Você tem uma loja física e não quer ficar de fora da Black Friday? Pois saiba que, com as estratégias certas, dá para aproveitar o período de ofertas para arrasar nas vendas presenciais
Embora a Black Friday seja mais popular no mundo on-line, quem atua apenas no formato físico também tem chance de sucesso com a data. Afinal de contas, a experiência de compra presencial traz oportunidades únicas que o e-commerce não consegue replicar completamente.
Interessou-se pelo assunto e quer saber como preparar a sua loja física para a Black Friday? Elaboramos este artigo recheado de dicas úteis. Olha só!
Comece pelo planejamento
Planejar significa organizar toda a sua estratégia para aproveitar ao máximo a data sazonal. O objetivo é garantir que a empresa esteja bem preparada para atender à demanda adicional e vender. Nesse contexto, é importante fazer:
Veja também: 10 dicas para manter a produtividade da sua equipe.
Ambiente a sua loja
Pensa bem: você prefere entrar em uma loja toda bagunçada ou em outra com a decoração bem sedutora? Nem precisa pensar muito para responder, não é mesmo? O fato é que a estética do estabelecimento é crucial para atração de clientes em qualquer época do ano, inclusive na Black Friday.
Sendo assim, é importante criar uma atmosfera festiva para incentivar os consumidores a entrarem na loja. Nesse contexto, vale ficar de olho nos seguintes aspectos:
Aplique técnicas de merchandising
Sabe quando você está na fila do caixa do supermercado e acaba colocando mais alguns itens no carrinho durante a espera? Por exemplo: chocolates, doces, salgadinhos e pilhas. Pois bem, aquelas mercadorias não estão ali por acaso. O objetivo da localização é, justamente, incentivar compras.
De qualquer maneira, a disposição de todos os produtos no interior da loja precisa ser pensada de forma estratégica para melhorar a experiência do consumidor e estimular o cliente e levar mais coisas.
Aliás, as dicas de ambientação que acabamos de dar sobre a ambientação também fazem parte desse processo. De toda forma, vamos citar mais algumas táticas importantes para fazer visual merchandising:
- Heat map ou mapa de calor: recurso para identificar áreas de maior circulação de clientes. Nas regiões de maior fluxo, por exemplo, vale colocar os itens mais caros. Já os locais que os consumidores visitam pouco, é legal pensar em técnicas de iluminação para conduzir os clientes para as sessões;
- Categorização e sinalização: essa é a forma que a loja agrupa os produtos nas prateleiras e araras. Por exemplo: saídas de banho e bolsas de praia podem ter uma melhor saída se estiverem próximas aos biquínis;
- Vitrine: de modo geral, os consumidores entram nas lojas por causa dos produtos expostos na vitrine. Então, além de deixar essa área bem-organizada, é fundamental pensar em quais produtos serão disponibilizados por ali. Deixar na vitrine produtos que não tem em estoque, por exemplo, não é uma boa ideia porque os consumidores não conseguirão adquirir o item ao entrar na loja.
Ofereça benefícios exclusivos
Não tem jeito: na Black Friday, o consumidor aguarda ansioso por ofertas atrativas. Isso vale tanto para as lojas presenciais, quanto as virtuais. Então, pense em benefícios exclusivos para conquistar a preferência do consumidor. Veja alguns exemplos:
Use tecnologias interativas
A gente sabe muito bem que as compras on-line oferecem uma série de vantagens para os consumidores. E o uso de tecnologias avançadas é uma delas.
A grande questão aqui é que as lojas físicas também podem aproveitar as soluções inovadoras para garantir melhores experiências presenciais. Veja só algumas dicas:
- Totens interativos: os quiosques interativos dentro da loja são bem legais para dar autonomia ao consumidor. Afinal de contas, por meio deles, os clientes podem procurar produtos, verificar preços, ler avaliações e até mesmo fazer pedidos se os produtos estiverem esgotados na loja;
- Realidade virtual e realidade aumentada: uma loja de tintas, por exemplo, pode oferecer aplicativos que simulam a pintura da sala do consumidor. Isso ajuda o consumidor a tomar decisões mais precisas;
- Tecnologias de pagamento: PIX, cartão de débito, cartão de crédito, pagamentos por aproximação, link de pagamento etc. Oferecer variedade e praticidade ao consumidor é fundamental para converter vendas nas lojas físicas.
Garanta que o atendimento seja impecável
Imagine uma cena: você entra em uma loja física e fica longos minutos perambulando pelo local à procura de suporte. E o pior: quando o vendedor, finalmente, te entende, ele é ríspido e pega um produto na maior má vontade.
Agora, responda: você finalizaria a compra nessas condições? Pois bem, boa parte dos consumidores vão procurar alternativas na concorrência. Então, nada de cometer esse erro na sua loja, combinado?
Oferecer um bom atendimento é fundamental para garantir boas experiências aos clientes, converter e fidelizar. Aliás, o suporte oferecido no Reclame AQUI também entra nesse pacote, viu?
De toda forma, durante a Black Friday, é natural que a assistência demore um pouco mais por causa do aumento súbito na demanda. Nesse contexto, é importante reforçar a equipe e oferecer treinamentos para que eles saibam atender o consumidor de forma cordial mesmo em meio à correria.
Vale até criar uma fila de espera do lado de fora para evitar tumulto na loja e garantir que o atendimento seja, de fato, personalizado.
Veja também: Qual o papel do time de atendimento na Black Friday? O RA Educa dá dicas para fortalecer a sua estratégia.
Marque presença nas redes sociais
Mesmo que você atue apenas no modelo presencial, as estratégias digitais não podem ficar de fora. Afinal de contas, marcar presença nas redes sociais é uma forma de promover o seu negócio e engajar o cliente. Sem contar que o que a sua marca faz no ambiente virtual pode influenciar as decisões de consumo.
Logo, inscreva-se nas redes sociais mais relevantes para o seu público e crie conteúdos por lá. De toda forma, veja só algumas ideias legais para engajar a sua audiência e atrair público para sua loja:

Invista em marketing
A lógica aqui é bem semelhante às ações nas redes sociais. Isto é, embora você atue de forma presencial, as estratégias de marketing digital são fundamentais para atrair os consumidores para as lojas físicas. Por exemplo:
- Marketing de geofencing: campanhas proativas com base em geolocalização. Quando o consumidor circular pelo raio de atuação da sua loja, por exemplo, ele recebe notificações das ofertas;
- E-mail marketing: disparo de e-mails automatizado para toda a base de clientes para informar sobre as promoções da loja. Nesse contexto, vale investir em teasers para criar expectativas antecipadas;
- Mídia paga: anúncios no Google Ads, RA Ads e redes sociais.
Ainda assim, vale lembrar que o marketing tradicional tem seu valor para incentivar o consumidor a entrar na loja. Por exemplo:
- Sinalização externa e panfletagem ativa: faixas, cartazes e panfletos distribuídos nas redondezas da loja para atrair a atenção de quem circula pelo local e encorajá-los a entrar no estabelecimento local;
- Amostras grátis ou demonstrações gratuitas: contrate promotores de vendas que possam interagir com os clientes do lado de fora da loja, oferecendo amostras grátis ou brindes para atrair pessoas para o interior da loja;
- Parcerias locais: colabore com outras empresas locais para criar promoções conjuntas ou eventos compartilhados. Isso pode ampliar seu alcance e atrair uma base de clientes mais diversificada.
Veja também: Collabs entre marcas — vantagens de criar em conjunto.
Colete avaliações
Imagine que você é impactado por um anúncio no Google de uma empresa local. Antes de sair correndo atrás da oferta, é comum que o consumidor investigue a reputação da loja, não é mesmo?
Pois bem, de fato, a opinião on-line a respeito da loja física muda muito a percepção dos consumidores. Além do mais, as avaliações da loja são fundamentais para transmitir confiança e atrair o consumidor para o estabelecimento físico.
Sem contar que essas opiniões fornecem insumos valiosos sobre as áreas da empresa que precisam de melhoria. Se o consumidor dá uma nota baixa e diz que o atendimento foi ruim, por exemplo, você pode usar o feedback para aperfeiçoar os treinamentos ou aumentar a eficiência do processo de contratação.
Moral da história: invista em tecnologias para coletar avaliações dos consumidores. Lembre-se ainda de pensar em estratégias para incentivar os consumidores a deixar as avaliações, combinado?
Vale a leitura: Seller ratings — saiba como exibir suas avaliações no Google.
Por fim, para garantir o sucesso da sua loja física na Black Friday, é essencial planejar tudo direitinho. Nesse contexto, entram: planejamento, ambientação da loja, técnicas de merchandising, ofertas atrativas, tecnologias interativas, redes sociais, marketing e as avaliações. Com todas essas estratégias, sua loja estará pronta para receber os clientes e arrasar nas vendas. Que tal?