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Link building: o que é e como fazer sua 1ª campanha

O link building é uma importante estratégia de SEO para gerar autoridade para o site. Afinal de contas, quando vários portais de confiança fazem referência à sua página, o Google entende que você é um expert no setor, sabe? Então, ao criar uma boa rede de links, é possível conquistar melhores posições nos resultados de busca orgânica.

Só para esclarecer, os links — ou hiperlinks — são elementos interativos que permitem a migração de uma página para outra com facilidade. Mais: eles desempenham um papel crucial na interconexão e informações na internet. Portanto, quando usados de maneira estratégica, é possível dar destaque à sua marca.

Interessou-se pelo assunto e quer entender melhor como funciona a estratégia de link building? Continue a leitura e confira!

Em primeiro lugar, o que é link building?

Você sabe o que é link building?
Entenda o que é e como funciona essa estratégia de SEO

O link building é uma técnica de SEO baseada na criação de uma espécie de teia de endereços interligados para gerar autoridade ao site. Funciona mais ou menos assim: você cria um blog, por exemplo, e constrói uma rede de links internos e externos que direcionam o usuário para suas páginas.

O Google interpreta essas menções como votos de confiança, sabe? Por causa desse indício de relevância e conteúdo valioso, a página conquista melhores posições no mecanismo de busca, gerando mais visibilidade e tráfego.

Links internos

Embora o link building seja associação à conquista de links de terceiros, vale lembrar que o trabalho começa em casa com os links internos.

Veja bem: os links internos devem ser incluídos nos conteúdos do seu site para direcionar o usuário para outras páginas do mesmo domínio. Por exemplo: muitos dos links sugeridos aqui neste texto são internos, pois conduzem o usuário para outros artigos do blog do Reclame AQUI.

De toda forma, eles são úteis para melhorar a experiência do usuário, aumentar o tempo de permanência na página e auxiliar o consumidor a caminhar pelo funil de vendas.

Na estratégia de link building, essa teia interna também serve para hierarquizar as páginas do site. Então, quando determinado conteúdo recebe diversas menções internas, por exemplo, os buscadores entendem que ele é mais relevante.

Links externos

Já os links externos — também conhecidos como backlinks — são aqueles incluídos por outros sites que direcionam o usuário para a sua página. Geralmente, os profissionais se esforçam mais nesse lado da estratégia porque dá mais trabalho.

Afinal de contas, você mesmo pode incluir links internos na sua página, não é mesmo? Por outro lado, a inserção de links externos depende de terceiros.

Além do mais, aos olhos dos buscadores, esses links têm um peso ainda maior porque são fortes indícios de relevância e autoridade. No universo do marketing digital, nós chamamos esse fenômeno de link juice.

Entenda: imagine que a sua página recebe backlinks de um portal de notícias renomado. Nesse contexto, parte de todo o prestígio que essa outra página tem é transferida para o link de destino, sabe?

Basicamente, a ideia por trás do link juice é que quando um site ou página é vinculada a outra, ele passa parte de sua autoridade, credibilidade e relevância para o destino do link. Quanto mais autoridade um site tem, mais valioso é o seu link juice. Legal, né?

Qual é a importância da estratégia?

Conforme já falamos por aqui, o link building é uma estratégia de SEO. Sendo assim, aplicá-lo na sua página é fundamental para conquistar melhores posições nas buscas orgânicas. Saiba mais!

Melhor classificação nos mecanismos de busca

O Google — e outros mecanismos de busca — usa algoritmos complexos para determinar a relevância e a autoridade de um site. Nesse contexto, são avaliados:

  • quantidade de links;
  • diversidade de links;
  • contexto do link;
  • texto-âncora;
  • confiabilidade da página de origem;
  • links internos e backlinks;
  • links do seu site para outras páginas;
  • velocidade de ganho de links.

Moral da história: quanto mais backlinks autênticos e de qualidade você tiver, maior será a sua classificação nos resultados de pesquisa.

Aumento do tráfego orgânico

Veja bem: backlinks de qualidade não apenas melhoram a classificação do seu site, mas também direcionam o tráfego orgânico para ele.

Logo, quando portais relevantes e respeitáveis se vinculam ao seu conteúdo, os visitantes da página têm mais chances de clicar no link, entende? O resultado não poderia ser outro: mais tráfego de alta qualidade e com maior potencial de conversões.

Vale a leitura: 6 dicas para aumentar o tráfego do seu e-commerce.

Geração de credibilidade e autoridade

Sites que acumulam backlinks de qualidade são geralmente vistos como autoridades em seu nicho. Ou seja: quando os visitantes veem que outros portais confiam no seu conteúdo o suficiente para vincular a ele, isso aumenta a credibilidade e a confiança em sua marca.

Melhora a experiência do usuário

Antes de tudo, vamos dar um alerta: não adianta criar conteúdos pensando no algoritmo do Google. Na verdade, os buscadores são inteligentes e priorizam a experiência do usuário.

Os links internos e externos melhoram a experiência do conteúdo porque facilitam a navegação entre páginas relacionadas. Assim, é possível fornecer informações adicionais relevantes e recursos úteis de forma prática.

Como criar uma campanha de link building?

Aprenda a criar uma campanha de Link Building
Entenda abaixo

A primeira coisa que você precisa saber é: o link building é um trabalho constante. Além do mais, os resultados podem demorar a aparecer. Afinal de contas, ninguém ganha autoridade de um dia para o outro, não é mesmo?

De toda forma, para quem pretende dar o pontapé inicial, é legal conduzir uma ação específica. De modo geral, as campanhas de link building são curtas e objetivas. A seguir, vamos dar algumas dicas nesse sentido. Olha só!

Defina metas e objetivos

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Apesar de a frase fazer parte de uma história de ficção — Alice no país das maravilhas — ela faz muito sentido na vida real. Se você não sabe o que pretende obter a partir de uma estratégia, por exemplo, qualquer resultado pode ser considerado bom.

É por isso que diversos tipos de campanhas devem começar com a definição de objetivos e metas. Se você quer conquistar backlinks de uma pesquisa elaborada pela sua empresa, por exemplo, é legal pensar nos veículos que pretende atingir e quantos links você deseja obter por dia, semana, mês e por aí vai.

Mas olha: nada de estabelecer metas absurdas, viu? O ideal é analisar o seu ritmo atual de conquista de links para definir números alcançáveis.

Crie conteúdos linkáveis

Lembra da expressão link juice que mencionamos lá em cima? Pois bem, ninguém quer desperdiçar o seu suco com páginas irrelevantes, não é mesmo? Nesse sentido, para conquistar backlinks de forma natural, o ideal é criar conteúdos valiosos e que despertem a atenção dos usuários.

Olha só o que fazemos por aqui para entender melhor. Ao longo de todo ano, o Instituto Reclame AQUI realiza pesquisas na plataforma para analisar o comportamento do consumidor e das empresas. Veja um exemplo: Black Friday 2022 tem mais de 192 mil reclamações e índice geral de solução de 78%.

A grande questão é que Informações do tipo tem alto potencial de compartilhamento porque fornecem dados importantes, entende? Ou seja, diversos outros veículos podem replicar a informação para alertar marcas e clientes.

É por isso que pesquisas, relatórios e tendências são considerados conteúdos linkáveis. Nesse contexto, vale criar também:

  • cases de sucesso;
  • e-books e guias práticos;
  • ferramentas;
  • quizz;
  • infográficos.

Trabalhe em conjunto com a assessoria de imprensa

A principal função da assessoria de imprensa é estabelecer a comunicação entre uma empresa e a mídia. Além disso, os profissionais da área estão sempre em busca de oportunidades de visibilidade para a marca, como entrevistas, artigos de opinião, participações em programas de rádio ou televisão e outros espaços de destaque.

Sendo assim, o time de marketing pode trabalhar em conjunto com a assessoria para conquistar espaços em grandes veículos de mídia. Aliás, portais de notícias costumam ter uma grande autoridade na web, viu? Então, os links de páginas do tipo têm grande valor em termos de link building.

Veja também: Reclame AQUI participa do programa “Encontro” e dá dicas no Dia do Consumidor.

Faça parcerias para guest posts e co-marketing

Em primeiro lugar, o guest post é um artigo escrito por um autor externo e publicado em um site ou blog de outra empresa. Em outras palavras, o “convidado” elabora um conteúdo, que é então publicado no site do “anfitrião”.

E o melhor: de modo geral, os artigos contêm links para redirecionar o usuário para a página do convidado. Logo, identifique parceiros estratégicos para criar uma boa rede de links.

Nesse contexto, é importante fazer acordos com domínios que tenham autoridade para conquistar backlinks de qualidade, viu? Lembre-se ainda que o ideal é estabelecer uma relação ganha-ganha. Ou seja, o seu parceiro também pode criar artigos especializados para o seu site para fornecer alguns backlinks a ele.

No mais, também tem o co-marketing que consiste em ações conjuntas com empresas. Se a sua marca não tem expertise para fazer pesquisas e levantamento de dados, por exemplo, vale fazer parcerias com quem entende do assunto para criar um material altamente relevante sobre o seu nicho.

Por falar nisso, veja também: Collabs entre marcas — vantagens de criar em conjunto.

Peça a inclusão de links em menções espontâneas

Só para esclarecer, os mecanismos de busca entendem quando as marcas ganham popularidade por meio de menções na rede. No entanto, para a estratégia de link building, as menções sem link não trazem resultados

Então, não adianta apenas produzir conteúdos incríveis e altamente compartilháveis se os veículos não incluírem links nas menções, não dá para aproveitar aquele suco de autoridade.

Sendo assim, monitore todas as menções a sua marca na rede. Após identificar os conteúdos, vale entrar em contato com o administrador do site para pedir a inclusão do link. Geralmente, uma abordagem amistosa costuma dar bons resultados. Além disso, você pode aproveitar a oportunidade para fazer networking. Que tal?

Faça redirecionamento de links quebrados

Sabe quando você entra em um link e se depara com o “erro 404”. Pois bem, isso significa que aquela página não está mais disponível ou que o site em questão mudou a sua estrutura de URL.

Se o conteúdo em questão for relevante para o seu nicho, você pode entrar em contato com o responsável pelo site para oferecer um artigo para substituir o link quebrado. O mesmo vale para recuperação de links perdidos.

Jamais compre links

Lá atrás, quando descobriram que os backlinks eram usados para o ranqueamento, muitos sites começaram a criar fazendas de links. Na prática, esses domínios gravam links automaticamente apenas para aumentar a classificação nos mecanismos de busca.

O grande problema é que, além de conteúdos de baixa qualidade e irrelevantes, essas menções não foram conquistadas de forma natural, portanto, são penalizadas pelo Google

Logo, nada de comprar links, combinado? Essa prática prejudica a experiência do usuário e reduz a autoridade do site.

Use ferramentas especializadas

Veja bem: as ferramentas de link building são programas para planejar, rastrear, analisar e otimizar a estratégia de construção da rede de links. Por meio delas, é possível saber:

  • quantos backlinks o seu site tem;
  • quais páginas incluem links para o seu site
  • reputação e autoridade dos sites que fornecem backlinks
  • análise de links dos concorrentes para identificar áreas que você pode melhorar;
  • identificação de menções sem link;
  • análise de conteúdo.

De toda forma, ferramentas especializadas são essenciais para simplificar e automatizar várias tarefas relacionadas ao link building, economizando tempo e ajudando a melhorar a eficácia das campanhas.

Fique de olho nos resultados

A mensuração eficaz das métricas de link building é crucial para avaliar o desempenho de suas campanhas e determinar o impacto dos backlinks em sua estratégia de SEO. Sendo assim, além dos aspectos mencionados nas ferramentas especializadas, vale ficar de olho:

  • aquisição de backlinks: quantos backlinks você adquire em relação ao número de tentativas de construção de links;
  • tráfego, taxa de rejeição e duração da sessão: indicadores úteis para verificar se os backlinks estão gerando tráfego qualificado para o seu site;
  • taxa de conversão: número de visitantes que chegam ao seu site por meio de backlinks e realizam as ações propostas, como baixar um material rico, fazer compras, se inscrever na newsletter etc.;
  • métricas de tempo: progresso para conquista de backlinks durante determinado período;
  • links tóxicos: backlinks vindos de fontes suspeitas e de má qualidade.

Conclusão

Por fim, o link building é uma estratégia fundamental de SEO para construir a autoridade de um site. Por meio da obtenção de links de qualidade internamente e externamente de outros domínios, é possível demonstrar ao Google que seu site é uma referência em seu nicho. Assim, dá para conquistar melhores posições no ranqueamento orgânico.

Gostou do nosso artigo? Então, que tal ver mais algumas dicas para aumentar a visibilidade da sua marca? Veja também: Como colocar a minha empresa na primeira página do Google.

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