Com a Black Friday 2022 chegando, os preparativos estão a mil. E tem muita promoção rolando por aí. Já no início de mês, as empresas apostam na Black November. Com isso, vai ter promoção o mês inteiro. E aí, já está se preparando para garantir um bom desconto? Para entrar com tudo nas promoções mais aguardadas do ano, é preciso saber na ponta da língua os direitos do consumidor.
Quer garantir o sucesso das compras na Black Friday e evitar dores de cabeça por aí? O Blog do Reclame AQUI veio te ajudar! Nós preparamos uma lista de direitos do consumidor.

O produto chegou com defeito, e agora?
Xiii, o produto com defeito? Aí é dor de cabeça na certa. Em casos assim, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, existem algumas saídas. Veja só:
- A loja tem um prazo de 30 dias para avaliar e reparar o produto;
- Caso o conserto não ocorra, o consumidor pode exigir a troca por um produto igual ou semelhante, ou ainda solicitar a devolução integral do dinheiro.
Quais são os prazos para reclamar?
O defeito foi constatado somente após a compra? O prazo para reclamar é de 30 dias para produtos não duráveis, como alimentos. E no caso de produtos duráveis, como eletrônicos e eletrodomésticos, o prazo fica maior em até 90 dias.
Dá para se arrepender de uma compra?
Se você comprou pela internet, telefone ou catálogos, você pode exercer o direito de arrependimento em até 7 dias. O prazo passa a valer a partir do momento que o produto está em suas mãos.
Além disso, é importante saber que você tem o direito de receber todo o dinheiro de volta, inclusive taxas e frete. Fique atento! O direito de arrependimento não vale para compras em lojas físicas, viu?
Pode trocar um produto?
Se a cor, tamanho ou qualidade não agradou, a loja física não é obrigada a trocar o produto. Mas se a loja prometeu a troca como benefício, ela precisa cumprir. Se a loja oferecer o benefício, solicite comprovantes e etiquetas de troca.
E quando o valor muda?
Quando o valor do produto está diferente do anunciado, você tem o direito de pagar pelo menor preço. Isso é válido tanto para loja física quanto para a loja virtual. E para garantir o menor valor na hora da compra, não se esqueça de tirar foto ou print da tela.
O Reclame AQUI é a maior referência na Black Friday 2022, e durante todo o mês de novembro você vai ter uma super cobertura da maior data do varejo brasileiro.
Veja também:
O quê o ranking das empresas mais reclamadas na Black Friday diz sobre a relação delas com os consumidores
Vixi, achou tudo pela metade do dobro? Reconheça uma propaganda enganosa na Black Friday
Perrengue na Black Friday? Veja o histórico dos principais problemas na promoção