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Ecossistema do e-commerce: do que o ambiente online precisa?

Na biologia, um ecossistema é um agrupamento natural composto por todos os seres vivos e não vivos. Em outras palavras, é uma área de estudo que se concentra nas interações entre os seres e o ambiente. No universo das vendas on-line, podemos usar a mesma lógica para definir o ecossistema do e-commerce.

Veja bem: para criar um espaço digital para fazer transações comerciais, você precisa de um conjunto de serviços e tecnologias interconectadas, não é mesmo? Além de fazer a comunicação entre a sua empresa e os clientes, as soluções são fundamentais para garantir as operações do negócio.

Tem dúvidas sobre o assunto e quer entender melhor quais são os elementos vitais no ecossistema do e-commerce? Explicamos tudo neste artigo. Olha só!

Dicas para e-commerces que estão começando agora
Veja abaixo!

Plataforma de e-commerce

Um dos aspectos mais importantes das lojas virtuais é a plataforma de e-commerce. Afinal de contas, soluções do tipo simplificam todo o processo de venda online, desde a exibição dos produtos até o processamento de pedidos e pagamentos.

Aliás, além da plataforma propriamente dita, podem ser necessárias soluções extras que incluem:

  • implementação: agências ou consultorias para dar o pontapé inicial;
  • performance de infraestrutura e operações de TI: hospedagem, monitoramento, manutenção, backup e recuperação;
  • tecnologias de UX, conversão e personalização: design responsivo, testes A/B, entre outros;
  • integradores de TI: ferramentas que integram o sistema do e-commerce a outras soluções fundamentais, como gateways de pagamento e gerenciamento de estoque;
  • plataforma de produtos digitais: solução necessária para quem trabalha com a comercialização de cursos on-line, assinaturas etc.

Marketing e vendas

Já as soluções de marketing e vendas são voltadas para a atração de consumidores e conversões. Se você está entrando agora no mercado, por exemplo, precisará investir em mídia paga, SEO, aplicativos, entre outras ferramentas para divulgar o seu negócio.

Veja só alguns parceiros fundamentais nesse sentido:

  • agências de marketing digital e de performance: empresas especializadas para ajudar nas campanhas de marketing e otimização de conversão;
  • comparadores de preço: quando os produtos são listados em comparadores de preços populares, é possível alcançar um público mais amplo;
  • plataforma de CRM e automação de marketing: ferramenta para fazer gestão de relacionamento com o cliente, gerenciar o funil de vendas, captura de leads, lead scoring, nutrição de leads etc.;
  • programas de afiliados, fidelidade e incentivo;
  • SEO: para otimizar o site e garantir que ele seja encontrado pelos motores de busca;
  • tecnologia mobile: otimização para dispositivos móveis.

Vale a leitura: Full Journey — como é a nova jornada do consumidor?

Marketplaces

Esse é um parceiro legal para expandir a presença on-line e economizar com o ecossistema do e-commerce. Afinal de contas, o marketplace fica responsável por diversas ferramentas necessárias para as vendas online, como soluções de pagamento, segurança, plataforma de e-commerce, entre outros.

De toda forma, se você opta pelas vendas nesses shoppings virtuais, vai precisar de:

  • plataformas: escolha os marketplaces mais relevantes para o seu nicho;
  • integradores: use integradores para listagem de produtos em vários marketplaces ao mesmo tempo.

Meios de pagamentos

Já as soluções de pagamento são métodos e sistemas utilizados pelas efetuar transações financeiras, inclusive a compra e venda de produtos ou serviços pela internet. Nesse contexto, entram as seguintes ferramentas:

  • gateways de pagamento: intermediadores para receber via Pix, cartão de crédito, boleto bancário, link de pagamento entre outros;
  • sistemas de conciliação financeira: para rastrear todas as transações e garantir a precisão dos registros financeiros;
  • plataformas de cashback: que oferece cashback precisa de um parceiro para rastrear as compras e gerenciar as recompensas.

Atendimento ao cliente

Aqui entram as ferramentas necessárias para estabelecer a comunicação entre empresa e o consumidor e criar conexões emocionais. Confira algumas sugestões:

  • plataformas de atendimento: sistemas que permitem atender os clientes por chat, e-mail, redes sociais, Reclame AQUI etc. Por exemplo: RA HugMe, RA API e a própria página da empresa no Reclame AQUI;
  • chatbot: solução para atendimento automático para respostas rápidas e perguntas frequentes;
  • reviews: ferramenta de avaliação que permite que consumidores deixem opiniões sobre produtos, serviços e marcas, como a RA Trustvox.
Soluções do Reclame AQUI que melhoram o ecossistema do e-commerce
O Reclame AQUI desenvolveu diversas soluções de atendimento ao cliente

Logística

Enquanto isso, as soluções de logística englobam toda a cadeia de suprimentos, desde a origem (fabricante ou fornecedor) até chegar na casa do cliente. Nesse contexto, entram os seguintes parceiros:

  • transportadoras: responsáveis por entregar os produtos aos clientes;
  • lockers: serviços de armazenamento para retirada segura;
  • armazenamento: galpões para acomodar todas as mercadorias em estoque;
  • tecnologia de frete e envio;
  • roteirização e gestão de frota.

Saiba mais: Drones são o futuro das entregas no e-commerce.

Gestão

Agora entram as soluções mais voltadas para o universo administrativo e análise de dados. Por exemplo:

  • dados e Business Intelligence (BI): ferramentas de análise para obter insights valiosos sobre o desempenho da sua empresa e o comportamento do consumidor;
  • ERP e Backoffice: sistema de gestão para organizar as operações internas;
  • precificação: programas que auxiliam a precificar de maneira estratégica.

Suporte

Os recursos enquadrados nessa categoria servem para apoiar a empresa em diversas situações. Se uma pessoa entra com uma ação judicial por causa de violação dos direitos do consumidor, por exemplo, a marca precisará de um advogado para se defender, não é mesmo? Sendo assim, no suporte, temos:

  • advocacia especializada: empresas que atuam em questões relacionadas ao comércio eletrônico, regulamentações, direito do consumidor, direito trabalhista etc.;
  • ensino e treinamento: soluções para desenvolvimento de equipe, como treinamentos, workshops, cursos de aperfeiçoamento, entre outros;
  • associações e entidades: organizações relevantes para o setor que oferecem suporte adicional. Por exemplo: Sebrae, Fecomércio, ABCOMM e por aí vai.

Segurança

Por fim, mas não menos importante, entram as soluções de segurança. Aliás, elas são importantes para proteger tanto o e-commerce, quanto o consumidor, viu? Por exemplo:

  • tecnologias antifraude: sistemas de detecção de atividades suspeitas para proteger as transações no ambiente digital;
  • SSL: certificado de segurança baseado em criptografia de dados para proteger informações sensíveis, como dados pessoais e de pagamento.

Conclusão

Viu só como o ecossistema do e-commerce é abrangente? De toda forma, vale lembrar que por trás de tudo isso existem pessoas talentosas. Isso inclui desenvolvedores de software, designers de UX/UI, analistas de dados, especialistas em marketing digital, atendimento ao cliente e por aí vai.

Gostou das dicas e quer mais algumas informações para ter um comércio eletrônico de sucesso? Então, veja também: 6 dicas para aumentar o tráfego do e-commerce.

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