Moda sustentável: O crescimento do mercado de segunda mão e brechós online

Moda sustentável: O crescimento do mercado de segunda mão e brechós online

A moda sustentável e circular tem crescido nos últimos anos. A procura por produtos usados no Brasil pode englobar todos os segmentos do mercado

Resíduos têxteis, emissões de CO₂, poluição da água e uso de mão de obra escrava. Esses são os efeitos negativos da indústria de fast fashion — itens de moda de ciclo rápido, de baixa qualidade, mais baratos e que, geralmente, são usados poucas vezes e descartados.

Agora, pensa bem: nesse ritmo frenético de fabricação, consumo e descarte, logo o mercado se tornará insustentável, concorda? Pois bem, já conscientes dos impactos ambientais gerados pela indústria da moda, os clientes estão de olho em itens de segunda mão. Não é à toa que a moda sustentável está entre os principais nichos de moda em ascensão.

Aliás, a proliferação de brechós online facilitou o acesso dos consumidores a uma ampla variedade de roupas de segunda. Sendo assim, essa é uma oportunidade para empreender e arrasar nas vendas.

Interessou-se pelo assunto e quer saber mais sobre o mercado de segunda mão? Preparamos um artigo bem rico sobre o assunto. Olha só!

Como está o mercado de moda sustentável?

O mercado de moda sustentável e circular está em pleno crescimento. Segundo dados do Sebrae, o comércio de produtos usados no Brasil cresceu 48,5% de 2020 para 2021. O percentual engloba todos os segmentos do mercado, como roupas, acessórios, móveis, eletrônicos, livros, veículos e por aí vai.

Trazendo um recorte para o segmento de moda, a ascensão também é bem evidente. De acordo com o Relatório “Resale Report”, elaborado pela ThredUp, o mercado global de roupas usadas está crescendo 3 vezes mais rápido se comparado ao varejo tradicional.

Só em 2023, por exemplo, o segmento faturou US$ 197 bilhões. A previsão é que até 2028, o montante chegue a US$ 350 bilhões.

Vale a leitura: Entenda o que é economia circular, suas características e benefícios.

Por que os consumidores estão tão interessados em itens de segunda mão?

Basicamente, os itens de segunda mão — também conhecidos como second-hand ou resale (revenda) — são produtos que já foram usados por uma ou mais pessoas antes de serem revendidos.

Não são itens de última coleção, mas continuam em bom estado e têm valor e utilidade para novos proprietários. Peças de vestuários, sapatos, bolsas e outros acessórios entram nesse pacote.

Recentemente, o Reclame AQUI realizou uma pesquisa para entender sobre o mercado de moda sustentável. Segundo dados da nossa pesquisa, 67% dos consumidores demonstram interesse e frequência regular de compras em brechós.

Esse é um indicativo claro de que o mercado de segunda mão está em ascensão e que os consumidores estão cada vez mais dispostos a adotar hábitos de consumo sustentáveis. Veja quais são os principais motivadores de compras em brechós e itens de segunda mão.

Economia

De modo geral, roupas usadas são mais baratas do que peças novas. Logo, o consumidor economiza dinheiro ao comprar itens de moda em brechós.

Qualidade

Itens de brechó costumam ter uma maior durabilidade. Então, ao comprar itens de segunda mão, o consumidor tem acesso a peças com qualidade superior a preços mais acessíveis.

Sustentabilidade

Cada vez mais, os consumidores estão cientes do impacto ambiental causados pela indústria da moda. Nesse contexto, a produção em massa de roupas gera enormes quantidades de resíduos e poluição, além de consumir recursos naturais preciosos.

Comprar roupas de segunda mão, portanto, é uma maneira eficaz de reduzir esse impacto. Ao prolongar a vida útil das peças, é possível diminuir a demanda por novas produções.

Veja também: Consumo consciente — vantagens para o bolso e o meio ambiente.

Exclusividade

A indústria de fast fashion produz itens em larga escala. Então, você anda na rua e vê diversas pessoas com peças iguais ou similares.

Por outro lado, em brechós, os consumidores conseguem encontrar roupas exclusivas e vintage. São peças únicas que são bem mais atrativas aos olhos dos clientes, uma vez que não estão disponíveis em lojas convencionais.

Vale a leitura: Como concorrer com os e-commerces internacionais de massa?

Como vender produtos de segunda mão em brechós online?

Como você pôde perceber, o mercado de segunda mão está em alta. Nesse contexto, abrir um brechó online é uma boa alternativa de negócio lucrativo e sustentável.

Mas olha: para ter sucesso nesse segmento, é importante seguir algumas estratégias que vão desde a pesquisa de mercado até a presença online. Veja só algumas dicas para arrasar nas vendas online.

Comece pela pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um processo sistemático de coleta, análise e interpretação de informações sobre consumidores, concorrentes e o próprio setor. O objetivo é entender melhor as necessidades, preferências e comportamentos dos consumidores, além de identificar desafios e oportunidades de negócio.

Durante o processo de estudo de público-alvo, por exemplo, você precisa identificar o perfil de consumidores que mais se alinha aos propósitos da marca. Isso pode incluir idade, gênero, interesses, comportamentos de compra e por aí vai.

O ideal é fazer esse estudo antes mesmo de abrir um brechó online, combinado? Ainda assim, quem já começou a vender, pode fazer a análise de dados a qualquer momento para nortear o planejamento estratégico.

Faça uma boa curadoria de produtos

Veja bem: a qualidade e a seleção dos produtos são fundamentais para o sucesso do seu brechó online. Nesse contexto, uma boa curadoria garante que seus clientes encontrem itens de valor, bem conservados e que atendam às suas expectativas.

Sendo assim, selecione as peças de maneira estratégica. Durante esse processo de curadoria, vale observar:

  • estado de conservação: procure por sinais de desgaste como costuras soltas, zíperes que não funcionam, botões faltando, ou descoloração. O ideal é optar por peças que aparentam ser novas ou pouco usadas;
  • material: itens feitos de materiais duráveis como algodão, linho, lã e couro de boa procedência tendem a durar mais e são mais valorizados pelos consumidores;
  • originalidade: produtos de marcas de alta costura ou designers renomados são valiosos e atraem colecionadores e fashionistas. No entanto, é importante verificar se os itens são, de fato, originais;
  • tendências e estilo: selecione itens adequados às tendências atuais ou que sejam clássicos atemporais;
  • diversificação: ter uma variedade de produtos é crucial para atrair um público amplo. Por exemplo: calças, casacos, vestidos, blusas, camisetas, roupas de festa, sapatos e por aí vai.

Higienize os itens de segunda mão

Nada de vender calçados com chulé, nem roupas com cheiro de guardadas. Peças limpas e bem cuidadas não só aumentam a atratividade dos produtos, mas também transmitem confiança ao consumidor. Sendo assim, lave e limpe todas as peças antes de listá-las para venda.

Além disso, pequenos reparos podem fazer uma grande diferença na apresentação e no valor percebido dos itens. Se uma camisa está com botões soltos, por exemplo, é importante costurar ou até substituir se for necessário.

Fotografe os itens à venda

Especialmente no ambiente online, onde os clientes não podem tocar ou experimentar os produtos, as fotografias são a principal ferramenta para atrair e convencer compradores. Então, é importante investir em fotos de alta qualidade. Além de destacar a beleza e as características do item, esse cuidado transmite profissionalismo e confiabilidade.

Por exemplo: apresentar os produtos de diferentes ângulos — frente, lado e costas — ajuda os clientes a terem uma visão mais realista do item. Nesse contexto, é legal exibir o produto por inteiro e focar em detalhes, como texturas, botões, fechos etc.

Outro aspecto importante é a modelagem. Pensa bem: ao mostrar as peças no cabide, por exemplo, fica difícil imaginar se ela veste bem, não é mesmo? Sendo assim, usar modelos que representem a diversidade do seu público é mais interessante.

Mais: vale complementar as peças com acessórios para compor o look. Além de deixar o produto mais atrativo, essa é uma boa estratégia para incentivar as vendas adicionais — o famoso cross selling.

Elabore uma descrição bem detalhada do produto

Assim com as boas imagens, as descrições detalhadas dos produtos também são Afinal de contas, além de contribuir para as conversões, um texto bem elaborado ajuda a esclarecer dúvidas e evitar mal-entendidos que levem a trocas e devoluções.

Veja só alguns aspectos importantes para incluir na descrição do produto:

  • tamanho: se possível, além da numeração (como P, M e G), forneça as medidas precisas de busto, cintura, quadril e comprimento;
  • material: informe a composição do produto. Isso é particularmente importante para pessoas alérgicas a certos tecidos ou que preferem materiais específicos;
  • marca: de modo geral, nomes mais conhecidos podem atrair mais compradores e justificam um preço mais alto;
  • estado de conservação: descreva o estado do produto com precisão, inclusive sobre eventuais desgastes, manchas ou imperfeições;
  • história do produto: uma história interessante pode aumentar o valor percebido do produto e criar uma conexão emocional com o comprador.

Use as redes sociais para divulgar o seu brechó online

As redes sociais — como Instagram, Facebook, TikTok e Pinterest — são uma ferramenta poderosa para promover negócios de todos os tipos, inclusive os brechós online. Pensa bem: com bilhões de usuários ativos, essas plataformas oferecem oportunidades para se conectar com o consumidor, aumentar a visibilidade da marca e, claro, gerar vendas.

Mas olha: não basta se cadastrar nas principais redes e esperar a magia acontecer, viu? O ideal é manter uma presença ativa e consistente para construir uma base de seguidores leais e engajados. Aliás, além dos conteúdos orgânicos, vale investir em anúncios segmentados para aumentar o potencial de conversão das campanhas.

Veja também: Impulsionando a busca por itens de moda no Brasil — o impacto das redes sociais na decisão de compra.

Ofereça experiências personalizadas

Que tal usar dados de compras anteriores para recomendar produtos que interessem a cada cliente? Agora, imagine oferecer um atendimento mais consultivo para sugerir combinações para formar looks bem estilosos e surpreendentes? Pense também em embalagens exclusivas com cartões escritos à mão com a história de cada produto.

O fato é que um atendimento ao cliente eficiente, amigável e customizado é fundamental para encantar os consumidores e vender. Sendo assim, vale a pena investir na personalização das experiências.

Confira também: O papel da personalização de Inteligência Artificial no crescimento do e-commerce.

Aposte em parcerias e colaborações

Imagine se um microinfluenciador criasse um look bem estiloso com os seus itens, fizesse uma postagem nas redes sociais e ainda marcasse a sua loja. Isso atrairia mais consumidores para o seu brechó online, não é mesmo? 

Pois bem, formar parcerias com influenciadores e marcas pode aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair novos clientes. No entanto, cuidado com a seleção dessas celebridades. Além de ter uma sinergia de público, é fundamental que marca e influenciador compartilhem valores e propósitos relacionados com a moda sustentável.

Marque presença no Reclame AQUI para gerar confiança online

O Reclame AQUI é um dos canais de pesquisa preferidos dos brasileiros. Afinal de contas, antes de tomar decisões de compra, os consumidores têm o hábito de visitar a plataforma e investigar a reputação das marcas. Essa é uma medida de segurança para evitar golpes e aumentar a confiança nas compras.

Ou seja: se o seu brechó online não estiver por lá, os clientes vão ficar com o pé atrás, entende? Sendo assim, marque presença no Reclame AQUI e faça uma boa gestão de reputação para manter a imagem da marca positiva.

Aliás, uma ferramenta bem legal para transmitir ainda mais confiança é a RA Verificada da RA Brand Page. Na prática, é um selo de verificação que comprova que a sua empresa existe e que os canais de atendimento funcionam.

A solução é bem legal, especialmente para PMEs ainda pouco conhecidas no mercado. Isso porque a insígnia gera credibilidade para a página e fornece a segurança necessária para o consumidor prosseguir a conta.

E existem dados que comprovam isso, viu? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI, 67,7% dos clientes só concluem uma compra quando a marca tem o selo de verificação na plataforma. Sendo assim, vale a pena investir!

Saiba mais: Escudo contra golpes — a importância dos selos de verificação para te proteger.

Conclusão

A crescente conscientização dos consumidores sobre os efeitos negativos da indústria de fast fashion está impulsionando a demanda por alternativas mais sustentáveis, como o mercado de segunda mão. Isso torna os brechós online uma tendência lucrativa. Mas olha: para ter sucesso no mercado, é importante se planejar. Marcar presença no Reclame AQUI e fazer uma boa gestão de reputação por lá são estratégias importantes para gerar credibilidade para a marca e alavancar as vendas.

E aí, gostou do nosso artigo? Então, que tal saber mais sobre a importância do Reclame AQUI para as marcas? Leia outro artigo e veja os benefícios de estar no Reclame AQUI.

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