Estratégias de vendas podem impactar a mente do consumidor em relação a sua empresa. Veja quais atributos influenciam as compras e podem aumentar as vendas na Black Friday
Atire a primeira pedra quem nunca comprou uma blusinha ou uma ferramenta só porque estava barato, mas nunca sequer usou o produto. De fato, isso acontece muito em qualquer época do ano. No entanto, durante a Black Friday, o consumidor coloca um monte de outros fatores na balança para tomar a decisão de compra no e-commerce e em lojas físicas.
Por exemplo: preferências, qualidade do item, marca, reputação, benefícios grátis e por aí vai. Aliás, se você souber exatamente quais são esses aspectos, dá para criar estratégias direcionadas para induzir o consumidor a compra.
Gostou da ideia e quer saber como fazer isso? Continue a leitura para saber como influenciar o consumidor a comprar um produto e aumentar as vendas na Black Friday.
O que influencia o consumidor a comprar um produto?
Em primeiro lugar, é legal deixar bem claro que não dá para atribuir a decisão de compra a um fator ou outro. Afinal de contas, a jornada do consumidor é complexa e vários estímulos podem incentivar ou desencorajar uma compra. Sem contar que o cliente pode fazer escolhas de forma inconsciente.
Mas para você entender melhor o que influencia o consumidor a comprar um produto, preparamos uma lista de atributos fundamentais. Veja só!
Vale a leitura: Bons ventos para a Black Friday: varejo prevê melhora nas vendas no 4º trimestre
Este slideshow necessita de JavaScript.
Afinal, como usar essas informações para aumentar as vendas na Black Friday?
Foi-se o tempo em que o consumidor era influenciado apenas por uma propaganda bonita na TV. Não é exagero dizer que, hoje, o consumidor está bem mais exigente. Logo, é fundamental adotar estratégias inteligentes para atingir o seu público-alvo e converter. Veja algumas dicas nesse sentido!
Entenda o mercado
Lembra que já falamos por aqui que os desejos e necessidades influenciam os consumidores? Então, pense bem: se você não tem para vender os itens que o cliente tanto busca, todo o trabalho de persuasão se torna ainda mais complicado.
Nesse contexto, é fundamental estudar o comportamento do consumidor e pesquisar as tendências de mercado. Com essas informações em mãos, você pode aprimorar a escolha do seu mix de produtos e abastecer o estoque de forma mais precisa.
Faça promoções. Desconto é gatilho, mas não esqueça da sua capacidade
Os consumidores esperam ansiosos pelo período para realizar aquele sonho de consumo, mas sem pagar uma fortuna por isso. Entretanto, um item com 5% de desconto, por exemplo, chega a ser um insulto para os clientes ávidos por promoção.
Às vezes, ele nem tem esse desejo absurdo de adquirir o item. No entanto, se a mercadoria está barata, cabe no seu bolso, vai lá e compra. Por exemplo: um consumidor nem tinha a intenção de trocar o colchão da cama este ano, mas identifica uma oportunidade e aproveita para economizar.
Moral da história: fazer promoções de verdade, sem dúvidas, é uma forma de incentivar o consumidor a comprar um produto. Em vez de dar descontos tímidos de 5% em toda loja, por exemplo, vale eleger itens estratégicos e investir em ofertas agressivas. Daí, você pensa em táticas adicionais — como cross selling — para incentivar o consumidor a levar também as mercadorias com preço cheio.
Só não esqueça da sua capacidade de negócio. É fundamental fazer um planejamento minucioso para dar conta do recado. Isto é, tem que preparar o estoque, reforçar a equipe de atendimento, garantir a segurança das transações financeiras etc.
Mas olha: apesar da importância das promoções na Black Friday, nada de sacrificar a saúde financeira do negócio em prol dos descontos, combinado? Além disso, não é legal entrar na guerra de preços com a concorrência. O ideal é fazer as contas direitinho para ver se, mesmo com o abatimento, a empresa ainda saia no lucro. Dessa forma, você vende muito agora, mas também mantém a empresa sustentável no longo prazo.
Garanta a qualidade no atendimento ao cliente
Levante a mão por aí quem já recebeu um atendimento tão impecável que ficou até com vergonha de sair da loja sem levar nada. O atendimento é crucial na experiência do cliente e, por consequência, nas conversões.
Sendo assim, estruture o seu serviço de atendimento para oferecer um suporte impecável, inclusive no Reclame AQUI.
Saiba mais: Os segredos do Reclame AQUI para uma estratégia efetiva na Black Friday

Marque presença nas redes sociais
Não há dúvidas que as redes sociais chegaram para ficar e, hoje, são fundamentais para criar conexões entre marcas e consumidores. Afinal de contas, na oportunidade, é possível interagir com os consumidores de maneira mais próxima e engajar a audiência.
Logo, marque presença nas mídias preferenciais do seu público e crie conteúdos de qualidade para compartilhar por lá. Vale criar desafios no TikTok, incentivar o compartilhamento de fotos e vídeos usando produtos da sua marca, publicar histórias de bastidores e por aí vai.
Invista em mídia paga
De modo geral, o alcance orgânico das estratégias de marketing é bem limitado. Isso acontece por causa dos algoritmos das redes. Então, para atingir ainda mais gente com suas ações promocionais, vale investir em mídia paga.
Além de contribuir para as conversões, os anúncios são bem legais para aumentar a visibilidade da marca, gerar conscientização, fortalecer o branding e até fidelizar.
Sem contar que a publicidade digital é acessível, flexível e fornece dados valiosos para entender melhor o seu público e mensurar os resultados. Aliás, vale até citar por aqui as ferramentas mais importantes, como:
- RA Ads;
- TikTok Ads;
- Instagram Ads;
- Google Ads;
- Meta Business Suite — para anunciar no Facebook, Instagram.
Faça parcerias estratégicas
Que tal contratar aquele influenciador que faz sucesso como seu público para uma #publi? Pois bem, as colaborações estratégicas com influenciadores —ou marcas — são bem legais para impulsionar as vendas.
Afinal de contas, quando uma figura conhecida ou uma marca respeitável endossa um produto, ou serviço, os consumidores estão mais inclinados a considerá-lo como uma opção viável.
Lembre-se de fazer a seleção dos parceiros de forma bem cuidadosa, viu? Isto é, a personalidade precisa atuar no mesmo nicho e ter relevância no mercado. Muitas vezes, um microinfluenciador, por exemplo, pode ter uma audiência bem mais engajada que grandes celebridades das redes. Então, pense nisso!
Veja também: Collabs entre marcas — vantagens de criar em conjunto.
Colete e publique reviews
Veja bem: não são apenas as celebridades que têm esse poder de exercer autoridade e influenciar decisões de compra. Consumidores comuns — como eu e você — também podem fornecer essa confirmação social por meio de reviews, que são relatos de consumidores reais a respeito da experiência com determinado produto.
Funciona mais ou menos assim: o consumidor compra um sofá, por exemplo, experimenta o item e depois deixa a opinião a respeito da qualidade, funcionalidade, durabilidade e por aí vai. Daí, outros consumidores podem ler esses depoimentos para avaliar se o produto tem potencial para atender suas necessidades, sabe?
Mais: além de gerar prova social, as avaliações são legais para melhorar o SEO do site, gerar tráfego para o e-commerce, reduzir número de trocas e devoluções, aumentar a credibilidade da marca e até coletar dados para inteligência de negócios.
Mas olha: para garantir boas experiências aos consumidores, é fundamental que esses relatos sejam verdadeiros. Isto é, escritos por pessoas que, de fato, compraram o produto e tiveram experiências reais. É aí que entra a RA Trustvox.
Conheça a RA Trustvox
Em primeiro lugar, a RA Trustvox é uma solução brasileira — parceria oficial do Google — que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados. Aliás, dá para fazer isso com compras feitas em lojas físicas e virtuais, viu?
Entenda: quando um consumidor realiza uma compra, a RA Trustvox já recebe de forma automática informações básicas sobre a transação. Por exemplo: itens adquiridos, prazo de entrega, contato do consumidor etc. Após o recebimento da mercadoria, o sistema envia o formulário de avaliação para o consumidor opinar a respeito do produto.
Essas avaliações passam por uma moderação automática com o auxílio da inteligência artificial, a fim de evitar o uso de linguagem imprópria ou comentários ofensivos. Ainda assim, vale lembrar que os consumidores não são impedidos de expressar suas insatisfações ou de atribuir notas baixas. O apelo é para fazerem isso de maneira respeitosa.
Se o comentário estiver conforme as diretrizes da plataforma, a RA Trustvox publica automaticamente o review no e-commerce. A partir daí, a opinião fica visível para empresa e consumidores.
E o melhor: a página ganha o selo de reviews verdadeiros da RA Trustvox que atesta que as avaliações foram escritas por consumidores reais. Além do mais, o lojista não tem autonomia para apagar ou editar os comentários. Então, maquiar o relato para enganar outros consumidores é impossível. Na verdade, o que a empresa pode fazer é responder às avaliações e usar os feedbacks para melhorar os produtos.
E além dos reviews no e-commerce no Reclame AQUI, a ferramenta tem funcionalidades para:
- perguntas e respostas;
- NPS;
- widgets;
- rich snippets;
- relatórios;
- monitoramento via Google Analytics.
Conclusão
Por fim, será mesmo que é possível influenciar o consumidor a comprar um produto? A resposta é: sim! Com as estratégias certas, você consegue atingir o seu público em cheio e aumentar as vendas na Black Friday. Os reviews merecem destaque nesse contexto porque funcionam como confirmações sociais e ajudam o consumidor a tomar decisões de compra.
Gostou do nosso artigo e quer conhecer melhor a solução de reviews do Reclame AQUI? Entre em contato com a gente agora mesmo e saiba mais sobre a RA Trustvox!