Habilidades de atendimento: hard skills e soft skills necessárias na área

Habilidades de atendimento: hard skills e soft skills necessárias na área

Imagem de um homem branco de barba e óculos, com um fone e microfone fazendo um atendimento

Você acha que a qualidade do suporte está diretamente ligada à simpatia do atendente? Veja bem: ser prestativo e educado conta pontos positivos para cativar o consumidor, mas um atendimento de excelência não se resume a isso. Na verdade, os colaboradores precisam desenvolver habilidades focadas em atendimento.

É aí que entram as hard skills e as soft skills — um conjunto complexo de habilidades que combinam aspectos técnicos e comportamentais essenciais para garantir uma experiência positiva e eficiente para o cliente. E como o atendimento é a espinha dorsal para qualquer empresa, desenvolver essas aptidões é fundamental para fazer um bom trabalho.

Você quer ser um bom profissional de atendimento ou busca estratégias para aperfeiçoar as capacidades da sua equipe? Se a resposta for sim, este artigo é para você. A seguir, vamos explicar quais as hard skills e soft skills mais importantes para quem trabalha com atendimento. Olha só!

Carreira de atendimento: vale a pena investir?

A resposta é simples e objetiva: sim! A carreira em atendimento ao cliente tem ganhado cada vez mais destaque no cenário corporativo.

Toda essa demanda se dá às mudanças de comportamento dos clientes. Isto é, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e as empresas perceberam que um bom atendimento pode ser o diferencial que as destaca no mercado.

Nesse contexto, profissionais capacitados nessa área não apenas contribuem para resolver problemas, mas também ajudam a construir relacionamentos de longo prazo com os clientes, criando lealdade à marca.

Mas é claro que, ter sucesso na área exige mais que boa vontade. O ideal é investir em capacitações específicas. Dessa forma, é possível aprender as habilidades de atendimento fundamentais para ganhar destaque no mercado de trabalho e conquistar posições estratégicas nas empresas.

Aliás, o RA Educa tem o curso ideal para quem está dando os primeiros passos na carreira: 

Imagem de uma mulher brancas com cabelos longos e camisa branca segurando um troféu com o rosto do mascote do Reclame AQUI (Ervilho)

Habilidades de atendimento: qual é a importância de desenvolver?

O atendimento é um fator crítico de fidelização, retenção e atração de novos clientes. Desenvolver habilidades específicas, portanto, é importante para conseguir atender as expectativas do consumidor.

Para você entender melhor, vamos listar alguns benefícios de desenvolver hard skills e soft skills específicas para o atendimento.

Diferencial competitivo

É bem clichê falar em mercados competitivos, concorrência acirrada e por aí vai. Mas o fato é que, hoje, o consumidor tem infinitas opções de consumo. Aliás, em muitos setores, produtos e serviços são bastante similares entre as empresas concorrentes.

Nesse cenário, o atendimento ao cliente é um dos poucos diferenciais competitivos que uma empresa pode usar para se destacar.

Logo, investir no desenvolvimento das habilidades é fundamental para proporcionar um atendimento de excelência. Assim, é possível conquistar uma vantagem importante no mercado, uma vez que consumidores preferem comprar de empresas que tratam bem seus clientes.

Impacto direto na satisfação e fidelização de clientes

O atendimento ao cliente é o ponto de contato direto entre o consumidor e a empresa. Então, quando bem executado, ele pode gerar uma experiência positiva, que se traduz em fidelização e satisfação do cliente.

Resolução eficiente de problemas

A lógica é simples: ter profissionais capacitados garante uma resolução mais rápida e eficiente de problemas. A habilidade de manter a calma, formular perguntas certas e aplicar processos de atendimento com precisão, por exemplo, são essenciais para resolver questões complexas.

Fortalecimento da reputação da marca

Basta receber um atendimento ruim que a notícia se espalha por meio de avaliações online, redes sociais e plataformas como o Reclame AQUI. É claro que essas declarações podem prejudicar a imagem da marca.

Por outro lado, empresas que oferecem um atendimento consistente e de qualidade constroem uma reputação sólida, o que pode ser decisivo na escolha dos consumidores. E para conseguir isso, é necessário desenvolver habilidades que garantam um atendimento cortês, profissional e eficiente.

Redução de custos operacionais

Pensa bem: quando um atendimento é ineficiente, o consumidor precisa entrar em contato com a marca várias vezes para tentar resolver a questão, concorda? Daí, vários atendentes são mobilizados de maneira desnecessária. É um desperdício de tempo e dinheiro.

Sem contar nos danos de reputação ou investimentos em vale-retratação para reconquistar a confiança do consumidor. Tudo isso tem custos.

Em contrapartida, quando os profissionais de atendimento estão capacitados para resolver questões com agilidade e eficácia, é possível otimizar o uso dos recursos da organização e reduzir custos operacionais.

Aumento nas vendas

Imagem de fundo verde com o seguinte texto em destaque: "Reflita: você já deixou de fazer negócio com uma empresa porque recebeu um atendimento ruim? Quase todo mundo tem uma situação para contar, não é mesmo?"

Pois bem, não importa se o produto é o melhor do mercado, o mais barato ou se a entrega é a mais rápida. Após uma experiência negativa no atendimento, o consumidor corta aquela marca da lista de possíveis fornecedores — pelo menos temporariamente.

Por outro lado, um atendimento de qualidade contribui para as conversões. Afinal de contas, profissionais de atendimento proativos e assertivos são capazes de identificar necessidades dos consumidores e oferecer as melhores soluções. Sem contar nas oportunidades de upsell e cross sell para aumentar o ticket médio.

Comunicação interna e motivação dos atendentes

Desenvolver habilidades de atendimento também impacta positivamente a comunicação interna da empresa.

Pensa bem: profissionais com boas habilidades interpessoais — como colaboração, negociação e resolução de problemas — tendem a interagir melhor com outros departamentos. Isso facilita o fluxo de informações e melhora a eficiência das operações como um todo.

Além disso, com as habilidades certas, os colaboradores se sentem mais confiantes para desempenhar o trabalho. Logo, a capacitação ajuda a criar uma cultura de trabalho mais saudável e produtiva.

Veja também: 10 dicas para manter a produtividade da sua equipe.

Hard skill: o que é e quais são as habilidades necessárias para o atendimento?

Em primeiro lugar, as hard skills são as habilidades técnicas e específicas que um profissional adquire por meio de formação acadêmica, treinamentos, cursos, e experiências de trabalho. Elas são mais objetivas, mensuráveis e diretamente ligadas ao conhecimento necessário para desempenhar tarefas específicas em uma determinada função.

Mas como o assunto aqui é atendimento, vamos listar as principais hard skills necessárias para trabalhar na área. Olha só!

Fundamentos do atendimento e experiência do cliente

Experiência do cliente — ou Customer Experience (CX) — nada mais é que a percepção geral que os clientes têm a respeito de uma marca. E a qualidade do atendimento ao cliente é determinante para uma impressão positiva ou negativa.

Compreender os fundamentos da experiência do cliente, portanto, é o ponto de partida para qualquer profissional. Isso inclui conhecer os princípios de um bom atendimento — desde a recepção inicial até a solução final — além de entender como criar uma experiência positiva para o cliente ao longo de toda a jornada.

Boas práticas de atendimento

As boas práticas envolvem o uso de métodos consagrados para garantir que o atendimento seja eficiente e consistente. Isso pode incluir técnicas de comunicação, uso adequado de scripts, gestão de tempo, personalização do atendimento conforme o perfil do cliente e por aí vai.

Vale a leitura: Atendimento inclusivo — como oferecer essa experiência na sua empresa?

Relacionamento com clientes atritados

É inevitável: quem trabalha com atendimento sempre vai precisar lidar com clientes insatisfeitos. A habilidade de gerenciar clientes atritados envolve técnicas para acalmar a situação, buscar soluções e restaurar a confiança do cliente na empresa.

Preparação para comunicação e etapas de contato

A preparação para cada etapa de contato envolve desde a pesquisa sobre o histórico do cliente até a preparação para chamadas, e-mails ou atendimentos presenciais. Esse cuidado é importante para que todas as interações sejam personalizadas e eficazes.

Aplicação de processos

Seguir os processos estabelecidos pela empresa garante que o atendimento seja consistente e dentro dos padrões de qualidade. Por exemplo: cumprimento de protocolos, procedimentos de segurança e padrões de resposta a diferentes situações.

Análise e adoção de fluxos de atendimento

Profissionais de atendimento precisam ser capazes de analisar os fluxos de atendimento para identificar gargalos e oportunidades de melhoria. Dessa forma, é possível garantir que o serviço seja continuamente otimizado, proporcionando uma melhor experiência para o cliente.

Soft skill: o que é e quais são as habilidades necessárias para o atendimento?

Soft skill — ou habilidade comportamental — são competências sociais que influenciam a maneira que uma pessoa interage com outras e com o ambiente de trabalho. Os clientes entram nesse pacote.

Diferente das hard skills — que acabamos de explicar que são habilidades técnicas ou específicas de uma função — as soft skills estão mais relacionadas às qualidades pessoais, atitudes e inteligência emocional de um indivíduo.

Veja bem: essas competências são essenciais em qualquer área profissional. No entanto, em funções que exigem contato direto com pessoas, como o atendimento ao cliente, elas são ainda mais fundamentais. Veja só quais são as principais habilidades comportamentais necessárias para quem trabalha na área.

Empatia

A empatia é a capacidade de entender e se colocar no lugar do cliente, reconhecendo suas emoções e necessidades. Aliás, um atendimento empático permite que o profissional crie um vínculo emocional com o cliente. Assim, o consumidor sente que suas preocupações estão sendo realmente ouvidas e valorizadas.

Resiliência

A gente sabe que o atendimento ao cliente pode ser estressante, especialmente quando lidamos com clientes insatisfeitos ou situações difíceis. Nesse contexto, a resiliência permite que o profissional atue em cenários desafiadores sem comprometer a produtividade e a qualidade do serviço prestado.

Assertividade

Um atendimento assertivo é firme, claro e educado, de modo a evitar mal-entendidos e facilitar a resolução de problemas. E a assertividade é crucial para garantir que as necessidades tanto do cliente quanto da empresa sejam respeitadas.

Colaboração

Saber trabalhar harmoniosamente com colegas de diferentes áreas é importante para trocar informações e buscar soluções conjuntas O objetivo é garantir a melhor experiência para o cliente.

Saiba mais: Em busca da jornada perfeita — a importância da integração das diferentes áreas da empresa.

Escuta ativa

A escuta ativa é a capacidade de ouvir atentamente o cliente sem interrupções para entender problemas ou solicitações antes de oferecer uma solução. Isso evita mal-entendidos e demonstra respeito pelo tempo e pelas preocupações do cliente.

Proatividade

Tomar iniciativa e agir de maneira antecipada é fundamental para identificar oportunidades e ameaças. Sem contar que um profissional proativo identifica oportunidades de melhoria no atendimento e sugere ações que aumentem a satisfação do cliente.

Flexibilidade

A flexibilidade é a capacidade de se adaptar a diferentes situações e demandas. É uma habilidade importante, especialmente, para o atendimento personalizado, pois exige ajustes às necessidades específicas de cada consumidor.

Negociação

No atendimento ao cliente, situações que envolvem negociação podem surgir frequentemente — seja para vender, resolver um conflito ou oferecer uma solução alternativa. Ter habilidades de negociação, portanto, permite que o profissional chegue a acordos vantajosos tanto para o cliente quanto para a empresa.

Comunicação não-violenta

Essa é uma abordagem que prioriza a empatia e a clareza no diálogo, sem julgamentos e desentendimentos. Aliás, essa habilidade é essencial para que o profissional de atendimento construa um relacionamento de respeito mútuo com os clientes.

Inteligência emocional

Clientes insatisfeitos costumam despejar suas frustrações nos atendentes. É natural! Apesar de não ser uma situação agradável, o colaborador precisa saber como gerir suas próprias emoções em momentos assim.

É aí que entra a inteligência emocional. A habilidade é essencial para manter a calma em situações tensas e responder de forma adequada a clientes em estado de frustração ou raiva.

Vontade de aprender e aceitação de feedbacks

O atendimento ao cliente está em constante evolução, e ter a vontade de aprender novas abordagens e tecnologias é crucial para se manter competitivo. Além disso, a aceitação de feedbacks permite ao profissional crescer e melhorar continuamente seu desempenho.

Criatividade e resolução de problemas

Profissionais criativos encontram soluções inovadoras que não só resolvem problemas imediatos, mas também agregam valor à experiência do cliente.

Dicção e tom de voz

Essas habilidades são importantes para quem trabalha com atendimento presencial ou por telefone. Afinal de contas, a dicção e o tom de voz são fundamentais para garantir que o cliente entenda a mensagem corretamente. Acredite se quiser: um tom amigável, porém profissional, combinado com uma dicção clara, faz toda a diferença.

Conclusão

Em resumo: desenvolver habilidades de atendimento é fundamental para oferecer boas experiências aos consumidores. Mas, as habilidades técnicas devem ser complementadas por competências comportamentais. Esse equilíbrio garante que o atendimento não apenas resolva problemas de forma eficaz, mas também fortaleça a relação com o cliente, gerando confiança e fidelização.

Aliás, para provar ao mercado que você, de fato, domina essas habilidades, vale investir em uma licença especializada. É aí que entra a “Certificação Especialista em Atendimento ao Cliente” que dá o título de especialista para quem obter até 70% de aprovação no exame e um certificado que funciona como um selo de excelência profissional.

Gostou da ideia e quer ter uma licença emitida pela maior autoridade em reputação e atendimento no Brasil: o Reclame AQUI? Inscreva-se agora mesmo e mostre que é o melhor no que faz. 

Imagem de uma mulher branca com um fone e microfone e uma prancheta na mão. À sua direita o seguinte texto em destaque: "Dê um salto em sua carreira: torne-se um especialista em atendimento ao cliente reconhecido pelo Reclame AQUI. "

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading