Faça um teste por aí: escolha uma empresa qualquer e jogue no Google “a empresa tal é confiável”. É bem provável que você encontre a página da marca no Reclame AQUI aparecerá entre os primeiros resultados de busca. Pois bem, como a confiança é um dos pilares da decisão de compra, as informações encontradas nesta pesquisa influenciam de forma direta as escolhas do consumidor.
Afinal de contas, com o avanço da tecnologia e o fácil acesso à informação, os consumidores estão mais criteriosos e exigentes. Tudo para garantir compras mais seguras. Neste contexto, plataformas como o Reclame AQUI desempenham um papel crucial na construção e manutenção da reputação das marcas.
Interessou-se pelo assunto e quer saber mais? Neste artigo, vamos explicar melhor o papel do Reclame AQUI na decisão de compra. Confira!
Qual é a importância da confiança na decisão de compra?
Pensa bem: você prefere fazer compras de uma marca que conhece e confia, ou naquela que desperta dúvidas quanto a legitimidade? Nem precisa pensar muito para responder, não é mesmo?
Quando um cliente confia em uma marca, ele sente segurança na qualidade do produto, no suporte pós-venda e na experiência de compra geral. É por isso que a confiança é um dos fatores de decisão de compra.
Aliás, a CX Trends 2025 — pesquisa feita pela OctaDesk em parceria com a Opinion Box — traz alguns números que comprovam esse ponto de vista. Veja alguns dados importantes:
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58% dos consumidores abandonam uma compra caso percebam que a empresa não é confiável ou quando suspeitam de golpe;
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48% deixam de comprar após lerem avaliações negativas sobre a empresa;
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76% desistem da compra quando encontram comentários ruins sobre o produto;
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43% consideram a confiança na marca um dos fatores mais importantes na decisão de compra;
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17% veem a confiança como um critério essencial para recomendar uma empresa a amigos e familiares.
Onde os consumidores buscam informações sobre marcas e produtos antes de comprar?
Para encontrar marcas de confiança, os consumidores fazem um monte de pesquisas online. E entre as principais fontes de informação estão:
- Google ou outros buscadores online: o primeiro passo para muitos consumidores é pesquisar no Google se a empresa é confiável;
- Reclame AQUI: a página da empresa na plataforma costuma aparecer entre os principais resultados do Google. Vamos falar mais sobre o papel do site para as decisões de compra daqui a pouco, combinado?;
- comentários na própria página do produto: avaliações e experiências compartilhadas por outros clientes diretamente na página do produto ajudam a validar a compra;
- lojas físicas: para alguns consumidores, visitar a loja pessoalmente ainda é uma forma de avaliar a credibilidade da marca;
- indicações de amigos e familiares: o boca a boca continua sendo um dos fatores mais influentes na decisão de compra;
- redes sociais: YouTube, Instagram, WhatsApp, Facebook, TikTok, X (Twitter) e LinkedIn são usadas para verificar feedbacks públicos e a qualidade das interações entre marca e consumidores;
- comparadores de preço online: além de preços, muitos comparadores mostram avaliações e reputação das lojas;
- blogs e sites especializados: conteúdos de especialistas ajudam os consumidores a entender melhor a qualidade e confiabilidade dos produtos e serviços.
Qual é o papel do Reclame AQUI na decisão de compra?
Em primeiro lugar, o Reclame AQUI é um ecossistema completo que reúne os principais conteúdos de opinião gerados pelo consumidor. Mais: a plataforma é uma fonte de pesquisa para quem está em jornada de compra e solução.
Afinal de contas, por lá, os consumidores podem verificar a reputação das marcas, visualizar as principais reclamações, avaliar a qualidade do atendimento prestado pelas marcas, checar como elas resolvem problemas e o que outros clientes acham da empresa. Todas essas informações ajudam consumidores em potencial a tomar suas próprias decisões de compra.
Veja só alguns números que reforçar a importância do Reclame AQUI:
- 46% dos consumidores consideram o Reclame AQUI um dos principais canais para buscar informações sobre produtos antes de efetivar uma compra (CX Trends 2025);
- 16% afirmam que o Reclame AQUI é o principal fator que influencia a decisão de compra (CX Trends 2025);
- 13% observam a reputação no Reclame AQUI para escolher onde e o que comprar (CX Trends 2025);
- 27% dos consumidores desistem de uma compra caso a marca não esteja cadastrada no Reclame AQUI (Reclame AQUI).
Vale a leitura: Você é uma empresa “Sem Reputação Definida” no Reclame AQUI? Entenda o que significa!
Quais são as vantagens de se destacar como uma empresa confiável no Reclame AQUI?
Viu só como o Reclame AQUI é determinante para as decisões de compra? Pois bem, nesse contexto, é fundamental manter uma boa reputação na plataforma. Assim, quando o consumidor em jornada de compra acessar a plataforma, ele sentirá segurança para fechar o negócio.
Veja só alguns benefícios de usar o Reclame AQUI para mostrar que a sua marca é confiável:
- aumento das vendas: consumidores tendem a optar por empresas bem avaliadas, o que pode impulsionar as vendas;
- fidelização de clientes: uma boa reputação contribui para a construção de relacionamentos duradouros com os clientes. Além disso, a resolução eficiente de problemas na plataforma contribui para reverter a insatisfação e transformar um consumidor detrator em um defensor da marca;
- diferenciação no mercado: empresas com boa reputação se destacam perante a concorrência, pois se tornam referência na categoria que atua;
- redução de custos com marketing: clientes satisfeitos tendem a recomendar a empresa, funcionando como promotores espontâneos da marca.
Como valorizar a jornada de compras do consumidor e construir uma reputação positiva?
Veja bem: somente marcar presença no Reclame AQUI não é suficiente para passar confiança. Para construir uma reputação positiva, é essencial responder todas às reclamações de maneira eficiente e conquistar boas avaliações dos consumidores.
Confira algumas dicas para impulsionar a sua marca no Reclame AQUI:
- ofereça um atendimento de qualidade: um suporte personalizado e empático é fundamental para conquistar a confiança dos clientes;
- seja transparente: uma comunicação clara e honesta sobre produtos, serviços, preços e prazos evita frustrações e fortalece a credibilidade da marca;
- resolva problemas: a agilidade em responder às reclamações e buscar soluções eficazes demonstra respeito e compromisso com o consumidor;
- fique de olho nas avaliações: acompanhe o que os clientes estão falando sobre a empresa para identificar pontos de melhoria e agir proativamente. Lembre-se: a voz do consumidor melhora a sua empresa.
Por fim
Não dá para negar: a confiança é um dos principais fatores de decisão de compra. Nesse contexto, você precisa fazer uma boa gestão de reputação para mostrar ao consumidor que a sua marca é confiável. Assim, é possível conquistar a preferência do cliente e fidelizar.
O Reclame AQUI se destaca como a plataforma mais relevante para a análise de reputação das marcas, influenciando diretamente a jornada de compra. Portanto, investir em um bom atendimento, responder às reclamações de forma transparente e resolver os problemas dos clientes de maneira eficaz são estratégias para gerar credibilidade e tornar a sua empresa uma referência no mercado.
Se você quer melhorar a reputação da sua empresa e aumentar a confiança dos consumidores, é hora de agir! Cadastre-se agora no Reclame AQUI e fortaleça sua marca no canal que é referência em reputação, atendimento e experiência do cliente.
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