Em primeiro lugar, no atendimento ao cliente, é essencial compreender que as pessoas são únicas em suas preferências e comportamentos, não é mesmo? Pois bem, aprender a lidar com o consumidor de cada signo é uma forma divertida e educativa de aprimorar o suporte oferecido pela sua empresa.
Afinal de contas, dizem por aí que a posição do sol no momento do nascimento de uma pessoa influencia a sua personalidade. Enquanto alguns são decididos e fecham uma compra em minutos, por exemplo, outros levam dias para amadurecer a ideia. Então, conforme as características de cada signo, dá para definir a melhor forma de atender os clientes e gerar satisfação.
Gostou da ideia e quer saber como fazer isso? A seguir, vamos explicar melhor o comportamento de cada signo e dar dicas para melhorar a experiência do consumidor. Confira!

Áries
Áries é o primeiro signo do zodíaco. E como o signo marca a abertura do ano astrológico, ele é muito ligado a inícios, pioneirismo e coragem. Logo, são pessoas que gostam de ação e não têm medo de tomar a iniciativa, sabe?
Tem mais: os arianos costumam ser bem impulsivos. Não é à toa que esse é um dos signos mais consumistas. De toda forma, os consumidores desse grupo são mais diretos e sabem muito bem o que querem.
Veja só algumas dicas legais para atender a expectativa desse público:
- comunique-se de forma direta: os arianos não gostam muito de rodeios e conversa fiada. Sendo assim, na hora de atender, é importante manter a objetividade;
- ofereça soluções rápidas: eles querem tudo para ontem e não tem paciência de esperar;
- disponibilize canais de autoatendimento: o ariano valoriza independência e autonomia.
Touro
A teimosia é uma das características mais marcantes dos taurinos. Eles são bem relutantes às mudanças e convencê-lo de trocar o produto X pelo Y não é nada fácil. Por outro lado, isso é até bom porque eles são práticos.
Além disso, pessoas do signo de touro costumam ser materialistas e valorizam o luxo. Eles preferem ficar em casa no conforto do ar-condicionado e fazer compras on-line, por exemplo, em vez de bater perna na rua.
Dito isto, veja algumas dicas para lidar com o cliente de touro:
- dê informações precisas: o taurino é superatento aos detalhes. Ou seja, na hora de responder às perguntas, a sua equipe precisa estar bem-preparada para explicar tudo claramente;
- ofereça opções duráveis: consumidores desse signo preferem investir em produtos duráveis e de alta qualidade;
- seja paciente: como eles são bem cabeça-dura, é importante ter paciência e argumentar com base em dados e benefícios tangíveis;
- estabeleça confiança: taurinos valorizam a estabilidade e a confiança. Então, busque transmitir honestidade no atendimento e cumpra as promessas de vendas.
Gêmeos
Já os os geminianos são conhecidos por sua versatilidade e curiosidade. Aliás, eles são bem extrovertidos e adoram socializar. Agora, quando o assunto é decisões de consumo, as pessoas de gêmeos têm a mente aberta e gostam de ver várias opções antes de escolher.
Mas olha: nada de vacilar com eles, viu? Caso contrário, os geminianos não vão pensar duas vezes antes de postar sua insatisfação no Reclame AQUI e nas redes sociais.
Veja mais algumas dicas para atender um geminiano:
- dialogue com os clientes: os geminianos adoram conversar. Logo, se prepare para interagir e responder muitas perguntas;
- mantenha-os envolvidos: consumidores de gêmeos se entediam facilmente. Sendo assim, é necessário deixar o atendimento mais dinâmico para prender a atenção deles;
- colete feedbacks: os geminianos são bem criativos e costumam dar sugestões úteis para aperfeiçoar seus produtos e serviços.
Saiba mais: Cliente insatisfeito — casos reais de como reverter essa situação.
Câncer
Pessoas do signo de câncer têm a fama de serem sensíveis e se guiarem pela intuição. De modo geral, eles são bem empáticos e podem até desistir de reclamar de um atendimento ruim por medo de o responsável receber alguma punição. Em contrapartida, ele nunca mais fará negócios com a marca.
Então, para atender um canceriano é legal ter em mente que eles são emotivos e valorizam um ambiente acolhedor e amigável para as interações. Confira algumas dicas nesse sentido:
- demonstre empatia: ouça o consumidor com atenção e ofereça apoio emocional quando necessário. Afinal de contas, o canceriano valoriza empresas que demonstram interesse genuíno com suas preocupações e necessidades;
- use uma linguagem gentil o canceriano pode se magoar facilmente. Então, o ideal é ser mais diplomático para atender esse perfil de público;
- respeite a privacidade: não pressione o canceriano para revelar informações pessoais. Eles costumam ser mais reservados e precisam estabelecer um elo de confiança antes de se abrirem;
- ofereça um bom atendimento pós-venda: manter-se disponível para fornecer suporte contínuo é fundamental para fortalecer o relacionamento com o canceriano.
Leão
A marca registrada do leonino é a vaidade. Afinal de contas, as pessoas do signo adoram chamar atenção e receber elogios. Outras características bem marcantes são: gosto refinado, autoconfiança e otimismo.
De toda forma, atender um leonino costuma ser divertido porque eles são bem carismáticos, sabe? Mesmo assim, é importante ter alguns cuidados específicos ao lidar com consumidores do signo de leão. Por exemplo:
- elogie e reconheça: os leoninos gostam de ser o centro das atenções. Então, elogie suas escolhas, reconheça suas habilidades e demonstre admiração;
- mantenha um equilíbrio: apesar de o leonino ser muito vaidoso, é importante ter cuidado com excessos, pois pode soar como falsidade. Nesse contexto, é importante que os elogios sejam genuínos;
- comunique-se de forma positiva: nada de críticas excessivas ou abordar assuntos negativos. Os leoninos são otimistas e preferem interações positivas;
- ofereça qualidade e exclusividade: eles apreciam o melhor. Logo, ofereça produtos e serviços de alta qualidade e exclusivos.
Vale a leitura: Como montar um bom time de atendimento.
Virgem
Sabe aquela pessoa que adora organizar o guarda-roupa, ama uma casa bem arrumada e faz planilhas com cotações de preços antes de comprar qualquer coisa? Pois bem, essas são algumas características dos virginianos.
Aliás, os consumidores desse signo ficam de olho em cada detalhe e não esperam nada menos que a perfeição. Então, para oferecer um atendimento eficaz para o virginiano, é importante que sua empresa:
- mantenha a organização: qualquer coisa fora do lugar pode afastar o consumidor de virgem. Sendo assim, organize processos e ambientes da empresa;
- ofereça informações precisas: os virginianos gostam de detalhes, mas costumam ser indecisos. Nesse contexto, é importante fornecer informações precisas e completas para auxiliar o processo de decisão;
- cumpra prazos: quem é de virgem é bem pontual e espera que todos ao redor honrem os compromissos rigorosamente;
- ofereça garantias: os virginianos valorizam a qualidade e a garantia de que um produto ou serviço funcionará conforme o prometido. Então, certifique-se de fornecer garantias sólidas e produtos de alta qualidade.
Libra
Sobretudo, as pessoas de libra são conhecidas por sua sociabilidade e amor pela harmonia. Mais: o libriano é elegante e adora questões ligadas a beleza e estética. Na hora de escolher uma máquina de lavar, por exemplo, o cliente vai além das questões funcionais e busca eletrodomésticos que vão deixar o visual da casa mais agradável, sabe?
De toda forma, na hora de atender um cliente libriano lembre-se de:
- manter a diplomacia: consumidores de libra apreciam a cortesia e a etiqueta. Nesse sentido, é legal manter um tom amigável e educado em todas as interações, de modo a evitar conflitos ou confrontos desnecessários;
- dar abertura para o diálogo: o libriano é argumentador e adora compartilhar suas opiniões. Então, é legal ouvi-lo com muita atenção;
- investir em diversidade e inclusão: com fama de justiceiro, o consumidor de libra fica de olho na postura das marcas com relação à equidade, causas sociais, ambientais etc. Logo, é importante mostrar esse viés da empresa.
Escorpião
Intensidade e sedução: essas são as palavras que melhor representam os escorpianos. E olha: da mesma forma que o escorpiano é intenso nas relações amorosas, ele também gosta de se relacionar com as marcas de forma profunda, viu?
Veja algumas dicas para atender um consumidor do signo de escorpião:
- prepare-se para perguntas curiosas: escorpianos têm uma mente investigativa e tendem a fazer perguntas profundas e perspicazes. Então, se prepare para responder questões nada superficiais;
- evite conflitos desnecessários: o perfil passional do escorpião pode trazer à tona um lado combativo e uma certa flutuação emocional. Nesse contexto, é importante resolver problemas de forma mais construtiva, sem confrontos diretos;
- valorize a lealdade: escorpianos são leais. Ou seja, após conquistar a confiança do consumidor do signo, é interessante investir em ações de fidelização porque eles são mais propensos a manter relacionamentos de longo prazo.
Sagitário
Aventureiros natos, os sagitarianos são pessoas espontâneas, que gostam de liberdade e adoram se divertir. Eles estão constantemente em busca de novas experiências e oportunidades de aprendizado. Isso se reflete em suas escolhas de compra, pois estão dispostos a experimentar produtos e serviços diferentes.
Você pode usar essas características a favor do seu negócio. Entenda como atender o consumidor de sagitário:
- seja flexível: sagitarianos são “bichos soltos”. Isto é, eles têm o espírito livre e valorizam a independência. Por isso, eles referem produtos e serviços que lhes deem liberdade e flexibilidade, em vez de impor limitações ou restrições;
- ofereça experiências memoráveis: como eles gostam de aventuras, é legal oferecer produtos e serviços que desafiem sua curiosidade e o instinto explorador;
- mantenha o bom humor: sagitarianos são alto-astrais. Logo, vale adaptar a comunicação para um tom mais descontraído ao interagir com um consumidor do signo. Mesmo assim, é importante ter cuidado com os exageros, combinado?
Capricórnio
De antemão, já vamos avisar que o signo de capricórnio é bastante associado a como responsabilidade, determinação, praticidade e ambição. Aliás, esse perfil de público trabalha bastante para crescer na carreira e alcançar o sucesso.
Confira algumas dicas para atender o cliente capricorniano:
- mantenha um tom sério e respeitoso: os consumidores de capricórnio preferem abordagens mais profissionais porque transmitem mais confiança. Então, evite fazer piadinhas e adote uma postura mais conservadora;
- ofereça soluções práticas: capricornianos são práticos e voltados para objetivos. Logo, na hora de oferecer produtos ou serviços, foque no potencial deles em resolver problemas ou atender às necessidades de maneira prática.
Aquário
Já os aquarianos são mais conhecidos pela originalidade e pensamento inovador. Na prática, são consumidores que gostam de ideias progressivas e liberdade de expressão. Além do mais, eles são humanitários e abraçam causas sociais e ambientais.
Entenda como atender as expectativas do aquariano a seguir:
- use soluções tecnológicas: os consumidores de aquário adoram tecnologia e inovação. Sendo assim, agregue soluções tecnológicas ao atendimento, como inteligência artificial, realidade aumentada, entre outras;
- promova a liberdade de expressão: os aquarianos valorizam a liberdade de expressão. Então, é legal abrir espaços para que eles compartilhem suas opiniões e deem sugestões de melhoria;
- invista em ações de responsabilidade socioambiental: devido ao perfil humanitário do aquariano, ele costuma defender questões relacionadas à diversidade, igualdade, meio ambiente etc.
Veja também: ESG — como implementar no e-commerce.
Peixes
Por último, mas não menos importante, temos os piscianos — os seres mais espiritualizados e intuitivos entre os signos do zodíaco. Eles têm a sensibilidade ainda mais aflorada que os cancerianos, são bons ouvintes, prestativos e se preocupam com a dor do outro.
Em vista disso, vale adotar as seguintes estratégias para atender o consumidor de peixes:
- mantenha a empatia: como são bem empáticos, eles também esperam essa postura das empresas. Sendo assim, ouça atentamente o que ele tem a dizer e demonstre interesse genuíno em ajudar a suprir suas necessidades;
- comunique-se de forma suave e amigável: os piscianos estão sempre em busca de paz e serenidade, inclusive nas relações comerciais;
- ofereça produtos ou serviços que toquem o coração: as pessoas de peixes gostam de experiências emocionais. Então, que tal oferecer produtos ou serviços que despertem emoções?
Resumindo…
Atender o consumidor de cada signo requer compreender suas características distintas e adaptar a abordagem de atendimento. De toda forma, lembre-se de que essas dicas são apenas orientações gerais, e de que cada pessoa é única, viu? Afinal de contas, a astrologia pode ser divertida e educativa, mas o atendimento ao cliente eficaz é baseado na empatia, no respeito e na compreensão das necessidades de cada um.
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