Estratégias para diminuir o custo por clique dos seus anúncios no Google Ads

Estratégias para diminuir o custo por clique dos seus anúncios no Google Ads

Capa do blog com estratégias para diminuir o custo por clique apresenta um homem segurando celular ao fundo com uma barra de pesquisa em primeiro plano e o produto "Camiseta Barbie Rosa" em destaque.

Investir em mídia paga é uma das estratégias mais eficientes para aumentar a visibilidade da marca e alavancar as vendas. Apesar de todo potencial da publicidade online, controlar o investimento é um desafio, especialmente para pequenas empresas que contam com o orçamento mais restrito. Nesse contexto, a solução é diminuir o custo por clique (CPC).

Só para esclarecer, no Google Ads, o CPC refere-se ao valor que o anunciante paga a cada vez que alguém clica no anúncio. E quanto mais barato você pagar por cada um desses cliques, mais gente conseguirá alcançar com o mesmo orçamento. Sendo assim, é possível maximizar o retorno sobre o investimento e obter melhores resultados em vendas.

Gostou da ideia e quer saber como reduzir os custos da sua campanha e melhorar o desempenho no Google Ads? Vamos dar algumas dicas neste artigo. Olha só!

Como funciona o Google Ads?

Em primeiro lugar, o Google Ads é a plataforma de publicidade online do Google. Por lá, é possível criar anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa e em sites parceiros da rede de display.

De maneira resumida, a ferramenta funciona em um sistema de leilão, onde os anunciantes definem um valor máximo que estão dispostos a pagar por cada clique. Conheça os principais elementos do Google Ads.

Palavras-chave

Na hora de configurar a campanha, os anunciantes escolhem palavras-chave relacionadas ao negócio. Daí, quando o usuário colocar esse terno na barra de pesquisa, os anúncios podem ser exibidos nos resultados. Nesse contexto, todas as empresas que usam a mesma palavra-chave competem entre si para que suas campanhas sejam exibidas.

Veja também: Como colocar a minha empresa na primeira página do Google?

Leilão de anúncios

Cada vez que uma busca é realizada, ocorre um leilão para decidir quais anúncios serão exibidos e em que ordem. O leilão é determinado por fatores como o valor do lance do CPC, a relevância do anúncio e o índice de qualidade.

Índice de qualidade

O índice de qualidade é uma pontuação que o Google atribui a cada anúncio, que varia de 1 a 10. Ele é baseado em:

  • relevância do anúncio: se o anúncio corresponde à intenção da pesquisa do usuário e à palavra-chave;
  • experiência da página de destino: fatores como velocidade de carregamento, facilidade de navegação e tempo de permanência na página são indícios de que a página tem uma boa experiência do usuário;
  • taxa de cliques esperada: estimativa de cliques quando o anúncio é exibido para determinada palavra-chave.

Taxa de Cliques (CTR)

A taxa de cliques — ou Click Through Rate (CTR) — é a porcentagem de visualizações de anúncios que se transformam em cliques. Um CTR alto indica que seu anúncio é relevante e atraente para os usuários.

Custo por Clique (CPC)

Valor que você paga cada vez que alguém clica no seu anúncio. Aliás, é você quem define o valor máximo de CPC que pretende pagar no leilão do Google Ads. Quanto mais competitivo o termo de pesquisa, maior tende a ser o CPC.

Vale a leitura: Tendências de Google Ads para o seu e-commerce.

Qual é a importância de diminuir o custo por clique?

Sem dúvidas, a economia é uma das maiores vantagens de diminuir o custo por clique. No entanto, controlar o CPC vai além da redução de custos. O fato é que a otimização das campanhas potencializa os resultados obtidos por meio do Google Ads.

Confira algumas vantagens de diminuir o CPC.

Maximização do ROI

O Retorno sobre Investimento (ROI) é a métrica usada para avaliar a rentabilidade de um anúncio. Isto é, ele indica o retorno financeiro que uma campanha gerou com relação ao valor investido. E o CPC afeta diretamente o ROI das campanhas.

Texto à direita da imagem "Ao gastar menos por clique, você atinge mais pessoas com o mesmo orçamento, aumentando as chances de gerar conversões.". Na esquerda uma mulher negra sorrindo com um celular na mão.

Ou seja: o controle eficiente do CPC permite que seu investimento gere melhores resultados e, ao mesmo tempo, minimiza o desperdício de dinheiro em cliques irrelevantes.

Veja também: 9 KPIs fundamentais para o seu e-commerce.

Preservação do orçamento

Cada clique conta, especialmente para empresas que operam com orçamentos limitados, não é mesmo? Pois bem, um CPC elevado pode fazer com que o orçamento de publicidade se esgote rapidamente, limitando o alcance da campanha e o volume de leads.

Por outro lado, ao diminuir o custo por clique você consegue prolongar a duração da campanha e alcançar mais potenciais clientes, sem ultrapassar o orçamento disponível.

Aumento da competitividade

No Google Ads, os anunciantes competem por palavras-chave e pela visibilidade nos resultados de pesquisa.

Nesse contexto, se você conseguir diminuir seu CPC mantendo um bom Índice de Qualidade, poderá competir com grandes empresas sem gastar tanto quanto elas. Logo, pequenos e médios negócios conseguem disputar espaço com concorrentes maiores de maneira mais eficiente.

Melhoria da qualidade dos leads

Controlar o custo por clique muitas vezes envolve o uso de palavras-chave específicas e segmentação mais refinada. Isso significa que os cliques que você paga tendem a ser de maior qualidade, por vir de pessoas realmente interessadas no que você oferece.

Então, um CPC otimizado pode resultar em leads mais qualificados e uma taxa de conversão mais alta.

Maior flexibilidade nas estratégias de marketing

Ter controle sobre o CPC permite que você teste diferentes abordagens de marketing com mais flexibilidade. Assim, dá para distribuir seu orçamento de maneira mais estratégica. Nesse contexto, vale explorar novos públicos, testar diferentes conteúdos criativos ou expandir suas campanhas para novos canais, como a rede de display ou o Google Shopping. Tudo sem se preocupar com a explosão dos custos.

Afinal, como diminuir o custo por clique?

Se você chegou até aqui, já deu para perceber que a redução do CPC é uma necessidade, não é mesmo? De toda forma, essa otimização é especialmente relevante para pequenos negócios que precisam maximizar os resultados com orçamentos limitados.

Mas não se preocupe que existem formas de otimizar seus anúncios no Google Ads sem elevar os custos da campanha. Confira nossas dicas!

Melhore o Índice de Qualidade dos anúncios

O controle do CPC está diretamente ligado ao Índice de Qualidade — que já explicamos por aqui. Afinal de contas, quando o Índice de Qualidade é alto, o Google reduz o CPC necessário para que seu anúncio apareça nas primeiras posições.

Portanto, controlar o CPC envolve também otimizar seus anúncios e páginas de destino para melhorar essa pontuação, o que se traduz em mais cliques por um custo menor. Veja algumas orientações para melhorar a qualidade dos anúncios:

  • otimize o texto dos anúncios: inclua palavra-chave no título e descrição, use CTAs, entre outros;
  • ofereça conteúdo útil: se o consumidor busca roupas de banho, por exemplo, a página de destino precisa estar diretamente relacionada ao conteúdo do anúncio;
  • acelere a velocidade de carregamento da página de destino;
  • invista em experiência mobile: a página de destino deve ser responsiva e otimizada para todos os formatos de tela, especialmente para os dispositivos móveis.

Escolha as palavras-chave de forma estratégica

Não tem como falar de relevância sem pensar na escolha das palavras-chave corretas. Afinal de contas, elas são a porta de entrada para o seu conteúdo. Se você escolher termos irrelevantes, acabará gastando mais do que o necessário. E o pior: sem alcançar o público certo.

Lembrete importante para diminuir o custo por clique com imagem do produto "Camiseta Barbie Rosa" à direita com o seguinte texto à esquerda: "Certifique-se de usar palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço. Elas precisam corresponder a intenção de busca do usuário, combinado?"

Nesse contexto, uma boa dica é usar palavras-chave de cauda longa. Também conhecidas como long tail keywords, esses termos são mais específicos e, geralmente, mais longos — com três ou mais palavras. Por exemplo: em vez de usar a palavra “tênis”, seria mais interessante trabalhar com o termo “tênis esportivo feminino para corrida”.

De modo geral, as palavras-chave de cauda longa tendem a ter menor volume de busca e menos concorrência. Isso acaba deixando o CPC mais baixo. Além disso, essas palavras são mais precisas, o que significa que os cliques gerados por elas têm maior intenção de compra.

Outra dica legal é negativar palavras-chave irrelevantes. Isso impede que seus anúncios sejam exibidos para quem não tem intenção de compra. Daí, é possível evitar cliques indesejados que geram custos.

Por exemplo: se você vende artigos de luxo, pode usar a palavra-chave negativa “barato”. Afinal de contas, quem busca itens de baixo custo não é o público-alvo desse tipo de negócio, concorda?

Ajuste lances por dispositivo, localização e horário

Se os anúncios em dispositivos móveis tiverem um desempenho superior ao de computadores, por exemplo, você pode aumentar os lances para dispositivos móveis e reduzir para desktops. Dessa forma, os recursos são alocados para canais com maior potencial de conversão.

Você também pode usar filtros de segmentação para determinar os lances. Para quem tem um negócio local ou atende regiões específicas, por exemplo, vale restringir os anúncios para essas áreas. Assim, você evita pagar por cliques fora da sua área de atuação.

Aliás, a segmentação por horário também pode ser relevante. Nesse contexto, é importante analisar dados para descobrir os horários que seus anúncios têm o melhor desempenho. Daí, basta ajustar os lances para otimizar a performance nessas horas.

Confira também: Segmentação de mídia paga — entenda essa estratégia.

Faça testes e otimize regularmente

Os testes A/B são excelentes recursos para descobrir versões do anúncio que funcionam melhor. Na oportunidade, vale experimentar variações de títulos, descrições, CTAs e por aí vai. Esse ciclo contínuo de otimização ajuda a melhorar o desempenho e reduzir custos. 

Mas olha: lembre-se de testar apenas uma variável por vez, combinado?

Avaliações dos clientes diminuem o custo por clique

Os reviews são ferramentas poderosas para aumentar a confiança e a credibilidade do negócio. Pensa bem: ao ler relato de consumidores reais a respeito da experiência com determinado produto ou serviço, os consumidores ficam mais seguros para finalizar a compra, não é mesmo? Pois bem, a lógica é essa mesma.

A grande questão aqui é que as avaliações contribuem para elevar o índice de qualidade do anúncio porque melhoram a experiência do cliente, aumentam o tempo de permanência na página e contribuem para conversões. 

Imagem com dados sobre como diminuir o custo por clique e seguinte texto em destaque: "Uma avaliação positiva pode aumentar a taxa de cliques em até 17% nos anúncios de texto."
Fonte: Google

Sendo assim, incluir reviews no seu site é uma boa estratégia para diminuir o CPC e aumentar a qualidade dos leads que visitam a sua página.

De toda forma, vale lembrar que não basta abrir espaço para avaliações de qualquer jeito. É necessário investir em ferramentas de confiança, como o RA Reviews

Saiba mais sobre o RA Reviews

Em primeiro lugar, vale esclarecer que o RA Reviews é a ferramenta do Reclame AQUI que coleta reviews verdadeiros e verificados. Tem mais: essa é a única ferramenta de reviews parceira oficial do Google no Brasil.

Então, se você busca diminuir o custo por clique dos seus anúncios no Google Ads por meio de avaliações, não tem para onde correr: o RA Reviews é a melhor solução!

Veja só quais são as principais funcionalidades que podem ajudar a sua empresa nessa jornada:

  • Rich Snippets: sabe aquelas estrelas amarelas que aparecem nos resultados de busca orgânica e paga? Pois bem, essas avaliações dão destaque ao anúncio, aumentam a visibilidade e atrai mais cliques. Isso ajuda a melhorar o CTR e o índice de qualidade, resultando em uma redução de custo por clique;
  • Google Seller Ratings: as avaliações coletadas pelo RA Reviews podem ser exibidas nos anúncios como classificações de vendedores no Google. Isso aumenta a confiança do consumidor e pode levar a um aumento significativo de cliques e redução de CPC;
  • Reviews no Google Shopping: as avaliações de clientes também são integradas aos anúncios no Google Shopping para aumentar a relevância e melhorar o desempenho nas pesquisas por produtos.

Moral da história: use o RA Reviews para diminuir o custo por clique

Reduzir o custo por clique em uma campanha de Google Ads é importante para maximizar resultados. Especialmente para pequenas empresas, que atuam com orçamentos limitados, as estratégias para otimizar os anúncios são ainda mais importantes. Nesse contexto, vale focar no Índice de Qualidade, escolher estrategicamente as palavras-chave e ajustar os lances. Tudo isso contribui para alcançar um público mais qualificado e aumentar a taxa de conversão, mas sem elevar o custo.

E não podemos esquecer das avaliações que geram confiança, aumentam a taxa de cliques e, consequentemente, o desempenho dos anúncios. Mas olha: tem que investir em ferramentas de confiança, viu? No Brasil, o RA Reviews é a única ferramenta 100% integrada ao Reclame AQUI e parceria oficial do Google.

Uma mulher sentada com um notbook no colo à direita e à esquerda o seguinte texto: Que tal melhorar o desempenho dos seus anúncios com avaliações? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como usar o RA Reviews em suas campanhas.

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