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Rich Snippets: O que é e qual a sua importância?

Rich Snippets: O que é e qual a sua importância?

Rich Snippets no e-commerce

Uma coisa a gente não pode negar: aparecer no primeiro lugar na busca orgânica do Google é uma vantagem e tanto, não é mesmo? No entanto, existem recursos que garantem um destaque visual ao conteúdo que podem atrair ainda mais cliques. É aí que entram os rich snippets.

Os fragmentos ricos são legais porque fornecem informações que vão além da URL, título e meta descrição. Dessa forma, os usuários têm acesso a dados ainda mais relevantes para decidir em qual link entrar, entende? Então, o recurso aumenta o potencial de tráfego orgânico e de conversões.

Gostou da ideia e quer saber mais sobre os rich snippets? Pois saiba que preparamos um artigo completo sobre o assunto. Confira!

O que são Rich Snippets?

Em primeiro lugar, rich snippets, em tradução literal para o português, significa “fragmentos ricos”. Na prática, esses pedacinhos de informações valiosas são um recurso do próprio Google para melhorar a experiência dos usuários.

Se você olhar para aquelas estrelas amarelas na busca orgânica, por exemplo, vai entender melhor como a tecnologia funciona. O algoritmo procura e exibe mais que elementos básicos — como URL, título e meta descrição — nos resultados para facilitar a vida do consumidor.

Dessa forma, o internauta vê informações relevantes sem precisar entrar no link. Se ele se interessar pelos fragmentos, aí sim, entra na página e se esbalda com o conteúdo.

Trouxemos as avaliações apenas como exemplo, mas também entram aqui fichas técnicas de produtos, informações sobre filmes, séries e artistas, cards de notícias, vídeos e por aí vai. E não se preocupe que vamos explicar melhor esses formatos daqui a pouco, combinado?

Rich Snippets x Featured Snippets

Enquanto os rich snippets nada mais são que fragmentos ricos, o featured snippet é um fragmento de destaque. Nós sabemos: parece a mesma coisa, mas não é.

Veja bem: o featured snippet é conhecido como a “posição zero” do Google. Isso porque ele aparece antes mesmo dos resultados de busca. De modo geral, os resultados exibem conceitos, listas e tabelas.

Faça um teste aí para entender melhor: coloque no buscador o termo “como é feito o macarrão” e aguarde os resultados. A primeira coisa que aparece é um parágrafo com uma breve explicação sobre os ingredientes do alimento, não é mesmo? Pois bem, esse é um featured snippet.

Agora, faça outra experiência: digite “Reclame AQUI” no Google. Observe que o resultado mostra mais que a URL, o título e a meta descrição. Veja que tem um box de pesquisa no Reclame AQUI e uma espécie de menu com links diretos para as páginas “Minhas Reclamações”, “Área do consumidor”, “Acesso” e “Como funciona”. Isso são rich snippets.

Entendeu como o termo não tem a palavra “rico” no nome atoa? Afinal de contas, o buscador extrai informações úteis da página para exibi-las nos resultados de busca e melhorar a experiência do usuário.

Qual é a importância da estratégia para o SEO do e-commerce?

Em primeiro lugar, vale lembrar que ter um rich snippets não significa que a sua página ficará melhor posicionada nos resultados de busca. Afinal de contas, esse não é um fator de ranqueamento.

No entanto, a ferramenta atua de forma indireta para melhorar a experiência do usuário, aumentar a relevância da página e, por consequência, atrair a atenção dos robôs do Google. Entenda!

Melhora o tráfego orgânico

O rich snippet garante um certo destaque visual para o resultado, sabe? Então, mesmo se o endereço não estiver no topo, é possível atrair mais cliques.

O buscador entende esse movimento como sinal de relevância. Logo, apesar de o rich snippets não ser fator de ranqueamento, com ele, é possível que a página suba de posições com o passar do tempo.

Veja também: Como otimizar o seu site com técnicas de SEO.

Aumenta o tempo de permanência na página

A taxa de rejeição aponta o percentual de visitantes que abandonaram a página sem realizar nenhuma ação. O Google usa as métricas — assim como o tempo de permanência na página — para avaliar a qualidade do conteúdo.

A lógica é simples: quando o consumidor encontra o que queria, a tendência é que ele fique mais tempo navegando pelas páginas. Por outro lado, o usuário abandona o site quando não acha a resposta que procurava.

Com os rich snippets, o consumidor tem informações prévias antes de entrar. Dessa forma, é possível atrair um tráfego mais qualificado e aumentar o tempo de permanência na página.

Aliás, vale lembrar que existem outros recursos que contribuem para reter o usuário por mais tempo no e-commerce, como os reviews.

Saiba mais: 5 razões para usar a estratégia de conteúdo gerado pelo usuário na sua loja.

Quais são os principais tipos de Rich Snippets?

Agora que você já entendeu a importância dos rich snippets, chegou a hora de entender como esses fragmentos ricos são exibidos nos resultados de busca. Veja só quais são os principais formatos de rich snippets disponibilizados pelo Google!

Avaliações

Sabe quando você joga no Google um termo qualquer — como “tênis branco” — e vê uma lista de produtos acompanhados com estrelas amarelas? Pois bem, esse é um snippet de avaliação.

As estrelas representam as notas dadas por consumidores reais a respeito da experiência que tiveram com o produto ou com a marca. Ver essa pontuação nos resultados de busca é legal porque auxilia o usuário a decidir em qual link entrar, sabe?

Quanto melhor for a avaliação, maiores são as chances de o cliente entrar na página. Então, o recurso é interessante para qualquer empresa, inclusive e-commerces.

E olha: as vantagens dos reviews não se limitam aos snippets, viu? Na verdade, a ferramenta é útil para:

  • aumentar a credibilidade da marca;
  • melhorar o SEO da página;
  • auxiliar consumidores em suas jornadas de compras ao esclarecer dúvidas;
  • desafogar a equipe de atendimento;
  • gerar prova social e garantir um marketing boca a boca positivo;
  • coletar feedbacks dos clientes;
  • reduzir número de trocas e devoluções;
  • aumentar a taxa de conversão do e-commerce.

Saiba mais: Como os reviews influenciam as vendas no e-commerce?

Produtos

Preço, disponibilidade, ficha técnica resumida, avaliações etc. Essas são algumas informações que aparecem nos snippets de produtos. O recurso também é legal para e-commerces porque fornece informações importantes para o consumidor decidir em qual link entrar primeiro.

Vale a leitura: Guia do e-commerce — tudo sobre comércio eletrônico e dicas.

Breadcrumbs

Em tradução literal para o português, breadcrumbs quer dizer migalhas de pão. Apesar do nome engraçado, o conceito está mais ligado à navegação estrutural, que é uma espécie de trilha ou estrutura hierárquica do conteúdo no site.

Se você pensar na história de João e Maria vai entender melhor o porquê do termo. Lembra que João jogou migalhas de pão na floresta para marcar o caminho e conseguir voltar para casa? Pois bem: a lógica do breadcrumbs é a mesma: marcar a trilha que leva ao conteúdo.

Nós sabemos que no caso de João e Maria a técnica não deu muito certo. Mas o Google tem tecnologias de rastreamento bem mais avançadas que as crianças tinham naquela época.

Sitelinks

Nesse caso, o Google identifica os conteúdos mais relevantes do site — com base em tráfego, tempo de permanência, entre outros indicadores — e os exibe como uma espécie de menu. Mas olha: só o primeiro resultado da pesquisa que tem esse privilégio, viu?

Nós até demos um exemplo de rich snippets de sitelinks ali em cima. Não lembra? Então, vamos recapitular: jogue aí no Google de novo a palavra-chave “Reclame AQUI” e observe o resultado. Essa é a estrutura do sitelinks.

Searchbox

Vamos até aproveitar o exemplo do Reclame AQUI que acabamos de recapitular para explicar o searchbox. O recurso nada mais é que um box de buscas no site de destino. Assim, o usuário digita a palavra-chave e entra direto no conteúdo desejado.

Empresa

Antes de tudo, vale ressaltar que esse tipo de conteúdo só é exibido em desktop. De qualquer maneira, identificá-lo é fácil: é só olhar para o lado direito da tela que você verá um box com as informações da empresa.

De modo geral, o Google capta dados do próprio site ou de terceiros para preencher o espaço. Aliás, no campo aparecem a logomarca, descrição da empresa, proprietários ou gestores, site, links para redes sociais e por aí vai.

Negócios locais

Nesse caso, as empresas com perfil no “Google Meu Negócio” aparecem no box do lado direito da tela — da mesma forma que as empresas. A diferença é que esse campo é dedicado para lojas físicas, como restaurantes, clubes, casas de show, salões de beleza e por aí vai. Geralmente, aparecem as seguintes informações no caixa:

  • nome do estabelecimento;
  • avaliações e comentários;
  • fotos;
  • endereço e localização no mapa;
  • horário de funcionamento;
  • telefone;
  • site e redes sociais.

Vídeos

Como o próprio nome sugere, o rich snippets de vídeo exibe conteúdos audiovisuais no resultado de buscas. Nesse contexto, aparece a capa do vídeo em formato miniatura, título, descrição, data de postagem e duração do vídeo.

Veja também: Vídeos lucrativos — você ganha ou gasta dinheiro?

Notícias

Notícias e artigos no geral podem aparecer em formato de carrossel com foto, título, fonte e data de postagem. Aliás, se estruturar os dados direitinho, é possível aparecer também no Google Discover, viu?

Receitas

Você pretende fazer um bolo e procurou a receita no Google? Pois bem, nos resultados de busca aparecem páginas com resultados correspondentes em forma de rich snippets.

Dá para ver a foto do prato, avaliações, tempo de preparo e até a quantidade de calorias da refeição.

Músicas, programas de TV, filmes, eventos etc.

Já deu para entender a lógica dos rich snippets, não é mesmo? Basicamente, eles são fragmentos ricos de páginas na internet. Então, quando o assunto é entretenimento, o Google também exibe informações de autores, artistas envolvidos, ano de lançamento, data de eventos, fotografias, valores dos ingressos e por aí vai.

Quantas opções, não é mesmo? E olha que listamos apenas os formatos mais comuns por aqui. De toda forma, vale ressaltar que, apesar de toda essa variedade, não precisa investir em todos eles, viu? Na verdade, o ideal é exibir fragmentos ricos em conteúdos estratégicos que fazem mais sentido para a sua marca, combinado?

Afinal, como conquistar Rich Snippets?

Primeiramente, vamos esclarecer sobre os aspectos técnicos dos rich snippets. De forma simplificada, esses fragmentos ricos são extraídos pelo Google dos códigos HTML das páginas.

Na prática, isso quer dizer que, para o algoritmo encontrar e exibir o conteúdo do seu e-commerce, é necessário fazer marcações no código da página e criar dados estruturados. Aliás, o próprio buscador tem uma ferramenta — assistente de marcação de dados estruturados — para facilitar esse processo.

Mas não vamos mentir: é uma tarefa complexa. Sendo assim, nossa recomendação é buscar um profissional especializado em programação para fazer as marcações direitinho. Se você fizer questão de colocar a mão na massa, existem plugins e ferramentas que simplificam o processo.

Aliás, já vamos falar de uma solução bem interessante de reviews para os snippets de avaliação. Olha só!

RA Trustvox: a solução de reviews parceria oficial do Google

A RA Trustvox você já conhece, né? É uma plataforma independente que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados.

O sistema de avaliação é feito por meio daquelas famosas estrelinhas amarelas acompanhadas por comentários de consumidores reais a respeito da experiência que tiveram com um produto, serviço ou marca. Mas não é só isso. Veja só algumas funções da ferramenta:

  • avaliação do produto;
  • avaliação da empresa;
  • avaliação de sellers;
  • perguntas e respostas;
  • widgets;
  • NPS;
  • relatórios;
  • monitoramento via Google Analytics;
  • selo de reviews verdadeiros;
  • reviews no Reclame AQUI.

E o melhor ainda está por vir: A RA Trustvox é uma solução de reviews nacional parceira oficial do Google. Então, dá para marcar os dados estruturados e aparecer nas buscas orgânicas com as classificações de produtos e empresas.

Além do destaque visual que pode render muitos cliques para o e-commerce, o recurso é interessante para atrair tráfego qualificado. Então, mais que apenas elevar o número de visitantes, é possível aumentar o tempo de permanência na página e até o potencial de conversão.

Resumindo: os rich snippets são fragmentos ricos exibidos nos resultados de busca orgânica e fornecem informações extras sobre as páginas. O recurso é legal para melhorar a experiência do cliente, pois o consumidor não perde tempo com páginas que fogem do seu interesse. Nesse contexto, o destaque vai para as avaliações porque dão credibilidade para a página e auxiliam os consumidores em suas jornadas de compra.E aí, percebeu que os rich snippets de avaliação são ideias para o seu e-commerce? Então, entre em contato com a RA Trustvox para saber mais sobre a solução.

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