Estamos no mês da Black Friday no país. Se você faz parte dos consumidores que estão reservando uma graninha para comprar produtos com descontos, tão importante quanto encontrar promoções seguras e confiáveis é também avaliar quais meios de pagamento se encaixam no seu perfil.
Tanto o e-commerce como as lojas físicas estão buscando novas alternativas para garantir a compra do consumidor e, por isso, novos meios de pagamento podem surgir na Black Friday esse ano.
Indo nessa pegada para a data, o Reclame AQUI quis saber mais sobre a preparação das lojas para as próximas semanas, e realizou em agosto deste ano uma pesquisa com 492 empresas e suas expectativas para a edição de promoções no Brasil.

Expectativa lá no alto
67,8% dos entrevistados esperam que a data seja melhor do que no ano passado, e pelo menos 25% esperam colocar em promoção os produtos mais vendidos no seu segmento. Isso é uma boa notícia para os consumidores que esperam conseguir comprar produtos desejados com bons descontos.
Além disso, a estratégia para muitas empresas é antecipar a sexta-feira de ofertas, trabalhando com promoções a semana inteira da data ou até o mês inteiro. Isso pode ser um bom sinal para aqueles que procuram seguir um planejamento financeiro e gostariam de adiantar as compras com boas ofertas.
Entre os meios de pagamento mais assinalados como opções para a data pelos varejistas, estão:
- PIX
- Cartão de crédito parcelado
- Cartão de crédito à vista
- Boleto bancário
- Cartão de débito
Algumas empresas ainda sinalizaram o voucher online e as carteiras digitais como alternativas para a Black Friday neste ano.
E se você ainda não decidiu por onde vai comprar na Black Friday, as empresas também estão atentas aos canais digitais e físicos para oferecer a melhor experiência aos consumidores.
Muitas, inclusive, citaram o WhatsApp, as redes sociais e os e-mails marketing como opções que podem potencializar as suas vendas na data além dos canais já utilizados normalmente pelas empresas (como e-commerce e loja física/virtual).
Já os produtos que os comerciantes acreditam que serão os mais buscados na Black Friday 2023, alguns segmentos se destacaram entre os demais: Smartphones, eletrodomésticos e eletroportáteis e eletrônicos figuram os mais procurados pelos consumidores, de acordo com o sentimento dos varejistas.
E para finalizar, entre as principais preocupações dos varejistas estão o desinteresse por parte do público pela data ou até mesmo não conseguir oferecer promoções que não atraiam o público à compra.
Será que esses desafios serão superados na Black Friday?
Versatilidade no pagamento
Ainda de acordo com levantamento de “Mercado de Pagamento em Dados”, divulgado pelo Instituto Propague e Stone, no primeiro trimestre de 2023, 76% dos pagamentos realizados no país já são digitais.
Neste período, os gastos dos brasileiros em transações não presenciais com cartões atingiram cerca de R$180 bilhões.
Isso demonstra a evolução da digitalização da economia e que os pagamentos nesse ambiente vieram para ficar.
Por isso, há uma aposta grande que as lojas poderão seguir por este caminho, diversificando os meios de pagamentos aceitos durante a temporada de descontos.
Vai rolar promoção no PIX?
Muitos sites e lojas, muitas vezes, oferecem descontos maiores para pagamentos à vista, e essa prática pode acontecer SIM na Black Friday.
Mas antes de você embarcar nos pagamentos instantâneos, é super importante levar em consideração a credibilidade da empresa. A marca é confiável ou é uma loja que você acabou de conhecer através de uma promoção imperdível? Cuidado! Procure mais informações da loja no Reclame AQUI ou pesquise o endereço do site no Detector de Site Confiável.
Ah, e sempre desconfie de sites ou lojas virtuais que só oferecem o pagamento instantâneo como opção de compra ou apenas boleto. É importante lembrar que esses tipos de pagamentos são mais difíceis de serem estornados. Todos esses cuidados podem te ajudar a se livrar de alguma furada na internet.
Agora, se a empresa for oficial e a promoção real, avalie se a diferença entre pagamento à vista ou parcelado vale a pena.
As lojas acabam oferecendo um melhor desconto pelo PIX ou boleto porque assim evitam as taxas de administração comumente praticadas pelos cartões de crédito. Se for vantajoso e você já tiver esse dinheiro separado para isso, é uma boa alternativa.
E aí, o PIX vai ser a sua opção favorita para comprar na Black Friday?
Durante todo o mês de novembro, o Blog Reclame AQUI vai acompanhar de perto a maior data do varejo do mundo, trazendo todas as novidades da Black Friday 2023 para os consumidores e empresas. Fique de olho no Blog!