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6 dicas para aumentar o tráfego do seu e-commerce

Quem trabalha com e-commerce vive em busca de maneiras para atrair mais visitantes para a loja on-line. Afinal, quanto maior for o número de acessos, maiores serão as chances de conversão, não é mesmo? Pois bem, é aí que entram as estratégias para aumentar o tráfego do e-commerce.

Com a mudança na jornada do consumidor e a sua crescente busca por informações, é essencial explorar estratégias e canais para aumentar o tráfego do e-commerce. Isso inclui ações nas redes sociais, mídia paga e até a gestão de reputação no Reclame AQUI.

Gostou da ideia e quer saber como diversificar suas fontes de tráfego para ter melhores resultados? Continue a leitura que explicamos tudo neste artigo!

Qual é a importância de gerar tráfego para o e-commerce?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o tráfego é um dos KPIs mais importantes para o e-commerce. Pensa bem: essa métrica indica o quanto a sua página é relevante e consegue atrair consumidores, entende?

A seguir, vamos listar algumas consequências legais em apostar em estratégias para gerar tráfego. Olha só!

Entenda a importância de aumentar o tráfego do e-commerce a seguir
Entenda a seguir

Visibilidade da marca

Quanto mais pessoas conhecerem sua loja on-line, maiores serão as chances de ser lembrado quando precisarem de produtos ou serviços relacionados ao seu nicho. Isso contribui para o fortalecimento da marca e para o crescimento a longo prazo.

Veja também: Brand equity — o que é e 7 dicas para melhorar o da sua empresa.

Expansão de mercado

Toda essa visibilidade contribui para gerar mais relevância para a marca e atingir novos públicos. Ou seja, você consegue abrir o leque de oportunidades e aumentar o raio de atuação do negócio, de modo a identificar novas oportunidades de crescimento.

Posicionamento nos motores de busca

Os mecanismos de busca analisam o tráfego e a relevância de um site para determinar o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Então, ao gerar um tráfego consistente e relevante para seu e-commerce, você melhora seu ranqueamento nos motores de busca, o que pode resultar em mais visitas orgânicas e maior visibilidade para sua loja on-line.

Vale a leitura: Saiba como destacar um produto ou serviço no Google.

Taxa de conversões

A lógica é simples: quanto mais visitantes acessarem seu e-commerce, maiores serão as oportunidades de conversão. Afinal de contas, cada visitante representa uma oportunidade de venda, seja imediata ou futura.

Sendo assim, quanto mais tráfego você gerar, maiores são as chances de encontrar consumidores interessados em seus produtos e, consequentemente, de realizar vendas.

Insights

O aumento no tráfego não resulta apenas em maiores oportunidades de vendas. Na verdade, cada visitante gera dados valiosos para você entender melhor o comportamento dos usuários.

Por exemplo: padrões de compra, preferências, necessidades, canais de origem e por aí vai. Logo, essas informações podem ser utilizadas para gerar insights e aperfeiçoar as estratégias.

Aliás, esse assunto tem tudo a ver com outro artigo aqui do blog. Confira: Técnicas para analisar dados de um e-commerce.

Quais são as melhores estratégias para aumentar o tráfego do e-commerce?

Não há dúvidas que aumentar o tráfego do e-commerce é fundamental para ter melhores resultados, não é mesmo? Pois bem, o problema é que essa não é uma tarefa fácil.

Afinal de contas, tão importante quanto atrair mais gente para o site, é garantir que essa audiência seja qualificada para otimizar os investimentos e garantir melhores taxas de conversão.

É justamente sobre isso que vamos falar a seguir. Confira, a seguir, 6 dicas para aumentar o tráfego do e-commerce!

1. Aplique técnicas de SEO no e-commerce

Um dos primeiros passos para aumentar o tráfego do e-commerce é fazer com que a página apareça em posição privilegiada nos resultados de busca. As técnicas de SEO entram nesse contexto. O objetivo da estratégia é fazer otimizações no conteúdo para garantir um bom ranqueamento e, por consequência, conquistar mais visitantes.

Mas olha: nada de atrair tráfego desqualificado a qualquer custo, viu? Em outras palavras, não adianta usar estratégias de clickbait para atrair visitantes e amargar altas taxas de rejeição. O Google entende com esse movimento que a página não é relevante e a penaliza, sabe?

Esclarecimentos feitos, veja só alguns aspectos importantes na otimização SEO para o e-commerce.

Palavra-chave

A palavra-chave é uma espécie de porta de entrada para o conteúdo. Na prática, isso significa que o usuário encontrará a sua página após digitar um termo específico no campo de buscas. Logo, é importante fazer pesquisas de palavras-chave para entender as intenções de busca do consumidor.

Conteúdo

No e-commerce, uma das partes mais importantes do conteúdo é a descrição dos produtos. Nesse contexto, é fundamental criar textos autorais e com descrições detalhadas sobre o item à venda. Lembre-se ainda de incluir a palavra-chave no título, na meta descrição e no texto propriamente dito, combinado?

Aliás, as imagens também fazem parte do conteúdo. Em vista disso, é crucial investir em fotografias de qualidade e até elementos interativos, como imagens em 3D para melhorar a experiência do consumidor. Mais: inclua texto alternativo de imagem para facilitar o trabalho do Google na hora de “ler” o conteúdo visual.

URL

Quando o endereço é claro, descritivo e fácil de ler, você facilita a compreensão do conteúdo pelos usuários e pelos motores de busca, o que pode resultar em um melhor posicionamento nas páginas de resultados. Sendo assim, utilize URLs amigáveis para melhorar a visibilidade e usabilidade do e-commerce.

Veja também: Experiência do Usuário (UX) — como melhorar no e-commerce.

Velocidade de carregamento

Estudos mostram que a maioria dos usuários desiste de acessar páginas que demoram mais de três segundos para carregar. E olha: o Google também considera a velocidade de carregamento como fator de ranqueamento.

Responsividade

A capacidade de o conteúdo se adaptar automaticamente para dispositivos móveis é mais um dos critérios do Google para o ranqueamento dos conteúdos. Portanto, criar uma página responsiva é fundamental para conquistar melhores posições nos resultados de busca.

Reviews

Você sabia que os reviews desempenham um papel importante na otimização de SEO para um e-commerce? Pois bem, as avaliações fornecem provas sociais, isto é, percepções de clientes reais sobre produtos, serviços e marcas.

Essas opiniões contribuem para melhorar a experiência do usuário, aumentar o tempo de permanência na página e gerar autoridade para o e-commerce. É por isso que os reviews funcionam como indicadores de relevância para o Google.

Aliás, recentemente, o buscador até lançou uma atualização — a Product Review Update — para priorizar páginas com conteúdo gerado pelo usuário, visando melhorar a autenticidade das resenhas exibidas. Com isso, os reviews geram um impacto significativo no tráfego do e-commerce.

Saiba mais: RA Trustvox — a solução brasileira para reviews parceira oficial do Google.

2. Tenha uma página no Reclame AQUI

Você já reparou que a jornada de compra do consumidor não funciona mais de maneira linear? Isto é, nem sempre, o cliente obedece àquele fluxo rígido de aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.

O fato é que, hoje, o consumidor vai e volta pelo funil de vendas várias vezes antes de tomar uma decisão. A pesquisa de reputação para entender se a marca é digna de sua confiança é um dos cuidados tomados. Pois é justamente aí que entra o Reclame AQUI.

Só para esclarecer, o Reclame AQUI é a maior plataforma de resolução de conflitos, reputação e pesquisa de compras da América Latina. Por mês, o site recebe mais de 30 milhões de acessos de consumidores em jornadas de compra e solução.

Então, para atrair clientes, você precisa transmitir credibilidade ao consumidor. Manter uma página no Reclame AQUI e oferecer um atendimento de excelência por lá é uma boa estratégia para aumentar o tráfego do e-commerce. Aliás, na página da empresa no Reclame AQUI, é possível adicionar links diretos para o e-commerce que também contribuem para direcionar os visitantes.

Saiba mais: Como usar o Reclame AQUI a favor da sua empresa.

3. Aproveite todo potencial das redes sociais

Instagram, TikTok, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e por aí vai. Não podemos negar que as redes sociais desempenham um papel fundamental para os resultados de qualquer empresa. E entre os principais benefícios está a geração de tráfego.

De toda forma, você precisa saber aproveitar as oportunidades nas mídias. Por exemplo: ao divulgar produtos, é legal compartilhar os links diretos para a página de compra na sua loja on-line. A informação também precisa aparecer na página principal da loja na aba “sobre”.

4. Lembre-se das CTAs

A Call to Action (CTA) — também conhecida como “Chamada para Ação” — são expressões curtas e persuasivas para incentivar o usuário a realizar uma ação específica. Sabe aquele botão de “comprar agora” ou “adicionar ao carrinho” do e-commerce? Pois bem, esse é um bom exemplo de CTA.

A grande questão aqui é que todas as campanhas de marketing devem contar CTAs para otimizar as conversões. Em um e-mail promocional, por exemplo, é necessário ter botões para direcionar o consumidor para o e-commerce. O mesmo vale para landing pages, redes sociais e até a página da empresa no Reclame AQUI.

5. Faça parcerias com influenciadores digitais

Basta uma celebridade da internet publicar uma foto usando determinado produto, por exemplo, para as vendas do item bombarem, não é mesmo? Aliás, você pode usar o marketing de influência para aumentar o tráfego do e-commerce.

Mas olha: cuidado na hora de concretizar as parcerias, viu? O ideal é que o influenciador tenha uma audiência engajada e produza conteúdos específicos para o seu nicho. Dessa forma, é possível garantir acessos mais qualificados e com maior potencial para conversão.

6. Invista em mídia paga

Em primeiro lugar, a mídia paga nada mais é que a compra de espaços publicitários para a veiculação de anúncios. A ferramenta pode ser utilizada para aumentar o alcance das suas campanhas, direcionar os conteúdos para as pessoas certas, gerar leads e, claro, aumentar o tráfego do e-commerce. Veja só as plataformas mais eficientes.

Google Ads

Antes de tudo, vale lembrar que o Google Ads é a ferramenta do Google. Por meio dela, é possível criar anúncios que serão exibidos nos resultados de busca, na rede de displays, no Google Shopping e no YouTube.

Nesse contexto, dá para segmentar o público-alvo com base em palavras-chave, interesses, localização, entre outros. Dessa forma, você consegue alcançar usuários relevantes e direcioná-los para o e-commerce.

Ads Manager

O Gerenciador de Anúncios Meta — o antigo Gerenciador de Anúncios Facebook — é a plataforma responsável pela gestão de mídia paga no Facebook, Messenger, Instagram e Audience Network.

E o melhor: você pode começar com um orçamento bem baixo e escalonar os investimentos conforme os resultados obtidos. De toda forma, também é possível segmentar as campanhas e definir como objetivo a geração de tráfego para o e-commerce.

LinkedIn Ads

O LinkedIn Ads é uma ferramenta mais voltada para campanhas B2B. Ao fazer anúncios na rede social profissional, dá para segmentar o público com base em setores, cargos ou empresas, direcionando-os para o seu site e aumentando a visibilidade da sua marca no ambiente corporativo.

TikTok Ads

Essa é a plataforma dedicada a anúncios no TikTok, uma das redes sociais de crescimento mais rápido no mundo. É claro que você pode — e deve! — aproveitar a popularidade da mídia para engajar consumidores e incentivar as visitas ao e-commerce.

RA Ads

Já o RA Ads é uma ferramenta nova do Reclame AQUI, que permite a veiculação de anúncios na plataforma. Ou seja, com ela, você consegue impactar os consumidores no momento mais crítico da formação de opinião sobre as marcas: durante as pesquisas no Reclame AQUI.

Tem mais: para anunciar no site, a empresa deve ser referência quando o assunto é reputação. Na prática, isso significa que as marcas com índices ruins precisam aperfeiçoar seus processos antes de veicular campanhas na plataforma. Tomamos esse cuidado para garantir que o consumidor seja impactado apenas por empresas confiáveis, sabe?

De toda forma, para aumentar o potencial de conversão, você pode criar campanhas para cada fase do funil e segmentar os anúncios com base no interesse e campo demográfico do usuário. Legal, né?

Concluindo: investir em estratégias para aumento de tráfego no e-commerce é fundamental para alavancar as vendas. Afinal de contas, cada visitante extra é um comprador em potencial. Para atrair mais acessos, portanto, é necessário usar estratégias de SEO, marcar presença no Reclame AQUI, usar as redes sociais, incluir CTAs nas campanhas, apostar em marketing de influência e, claro, investir em mídia paga, como o RA Ads.

Gostou da ideia e quer se aprofundar no universo dos anúncios? Então, saiba como automatizar e gerenciar suas campanhas de mídia paga.

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