Que tal ler e até responder às reclamações postadas no Reclame AQUI diretamente do CRM utilizado pela sua empresa? Pois saiba que isso é possível com a API do Reclame AQUI — o maior portal de confiança, reputação e pesquisa da América Latina.
Só para você ter uma ideia da relevância da plataforma, o site recebe cerca de 30 milhões de acessos de consumidores em jornadas de compra e solução. Então, não é de se espantar que o suporte oferecido por lá influencie decisões de consumo, não é mesmo? Pois bem, a RA API entra nesse contexto para otimizar o atendimento e melhorar a reputação da marca.
E como a gente sabe que esse assunto gera algumas dúvidas, resolvemos escrever este artigo. A seguir, vamos explicar melhor o que é uma API e como a ferramenta do Reclame AQUI contribui para a otimização dos processos.
Em primeiro lugar, o que é uma API?
API é a sigla para Application Programming Interface — em português, “Interface de Programação de Aplicativos”. Na prática, é uma espécie de ponte para que aplicativos e sistemas se comuniquem e compartilhem dados e funcionalidades entre si.
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Como funciona a API do Reclame AQUI?
Seguindo o mesmo raciocínio que acabamos de explicar, a RA API nada mais é que aquela “ponte” que torna possível a comunicação entre o Reclame AQUI e o software de atendimento que a sua empresa já usa.
Aliás, a solução é baseada na tecnologia RESTful e JSON. Você pode até não conhecer o conceito, mas garantimos que elas deixam o processo de integração bem mais simples, rápido e confiável.
Mas olha: isso não elimina a necessidade de uma equipe técnica especializada para a integração, combinado? Vamos falar um pouco mais sobre isso mais adiante.
Quais são as diferenças entre RA API, RA HugMe e Área da Empresa?
Veja bem: qualquer marca cadastrada no Reclame AQUI pode ler e responder às reclamações sem pagar nada. Ainda tem a função de solicitar avaliação do consumidor que também é gratuita.
Agora, você deve estar se perguntando: se consigo fazer tudo isso de graça, por que investir na RA API? De antemão, já vamos avisar que existem diferenças entre RA API e outras outras soluções do Reclame AQUI. Entenda!
Área da empresa

A Área da Empresa é aquele espaço gratuito liberado para todas as marcas cadastradas na plataforma.
Saiba mais: Quais são as funcionalidades grátis do Reclame AQUI para empresas?
RA HugMe

Já o RA HugMe é um software de atendimento completo integrado ao Reclame AQUI. Essa é uma ferramenta paga que reúne todos os pontos de contato em uma única plataforma. Dá para responder o Reclame AQUI por lá, o Instagram, e-mail, formulários de contato e por aí vai.
RA API

Veja bem: a RA API também é uma solução paga. No entanto, diferentemente da RA HugMe — que é uma plataforma de CRM completa — API do Reclame AQUI atua na comunicação de dados entre o Reclame AQUI e o software de atendimento que a sua empresa já está acostumada a usar.
Na prática, isso significa que o seu negócio pode usar qualquer outra ferramenta de CRM que a RA API integra os dados. Dessa forma, você pode ler e responder às reclamações sem precisar fazer login na Área da Empresa, entende?
Quais são os benefícios de usar a RA API?
Imagine uma cena: o atendente da sua empresa chega para trabalhar e precisa abrir uma aba do navegador para o atendimento via chat, outra para o Instagram, mais uma para o Facebook, uma nova para o Reclame AQUI e por aí vai.
Além da possibilidade de ter demandas duplicadas, esse trabalho descentralizado complica a vida dos atendentes e todo processo de integração de dados para análise e inteligência. Por outro lado, as ferramentas de CRM são legais para unificar as operações e otimizar o atendimento.
A RA API entra nesse contexto para integrar o atendimento do Reclame AQUI ao sistema de CRM que a sua empresa já usa, conhece e confia. A seguir, vamos listar algumas vantagens de usar a nossa solução:
- atendimento estratégico: integração de equipes, agilidade nas interações e concentração de todas as informações de atendimento em um só lugar;
- gestão de crise: com as publicações do Reclame AQUI chegando direto no seu CRM, você pode identificar potenciais crises rapidamente e buscar soluções antes de gerar maiores problemas;
- satisfação do consumidor: o atendimento ao cliente fica mais eficiente com a ferramenta. Portanto, o cliente sente o resultado na pele e fica mais satisfeito com os serviços oferecidos pela empresa. Aliás, os efeitos podem ser sentidos na reputação da marca na plataforma;
- segurança digital: integração segura e confiável;
- inteligência de dados: enriquecimento da base de dados de forma automática para gerar inteligência de negócios;
- fonte de dados para todos os departamentos: a equipe de marketing, por exemplo, pode usar as informações para definir critérios mais precisos para a segmentação de campanhas.
Como contratar a solução?
A primeira coisa que você precisa saber é: apesar da simplicidade de integração da RA API, você precisará de uma equipe de tecnologia especializada para fazer a ativação. Tendo esse suporte técnico, é possível usar a RA API para integrar o Reclame AQUI a qualquer plataforma de CRM.
E o processo de contratação é bem simples: basta preencher o formulário de contato com as seguintes informações:
- nome;
- e-mail;
- empresa;
- WhatsApp.
No campo “como podemos te ajudar”, marque a opção “quero saber mais sobre os produtos do Reclame AQUI”. Em seguida, é só clicar no botão “falar com especialista” e aguardar. Em breve, um dos nossos consultores entrará em contato para oferecer um atendimento personalizado e orientar sobre os próximos passos para a contratação.
Para finalizar…
Como você pôde perceber, a API do Reclame AQUI é uma boa solução para responder ao canal diretamente na plataforma de CRM que a sua equipe já está acostumada. Além de otimizar o atendimento, a ferramenta é útil para o enriquecimento do seu banco de dados e para gerar inteligência de negócios. E o melhor: a integração é fácil, rápida e segura.
Gostou do assunto e quer saber mais? Então, veja também como a RA API pode contribuir para o seu e-commerce.