blog reclame aqui

Cliente insatisfeito: casos reais de como reverter essa situação

As empresas que já entenderam a importância de investir em um bom atendimento ao cliente têm mais chance de se destacarem positivamente no mercado. Isso acontece também por causa dos consumidores: uma experiência positiva chega a ser compartilhada para, em média, 11 pessoas.

Leia mais: O marketing boca a boca pode te ajudar a vender mais

Bem, o contrário também é verdade: dados afirmam que um único cliente insatisfeito conta, em média, para 15 pessoas sobre uma má experiência de serviço. Além disso, tem gente que vai além e resolve postar sua história de consumo para as mais de 30 milhões de pessoas que passam mensalmente pelo site do Reclame AQUI.

Somos a maior plataforma de confiança e reputação do Brasil e também servimos como termômetro para saber se o seu atendimento está atuando adequadamente com o cliente insatisfeito. Por AQUI, acreditamos que “toda empresa tem problema, boa é aquela que consegue resolver”.

Veja: RA Trust XP 2022 mostrou o que é preciso para proporcionar o MELHOR atendimento ao consumidor

Cliente insatisfeito: sua empresa já teve de lidar com alguém assim

Nesta matéria, vamos falar sobre técnicas de encantamento e boas práticas de Reclame AQUI por meio de casos reais. Tudo isso para quem pretende melhorar a maneira de se relacionar publicamente com um cliente insatisfeito.

Antecipadamente, é necessário explicar que esses prints são histórias reais postadas em nossa plataforma para empresas cuja reputação é “ótimo” ou que possuem o selo RA1000.

À primeira vista, esses consumidores estão muito insatisfeitos, mas isso não significa que eles desistiram de se relacionar com a marca. Pelo contrário: foram eles que ajudaram estas empresas a alcançarem bons níveis de atendimento ao cliente. Como? Fazendo uma boa avaliação após ter seu problema resolvido.

Entenda: 94% dos consumidores não compram de empresas com má reputação

Vamos às dicas?

1. Não responda um cliente insatisfeito de maneira genérica

Exemplo real de como responder um cliente insatisfeito sem um texto genérico
Exemplo real de como responder um cliente insatisfeito sem um texto genérico

A partir do momento em que a empresa responde publicamente o seu consumidor, o mesmo já pode avaliar o atendimento recebido. Ou seja, é muito provável que um cliente insatisfeito atribua uma nota ruim após ler uma resposta genérica. Afinal, ninguém gosta de sentir que o seu problema não teve a devida atenção, não é mesmo?

No caso acima, o cliente insatisfeito teve a informação que ele tanto buscava. Em seguida, podemos perceber que a resposta foi individualizada. A atendente também foi muito cordial ao pedir desculpa pela experiência e se pôr à disposição para outros esclarecimentos.

O resultado saiu conforme o esperado: problema resolvido, nota 10 e voltaria a fazer negócio!

Continue lendo em: Atendimento ao cliente: saiba como esta área fortalece sua marca

2. Explique publicamente como foi feita a sua tratativa

No caso a seguir, um entregador que trabalha em uma grande plataforma de entregas estava com problemas para entrar no aplicativo. Erros como estes podem ser comuns para quem depende de serviços digitais e está constantemente conectado à tecnologia.

Um outro cliente insatisfeito pode facilmente ter a mesma dúvida. A empresa em questão já antecipou a resolução deste problema – nesse sentido, qualquer outra pessoa com a mesma dificuldade não precisará postar sua queixa para obter informações.

Veja como foi a resposta pública:

Cliente insatisfeito: a dúvida de um pode ser a do outro, por isso explique publicamente a tratativa
Cliente insatisfeito: a dúvida de um pode ser a do outro, por isso explique publicamente a tratativa

Como resultado, a avaliação foi positiva, com nota 10 e voltaria a fazer negócio. Além de informativo, esse atendimento garantiu bons indicadores para manter a ótima reputação da empresa!

3. Peça avaliação ao cliente insatisfeito

A princípio, pode até parecer estranho pedir avaliação ao cliente insatisfeito. Mas a verdade é que poucos clientes permanecerão bravos com a sua marca se o problema dele tiver sido resolvido.

Treine o seu time de atendimento e confie no trabalho exercido para reverter o sentimento de qualquer cliente insatisfeito. Sendo assim, não deixe de pedir a avaliação de quem procurou o Reclame AQUI para ser atendido.

Uma boa nota impacta em todos os seus índices e fortalece a sua reputação dentro da nossa plataforma. Em outras palavras, quanto melhor a notinha por AQUI, mais confiança seus futuros clientes sentirão para estabelecer uma relação de consumo com a sua marca.

Peça avaliação do atendimento ao seu cliente insatisfeito após a resolução do problema
Peça avaliação do atendimento ao seu cliente insatisfeito após a resolução do problema

4. Invista em conhecimento!

O Reclame AQUI se preocupa com as empresas que querem melhorar seus indicadores e que valorizam o atendimento ao cliente. Por isso, periodicamente, realizamos webinars sobre o assunto.

Essa videoconferência com intuito educacional é uma grande oportunidade para você tirar insights valiosos sobre o Reclame AQUI e a área de atendimento ao cliente como um todo.

Por fim, não deixe de assistir o nosso conteúdo cujo tema é “Boas práticas de atendimento no Reclame AQUI” e foi transmitido no dia 15/06/2022 (ou seja, está super atualizado). Basta clicar no botão abaixo.

Deixe uma resposta

%d