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Tudo que você precisa saber para se tornar um profissional de atendimento especialista em Reclame AQUI

Tudo que você precisa saber para se tornar um profissional de atendimento especialista em Reclame AQUI

Buscar soluções eficazes para os clientes e proporcionar escuta ativa nos atendimentos são algumas das dicas. Saiba mais sobre atendimento especialista em Reclame AQUI

Você trabalha com atendimento ao cliente e não se vê crescendo na carreira? Pois saiba que esse não é um cargo só para iniciantes ou para quem não tem formação, viu? Na verdade, é possível se especializar em áreas específicas e se tornar um profissional disputado no mercado. Um exemplo disso é o atendente no Reclame AQUI.

Veja bem: o Reclame AQUI é um canal crítico para as empresas. Afinal de contas, o atendimento por lá é prestado de forma pública. Então, qualquer deslize pode impactar de forma negativa a reputação da empresa e afastar consumidores em potencial. É por isso que, cada vez mais, as empresas estão em busca de profissionais especializados no canal.

Interessou-se pelo assunto e quer saber como crescer na carreira de atendimento ao cliente. Continue a leitura porque preparamos um artigo bem legal sobre o assunto. Tem até dicas para se especializar em Reclame AQUI. Olha só!

Conheça o mercado de atendimento ao cliente no Brasil

A área de atendimento ao cliente é a que mais emprega pessoas no Brasil. Pensa bem: não importa qual setor que você atua, sempre será necessário um profissional para lidar diretamente com o público, não é mesmo?

Um garçom, por exemplo, precisa saber atender bem os clientes para conquistar a confiança deles e fidelizar. O mesmo vale para o caixa de supermercado, o atendente de lanchonete de fast-food, o operador de telemarketing, o vendedor varejista, o entregador de pizza e por aí vai.

Além disso, de modo geral, o setor é bem conhecido por empregar pessoas com qualquer formação ou sem experiência profissional em busca do primeiro emprego. Mas o que muita gente não sabe é que esse não é um território apenas para iniciantes.

O fato é que dá para crescer na carreira ao se especializar em atendimento ao cliente. Muitas empresas buscam profissionais maduros para cargos mais estratégicos, como o atendente Reclame AQUI. Spoiler Alert: os salários podem ser bem atrativos, viu?

Entenda o que faz um especialista em Reclame AQUI

Basicamente, um especialista em Reclame AQUI atua como um guardião da reputação da marca. No mais, o profissional precisa prestar um atendimento excepcional na plataforma, garantir uma boa experiência do cliente e conquistar boas avaliações.

A seguir, vamos explicar melhor o que faz um atendente no Reclame AQUI.

Cuida da experiência do cliente

Em primeiro lugar, a experiência do cliente nada mais é que a percepção que o consumidor tem a respeito de uma marca, serviço ou produto. Se o cliente entra na página da empresa no Reclame AQUI e se depara com um monte de reclamações não respondidas, por exemplo, ele já fica com o pé atrás, sabe? Ou seja: a experiência é ruim logo no primeiro contato.

Sendo assim, um especialista em Reclame AQUI é responsável por despertar emoções e sentimentos positivos no consumidor ao longo de toda a jornada na plataforma. Nesse contexto, muito mais que apenas responder reclamações de forma genérica, o profissional precisa transformar o site em uma vitrine positiva para a marca com um atendimento excepcional.

Veja também: Como aproveitar a Comunidade RA para melhorar a experiência do cliente?

Busca soluções eficazes para os problemas

Antes de tudo, vale lembrar que nem só de problemas vive o Reclame AQUI. Na verdade, a plataforma é um canal de comunicação importante para estabelecer relacionamentos. Além disso, o site é uma ferramenta de pesquisa bastante usada pelos consumidores que estão em jornada de compra e processo de decisão.

De toda forma, não podemos negar que o Reclame AQUI se destaca no pós-venda. Ou seja: o consumidor enfrenta problemas com a marca, não consegue resolver a situação em outros canais e posta uma reclamação pública no site para fazer os seus direitos valerem.

Então, resolver problemas também faz parte das atribuições do especialista em Reclame AQUI. Se o consumidor reclamar de uma entrega errada, por exemplo, é função desse profissional resolver as questões internamente, contatar o consumidor e registrar publicamente qual foi a solução adotada para a questão.

Coleta feedbacks

Se a sua empresa fosse perfeita, não existiriam reclamações, concorda? Por exemplo: se o consumidor receber o produto certinho, sem avarias, em perfeito funcionamento e no prazo combinado, dificilmente ele sairá por aí reclamando do negócio.

Vale lembrar que, mesmo quando a empresa não viola o direito do consumidor, as reclamações podem surgir sim. No entanto, são exceções, não regras, entende?

O fato é que as reclamações são reflexos diretos de problemas internos. Logo, o profissional especialista na plataforma precisa transformar esses feedbacks em insights para melhorar a qualidade dos serviços.

Vale a leitura: Não tenha medo da opinião do consumidor — use as avaliações para evoluir o seu negócio.

Reverte quadros de insatisfação

Será que dá para fidelizar um consumidor bem chateado que postou uma reclamação na plataforma? Dá sim. Para isso, basta oferecer um atendimento de qualidade e disponibilizar soluções definitivas para os problemas. Logo, além de ouvir e responder às reclamações, o especialista precisa transformar desafios em oportunidades.

Faz a análise dos indicadores da plataforma

Um especialista em Reclame AQUI precisa saber muito bem como a plataforma funciona. Nesse contexto, entram os indicadores chave, como:

  • reputação;
  • voltaria a fazer negócios;
  • porcentagem de reclamações respondidas;
  • índice de solução;
  • nota do consumidor;
  • tempo médio de resposta;
  • tempo médio de resolução;
  • réplicas não respondidas.

Ao conhecer muito bem os indicadores e entender como eles são calculados, fica mais fácil identificar as melhores estratégias para melhorar os índices, sabe?

Aliás, para empresas que usam o Módulo Insights do RA HugMe — software de atendimento do Reclame AQUI — é possível ter acesso a dados ainda mais ricos.

Saiba mais: Como fazer uma análise exclusiva dos indicadores da empresa no Reclame AQUI.

Solicita moderação de conteúdo quando necessário

Só para esclarecer, não é possível excluir informações da empresa no Reclame AQUI. Então, o especialista não pode apagar publicações, editar relatos dos consumidores, nem deletar a página da empresa na plataforma. Essas são algumas medidas que segurança que tomamos para garantir transparência e segurança.

De toda forma, vale lembrar que o Reclame AQUI não é uma terra sem lei. Na verdade, existem algumas exceções que permitem a desativação de uma reclamação ou, pelo menos, a anulação da avaliação para ela não entrar no cálculo de reputação.

É função do especialista em Reclame aqui conhecer todas as regras de moderação e solicitar o suporte do Reclame AQUI quando necessário.

Descubra qual é o perfil profissional de um atendente Reclame AQUI

Um bom profissional não é aquele que tem simpatia e um grande poder de persuasão. Isso porque existe uma série de habilidades técnicas e comportamentais essenciais para atender no Reclame AQUI e solucionar problemas de forma eficaz.

Aliás, alguns desses conhecimentos podem ser adquiridos por meio de treinamentos corporativos e outras são mais ligadas à personalidade do profissional. A seguir, vamos listar algumas características fundamentais para quem quer atuar na área.

Habilidade de escrita

A capacidade de se comunicar de forma clara e gramaticalmente correta é fundamental para passar confiança ao consumidor e garantir que ele entenda a mensagem enviada na plataforma. É por isso que a comunicação escrita é uma habilidade técnica necessária para o atendimento no Reclame AQUI.

Organização

Lidar com o grande volume de reclamações e consultas no Reclame AQUI exige muita organização. Nesse contexto, um atendente bem-organizado consegue priorizar as tarefas, manter registros precisos e garantir que cada problema seja tratado de forma eficiente e oportuna.

Independência e autonomia

Imagina só ter que pedir o aval de um supervisor para tratativa? Não seria muito produtivo, não é mesmo? Pois bem, o profissional de atendimento no Reclame AQUI precisa ser proativo e tomar decisões de forma independente. Essa autonomia permite que os atendentes forneçam respostas rápidas e eficazes.

Gestão de tempo

Com o volume constante de reclamações e consultas, o gerenciamento eficaz do tempo é essencial para garantir que todas as interações sejam tratadas em prazos razoáveis. Isso envolve priorização de tarefas, estabelecimento de metas realistas e manutenção de um ritmo de trabalho consistente e por aí vai.

Saiba mais: Como ser mais produtivo com a Técnica Pomodoro?

Empatia e escuta ativa

A empatia nada mais é que a capacidade de se colocar no lugar do cliente e entender suas dores. Aliás, além de criar conexões emocionais com o consumidor, essa habilidade é fundamental para encontrar soluções mais eficazes para os problemas dos clientes.

Nesse sentido, uma das formas de exercer a empatia é por meio da escuta ativa. Isto é, além de prestar atenção total nas palavras ditas pelo consumidor, o atendente também identifica sentimentos e preocupações por trás das mensagens.

Resiliência

Trabalhar com atendimento ao cliente pode ser desafiador, especialmente quando se trata de reclamações e clientes insatisfeitos no Reclame AQUI. Afinal de contas, de modo geral, os consumidores que entram em contato com as marcas pela plataforma estão furiosos, porque já tentaram obter respostas por outros canais e não conseguiram.

Sendo assim, é fundamental que o atendente tenha uma personalidade mais conciliadora e que saiba lidar com situações difíceis sem perder a motivação e a produtividade. A resiliência permite que os atendentes superem esses desafios, mantenham uma atitude positiva e continuem a fornecer um serviço de qualidade, independentemente das circunstâncias.

Vale a leitura: 10 dicas para manter a produtividade da sua equipe.

Trabalho em equipe

Embora o atendimento ao cliente no Reclame AQUI seja frequentemente uma responsabilidade individual, muitas vezes, a solução do problema exige a colaboração de membros de outros setores.

Imagine, por exemplo, o processo de devolução de um produto. Nesse contexto, não é o profissional de atendimento que recebe a devolução no depósito, sabe? Sendo assim, é necessário a colaboração de diversas áreas para resolver problemas complexos e garantir uma experiência consistente para o cliente em todos os canais de comunicação.

Saiba como se tornar um profissional Reclame AQUI

Você se identificou com o perfil profissional e quer fazer carreira na área de atendimento ao cliente? Então, que tal se tornar um especialista em Reclame AQUI?

Como esse é um canal de atendimento crítico que exige profissionais especializados, trabalhar na área é uma boa forma de crescer na carreira. A seguir, vamos explicar melhor o que é necessário para se tornar um especialista em Reclame AQUI.

Formação gratuita

O RA Educa é o ecossistema de ensino do Reclame AQUI totalmente focado em confiança, reputação e atendimento de excelência. Por lá, você aprende sobre as melhores práticas de atendimento com quem entende do assunto, sabe?

De toda forma, queremos dar destaque para a Formação Profissional Reclame AQUI — excelência em experiência do cliente. Esse é um curso gratuito feito para formar do zero profissionais de atendimento que queiram atuar com canais críticos, especialmente com o Reclame AQUI. São 11 horas de conteúdo online gratuito sobre:

  • fundamentos de customer experience (CX);
  • princípios básicos do atendimento ao cliente;
  • soft skills na comunicação e relacionamento com os clientes;
  • estratégias para personalização e empatia no atendimento;
  • como atender reclamações de forma estratégica;
  • como lidar com situações complexas e clientes insatisfeitos;
  • como usar a escrita para potencializar o atendimento;
  • análise de dados e feedbacks.

Moral da história: se você está em busca de oportunidades profissionais na área de atendimento, vale a pena se jogar na formação gratuita. Dessa forma, você aumenta as suas chances de contratação ou até promoção na empresa que você já trabalha. Que tal?

Certificação especialista

Você fez a formação gratuita e já está trabalhando — ou trabalhou — com atendimento ao cliente no Reclame AQUI? Então, o próximo passo é mostrar para o mercado que você, de fato, domina a plataforma e sabe muito bem lidar com os desafios do atendimento no site.

É aí que entra a certificação de especialista em Reclame AQUI — um programa de reconhecimento que comprova que você tem conhecimentos, habilidades e experiência na área.

Só para esclarecer, o RA Certificações não é um curso. Na verdade, para obter o título, basta fazer uma prova online e acertar, no mínimo, 70% das questões. Todas as questões são formuladas a partir de simulações reais de atendimento. É por isso que ter experiência de no mínimo 6 meses em atendimento no Reclame AQUI é fundamental para conquistar o certificado.

Por fim

Trabalhar com atendimento ao cliente no Reclame AQUI é mais do que apenas responder a reclamações. Essa é uma oportunidade de se destacar como um profissional especializado em um canal crítico. Mas olha: tem que se capacitar para conseguir vagas do tipo, viu? A formação gratuita oferecida pelo Reclame AQUI é uma boa opção porque forma profissionais do zero e ensina as melhores práticas do mercado.

Gostou da ideia e quer se especializar para fazer carreira na área de atendimento ao cliente? Então, comece agora mesmo o curso online gratuito: Formação Profissional Reclame AQUI — excelência em experiência do cliente.

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