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Reclame AQUI traz mais segurança digital para empresas cadastradas

O Reclame AQUI deu início a um grande projeto de segurança digital para promover ainda mais transparência e responsabilidade dentro da nossa plataforma. Afinal, oferecer um ambiente seguro para todos os usuários é continuar trabalhando por relações mais justas entre empresas e consumidores brasileiros.

O tratamento correto das credenciais das empresas e o respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma preocupação e um dos focos atuais do Reclame AQUI. Por isso, estamos constantemente evoluindo nossos fluxos, com objetivo de reforçar os direitos de confidencialidade e combater os conflitos de privacidade.

Sendo assim, a partir de julho de 2023 e por um momento determinado, serão permitidos 3 acessos simultâneos utilizando o mesmo login e senha para as empresas cadastradas na plataforma se preparem para a mudança antes da restrição de múltiplos acessos acontecer.

Essa evolução vem para garantir a proteção dos dados de quem acessa à área da Empresa. E, para esse primeiro momento, é necessário que as empresas atualizem todos os e-mails na aba “Meus E-mails”, dentro da Área da Empresa do Reclame AQUI.

Imagem de apoio do texto sobre segurança digital
Passo a passo para atualizar os e-mails

Caminho para atualizar todos os e-mails Área da Empresa > Configurações > Meus E-mails

Além disso, é importante ressaltar que o Reclame AQUI vai continuar sendo uma plataforma gratuita para as empresas cadastradas na plataforma. As mudanças nos acessos simultâneos reforçam boas práticas de segurança digital no site, trazendo ganhos imensuráveis para todos os usuários.

Mas para as empresas que quiserem aumentar seus acessos simultâneos sem deixar de lado a proteção de dados e ainda ter acesso a outras funcionalidades exclusivas, temos soluções que podem ajudar, como o RA HugMe e a RA Brand Page.

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Abaixo, mais informações sobre a limitação dos acessos simultâneos à Área da Empresa

Saiba como esta mudança de segurança digital vai funcionar

Hoje em dia, as empresas cadastradas no Reclame AQUI possuem um único login e senha. As informações costumam ser compartilhadas entre pessoas de diferentes equipes responsáveis pelo atendimento dos consumidores.

Essa prática não é segura e aumenta o risco de comprometimento da conta, com dificuldade em atribuir responsabilidades por ações que podem ser prejudiciais à marca.

Então, em meados de julho e temporariamente, os fluxos do Reclame AQUI vão mudar para limitar para 3 acessos simultâneos utilizando o mesmo login e senha

Inicialmente, esses 3 acessos simultâneos utilizando o mesmo login e senha são temporários. Eles vão servir para que as empresas se adaptem à nova regra de realizar os atendimentos por dentro do Reclame AQUI.

Mais mudanças de segurança digital que vão acontecer em 2023

Após esse momento inicial, o número de acessos simultâneos será restrito conforme o plano que a empresa tem dentro do Reclame AQUI.

Além disso, o Reclame AQUI vai implementar, ainda no segundo semestre deste ano, a Gestão de Usuários. Em outras palavras, cada empresa cadastrada terá um número máximo permitido de administradores e usuários, que farão seu login por meio de e-mails únicos.

Ou seja, as credenciais que as empresas possuem hoje vão mudar para e-mails únicos e senhas específicas, determinadas pela própria pessoa.

Você conhece a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?

A LGPD é uma legislação brasileira que estabelece diretrizes sobre a coleta, armazenamento, processamento e compartilhamento de dados pessoais por empresas e órgãos públicos.

O texto entrou em vigor no Brasil em 2020 e se aplica às organizações que tratam dados no país, independentemente do tamanho ou atuação.

Além disso, esta lei colocou o nosso país na lista das nações que adotaram políticas de boas práticas para o tratamento de dados pessoais.

Leia abaixo os principais pontos da Lei Geral de Proteção de Dados. Os números 5 e 6 foram importantíssimos para adoção dessas medidas de segurança digital.

  1. Consentimento: a coleta e o processamento de dados pessoais exigem o consentimento explícito do titular dos dados, que deve ser livre, informado e inequívoco. O titular tem o direito de revogar seu consentimento a qualquer momento;
  2. Finalidade: os dados pessoais só podem ser coletados para finalidades específicas, legítimas e informadas aos titulares. Não é permitido utilizar os dados para propósitos diferentes dos inicialmente informados;
  3. Transparência: as organizações devem informar de forma clara e acessível sobre como os dados pessoais são tratados, bem como sua finalidade, a base legal, o tempo de retenção e os direitos dos titulares;
  4. Direitos dos titulares: a legislação confere aos titulares uma série de direitos, como o acesso aos seus dados, a correção de informações incorretas, a exclusão dos dados desnecessários ou tratados de forma irregular, a portabilidade dos dados, entre outros;
  5. Segurança: as empresas são responsáveis por adotar medidas de segurança adequadas para proteger os dados pessoais contra acesso não autorizado, perda, destruição ou divulgação indevida;
  6. Responsabilidade: as organizações são responsáveis por garantir o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, determinando um encarregado de proteção de dados (DPO) e adotando medidas internas para promover a conformidade com a lei;

A Lei Geral de Proteção de Dados também estabelece também sanções para o descumprimento de suas disposições. Entre as sanções, são previstas advertências, multas, bloqueio de dados e até mesmo a suspensão das atividades relacionadas ao tratamento de dados.

Não deixe de ler a primeira matéria que publicamos sobre o assunto: Limitação de acesso simultâneo no Reclame AQUI: mais segurança para a sua empresa!

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Para mais informações

Fique de olho nos canais oficiais do Reclame AQUI

Para saber o que todas as nossas movimentações para garantir uma experiência digital segura. E, por fim, vamos juntos promover uma cultura de transparência, segurança e responsabilidade dentro e fora da nossa plataforma.

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