue criar e aperfeiçoar suas estratégias de vendas.
Pesquisa atualizada sobre o Marketing B2B no Brasil
A pesquisa “O Status do Marketing B2B no Brasil 2023”, realizada pela agência Intelligenzia contou com a participação de 386 lideranças do ramo de todo o país. Os resultados foram divulgados recentemente – da mesma forma, os dados foram recolhidos e analisados entre os meses de julho e outubro.
Algumas das principais conclusões são:
- 52,2% dos tomadores de decisão em Marketing afirmam que as agências não têm a expertise técnica necessária para implementar uma estratégia digital;
- Conhecimento técnico é o motivo principal (59,7%) na decisão de contratar um fornecedor para operar as estratégias digitais;
- Ao menos 52,4% das empresas consideram que as estratégias e os processos de marketing digital não estão consolidados;
- Ao menos 73,3% de quem respondeu a pesquisa investe em conteúdo hoje e 81% pretende seguir com essa tática no próximo ano;
- 58,1% das lideranças em Marketing consideram essa prática muito importante para a geração de leads;
- LinkedIn se consolida como a mídia social orgânica de mais importância para 81,2% das empresas que responderam a pesquisa.
Continue aprendendo: 3 livros sobre Marketing de Conteúdo para ler e vender mais!

As tendências para 2023
Além disso, o levantamento “O Status do Marketing B2B no Brasil 2023” também refletiu sobre as tendências do Marketing B2B que as empresas deverão considerar para o próximo ano. São elas:
- 79,1% das empresas querem usar dados na estratégia de marketing;
- 60,5% afirmaram que investirão em automação de processos de marketing;
- Eventos (32,6%), IA e chatbots (30,2%), uso de influenciadores (30,2%) e presença em novas plataformas sociais (20,9%) também estão no radar das empresas.
Por fim, a agência Intelligenzia também dividiu algumas das suas apostas para os futuros 12 meses. Por exemplo:
- Automação de processos vai unir e influenciar positivamente as áreas de Marketing e Vendas. Este cruzamento de dados cria valor e oportunidades para o Marketing B2B, com estratégias para a geração e recuperação de leads;
- As estratégias ABM continuam em crescimento e estão cada vez mais no foco das empresas que investem em Marketing B2B. Esta tática une o trabalho da equipe de marketing (geração de engajamento e interesse) com vendas mais focadas e assertivas;
- A importância de se fazer presente no ambiente digital é grande no Marketing B2B. Os compradores B2B pesquisam, aprendem e completam a maior parte do da compra no mundo online;
- A experiência do usuário (UX) é tão importante quanto o conteúdo e as métricas de SEO.
Você gostou deste conteúdo sobre Marketing B2B?
Conte para a gente como a sua empresa tem se planejado para o próximo ano e as estratégias estão de acordo com o que foi apresentado neste conteúdo.