Em pesquisa realizada pelo Reclame AQUI, o comércio local conquistou preferência dos consumidores para a data. Veja como intensificar as vendas para o Dia das Mães
O Dia das Mães 2024 é uma das datas mais importantes do calendário comercial. Afinal de contas, é uma comemoração que carrega uma certa bagagem emocional que incentiva os consumidores a presentearem pessoas importantes, sabe? Então, na oportunidade, além de homenagear a figura materna de suas vidas, o evento traz oportunidades para o varejo faturar e estreitar o relacionamento com os clientes.
Mas olha: para ter sucesso nas vendas, é importante preparar o seu negócio, viu? Nesse contexto, entram estratégias para reforçar a infraestrutura tecnológica do e-commerce, ações de marketing e organizar o atendimento para dar conta do aumento da demanda no período.
Continue a leitura para saber mais!
Veja bem: o Dia das Mães está sempre ali no top 5 de vendas e faturamento. Devido ao peso emocional que a data carrega, os consumidores se veem motivados a expressarem seu amor e gratidão por meio de presentes e gestos especiais. Esse é um dos motivos para a data ser tão relevante para o varejo físico e digital.
Aliás, não importa o tamanho do seu negócio. Empresas de vários portes conseguem faturar na data. De acordo com um levantamento feito pela Nuvemshop, o Dia das Mães de 2023, por exemplo, movimentou 189,5 milhões só entre as pequenas e médias empresas. Agora, imagina o faturamento das gigantes varejistas!
E as expectativas para 2024 são positivas. Segundo dados da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o período deve movimentar cerca de R$ 13,2 bilhões — 3,5% mais que o Dia das Mães de 2023.
Entre os dias 12 e 17 de abril, o Reclame AQUI realizou uma pesquisa entre os consumidores que acessam a plataforma. O resultado mostrou as preferências dos clientes para o período. Olha só!
Em 2023, também fizemos uma
Cerca de 45% dos entrevistados responderam que vão comprar itens para presentear na data — em 2023, esse percentual era de 16%. Além disso, o número de indecisos também caiu: 16% ainda não têm uma decisão tomada — contra 30% Dia das Mães de 2023. De toda forma, os números mostram que os consumidores estão mais otimistas.
Ainda de acordo com a nossa pesquisa, 47% dos respondentes disseram que pretendem gastar até R$ 100 no presente. E sobre a forma de pagamento, o Pix é o queridinho com a preferência de 29% dos entrevistados. O parcelamento no cartão de crédito não fica tão atrás assim e deve ser usado por 25% dos clientes.
O valor do ticket médio já indica que os consumidores estão com orçamento mais apertado, não é mesmo? Pois bem, cerca de 76% dos entrevistados responderam que estão na expectativa por promoções de marcas específicas.
Nada de eletrônicos, eletrodomésticos ou coisas do tipo. De modo geral, o consumidor está de olho em itens voltados para saúde, bem-estar e autocuidado. Veja só quais são as categorias prediletas:
Veja também: O que as pessoas mais compram na internet.
Por causa de toda a praticidade e comodidade, as vendas online ganharam relevância nos últimos anos. No entanto, no Dia das Mães 2024, o comércio de bairro promete sair na frente. Segundo dados da nossa pesquisa, 35% dos consumidores pretendem fazer compras em lojas físicas — contra 27% no e-commerce.
Nossas figuras maternas merecem tudo do bom e do melhor, não é mesmo? Pensando nisso, na hora de escolher produtos e marcas para consumidor, os entrevistados também analisam questões relacionadas à confiança para não errar no presente.
Sendo assim, além do preço, fatores como reputação das marcas (29%), qualidade dos produtos (20%), experiências anteriores (17%) e reviews também entram na balança.
Confira a pesquisa completa: Dia das Mães 2024 — quais as preferências para a data?
Conforme já falamos por aqui, o comércio local mostrou a sua força no Dia das Mães 2024. Nesse contexto, quem trabalha com as vendas online precisa otimizar suas operações para conquistar a preferência do consumidor.
Especialmente em datas especiais, quando o e-commerce recebe picos de acesso, é importante reforçar a infraestrutura tecnológica para garantir uma experiência de compra positiva. Veja só algumas dicas para preparar a sua plataforma de vendas.
Oferecer opções de pagamento seguras é crucial para conquistar a confiança dos consumidores. Além disso, é legal apostar em variedade com métodos tradicionais — como cartão de crédito e boleto bancário — e integração de carteiras digitais, Pix, entre outros métodos. Tudo para garantir conveniência e segurança aos clientes.
Sabe aquele site difícil de navegar e que você não consegue encontrar nada que procura? Esses são alguns indícios de problemas de navegabilidade e usabilidade. E ter uma página intuitiva é fundamental para garantir uma experiência de compra agradável.
Sendo assim, lembre-se de cuidar desse aspecto. O ideal é que o site seja fácil de usar, com uma interface intuitiva e até apresentar funcionalidades de busca e filtragem para auxiliar os clientes a encontrarem rapidamente os produtos desejados.
Não há nada mais frustrante que perder oportunidades por falta de mercadorias. O cenário é ainda pior quando você compra itens demais e tudo fica encalhado no estoque.
Para evitar faltas — que podem ocasionar em atrasos na entrega ou perda de oportunidades de venda — e excessos, vale investir em sistemas inteligentes para fazer previsão de demanda.
Softwares baseados em Inteligência Artificial, por exemplo, são capazes de identificar padrões de comportamento para dimensionar o estoque com maior precisão. Que tal usar a tecnologia?
Antes de tudo, vale lembrar que a entrega é um ponto crucial da experiência de compra online. Nesse contexto, é importante oferecer opções flexíveis e eficientes — como entrega rápida e entrega agendadas.
O objetivo dessa diversificação é atender às diferentes necessidades dos clientes, sabe? Além disso, a comunicação transparente sobre o status do pedido e a possibilidade de rastreamento são fundamentais para garantir a satisfação do cliente.
Vale a leitura: Drones são o futuro das entregas no e-commerce.
Do inglês, brick quer dizer tijolo, e click é clique. Na prática, é um modelo de negócios que combina elementos do comércio físico com o eletrônico para aproveitar o melhor dos dois mundos e atender às necessidades de diferentes perfis de público.
Sendo assim, pense em estratégias do tipo “compre no site e retire na loja”. Essa pode ser uma opção conveniente para os consumidores que desejam evitar os custos de entrega e receber seus produtos de forma rápida e segura.
Não adianta deixar o seu negócio prontinho para receber os clientes, mas pecar na divulgação. Se os consumidores não encontrarem a sua empresa, todos os esforços anteriores seriam em vão, entende?
Logo, além de preparar as plataformas de e-commerce, é necessário pensar em estratégias de marketing eficazes para atrair e engajar os clientes. Confira algumas dicas!
Lembra que já falamos por aqui que 76% dos consumidores estão à espera de promoções para fazer compras para o Dia das Mães? Então, faça a alegria deles! Promoções e ofertas especiais são uma maneira eficaz de atrair clientes em qualquer época do ano — na loja física e online.
Nesse contexto, vale oferecer descontos exclusivos, brindes ou frete grátis para incentivar as compras e aumentar o ticket médio. Estratégias como “compre um, leve dois” ou descontos progressivos também são boas ideias para estimular as vendas.
Mas olha: nada de sacrificar a saúde financeira do seu negócio em nome dos descontos, combinado? O ideal é planejar as promoções e fazer as contas direitinho para não ficar no prejuízo.
Que tal montar kits com itens complementares? Por exemplo: flores com chocolates, queijos e vinhos, kit de cuidados pessoais etc. Os combos são bem legais para facilitar as compras, agregar valor aos produtos e elevar o ticket médio.
Ainda assim, é fundamental ter cuidado com a venda casada — prática proibida no Brasil, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Se o cliente quer apenas um xampu, por exemplo, ele não pode ser obrigado a levar um sabonete junto.
Veja também: Como aplicar cross selling nas vendas?
Personalizar as ações de marketing é fundamental para envolver os clientes e criar conexões emocionais com a marca. E para fazer isso de forma escalável, é importante fazer uma segmentação bem precisa.
Só para esclarecer, segmentar significa dividir a base de consumidores em grupos menores com base em perfil e comportamento. Quem tem o poder aquisitivo mais alto, por exemplo, pode ser impactado com produtos alinhados ao orçamento disponível, entende?
Saiba mais: Segmentação de mídia paga — entenda essa estratégia.
Os picos de atendimento em datas sazonais são inevitáveis. Afinal de contas, à medida que as vendas aumentam, é natural que o volume de chamados para suporte também aumente de forma proporcional.
A grande questão aqui é que, geralmente, esse boom não é tão inesperado assim, sabe? Então, já sabendo que o Dia das Mães está chegando, é legal planejar o atendimento para garantir o bom funcionamento das operações mesmo com alta demanda. E para conseguir isso, vale adotar as seguintes ações:
Já falamos por aqui que a reputação da marca é um dos fatores de decisão de compra. Sendo assim, para impactar o consumidor de forma positiva, é crucial ter uma presença digital forte e cuidar da imagem da marca na internet — mesmo que você opere apenas presencialmente.
E quando se fala em reputação digital, logo vem na cabeça o Reclame AQUI, não é mesmo? De fato, a plataforma é uma companheira inseparável do consumidor. Afinal de contas, o site é um ecossistema completo que reúne os principais conteúdos de opiniões geradas pelos consumidores. Ao ler esses relatos, o usuário decide se vale a pena fazer negócios com a marca ou não.
Aliás, o consumidor precisa gostar do que ver para ter confiança na marca. É aí que entra a RA Brand Page — solução para personalizar a página da sua empresa no Reclame AQUI.
Antes de tudo, vale lembrar que qualquer empresa pode marcar presença no Reclame AQUI e oferecer atendimento na plataforma de forma gratuita. Mesmo assim, vale a pena investir na RA Brand Page para ter acesso a funções extras e impactar o consumidor de forma positiva no Dia das Mães.
A partir do Plano Iniciante, por exemplo, você pode obter o Selo RA Verificada. Na prática, é uma espécie de carimbo de confiança que atesta que a empresa, de fato, existe e que os canais de atendimento funcionam. Aliás, com a RA Brand Page ainda é possível usufruir de funcionalidades como:
O Dia das Mães 2024 está aí e traz oportunidades para homenagear figuras maternas e impulsionar as vendas da sua empresa. E para atrair a atenção do consumidor e converter, é fundamental criar estratégias para otimizar o e-commerce, divulgar as ações promocionais e transmitir credibilidade ao cliente. A RA Brand Page merece destaque nesse contexto porque é a solução do Reclame AQUI para personalizar a página da empresa e passar mais confiança aos usuários.
Interessou-se pela nossa solução e quer conhecer mais algumas funções? Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba tudo sobre a RA Brand Page!
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