blog reclame aqui

Marketing de geofencing: entenda sobre a estratégia que está virando tendência!

Imagine uma mulher no trajeto de volta para casa após um dia cansativo de trabalho. Nesse caminho, ela recebe uma notificação no celular com um cupom de desconto para fazer as unhas em um salão de beleza próximo. É uma chance para relaxar sem precisar desviar muito do caminho, não é mesmo? Pois bem, isso é marketing de geofencing.

Essa estratégia de marketing é baseada em localização geográfica, e é bem interessante para impulsionar as vendas e gerar reconhecimento de marca. Afinal de contas, mesmo que aquele consumidor não vá ao salão de beleza naquele mesmo dia, a empresa vira uma opção de consumo devido à proximidade, sabe?

Continue a leitura para entender melhor o que marketing de geofencing e saber por que a estratégia virou tendência!

O que é marketing de geofencing?

O marketing de geofencing nada mais é que campanhas com base na geolocalização. Nesse contexto, entram os dados de localização, segmentação geográfica, geomarketing, geofilters, entre outros.

Se você olhar para o sentido literal dos termos, vai entender melhor o conceito. O prefixo “geo” vem de localização geográfica. Já o “fencing” vem de “fence”, que significa cerca em inglês. Então, o geofencing é uma espécie de cerca geográfica virtual que estabelece um limite para a veiculação das campanhas, entende?

Veja também: Saiba como integrar mídia paga e mídia orgânica em uma estratégia de marketing.

Como a estratégia funciona?

Entenda como o marketing de geofencing funciona
Entenda mais sobre marketing de geofencing abaixo!

Em primeiro lugar, a estratégia não é baseada apenas na exibição de anúncios nos moldes tradicionais. Ou seja, quando o consumidor faz uma pesquisa no Google Maps, por exemplo, para identificar lojas marcadas no trajeto. Na verdade, o geofencing marketing tem uma pegada mais proativa.

Funciona mais ou menos assim: se o consumidor “entra” naquela cerca geográfica definida pela empresa, ele recebe conteúdos diretamente no celular, como cupons de desconto, promoções, lembretes, ofertas etc.

Aliás, lembra do exemplo do salão de beleza que demos no início deste artigo? Pois bem, a lógica também pode ser aplicada para restaurantes, lanchonetes, lojas de roupas, cosméticos, entre outros estabelecimentos locais. Isto é, basta o consumidor circular pelo raio delimitado para ser impactado pelas campanhas. Legal, né?

Vale a leitura: Phygital e a experiência do consumidor.

Por que o geofencing marketing virou tendência?

De acordo com a Maximize Market Research, em 2022, o mercado de geofencing foi avaliado em US$ 908,15 milhões. E a expectativa é que ele cresça cerca de 25,8% até 2029.

Aliás, todo esse crescimento é resultado das mudanças de comportamento do consumidor. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil tem cerca de 252 milhões de linhas de telefonia móvel ativasmais que o número de habitantes que é de 214,3 milhões.

Mais: conforme informações disponibilizadas pelo IBGE, cerca 99,5% das pessoas com acesso à internet usam o celular como dispositivo principal. É claro que o comportamento trouxe oportunidades de negócios para marcas de diversos nichos.

Afinal de contas, hoje, dependemos do smartphone até mesmo para simples tarefas do dia a dia. Por exemplo: ver as horas, ajustar o despertador, navegar pelas redes sociais, comunicar via WhatsApp, chegar até o destino com serviços de GPS e, claro, para receber e fazer ligações. 

Quais são os principais benefícios do marketing de geofencing?

O marketing de geofencing é oportuno e relevante. Logo, ele tem alto potencial de engajamento e conversão. A seguir, vamos explicar melhor as vantagens de investir na tática. Olha só!

Segmentação precisa

Imagine uma pessoa que trabalha em um centro comercial e costuma almoçar em restaurantes na redondeza. Se um estabelecimento próximo enviar uma notificação de desconto, por exemplo, a probabilidade desse consumidor escolhê-lo para fazer a sua refeição é bem grande, não é mesmo?

Pois bem, o fato é que o marketing de geofencing permite que as empresas levem essa segmentação a um nível totalmente novo. Afinal de contas, com a estratégia, é possível estabelecer zonas geográficas específicas para direcionar as campanhas apenas para os consumidores fisicamente presentes nessas áreas, sabe?

Logo, as mensagens são entregues apenas para aqueles que têm maior probabilidade de se interessar pelo produto ou serviço.

Personalização

Que tal receber ofertas personalizadas assim que você colocar o pé em uma loja física, com cupons de desconto e recomendações baseadas em seus interesses?

Com base nas informações de localização e hábitos de consumo, as empresas conseguem entender melhor onde o cliente está e por que ele está ali. Dessa forma, é possível criar mensagens mais relevantes. 

Confira também: Como garantir um bom atendimento de acordo com Relatório de Personalização e Engajamento 2023?

Engajamento

De modo geral, o consumidor não precisa fazer grandes mudanças na rotina para aproveitar as ofertas. Afinal de contas, ele é impactado por campanhas de empresas que estão ali por perto. Nesse contexto, a probabilidade de visita imediata à loja é maior. Então, o geofencing marketing é eficiente para aumentar o engajamento do cliente e impulsionar as vendas.

Experiência do cliente

Não há dúvidas que aprimorar a experiência do cliente é crucial para construir relacionamentos duradouros. O marketing de geofencing desempenha um papel crucial nesse aspecto porque oferece aos clientes uma experiência mais personalizada e relevante.

Aliás, isso pode render um bom marketing boca a boca, viu?

Métricas, dados e insights

A estratégia não é baseada apenas no envio de mensagens. Na verdade, dá para usar o marketing de geofencing para analisar padrões de movimento dos clientes. Além do mais, é possível avaliar a eficácia das campanhas com base em métricas tangíveis, como taxas de conversão e visitas à loja.

Como o Reclame AQUI pode ajudar nesse sentido?

Em primeiro lugar, o Reclame AQUI você já conhece, não é mesmo? Só para esclarecer, somos o maior portal de confiança, reputação e pesquisa da América Latina.

Agora, você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com geofencing marketing? A resposta é simples: temos duas soluções bem legais para auxiliar nas estratégias baseadas em localização geográfica. Entenda!

App do Reclame AQUI

Baixe o app do Reclame AQUI
O novo app do Reclame AQUI te ajuda a tomar decisões acertadas!

O cliente recebeu uma notificação, mas ficou na dúvida se a empresa é de confiança? Então, ele pode baixar o aplicativo do Reclame AQUI — disponível para Android ou iOS — para consultar a reputação das marcas em tempo real. É rápido, prático e seguro. Mais: além de pesquisar, ler e registrar reclamações, o app tem centenas de cupons de desconto de lojas confiáveis.

RA Ads

Anuncie no Reclame AQUI com localização geográfica para impactar os consumidores
RA Ads também tem segmentação de público-alvo com base na localização geográfica

Já o RA Ads é a solução para fazer mídia paga no Reclame AQUI. Daí, sua empresa tem a oportunidade de impactar o consumidor no momento mais crucial da decisão de compra: durante as pesquisas de reputação na plataforma.

E o melhor: a ferramenta disponibiliza diversos critérios de segmentação, entre eles a localização geográfica. Sendo assim, com a solução, você pode atingir os consumidores mais próximos da sua empresa.

Para fechar…

O marketing de geofencing é uma estratégia baseada na localização geográfica com alto potencial de engajamento, reconhecimento de marca e conversões. Afinal de contas, com a ferramenta, é possível enviar notificações e ofertas personalizadas diretamente para dispositivos móveis dos consumidores que entram na região delimitada na campanha. Aliás, lembre-se de aliar a estratégia com o app do Reclame AQUI e com o RA Ads para potencializar ainda mais os resultados, combinado?

Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal agregar ainda mais conhecimento na sua jornada? Veja também a importância da psicologia das cores e saiba como usar a ciência nas suas estratégias de marketing.

Deixe uma resposta

%d