A edição de 2020 da Black Friday foi considerada a mais desafiadora dos últimos anos, principalmente pelo cenário de incerteza causado pela pandemia.
Ainda assim, o que pudemos ver foi um boom no e-commerce e um consumidor muito mais inteirado digitalmente, o que resultou em um aumento significativo de transações online no período.
Fique por dentro: Black Friday 2020 encerra edição com 9.160 reclamações na sexta-feira
Para 2021, as expectativas não são diferentes! Ainda vivemos em um cenário incerto e desafiador, porém quem quer comprar já está se preparando para a data. Por isso, muitas marcas deram um passo à frente e iniciaram o planejamento com antecedência.
Então, para você não deixar nada de fora das suas ações de Black Friday e garantir mais uma edição de sucesso, separamos 4 pontos que não podem ficar de fora no planejamento da sua marca.
Acompanhe:
1- Comunicação
Ano após ano o principal motivo de reclamações na plataforma do Reclame AQUI é propaganda enganosa. Em 2020, por exemplo, o motivo ficou com 27% do volume de reclamações e em 2019, 33,5%.
Sem dúvidas, o consumidor muitas vezes espera por descontos maiores e pode considerar que está sendo enganado. Para evitar isso, a comunicação das marcas precisa estar clara e alinhada com as promoções anunciadas.
Além disso, quando falamos em comunicação não falamos só de campanhas publicitárias ou produção de conteúdo. Esses pontos são fundamentais, no entanto, o ponto de contato mais importante da sua marca com o consumidor é o atendimento ao cliente.
Isso significa que é essencial investir nessa área e se preparar para falar com o consumidor exatamente quando ele precisar, ou deixar claro os procedimentos do seu time, assim você pode evitar maiores problemas.
Por isso, certifique-se que todas as comunicações da sua marca passam a mesma mensagem, inclusive no time de atendimento.
Veja mais: Reclame AQUI: melhore seu Voltaria a Fazer Negócio na Pós Black Friday
2- Dados
Em uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Reclame AQUI com 710 empresas sobre os preparativos para a Black Friday 2021, 32,11% informaram que não analisam reviews e nem fazem pesquisas com o consumidor para desenvolver ações para a data.
Esse pode ser o insumo que faltava para gerar insights e alcançar melhores resultados no evento, pois a melhor maneira de compreender seu consumidor e desenvolver um planejamento eficiente é entender sua jornada.
Então, aposte em análise inteligente de dados para se planejar na Black Friday 2021, desde pesquisas a informações coletadas do atendimento. Acompanhe também o Google Analytics e o RA Analytics que permite que você entenda o comportamento do seu consumidor dentro do Reclame AQUI.
3- Reclamações
Uma maneira interessante de entender a jornada do seu consumidor e saber como anda a saúde da sua marca, é gerenciando as reclamações que recebe.
No Reclame AQUI, por exemplo, é possível medir o volume de reclamações, os termos mais utilizados pelos consumidores e saber quais as reclamações foram mais acessadas por quem pesquisa na semana e no mês.
Assim, as reclamações podem ser usadas como um termômetro para que as marcas saibam o que merece atenção especial e quais erros devem ser corrigidos.
Leia também: A Black Friday começa no RA! Como usar isso a seu favor?
4- Pós Black Friday
Os consumidores não buscam apenas por promoções, mas sim por bons negócios. Então, ter uma boa experiência de compra é essencial.
Mas, muito ao contrário do que se imagina, a experiência do consumidor não termina no momento que ele fecha negócio. O pós é ainda mais importante para o sucesso no evento.
Fatores como atendimento, venda, pós-venda e entrega serão ainda mais importantes, além do mais, pensar em inovação nesses segmentos pode ser o segredo para o sucesso.
Além disso tudo, é comum que muitas empresas tenham um aumento significativo de pedidos de ajuda ou reclamações nesse período, e se preparar para isso também faz parte do planejamento. Por isso da BF 2021.
Em todos esses pontos, o Reclame AQUI tem soluções que podem auxiliar sua marca a voar ainda mais alto na Black Friday 2021. Saiba mais no botão abaixo!