Sua marca busca oportunidades de mercado? Conheça os nichos de moda em ascensão

Sua marca busca oportunidades de mercado? Conheça os nichos de moda em ascensão

O setor de moda liderou as vendas online em 2023. Veja em quais nichos sua empresa pode atuar quando o assunto é moda no Brasil

Você pensa em empreender ou está de olho em oportunidades para expandir a sua marca no mercado? Já pensou em investir em nichos de moda? Pois bem, o setor está em crescimento e tem se demonstrado ser um dos mais promissores e resilientes do país. Afinal de contas, além de movimentar o mercado no dia a dia, os itens da categoria são opções de presentes em todas as datas sazonais.

Mas olha: para ter sucesso na área, não basta abrir uma loja de roupas qualquer e deixar a magia acontecer. Devido à saturação do mercado, focar em nichos específicos pode ser o segredo para o sucesso. Aliás, além de escolher o segmento certo, é importante planejar um bom posicionamento de marca para conquistar a confiança dos consumidores.

A seguir, vamos falar mais sobre o assunto. Olha só!

Overview: a visão do Reclame AQUI sobre o mercado de moda no Brasil

Uma coisa é fato: o mercado de moda está em crescimento. Em 2023, por exemplo, o setor liderou as vendas online no país. Veja só alguns números levantados pelo Reclame AQUI que comprovam essa ascensão.

Aumento no número de empresas cadastradas na categoria

Nos últimos quatro anos o Reclame AQUI registrou um aumento de 663% no número de empresas cadastradas na plataforma no segmento de moda. Em 2019, o Reclame AQUI tinha 7.999 empresas e, em 2023, o número saltou para 53.059.

Saiba mais: Decifrando o varejo de moda — a percepção do consumidor sobre o setor no Reclame AQUI

Intenção de compra para presentear em datas sazonais

Roupas, sapatos, bolsas, colares e acessórios em geral estão sempre entre os queridinhos dos consumidores para presentear.

No Dia das Mães 2024, por exemplo, 46,8% dos consumidores tinham a intenção de comprar itens de moda. No Dia dos Namorados 2024, a categoria também apareceu na nossa pesquisa com 26% da preferência dos consumidores.

Compras no cartão de crédito para consumo próprio

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento preferidos dos consumidores. Afinal de contas, ele é prático, permite parcelar as compras e é um grande aliado em casos de imprevistos financeiros. A grande questão aqui é que os itens de moda estão entre os produtos que o consumidor mais costuma comprar com cartão de crédito.

Vale a leitura: Experiência do cliente no varejo de moda — quais são as oportunidades para o seu negócio?

Oportunidades de mercado: principais nichos de moda em ascensão

Antes de tudo, vale esclarecer que é crucial entender profundamente o seu público-alvo. Isso envolve uma análise detalhada dos hábitos de consumo, preferências e comportamentos dos consumidores.

Nesse contexto, vale investir em ferramentas de pesquisa de mercado, análise de dados e engajamento direto com os clientes. Tudo isso pode fornecer insights valiosos para identificar as necessidades e desejos específicos do público.

Além disso, é importante acompanhar as tendências globais e locais, adaptando as ofertas às particularidades do mercado brasileiro. Afinal de contas, marcas que conseguem ser ágeis e inovadoras têm uma vantagem competitiva significativa.

Esclarecimentos feitos, a seguir, vamos listar os nichos de moda mais promissores. Confira!

Moda fitness

Você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de academias? Tem mais: ocupamos o quarto lugar em número de frequentadores de academias — mesmo que esse total represente apenas 5% da nossa população.

Fora das academias, tem ainda aquele pessoal que pratica atividades outdoor, esportes individuais e em equipe e por aí vai. Apesar de o sedentarismo ainda ser preocupante, existe sim uma crescente preocupação com a saúde e o bem-estar corporal.

E é claro que ninguém quer perder o charme e enquanto pratica as atividades físicas. Logo, o nicho de moda fitness está em alta com roupas funcionais, confortáveis, estilosas, tecidos tecnológicos que absorvem o suor, neutralizam odores, que oferecem proteção UV etc. Nesse contexto, entram roupas e acessórios masculinos, femininos e infantis, como:

  • camisetas e regatas esportivas;
  • casacos esportivos;
  • shorts, bermudas e leggings;
  • macacões;
  • tops;
  • tênis;
  • meias;
  • luvas de academia;
  • bolsas e mochilas;
  • porta celular.
  • squeezes e coqueteleiras.

Veja também: As estratégias de marketing que fizeram o copo Stanley ser um sucesso.

Moda plus size

Não é novidade nenhuma que corpos maiores já foram muito negligenciados pela indústria da moda tradicional. No entanto, à medida que a diversidade corporal e inclusão se tornaram pautas importantes na sociedade, segmentos específicos para esse público têm crescido.

A prova disso é que, em 2022, o mercado de moda plus size no Brasil movimentou cerca de R$ 7 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest). Sendo assim, investir no nicho de moda plus size é uma pedida.

Mas olha: não basta produzir roupas de tamanho grande, combinado? Pensar apenas em peças largas e sem formato não basta. O público plus size também está antenado com as principais tendências de moda, valoriza peças estilosas e com bom caimento, como:

  • vestidos, inclusive para festas e de noivas;
  • calça jeans;
  • camisetas;
  • cropped;
  • roupa fitness;
  • biquínis e maiôs;
  • macacões;
  • cintos.

Moda praia

O Brasil é um dos maiores consumidores de moda praia no mundo. E não é à toa: temos um litoral com mais 7,6 mil quilômetros de extensão e um clima tropical que proporciona dias quentes até no inverno.

As peças e acessórios de banho entram nesse contexto para gerar conforto e estilo para quem vai curtir uma praia, piscina, rio, cachoeira e por aí vai. Veja alguns exemplos de itens de moda praia:

  • biquinis, maiôs e sungas;
  • shorts;
  • saias e saídas de banho;
  • toalhas de banho;
  • bolsas e mochilas;
  • chapéus, bonés e viseiras;
  • óculos escuros;
  • chinelos.

Moda sustentável

Em primeiro lugar, é inegável que a sustentabilidade está em pauta em todos os setores do mercado. Aliás, quando o assunto é moda, o tema é ainda mais relevante. Afinal de contas, a indústria de fast fashion causa impactos negativos na natureza e sociedade. Por exemplo: grande volume de resíduos têxteis, emissões de CO₂, alto consumo de água, poluição da água e até o uso de mão de obra escrava.

E como os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental que a indústria da moda causa, eles buscam alternativas ecológicas para minimizar os danos. É aí que entra a moda sustentável.

Empresas que atuam nesse nicho adotam práticas sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos, como o uso de materiais reciclados, fibras naturais e orgânicas, processos de produção eco-friendly, valorização de mão de obra local, gestão de resíduos, entre outros.

Os brechós também fazem parte do nicho de moda sustentável. Afinal de contas, estabelecimentos do tipo promovem a reutilização e redução do desperdício. Sem contar que os brechós trazem ao consumidor a oportunidade de usar peças únicas, vintage e com história.

Aliás, esse assunto tem tudo a ver com outro artigo do nosso blog. Veja também: Economia circular — entenda o que é, características e benefícios.

Moda urbana

Também conhecido como streetwear, o nicho de moda urbana é aquele mais despojado que mistura estilo, arte e atitude. Afinal de contas, o gênero é inspirado no visual de skatistas e amantes do hip-hop.

Desde tênis icônicos até jaquetas estilizadas e acessórios marcantes, o streetwear oferece inúmeras formas de expressão pessoal e estilo. E por causa dessa descontração e regras mais flexíveis, o nicho do público desse mercado costuma ser mais jovem.

Veja só quais são os principais itens de moda urbana:

  • tênis de marcas;
  • camisetas oversized;
  • t-shirts com estampas gráficas;
  • moletons;
  • calça nos modelos cargo, destroyed e joggers;
  • gorros e bonés;
  • jaquetas bomber, jeans e casacos puff;
  • relógios e joias;
  • mochilas e bolsas;
  • peças de edição limitada fruto de collab entre marcas e celebridades.

Moda gestante

Não tem jeito: a maioria das roupas de uma mulher deixam de servir em algum momento da gestação. E muito mais que roupas que servem, as futuras mamães querem peças que as deixam mais belas nesse momento tão importante. É por isso que o nicho de moda gestante é uma boa opção.

Só para esclarecer, as principais motivações para compra de roupas gestantes incluem conforto, estilo e funcionalidade. Isto é, as consumidoras procuram peças adaptáveis às mudanças de corpo. Além do mais, elas buscam roupas que podem ser usadas em festas, ambiente de trabalho, passeio com a família por aí vai. Por exemplo:

  • meias de compressão;
  • calças com cós de elástico;
  • vestidos soltinhos ou com tecidos elásticos;
  • sapatos fáceis de calçar;
  • sutiã para amamentação.

Moda íntima

Foi-se o tempo em que as roupas íntimas eram apenas funcionais. Hoje, existem peças femininas feitas para mostrar — em sua totalidade ou em parte. Sutiã triângulo, alças fininhas e tecidos rendados, por exemplo, dão um charme extra ao look.

Além de esbanjar beleza e sensualidade, as peças de baixo também são fundamentais para o conforto e praticidade do usuário. De toda forma, vale lembrar que usamos o sutiã como exemplo, mas a moda íntima engloba outros itens femininos, masculinos e infantis, como:

  • calcinha e sutiã;
  • calcinhas menstruais;
  • conjunto de lingerie;
  • pijamas, camisolas e demais roupas de dormir;
  • cueca;
  • modeladores.

Posicionamento de marca: importância do Reclame AQUI para o varejo de moda

O posicionamento de marca é uma estratégia de marketing que define como uma marca se diferencia na mente dos consumidores em relação aos seus concorrentes. É a arte de criar uma imagem ou identidade única para uma marca que a torna distinta e desejável para o público-alvo.

O objetivo é ocupar um espaço específico na mente dos consumidores, associando a marca a certas qualidades, valores e benefícios que a tornam a escolha preferida em sua categoria.

E o Reclame AQUI tem papel fundamental nessa construção. Afinal de contas, somos um ecossistema completo que reúne os principais conteúdos de opinião gerados pelo consumidor.

Então, um bom posicionamento na plataforma pode transformar o caminho das marcas ao proporcionar um ambiente perfeito para comunicação eficaz e transparente. E isso também se aplica aos nichos de moda.

A seguir, vamos explicar melhor a importância do Reclame AQUI para o posicionamento de marca. Olha só!

Transparência e responsabilidade

O Reclame AQUI é um ambiente de transparência onde os consumidores podem relatar as suas experiências com as marcas. Além do mais, as respostas às reclamações também são públicas para outros consumidores poderem ver como as marcas lidam com problemas e resolvem questões.

E quanto mais transparente for a comunicação da empresa for no Reclame AQUI, mais confiança o consumidor terá nela. É por isso que a plataforma deve ser incluída nas estratégias de posicionamento de marca.

Saiba mais: Empresa — veja os benefícios de estar no Reclame AQUI.

Reputação da marca

Para construir uma boa reputação no Reclame AQUI, as marcas precisam adotar boas práticas de atendimento ao cliente. Por exemplo: responder a todas as reclamações, resolver problemas, garantir uma boa experiência no atendimento e por aí vai. E quanto melhor for a reputação, melhor será a imagem formada na mente do consumidor.

Impacto na decisão de compra

As interações públicas e a pontuação da reputação têm o poder de influenciar decisões de compra. Afinal de contas, na hora de escolher entre uma marca ou outra, o consumidor vai preferir aquela que oferece o melhor atendimento e resolver os problemas do consumidor.

De toda forma, a percepção de qualidade e confiança é vital para qualquer marca, inclusive para aquelas que atuam em nichos de moda. Portanto, marcar presença no Reclame AQUI e manter uma imagem positiva por lá, pode ser o fator decisivo para a escolha do consumidor.

Veja também: Impulsionando a busca por itens de moda no Brasil — o impacto das redes sociais na decisão de compra

Melhoria contínua

A melhoria contínua é um processo essencial para qualquer empresa que deseja se manter competitiva e relevante no mercado. E um dos pilares desse processo é o feedback que os clientes fornecem sobre seus produtos e serviços.

Reclamações e reviews, por exemplo, são fontes valiosas, pois oferecem insights diretos sobre a experiência do cliente. Lembre-se: a voz do consumidor melhora a sua empresa. E o Reclame AQUI é um canal de comunicação importante para coletar feedbacks e identificar oportunidades de crescimento.

Conclusão

Investir em nichos de moda é uma boa oportunidade para empreender ou expandir a atuação da sua empresa no mercado. Nesse contexto, os setores em ascensão e com alta demanda são: moda fitness, plus size, praia, ecológica, urbana e gestante.

Aliás, vale lembrar que, para destacar a sua empresa, é crucial ter um bom posicionamento de marca, combinado? O Reclame AQUI desempenha um papel vital nesse contexto ao proporcionar transparência, responsabilidade e coleta de feedbacks valiosos, Além do mais, as informações disponibilizadas na plataforma podem influenciar positivamente as decisões de compra e gerar insumos para melhorias contínuas nos seus produtos e serviços. 

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Então, veja também quais são os principais desafios logísticos enfrentados pelo e-commerce de moda.

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