A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Mas você sabia que dá para aproveitar o mês inteiro para vender? Pois bem, com um bom planejamento e criatividade, é possível surfar na onda da sexta-feira de ofertas por mais tempo.
Afinal de contas, a data é um dos eventos mais aguardados e lucrativos para lojistas e consumidores. E com o sucesso de vendas no período, as estratégias evoluíram de modo a criar oportunidades não apenas na sexta-feira em si, mas ao longo de todo o mês de novembro e além.
Gostou da ideia e quer saber como faturar na Black Friday além da sexta-feira? Vamos dar algumas dicas a seguir. Olha só!

Black November: prepare o terreno para o grande dia
O aquecimento da Black Friday começa logo no primeiro dia de novembro com o mês inteiro repleto de ofertas. Aliás, além de maximizar os lucros, essa antecipação é legal para fazer testes e garantir que nada aconteça de errado no grande dia, viu?
Veja só algumas dicas para faturar com a Black November.
Planeje as ações
Antes de tudo, vale lembrar que o planejamento da Black Friday precisa começar bem antes de novembro. No entanto, com a data se aproximando, é legal dar uma revisada nas estratégias, conferir o estoque, fazer testes de tecnologia, treinar a equipe de atendimento etc.
Na oportunidade, vale criar um calendário com promoções, eventos especiais, lives e até lançamentos de produtos no período.
Veja também: Saiba mais sobre a tendência de live commerce.
Invista em ofertas diárias ou semanais
Que tal colocar poucos produtos em oferta durante todos os dias do mês? Se a alternativa não for viável, vale incluir promoções imperdíveis, pelo menos, uma vez por semana.
Esse tipo de ação é interessante para manter o consumidor engajado e ansioso por mais. Nesse contexto, o ideal é deixar claro que o preço na ocasião é o melhor. Além disso, é bom utilizar gatilhos mentais de urgência ou escassez para incentivar as conversões. Dessa forma, o consumidor fecha a compra, e não fica esperando descontos maiores apenas na sexta-feira.
Estruture as estratégias de marketing
Informe os consumidores como funcionará as ofertas no decorrer do mês para criar expectativas. Entre as principais estratégias, estão:
- SEO;
- e-mail marketing;
- redes sociais;
- mídia paga.
Black Week: estenda as oportunidades de vendas
Veja bem: o aquecimento continua na Black Week. A diferença é que ela acontece na mesma semana da sexta-feira de ofertas, começando na segunda-feira. Esclarecimentos feitos, veja o que dá para fazer durante a semana da Black Friday.
Crie ofertas irresistíveis
Abra uma sessão de “ofertas do dia” e faça uma seleção de produtos para entrar em promoção. Mas olha: não precisa exagerar e colocar o site todo em destaque, viu? O ideal é oferecer descontos imperdíveis em poucos itens.
Destaque produtos na vitrine
Coloque o site em clima de festa e destaque aqueles produtos selecionados. Aliás, a lógica vale tanto para lojas on-line quanto físicas, viu? De toda forma, uma boa dica é incluir nesses campos produtos de alto valor e bem populares entre os consumidores.
Ofereça condições especiais
Garanta benefícios para os consumidores que decidiram antecipar a Black Friday. Por exemplo: frete grátis, entrega express, brindes exclusivos e por aí vai.
Use estratégias de remarketing
O remarketing nada mais é que uma estratégia de marketing para impactar novamente um consumidor que já demonstrou interesses nos seus produtos ou serviços. Imagine, por exemplo, alguém que colocou um item no carrinho, e não concluiu a compra.
Na Black Week, é possível enviar notificações para esse consumidor informando que o item de interesse está em oferta, entende?
Vale a leitura: Conheça 7 práticas para evitar o abandono de carrinho.

Black Weekend: aproveite o fim de semana inteiro
Já a Black Weekend acontece no fim de semana depois da Black Friday. Além de dar oportunidades para o seu público-alvo aproveitar as ofertas, a prorrogação das promoções contribui para bater as suas metas de vendas para o período.
Veja algumas dicas nesse sentido!
Estenda o horário de atendimento
No fim de semana, certamente, muita gente que teve problemas com as compras na sexta-feira tentará contactar a empresa, inclusive por meio do Reclame AQUI.
Então, excepcionalmente no período, vale estender o horário de atendimento para auxiliar na jornada de compra e converter vendas. O mesmo vale para quem tem lojas físicas.
Sendo assim, abra as portas no fim de semana para atender os compradores que não puderam comparecer na sexta-feira.
Faça ofertas relâmpago
Que tal trazer as melhores ofertas do mês de volta no fim de semana? Nesse contexto, o ideal é trazer as promoções relâmpago e com prazo limitado para criar senso de urgência.
Cyber Monday: promova ações na segunda-feira
Lá nos primórdios da Black Friday, as promoções de sexta-feira eram focadas nas lojas físicas. Na segunda-feira, era a hora das lojas on-line faturarem. Hoje, não tem muito essa divisão.
Logo, a Cyber Monday virou uma espécie de extensão da Black Friday. Além do mais, os descontos do dia são mais voltados para produtos eletrônicos.
De toda forma, vale lembrar que todas as ações citadas por aqui também podem ser usadas na segunda-feira. Em adição a isso, é legal investir também em:
- descontos extra para compras no app;
- cupons exclusivos para data;
- super cashback.
Ressaca Black Friday: mantenha a expectativa alta
Não pense que o trabalho acabou depois da Cyber Monday, hein? Após as vendas no período, é legal investir no relacionamento com o consumidor para incentivar novas compras no futuro. Dá para fazer um balanço das vendas, por exemplo, e pensar em promoções adicionais para limpar o estoque que sobrou.
Além do mais, na ressaca da Black Friday, é fundamental dar uma atenção especial ao pós-venda. Sendo assim, peça feedbacks aos clientes por meio de pesquisa de satisfação e reviews. Mais: esteja de prontidão para ajudar os consumidores no Reclame AQUI, combinado?
Conclusão: Black Friday além da sexta-feira
Como você pôde perceber, as oportunidades de vendas da Black Friday se estendem ao longo do mês de novembro. Isto é, além da sexta-feira, tem Black November, Black Week, Black Weekend e Cyber Monday. Lembre-se de que para ter sucesso com as datas, é importante preparar a sua marca para receber os clientes, combinado?
Gostou do nosso artigo e quer mais algumas orientações para arrasar nas vendas da Black Friday? Então, veja algumas dicas do RA Educa para fortalecer o time de atendimento!