Tendência de consumo 2025: como o consumidor irá se comportar no futuro?

Tendência de consumo 2025: como o consumidor irá se comportar no futuro?

Fundo verde com uma mulher no centro segurando diversas sacolas de compra.

Prepare-se para o futuro do consumo! Conheça as tendências de consumo 2025 e saiba como adaptar seu negócio às expectativas dos clientes.

O comportamento do consumidor muda o tempo todo. E ficar de olho no que está por vir é fundamental para alinhar suas estratégias com as expectativas dos clientes. Aliás, para as pequenas empresas, entender profundamente tudo isso pode ser a chave para prosperar em um mercado competitivo e dinâmico. É aí que entram as tendências de consumo 2025.

Não é de hoje que o consumidor está mais exigente, conectado e consciente. Ele quer que suas escolhas reflitam seus valores, que seu tempo seja respeitado, que suas experiências sejam únicas e que a tecnologia facilite sua vida sem invadir sua privacidade.

E olha: se preparar para essas tendências não é apenas um diferencial competitivo, viu? Na verdade, é uma exigência do mercado. O fato é que o futuro já começou — e este artigo vai te ajudar a estar à frente.

Continue a leitura para saber mais!

Quais são os comportamentos do consumidor do futuro?

Os consumidores de 2025 serão moldados por mudanças globais como avanços tecnológicos, crises climáticas, e um desejo crescente por autenticidade e equilíbrio.

Apesar dessa visão geral, vale lembrar que cada consumidor é único. A WGSN elaborou um estudo para categorizar os consumidores de acordo com cada comportamento. Segundo o relatório “Consumidor do futuro 2025”, quatro perfis principais vão definir o consumo global: neo-niilistas, redutores, protetores do tempo e pioneiros. Entenda!

Neo-niilistas

Antes de tudo, vale esclarecer que o niilismo é uma concepção filosófica popularizada por Friedrich Nietzche lá no século XIX. Em sua essência, a abordagem questiona o valor, o propósito, o significado da vida, as normas sociais e as crenças tradicionais.

Originado do termo latino nihil, que significa “nada”, o niilismo pode ser entendido como a rejeição de valores absolutos ou a crença de que a existência carece de sentido intrínseco. Profundo, não é mesmo?

Pois bem, adaptado ao conceito atual de consumo, os neo-niilistas seguem esse mesmo caminho: são mais céticos, desconfiam de tudo e valorizam marcas que desafiem o sistema. Ou seja: eles são mais alternativos e não se comovem facilmente com mensagens superficiais.

Redutores

Em meio às medidas de distanciamento social por causa da pandemia, todos fomos obrigados a migrar para o digital. Naquele período, bombou o home office, as compras online, o delivery de comida e por aí vai. Por causa disso, muita gente perdeu um pouco o tato social e se mantém até hoje em um certo isolamento.

Os redutores vão totalmente na contramão disso tudo: eles querem reduzir o tempo de tela e restabelecer laços sociais no mundo real. Além do mais, eles buscam um estilo de vida mais simples e consciente.

O consumismo desenfreado aqui não tem vez. Afinal de contas, os redutores buscam o equilíbrio com o crescimento econômico com bem-estar social e ambiental.

Mas olha: isso não significa que eles querem voltar ao tempo das cavernas, sem internet e serviços de delivery, viu? Eles querem conveniência, sim, mas sem abrir mão da ética e da sustentabilidade.

Vale a leitura: Beleza sustentável — como atender e superar às expectativas dos consumidores conscientes?

Protetores do tempo

Como o próprio nome sugere, os protetores do tempo não querem perder as valiosas horas e minutos do seu dia. Em outras palavras, são consumidores que valorizam a gestão eficiente do tempo e buscam formas de simplificar suas vidas, reduzindo complexidades e eliminando distrações.

Afinal de contas, para eles, o tempo é um recurso valioso e limitado, muitas vezes mais importante do que o dinheiro. Esse comportamento reflete a priorização do bem-estar e da qualidade de vida em um mundo cada vez mais acelerado e hiper conectado.

Veja também: Tendências de atendimento para o futuro do e-commerce.

Pioneiros

Os pioneiros representam um perfil de consumidor visionário e ousado, sempre disposto a explorar novas ideias, tecnologias e formas de consumo. Metaverso, inteligência artificial e realidade aumentada, por exemplo, fazem a alegria desse tipo de cliente.

De toda forma, eles são os primeiros a adotar inovações e tendem a influenciar outros grupos de consumidores. Ou seja: são catalisadores de mudanças no mercado.

Além disso, os pioneiros estão dispostos a investir em experiências e produtos diferenciados que promovam transformação, aprendizado e impacto. De modo geral, eles até se voluntariam para testar produtos em fase inicial, como protótipos ou lançamentos betas.

Mesmo assim, as escolhas de consumo não são baseadas apenas em tecnologia. O fato é que os pioneiros gostam de apoiar marcas que lideram mudanças positivas e, ao mesmo tempo, se alinham práticas éticas e sustentáveis.

Veja também: Como o engajamento na Comunidade RA pode prever tendências de mercado e como a sua empresa pode aproveitar isso.

Como se adaptar às tendências de consumo 2025?

Fundo verde com uma mulher com aparência feliz comemorando em preto e branco e a seguinte frase a esquerda "Adaptar-se às tendências de consumo de 2025 envolve mais do que apenas oferecer novos produtos ou serviços."

As pequenas empresas, em especial, precisam ser criativas e ágeis, integrando elementos que atendam aos novos perfis de consumidores. A seguir, vamos dar algumas dicas nesse sentido. Olha só!

De um toque de humor nas suas campanhas

As pessoas adoram compartilhar coisas que as fazem rir, aumentando o alcance orgânico das campanhas. Especialmente os neo-niilistas, que são menos emocionados, a abordagem mais divertida e até com memes alivia a tensão e cria um ambiente mais positivo.

De toda forma, vale lembrar que o humor precisa refletir os valores e a identidade da sua marca. Forçar piadas pode afastar consumidores, em vez de atrair.

Além disso, balanceie o humor com o respeito. A linha entre uma piada e ofensas pode ser tênue. Por isso, é fundamental garantir que o conteúdo não ultrapasse os limites e prejudique a reputação da marca.

Confira também: Evite crises de reputação com um atendimento de excelência.

Seja autêntico e transparente

Todos os perfis de consumidores que citamos por aqui valorizam autenticidade. Na prática, isso significa que o seu discurso precisa estar alinhado com as suas ações. Por exemplo: uma marca que preza pela sustentabilidade precisa agir de forma sustentável em todas as etapas da sua cadeia produtiva, desde a origem dos materiais até o impacto ambiental do seu produto.

Ainda assim, não basta dizer; é importante especificar as ações que você está tomando. Nesse contexto, vale mostrar detalhes como os materiais que você usa, a origem dos seus produtos e o que está sendo feito para reduzir o impacto ambiental e por aí vai.

Ainda tem a questão da honestidade. Ninguém é perfeito, e os consumidores sabem disso. Ao ser transparente sobre os desafios que sua empresa enfrenta e como está trabalhando para melhorá-los, você ganha mais respeito do que tentando ocultá-los. Pense nisso!

Equilibre as vendas com o consumo consciente

A gente sabe que a empresa precisa vender para se manter em crescimento. No entanto, incentivar o consumismo desenfreado não é a melhor estratégia. Afinal de contas, os clientes, especialmente os redutores, são mais focados em durabilidade e qualidade, não em quantidade.

Pois bem, equilibrar as vendas com o consumo consciente significa adotar estratégias de marketing e práticas empresariais que encorajem o consumo responsável, ao mesmo tempo em que promovem as vendas.

Em vez de incentivar o consumidor a comprar uma roupa nova, por exemplo, mostre a ele como repaginar uma peça antiga. Além de promover a conscientização, estratégias do tipo ajudam a criar conexões com o consumidor do futuro.

Vale a leitura: Moda sustentável — como a busca por itens usados está moldando o futuro do consumo.

Crie conexões com o seu público

Criar conexões autênticas com o público é fundamental para engajar e fidelizar. Afinal de contas, conforme já falamos por aqui, os consumidores do futuro anseiam por interações significativas.

E isso pode ser feito de diversas maneiras. Criar oportunidades para o diálogo aberto com o público, seja por meio das redes sociais ou Reclame AQUI, é um bom começo.

Promover eventos e experiências imersivas também é uma boa ideia. Atividades presenciais proporcionam aos consumidores a chance de interagir com a marca e com outros clientes, criando um senso de comunidade.

Aprofunde-se no assunto: Marketing de comunidade — como fortalecer a conexão com a marca?

Promova a inclusão e acessibilidade

Antes de tudo, vale esclarecer que a inclusão não é uma questão de caridade. Essa é uma obrigação ética e prática das empresas.

Sem contar que essa é uma exigência dos consumidores, que estão cada vez mais atentos às práticas das marcas. Ou seja: eles exigem que estas se adaptem para atender às necessidades de diversos públicos, garantindo acesso e interação para todos, independentemente de suas habilidades, idade ou condições socioeconômicas.

Essa abordagem reforça os valores de respeito e inclusão, além de ampliar o alcance e a base de clientes.

Vale a leitura: Diversidade na beleza — o poder do feedback do consumidor.

Garanta experiências de compra mais flexíveis

Garantir experiências de compra mais flexíveis significa adaptar a jornada para oferecer ao consumidor conveniência, personalização e simplicidade. Conforme já falamos por aqui, os consumidores do futuro valorizam marcas que removem barreiras e tornem o processo mais fluido, desde a escolha do produto até a compra.

Nesse contexto, vale investir em variedade de opções de pagamento, políticas de trocas e devolução gratuitas, atendimento omnichannel e por aí vai.

Integre os mundos físico e digital

A integração entre o físico e o digital — também chamada de phygital — combina as melhores características dos dois ambientes para oferecer aos consumidores experiências mais completas e imersivas.

Em 2025, essa abordagem será ainda mais valorizada, especialmente por perfis como os pioneiros, que buscam inovação. Os redutores também se beneficiam disso, já que priorizam o consumo consciente e a reconexão com o mundo físico.

Invista em tecnologia de ponta

Tecnologias como o metaverso, games interativos e soluções baseadas em inteligência artificial (IA) serão peças-chave em 2025 para atrair e fidelizar os novos perfis de consumidores, especialmente os pioneiros.

Além de proporcionar experiências personalizadas e memoráveis, esses avanços também otimizam processos internos. Ou seja: investir em tecnologias com IA, chatbots, automação podem contribuir para produtividade da sua empresa.

De toda forma, é importante ir além do básico. Isso porque os clientes antenados em tecnologia querem mais que simples apps. Por exemplo:

  • metaverso: ambiente virtual imersivo para interagir com os consumidores de forma inovadora;
  • gamificação do consumo: incorporar elementos de jogos na jornada de compra com desafios, recompensas e avatares torna a experiência mais envolvente e divertida;
  • personalização em larga escala com IA: a tecnologia permite analisar grandes volumes de dados para entender melhor o comportamento do consumidor e oferecer experiências ultra personalizadas.
  • realidade aumentada: tecnologia que sobrepõem elementos digitais ao mundo real, criando interações mais híbridas.

Veja também: Como a tecnologia influencia a alimentação das pessoas?

Use o Reclame AQUI a favor do seu negócio

Transparência, autenticidade, personalização, conexões memoráveis, tecnologia e por aí vai. O fato é que o Reclame AQUI atende todos esses requisitos dos consumidores neo-niilistas, redutores, protetores do tempo e pioneiro.

Afinal de contas, somos um ecossistema completo que reúne os principais conteúdos de opinião gerados pelo consumidor. Independentemente do perfil do cliente, todos eles usam a plataforma para investigar a reputação das marcas e fazer compras seguras.

Fundo verde com um notebook no centro e a seguinte frase "O Reclame AQUI é um parceiro estratégico para as empresas se adaptarem às tendências de consumo em 2025."

Aliás, o site não serve apenas para gerenciar crises; é um canal de diálogo e transparência que ajuda a construir relacionamentos eficazes.

Mas olha: vale lembrar que não basta marcar presença na plataforma e esperar a magia acontecer. Você precisa responder todas as reclamações e agir de forma estratégica. A seguir, vamos falar sobre uma dupla de sucesso para atender as expectativas do consumidor do futuro: RA HugMe e RA Brand Page.

RA HugMe

O RA HugMe é um potente software de atendimento integrado ao Reclame AQUI. Com essa solução, você pode gerenciar as interações com consumidores de maneira mais eficiente e centralizada.

Isso porque ela permite que empresas organizem, priorizem e respondam a reclamações e dúvidas vindas de diferentes canais de comunicação, como o próprio Reclame AQUI, redes sociais, e-mails e outros meios. Tudo em uma única plataforma.

RA Brand Page

Já a RA Brand Page é a solução para personalizar a página da sua empresa no Reclame AQUI. Assim, você pode transformar o site em uma vitrine positiva para o seu negócio.

São diversas funcionalidades para facilitar a comunicação com os consumidores, gerenciar a reputação da marca e promover um relacionamento mais próximo e transparente. Então, vale a pena conhecer!

Por fim…

Ficar de olho nas tendências de consumo 2025 é fundamental para adaptar as suas estratégias. Afinal de contas, o comportamento do cliente está se moldando por novas demandas: consciência, autenticidade, conexões genuínas, tecnologia, entre outros. Para prosperar nesse cenário, é essencial ser transparente, inovador e, acima de tudo, flexível.

Aliás, a boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho. Ferramentas como o Reclame AQUI são parceiras estratégicas para transformar desafios em oportunidades, permitindo que sua marca se conecte de maneira significativa e personalizada com cada tipo de consumidor.

Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal melhorar o posicionamento do seu pequeno negócio no Reclame AQUI? Leia mais um artigo e aprenda a usar a página da sua empresa na plataforma.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading