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De olho nas compras de Black Friday: quais são os direitos do consumidor?

Com a Black Friday 2022 chegando, os preparativos estão a mil. E tem muita promoção rolando por aí. Já no início de mês, as empresas apostam na Black November. Com isso, vai ter promoção o mês inteiro.  E aí, já está se preparando para garantir um bom desconto?   Para entrar com tudo nas promoções mais aguardadas do ano, é preciso saber na ponta da língua os direitos do consumidor. 

Quer garantir o sucesso das compras na Black Friday e evitar dores de cabeça por aí? O Blog do Reclame AQUI veio te ajudar! Nós preparamos uma lista de direitos do consumidor. 

direitos do consumidor na Black Friday
Conheça os direitos do consumidor na Black Friday

O produto chegou com defeito, e agora?

Xiii, o produto com defeito? Aí é dor de cabeça na certa. Em casos assim, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, existem algumas saídas. Veja só:

  • A loja tem um prazo de 30 dias para avaliar e reparar o produto; 
  • Caso o conserto não ocorra, o consumidor pode exigir a troca por um produto igual ou semelhante, ou ainda solicitar a devolução integral do dinheiro. 

Quais são os prazos para reclamar?

O defeito foi constatado somente após a compra? O prazo para reclamar é de 30 dias para produtos não duráveis, como alimentos. E no caso de produtos duráveis, como eletrônicos e eletrodomésticos, o prazo fica maior em até 90 dias. 

Dá para se arrepender de uma compra?

Se você comprou pela internet, telefone ou catálogos, você pode exercer o direito de arrependimento em até 7 dias. O prazo passa a valer a partir do momento que o produto está em suas mãos. 

Além disso, é importante saber que você tem o direito de receber todo o dinheiro de volta, inclusive taxas e frete. Fique atento! O direito de arrependimento não vale para compras em lojas físicas, viu?  

Pode trocar um produto?

Se a cor, tamanho ou qualidade não agradou, a loja física não é obrigada a trocar o produto. Mas se a loja prometeu a troca como benefício, ela precisa cumprir. Se a loja oferecer o benefício, solicite comprovantes e etiquetas de troca. 

E quando o valor muda?

Quando o valor do produto está diferente do anunciado, você tem o direito de pagar pelo menor preço. Isso é válido tanto para loja física quanto para a loja virtual. E para garantir o menor valor na hora da compra, não se esqueça de tirar foto ou print da tela. 

O Reclame AQUI é a maior referência na Black Friday 2022, e durante todo o mês de novembro você vai ter uma super cobertura da maior data do varejo brasileiro.

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