54,4% dos consumidores que tem intenção de comprar no Dia das Mães têm preferência por itens de perfumaria, produtos de beleza, roupas e calçados
O Dia das Mães é uma data muito significativa e uma das mais antigas a serem comemoradas no Brasil e no mundo.
E de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI entre os dias 28 de abril e 01º de maio, se os varejistas tiverem boas estratégias combinadas com bons preços, podem conquistar 30% de consumidores que ainda estão indecisos em comprar na data.
Você está entre eles, leitor (e consumidor)?

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Ainda segundo a pesquisa, 54% dos respondentes já apontaram que não irão comprar presentes. Entre eles, 14% afirmaram que a inflação elevou o valor dos itens presenteados e esse é o principal motivo para cortarem o gasto em 2023.
Nada novo sob o sol, afinal, esta foi a mesma causa que levou muita gente a não abrir a carteira na data em 2022.
No entanto, nem tudo está perdido para uma das datas consideradas de grande valia para o varejo: 16% dos consumidores afirmaram que irão presentear as mamães neste ano, e a preferência do público são em produtos de:
- perfumaria
- produtos de beleza
- roupas e calçados
Juntos, os segmentos acima totalizam 54,4% da preferência dos pesquisados.
Preço x local de compra
O preço sempre tem seu lugar cativo na mente do consumidor já que, segundo os pesquisados, independentemente do local de compra (loja física ou online), o importante é saber se o presente estará com um preço atraente.
Se o custo estiver dentro do esperado, 25% acreditam que devem realizar suas compras em lojas físicas (comércio do bairro) e 36% pretendem comprar em lojas online, sites, e-commerce e marketplaces.
E qual o valor do investimento?
A julgar pelo resultado da pesquisa, os consumidores vivem um cenário econômico, para o Dia das Mães de 2023, muito semelhante ao ano de 2022.
A começar pelo valor do que terá dentro do pacote para as mães: 28% devem gastar até R$ 100 e 41% entre R$100 e R$300, mesma faixa de gasto apontada pelos consumidores na data passada.
Além disso, 47% devem manter o mesmo valor do presente dado em 2022, e 37% pretendem investir um pouco mais este ano.
E quando o assunto é formas de pagamento, 22% afirmaram que pagarão o presente à vista, no PIX, e 33% parcelado no cartão de crédito.
E sorte das mamães que poderão, além do presente, ter um momento especial com seus familiares. Isso porque 25% dos consumidores ainda pretendem “almoçar fora, em restaurante” com a mãe para celebrar a data. Já outros brasileiros, 56%, farão uma refeição especial em casa, em família.
E aí consumidor, vai comprar um presente para alguma mamãe em especial ou vai reservar a data para estar junto com toda a família?
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