Você já conhece a RA API? Pois bem, essa é a solução do Reclame AQUI para integrar os dados de reclamações dos clientes na plataforma ao CRM da empresa. Com isso, é possível otimizar o atendimento, reunir informações estratégicas sobre o comportamento do consumidor e ganhar vantagem perante a concorrência.
Aliás, não é de hoje que o Reclame AQUI virou um forte aliado para os consumidores em suas jornadas de compra e solução, viu? Afinal de contas, além de ajudar clientes que buscam resolver seus problemas, a plataforma fornece informações a respeito da reputação das marcas. É por isso que as empresas precisam dar uma atenção especial ao atendimento oferecido no site.
Interessou-se pelo assunto e quer saber como a RA API pode contribuir para o seu e-commerce? Explicamos tudo sobre a seguir. Confira!
Qual é a importância do Reclame AQUI para as marcas?
Antes de falar sobre a API, vale explicar sobre a importância que o Reclame AQUI tem para as jornadas de compra e de soluções dos consumidores. Veja bem: a plataforma é uma ferramenta de pesquisa sobre reputação e atendimento.
Por exemplo: o consumidor em jornada de compra costuma investigar a reputação das marcas para aumentar a segurança do negócio. Por outro lado, o cliente insatisfeito também faz essa varredura na internet em busca de soluções. Nos dois casos, as informações encontradas no Reclame AQUI auxiliam os clientes a entenderem mais sobre as marcas.
E para você ter uma melhor noção sobre a relevância da plataforma, basta ficar de olho nos números. Por mês, o site recebe mais de 30 milhões de acessos únicos. Desse total, cerca de 66% dos visitantes estão pesquisando sobre as marcas com a intenção de compra. Os outros 33% estão em busca de soluções para os seus problemas.
O interessante é que apenas 3% dos consumidores, de fato, fazem uma reclamação. Na prática, isso significa que os demais visitantes conseguiram resolver suas questões sozinhos, sem a necessidade de reclamar. Interessante, não é mesmo?
Por que investir em integração de dados no e-commerce?
Uma coisa é fato: o comércio eletrônico continua em ascensão. Em 2021, por exemplo, o setor cresceu 27%. Mais: o Brasil encerrou o ano com mais de 1,6 milhões de lojas on-line em atividade. Durante a pandemia, foram cerca 789 novos comércios abertos por dia.
Com o aumento no número de e-commerces, é claro que a concorrência também fica mais acirrada. Logo, oferecer boas experiências é fundamental para garantir a preferência do consumidor.
Nesse cenário, o atendimento ao cliente é um dos pontos-chave. E integrar os dados no e-commerce é uma das formas de otimizar o suporte e garantir a satisfação do consumidor. Aliás, com a chegada da tecnologia 5G, a tendência é que o consumidor fique ainda mais exigente quando o assunto é agilidade no atendimento, viu?
Para você entender melhor a importância da integração, vamos trazer uma situação hipotética. Imagine só que o seu funcionário chega para trabalhar, liga o computador, abre uma aba para o atendimento no Facebook, uma segunda para o Instagram, mais uma para o suporte via e-mail, outra para o chat e por aí vai.
Tem mais: depois de todo esse trabalho, ainda é necessário copiar e colar os dados no software de CRM. Não é nada produtivo, concorda? Além de tornar o atendimento mais lento, essa gestão segmentada pode gerar demandas duplicadas e diversos outros erros. É por isso que o consumidor reclama tanto de informações desencontradas, sabe?
Logo, as ferramentas de integração, que reúnem todos os dados em um único painel, são fundamentais para:
- otimizar a gestão do atendimento;
- agilizar o suporte;
- reduzir erros;
- melhorar a experiência do cliente;
- obter conhecimento rico sobre o comportamento do consumidor;
- reunir dados para embasar o processo de decisão da empresa.
Como a RA API pode ajudar nesse sentido?
Primeiramente, a RA API é uma ferramenta do Reclame AQUI que possibilita a integração dos dados da plataforma com o CRM da empresa. Na prática, a API funciona como uma espécie de ponte que permite a troca de informações entre dois sistemas diferentes.
Funciona mais ou menos assim: o cliente posta uma queixa no Reclame AQUI, por exemplo, e automaticamente a informação vai parar no CRM da empresa. Ou seja, não é necessário copiar as informações da plataforma e colar no sistema interno, entende?
Mais: não importa qual CRM a sua empresa usa. A RA API é compatível com todos os softwares disponíveis no mercado — inclusive o RA HugMe, plataforma de CRM própria do Reclame AQUI. Você só precisa de uma mãozinha do seu time de tecnologia para fazer a integração de forma simples e rápida.
A seguir, vamos explicar melhor sobre as funções da RA API. Olha só!
RA API de Leitura
Essa funcionalidade permite que os dados das reclamações feitas no Reclame AQUI sejam centralizados no CRM da empresa. Assim, os colaboradores podem visualizar as queixas sem precisar logar na plataforma.
De toda forma, o recurso é fundamental para gerar conhecimento estratégico para a empresa. Como os dados são uma fonte rica de inteligência, é possível tornar o processo de tomada de decisão da empresa bem mais certeiro.
RA API de Resposta
Enquanto a API de Leitura garante visualização das queixas, a API de Resposta permite responder às demandas dos consumidores. Nesse contexto, basta acessar o software de atendimento que a empresa já usa e replicar os consumidores por lá mesmo.
Isso otimiza o atendimento ao cliente porque os colaboradores não precisam abrir várias abas do navegador para prestar um suporte. Tem mais: além de responder às reclamações, a função permite que você solicite avaliação do atendimento e moderação de conteúdo do Reclame AQUI. Assim, fica tudo mais rápido e prático.
Resumindo: não há dúvidas que integrar os dados do e-commerce é fundamental para otimizar a gestão de atendimento. E olha: o suporte oferecido no Reclame AQUI não pode ficar de fora, viu? É aí que entra a RA API — um serviço que permite visualizar e enviar mensagens aos consumidores que publicam reclamações na plataforma. Legal, né? Então, que tal conhecer melhor a ferramenta? Saiba mais sobre a RA API para otimizar agora mesmo os processos do seu e-commerce.