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Cliente fiel: como conquistar um consumidor?

Cliente fiel: como conquistar um consumidor?

Cliente fiel: como conquistar um consumidor?

O cliente fiel é aquele consumidor que mantém um relacionamento contínuo e positivo com a sua marca ao longo do tempo. Em outras palavras, em vez de buscar alternativas nos concorrentes, esse comprador escolhe, repetidamente, fazer negócios com a mesma marca.

E o melhor de tudo: manter um cliente fiel é mais barato que conquistar novos consumidores. De acordo com o pai do marketing, Philip Kotler, fidelizar custa entre 5 e 7 vezes menos que os esforços em atração. Tem mais: além desses benefícios financeiros, a fidelização traz vantagens em termos de reputação.

Gostou da ideia e quer saber como manter um cliente fiel? Vamos dar algumas dicas neste artigo. Confira!

Qual é a importância de ter um cliente fiel?

Em primeiro lugar, a fidelização é uma estratégia fundamental para o crescimento do negócio.

Pensa bem: quando existe dedicação somente para atrair novos consumidores, a carteira de clientes pode ficar estagnada. Isso porque os entrantes servem apenas para ocupar o espaço dos consumidores que abandonaram a empresa.

No final das contas, o negócio termina no zero a zero, entende? Sendo assim, o ideal é trabalhar a retenção para os novos consumidores entrarem para somar, e não para substituir. Dito isso, confira mais alguns benefícios de manter clientes fiéis:

  • aumento do ticket médio: clientes fiéis tendem a gastar mais com uma marca, de modo a aumentar a receita do negócio;
  • redução de custos: conforme já falamos por aqui, fidelizar um cliente existente requer menos esforços e recursos se comparado a captação de novos consumidores;
  • garantia de um marketing boca a boca positivo: clientes satisfeitos se tornam defensores da marca, recomendando-a a amigos e familiares;
  • conquista de novos consumidores por meio de indicações: os clientes fiéis fazem boa parte do trabalho convencimento. Daí, fica bem mais fácil converter o novo cliente;
  • coleta de feedbacks consistentes: clientes leais costumam fornecer feedbacks construtivos. Assim, você pode usar essas opiniões para melhorar produtos e serviços;
  • maior resiliência em tempos de crise: durante situações adversas, os clientes fiéis são mais propensos a continuar comprando, de modo a garantir uma certa estabilidade à empresa;
  • previsibilidade de receita: compras recorrentes contribuem para um fluxo de receita mais estável. Dessa forma, é possível fazer projeções financeiras mais precisas.

Afinal, como fidelizar os consumidores?

A primeira coisa que você precisa saber é: fidelizar não é uma tarefa fácil. Em 2020, o Instituto Reclame AQUI fez uma pesquisa para avaliar o nível de fidelidade dos consumidores às marcas. O resultado não foi nada animador:

  • 55,10% dos consumidores trocam de lojas por causa de preços;
  • 31,88% abandonam marcas devido à indisponibilidade de produtos;
  • 31,76% são infiéis por causa da qualidade do atendimento;
  • 28,45% consideram a entrega um fator fundamental para abandonar uma empresa.
Resultado da pesquisa sobre nivel de fidelidade lançada pelo Instituto Reclame AQUI de 2020
Dados de 2020

Já em 2023, um levantamento do Google trouxe dados que reforçam esse ponto de vista. De acordo com o buscador, 64% dos brasileiros não são fiéis a nenhuma marca. 

Mais: entre os consumidores da Geração Z, os índices de infidelidade chegam a 65%. E as principais razões para a troca de empresa foram a boa oferta de preços (37%) e a conexão das marcas com os valores pessoais (21%).

De toda forma, os dados mostram o quanto o cliente está exigente. Para conquistar um consumidor fiel, portanto, é necessário oferecer produtos e serviços excepcionais. A seguir, vamos dar algumas dicas para fidelizar. Olha só!

Adote a filosofia customer centric

Em tradução literal para o português, customer centric quer dizer centrado no cliente. Na prática, é uma abordagem de negócios e filosofia empresarial que coloca o cliente no centro de todas as atividades e decisões de uma empresa.

Nesse contexto, a empresa coloca as necessidades, desejos e experiência do cliente como a principal prioridade em suas operações. E isso vale para tudo: desenvolvimento de produtos, marketing digital, atendimento ao cliente, pós-vendas e por aí vai.

Garanta o sucesso do cliente

Imagine uma cena: um cliente precisa de uma solução para otimizar a rotina da empresa e resolve contratar um software de gestão. Se ele não conseguir usar a ferramenta e obter resultados positivos, ele provavelmente não renovará o contrato, concorda? Pois bem, é aí que entra a estratégia de Customer Success (CS) — ou sucesso do cliente.

O objetivo da abordagem é justamente ajudar o consumidor a extrair valor do produto ou serviço para conseguir os resultados esperados. E todo esse cuidado e atendimento próximo é fundamental para a fidelização. Sendo assim, vale a pena estruturar um setor de sucesso do cliente na sua empresa.

Veja também: Entenda a diferença entre Customer Success e Customer Experience.

Ofereça um atendimento ao cliente excepcional

Não há dúvidas de que o atendimento ao cliente é fundamental para conquistar a lealdade dos consumidores. Afinal de contas, o suporte de má qualidade está entre os principais motivos para os usuários trocarem de marca — conforme dados da pesquisa do Instituto Reclame AQUI que citamos aqui em cima.

Sendo assim, garanta que os seus consumidores tenham uma assistência impecável, inclusive no Reclame AQUI. E para conseguir isso, vale investir nas seguintes dicas:

  • conheça bem o seu cliente;
  • ouça o que o cliente tem a dizer;
  • personalize os contatos;
  • garanta que o suporte seja rápido e objetivo;
  • demonstre honestidade;
  • diversifique os canais de atendimento;
  • treine os colaboradores;
  • colete feedbacks para aperfeiçoar os processos;
  • acompanhe as principais métricas de atendimento.

Saiba mais: Estratégias para lidar com conflitos no atendimento.

Invista em programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são bem legais para recompensar os clientes leais e incentivá-los a fazer novas compras. Dá para fazer isso por meio de gamificação, pontuação, fidelidade em níveis, recompensas beneficentes, cashback e por aí vai.

Por exemplo: imagine uma loja que dá um brinde exclusivo para o consumidor que gasta determinado valor em um curto período. Nesse caso, o cliente escolherá fazer compras no mesmo local para aproveitar o benefício.

Comunique-se regularmente

Não importa se o cliente fez apenas uma compra na sua loja ou várias. Em todo caso, é fundamental manter o relacionamento próximo para deixar a marca viva na mente do consumidor.

Sendo assim, se comunique com o consumidor frequentemente. Nesse contexto, vale informar sobre promoções, atualizações relevantes relacionadas ao seu negócio, lançamento de produtos, lembrete para recompra etc.

Aliás, você pode utilizar diversos canais para estabelecer a comunicação, como e-mail, WhatsApp, SMS, redes sociais, entre outros.

Conclusão

Em resumo, manter um cliente fiel é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Afinal de contas, cultivar um relacionamento contínuo e positivo traz inúmeros benefícios, como marketing boca a boca positivo, aumento de receita, e redução de custos. Mas olha: vale lembrar que, para conseguir isso, é necessário garantir boas experiências ao cliente ao longo de toda a jornada de compra, combinado?

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