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Reclame AQUI participa do programa “Encontro” e dá dicas no Dia do Consumidor

Reclame AQUI participa do programa “Encontro” e dá dicas no Dia do Consumidor

Reclame AQUI no Encontro

Edu Neves, Cofundador e CEO do Reclame AQUI, fala sobre golpes online e orienta consumidores a comprar com mais segurança pela internet

Nesta quarta-feira, dia 15 de março, é celebrado o Dia do Consumidor. E o Reclame AQUI foi convidado especial do programa “Encontro”, da TV Globo, para alertar os consumidores sobre os golpes encontrados na internet.

O Cofundador e CEO do Reclame AQUI, Edu Neves, conversou com Patrícia Poeta e Manoel Soares e deu dicas importantes para que os consumidores fiquem atentos com os golpes que circulam no mundo online, principalmente em lojas fakes de redes sociais.

Essas lojas falsas, inclusive, tem enganado muitos usuários com promoções tentadoras e extremamente vantajosas. Falamos sobre isso aqui no Blog Reclame AQUI, confira aqui.

Clique para ver o bate-papo na íntegra:

confira o bate-papo na íntegra
Patrícia Poeta conversa com o Confundador e CEO do Reclame AQUI, Edu Neves, sobre golpes em compra online. Reprodução: Globoplay

Edu Neves orienta consumidores na hora da compra online

O Cofundador e CEO do Reclame AQUI destacou a importância do consumidor prestar atenção em algumas informações antes de efetuar uma compra pela internet. 

Vamos às dicas?

Pesquise sobre a loja 

É fundamental pesquisar as experiências de outras pessoas com a loja desejada. A loja precisa ter CNPJ, que é um documento de identidade que atesta a existência da empresa. 

Após solicitar o CNPJ, consulte o seu número na Receita Federal para buscar todas as informações da loja (o que ela faz, onde vende, qual o endereço dela, quanto tempo existe). 

Além disso, não é recomendado comprar produtos de valores mais altos de pessoas físicas, a não ser que essas possuam um registro MEI (microempreendedor individual).

Um MEI também pode ser identificado na chave PIX, e revela que ali há um empreendedor. Por isso, é fundamental prestar atenção antes da transação financeira.

Evite clicar em links

“O link te pega na distração. E ali chega uma mensagem de oferta, com senso de urgência, e a pessoa clica por querer saber do que se trata”, comenta Edu. 

Aliás, a partir do clique no link, além de apresentar anúncios falsos que induzem o consumidor a cair na fraude, o golpista pode colocar os dados da vítima em risco, por isso, desconfie e evite clicar na mensagem.

Desconfie de ofertas imperdíveis 

Os golpistas são grandes observadores de comportamentos e desejos dos consumidores e eles sabem o que as pessoas estão procurando. 

Por isso, criam condições acessíveis e críveis para enganar as pessoas, e na maioria das vezes, com pagamento à vista para garantir o dinheiro das vítimas.

Não efetue pagamentos instantâneos antes de assegurar que a loja é verdadeira e os anúncios são oficiais.

Atenção às formas de pagamento

“PIX não tem marcha ré, o cartão de crédito sempre é um mecanismo que você tem uma providência que pode tomar [para reaver o valor], tem um nível de segurança maior”, pontua Edu.

Por isso, realize o PIX apenas se já conhecer a loja e prefira o cartão de crédito para compras pela internet.

Entenda como os golpistas aplicam as fraudes

Em uma dessas lojas falsas, a babá Wellyda – que também participou do “Encontro” – foi vítima e contou um pouco do que aconteceu na sua compra, ou melhor dizendo, golpe.

Após ser induzida pela vendedora da loja fake no whatsapp, Wellyda fez o PIX de R$570,00, para a compra de um smartphone moderno. A vítima ainda estranhou o PIX estar no nome de uma pessoa física, mas acabou transferindo o valor. 

A golpista ainda foi além e pediu para que a consumidora gravasse um vídeo de agradecimento pelo atendimento. Mas o envio do aparelho não aconteceu e o rastreio do pedido nem existia. 

Após isso, o perfil da loja sumiu, o Whatsapp nunca mais respondeu, e Wellyda ficou no prejuízo. Em conversa com Patricia Poeta, ela afirmou que deve registrar um boletim de ocorrência ainda esta semana.

O perfil da loja onde Wellyda sofreu o golpe já foi desativado, mas um novo perfil – Mega Apple Iphones – já foi criado para tentar enganar outras pessoas (inclusive o vídeo de Wellyda se encontra neste novo perfil da loja falsa). 

A produção do programa “Encontro” ainda tentou contato com a loja, mas foi bloqueada pelos golpistas e não obteve retorno.

Por fim, o Reclame AQUI refaz com o alerta: cuidado redobrado na hora das comprinhas pela internet, certificando-se que a loja é verdadeira e confiável antes de fechar qualquer negócio! 

E aí, gostou das dicas? Você tem colocado elas em prática para realizar compras mais seguras?

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

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